GOVERNO DO ESTADO

quinta-feira, 7 de abril de 2022

FIG 2022 >>> Secult-PE e Fundarpe adiam início das inscrições de propostas para segunda (11)

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, edital disponibiliza R$ 640 mil, abrange todas as linguagens e é voltado para jovens de 18 a 29 anos. Inscrições devem ser feitas até 6 de maio, pela plataforma Prosas


A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) informam que adiaram o início das inscrições de propostas para a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Previstas para começarem nesta quinta-feira (7), as inscrições serão abertas no próximo dia 11 de abril (segunda-feira), com o prazo limite até 17h59 do dia 2 de maio. A mudança se deu por problemas técnicos no envio dos formulários de inscrição.

A publicação do resultado final das propostas classificadas será divulgada até o dia 23 de maio. A realização do 30º FIG está prevista para a segunda quinzena de julho de 2022.

Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional, que comprovem sua atuação na atividade artístico-cultural. Serão aceitas inscrições em atividades nos seguintes segmentos culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.

O edital do FIG 2022 é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A 30ª edição do festival reunirá uma diversidade de shows, cortejos, intervenções, recitais, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de patrimônio cultural, formação e outras atividades culturais num dos municípios mais charmosos do Agreste de Pernambuco.

Entre as cláusulas do edital de convocação artística, destaca-se o item que condiciona a realização do evento e consequente contratação de artistas e grupos selecionados aos protocolos que controlam a realização de atividades em espaços públicos, conforme definição das autoridades sanitárias.

Secretaria do Trabalho estadual abre cursos inovadores em Garanhuns e Ibirajuba

Programação de Software e aplicativos de informática são as qualificações escolhidas para estas cidades


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abrirá inscrição, neste dia 7, para dois cursos na área de informática, nos municípios de Ibirajuba e de Garanhuns, ambos no Agreste do Estado. Na cidade conhecida como Suiça Pernambucana, o curso de qualificação levado pelo Programa Novos Talentos é de Programador de Sistemas. Esta referida qualificação tem duração de 240 horas e será aberta para 15 alunos, mais 15 cadastros de reserva. O programador vai desenvolver, testar e implantar sistemas de informação, contemplando requisitos de segurança e disponibilidade. Ele será também um profissional que pode modelar dados, documentar e fazer a manutenção de sistemas.

Os pré-requisitos para programador são: idade mínima de 16 anos e ter concluído o 1º ano do Ensino Médio. Contudo, é importante destacar que, ao longo da trajetória, o aluno precisará aprender, ao mesmo tempo, algumas noções de inglês.

Em Ibirajuba, será executado o de Aplicativos Básicos de Informática, com 60 horas. Esta capacitação exige idade mínima de 14 anos e, pelo menos, ensino fundamental incompleto. O objetivo é utilizar recursos do sistema operacional, editar textos, usar planilhas eletrônicas, criar apresentações, além de aprender a manipular a Internet para serviços de busca e e-mail. Há 15, mais 15 para cadastro de reserva.

Os dois treinamentos contratados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Quem não comparecer no dia da matrícula presencial estará eliminado e será chamada a primeira pessoa do cadastro reserva e, assim, sucessivamente. 

Inscreva-se no site www.seteq.pe.gov.br no link https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

“Os cursos são opções para quem busca profissionalização, mas é importante destacar que nesse ramo, é um passo, os estudos precisam ser levados adiante. Por isso é importante aproveitar cada oportunidade gratuita. Estas qualificações são indicados tanto para os jovens, como para as pessoas mais velhas que fazer uma mudança de carreira. O mercado paga bem para quem domina, especialmente, a programação de sistemas e, atualmente, quase todo trabalho exige conhecimentos de aplicativos básicos”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Município: GARANHUNS

Curso: Programador de Sistemas

Data e hora de inicio das inscrições no site: 07/04/2022 às 8h https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data e hora de término das inscrições: 17/04/2022 às 23h59

Data e hora da MATRÍCULA: 18/04/2022 das 07h30 até 9h

Início e horário das AULAS: 18/04/2022 das 08h às 12h

Local da matrícula e das aulas: SENAC Garanhuns - Tv. Maria Ramos, 22, Heliópolis, Garanhuns, PE, CEP 55295-700.

Município: Ibirajuba

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Data e hora de inicio das inscrições no site: 07/04/2022 às 8h

https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data e hora de término das inscrições: 17/04/2022 às 23h59

Data e hora da MATRÍCULA: 18/04/2022 das 12h até 13h30

Início e horário das AULAS: 18/04/2022 das 13h às 17h.

Local de matrícula e da aula: Carreta do SENAC (localizada em frente a Secretaria de Assistência Social - Rua Bartolomeu Vieira de Melo, 66 Centro - Ibirajuba - PE - CEP 55.390-000). 

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.