sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O que a figura de Dom Hélder Câmara representa, hoje, dentro e fora da Igreja?


A comunhão entre a vida de Dom Hélder Câmara e suas pregações é seu maior trunfo contra os que o acusam de ter sido demagogo. A afirmação é da professora Lucy Pina Neta, historiadora do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), sediado em Recife, Estado de Pernambuco. Em entrevista à Adital, ela discute o contexto sociopolítico e cultural que permeou a atuação de Dom Hélder e que fez dele uma referência ainda bastante atual para as novas gerações. 

Segundo ela, para além dos muros da Igreja Católica, o trabalho de Dom Hélder alcança grandes proporções, atuando em especial pela promoção e respeito ao ser humano. Tal postura fez com que o sacerdote deixasse uma marca indelével no serviço ao próximo, em defesa dos direitos básicos e dos mais necessitados, no qual se considera que existe a presença de Jesus Cristo. 

A historiadora destaca que seu trabalho nos bastidores ajudou a tecer a trama que deu uma nova roupagem à Igreja Católica, articulando diferentes realidades sociais, políticas e culturais. Por isso, a figura de pastor que se soma às ovelhas em fraquezas e virtudes é a que mais inspira as atuações sociais e pastorais. Dom Helder, para Lucy Pina Neta, contribuiu para que, hoje, o Papa Francisco possa reviver um modelo de Igreja mais humano e verdadeiramente cristão.

PARA LER A ENTREVISTA COMPLETA, 

Eleitores de oposição ao PT estão entre Aécio e um nome novo

"A gente pode se encontrar ali, em 2018"
Perguntamos aos e-leitores do blog qual será o nome mais forte da oposição para brigar nas urnas com o PT em 2018. Aécio disparou, com uma média de 50% das intenções. Provavelmente ainda recall da eleição recente. Marina perdeu para Alckmin, mas ambos ficaram bem atrás. Marina porque de fato não consegue empolgar, e Alckmin porque é um nome ainda mais sudestino que Aécio. O carimbo de antinordeste para pegar ainda mais no paulista. Assim, explica-se Aécio na frente.

Entretanto, mais uma vez mostra-se que Eduardo Campos estava certo. O eleitor quer um nome novo, nenhum desses com cara de político de carteirinha. Provalvemente algum com competência para romper a dobradinha PT-PSDB, que se arrasta há 20 anos no Brasil. Um nome novo ficou em segundo lugar no geral, ficando atrás somente de Aécio, mas por pouca diferença.

Como acho improvável que apareça, devemos ter em 2018 um duelo tradicional com Alckmin ou Aécio, contra o candidato do PT, que só não é Lula se ele não quiser.

Ah! Teve José Serra na enquete, mas com resultado desprezível.

Confira:

Quem deve ser o principal nome da oposição a disputar a eleição em 2018?

Aécio Neves 54 (39%)
Outro 51 (37%)
Geraldo Alckmin 15 (10%)
Marina Silva 11 (8%)
José Serra 6 (4%)

Gersinho Filho solicita construção de PSF no Residencial Manoel Camelo

O Vereador Gersinho Filho (SDD) solicitou através de requerimento, ao prefeito Izaías Régis (PTB), a construção de um Posto de Saúde da Família (PSF) no Conjunto Habitacional Manoel Camelo, no bairro Francisco Fiqueira (Cohab II), em Garanhuns.

Segundo o vereador, os moradores sofrem em diversos aspectos, é grande a dificuldade no deslocamento para as unidades de saúde e na maioria das vezes, não conseguem êxito para marcação de consulta e outros serviços.

“A construção deste PSF com certeza diminuirá o fluxo de pacientes para outros Postos de Saúde, melhorando a qualidade no atendimento, e viabilizando uma melhor qualidade de vida a comunidade local. - afirmou Gersinho Filho.

Armando Monteiro será Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Diversos meios de comunicação como o Blog do Noblat e a Folha de São Paulo já anunciam como certo o senador Armando Monteiro como o futuro Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Pernambucano, no meio do mandato de senador, Armando Monteiro é filiado ao PTB, que não apoia o Governo Dilma, entretanto recebeu o apoio do PT para a campanha ao governo do estado, quando saiu derrotado por Paulo Câmara.

Armando Monteiro foi presidente da CNI - Confederação Nacional das Indústrias, entidade patronal, e portanto tem amplo espaço para dialogar com o segmento econômico, podendo reaproximar Dilma do retor. Armando também tem ligações com o Sistema S, que engloba diversas entidades ligadas a indústria e comércio, como SESI, SENAC, SENAI e SESC.

Trata-se portanto de um nome com experiência e ligado à economia produtiva.

Com Armando, Dilma contempla Pernambuco em seu ministério, já que no momento o estado não se via representado. Dificilmente algum petista será lembrado para o primeiro escalão federal, o mais provável que seria Humberto Costa, tem cumprido um papel estratégico na defesa do governo no Senado, e não deve se afastar neste momento que a CPI da Petrobras pode pegar fogo. Combustível é o que não falta.

OUTROS MINISTROS: O Presidente do Bradesco, Luís Trabuco, recusou o convite para ser Ministro da Economia, em substituição a Guido Mantega. O ex-Secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, foi chamado a Brasília e deve ser anunciado ainda hoje como o futuro titular da pasta.

A senadora Kátia Abreu, deve ser indicada para o Ministério da Agricultura. Ela é ligada ao setor ruralista patronal.

BAIRROS DE GARANHUNS TÊM NOVA DELIMITAÇÃO - CONFIRA!



Lei altera delimitações de bairros em Garanhuns

O crescimento territorial do município de Garanhuns, no interior de Pernambuco, e o aumento na construção de condomínios fechados, construídos em diversas áreas da cidade, fez com que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), definisse um novo perímetro urbano e uma nova delimitação para os bairros da cidade. O documento, oficializado através da Lei nº 4066/2014, foi publicado, esta semana, no Diário Oficial dos Municípios/Amupe.

Geograficamente, Garanhuns é dividido em quatro distritos: Sede, Iratama, Miracica e São Pedro. Todos eles são divididos em zona urbana e zona rural. No distrito Sede, há ainda a subdivisão dos bairros, que são 12 – Santo Antônio, Heliópolis, Aloísio Pinto, Boa Vista, Magano, Dom Thiago Póstma, Severiano de Moraes Filho, José Maria Dourado, Dom Hélder Câmara, Novo Heliópolis, Francisco Figueira e São José.

De acordo com o topógrafo Josué Bernardo, a nova delimitação do perímetro urbano apresenta algumas mudanças, entre elas a expansão dos bairros Aloísio Pinto e Heliópolis. “Existiam comunidades incluídas em dois bairros, por exemplo, e aí causava uma certa complicação para entrega de correspondências. Então esse trabalho de ordenamento tem o objetivo de atualizar e melhorar a visualização da cidade. O trabalho teve o empenho de toda a equipe da Seplan”, afirma.

SECOM GARANHUNS

Governo e Congresso americanos consideram Brasil parceiro estratégico‏



Nas reuniões finais da missão parlamentar de que participou em Washington, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, esteve na Casa Branca e no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, para encontros com representantes do governo e parlamentares norte-americanos.

Na Casa Branca, a reunião foi com Ricardo Zuniga, assessor do presidente Barack Obama e Diretor Sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional. Zuniga, que fala fluentemente português, atestou que os EUA priorizam, na sua agenda estratégica, a missão de fortalecer relações com países que terão “importância elevada neste século”. Entre eles, o Brasil.

“Temos alguns acordos sensíveis já fechados ou bem encaminhados, como nas áreas previdenciária e aduaneira. Mas a pauta que entrelaça os dois países é vasta. Ainda há muito que avançar em comércio, energia, saúde, defesa, entre tantos outros temas”, assinalou Humberto. “A Casa Branca reconhece que o Brasil é um país com atuação e com vocação globais. Nesse contexto, somos um parceiro estratégico para os Estados Unidos”, disse.

Nas eleições legislativas realizadas no início deste mês, Barack Obama, que é do Partido Democrata, perdeu a maioria dos assentos na Câmara e no Senado para o rival Partido Republicano. Assessores do governo admitem que a derrota pode emperrar as relações entre Executivo e Legislativo e travar alguns acordos que precisam de aval do parlamento.

No Congresso americano, a missão brasileira encontrou-se com parlamentares que integram a Comissão de Ways & Means, a mais importante da Câmara dos Deputados do país. Eleito pelo Partido Republicano do Estado da Califórnia, o deputado Devin Nunes conduziu o encontro, ladeado por outros cinco parlamentares.

PETNOR: Pernambuco recebe a maior feira de produtos e serviços para animais domésticos‏

A Petnor, maior feira dirigida ao mercado Pet e Veterinário do Norte e Nordeste, será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco a partir da próxima quinta-feira, dia 27 de novembro e vai até o domingo, 30. Serão mais de 150 marcas em exposição de empresas que atuam em segmentos como empresas de nutrição, saúde animal, higiene e beleza, acessórios, produtos cirúrgicos, medicamentos, publicações, serviços e equipamentos para o setor pet e veterinário.

A expectativa é de uma visitação de mais de 8 mil pessoas por dia. Em sua maioria, médicos veterinários, proprietários e funcionários de pet shops e clinicas veterinárias, criadores, distribuidores, zootecnistas, acadêmicos, atacadistas, fabricantes, representantes, esteticistas, prestadores de serviços, além do público em geral que cria os chamados animais de companhia. Nos quatro dias de feira, estima-se uma geração de negócios da ordem de R$ 10 milhões de reais. A feira funcionará das 14h às 22h e a entrada é gratuita para profissionais do setor Pet e Veterinário.

Além disso, serão realizados, paralelamente, Congressos, Simpósios e Seminários com especialistas de todas as regiões do Brasil e de outros países com Estados Unidos, Itália, França e Portugal, para tratar de temas relacionados à Medicina Veterinária, Estética, bem estar animal e Gestão de negócios. 

“Trata-se de uma oportunidade única para o expositor conquistar novos clientes e ampliar os negócios e para o visitante encontrar as últimas novidades lançadas no mundo pet e veterinário”, afirma Paulo Moura, coordenador da Feira Petnor.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado brasileiro deve crescer 8,2%, o que significa um faturamento de R$ 16,4 bilhões em 2014, puxado especialmente pelas classes C e D. Enquanto isso, o mercado mundial do segmento deverá registrar este ano uma expansão de apenas 3%. “Isso sinaliza o potencial de expansão do mercado brasileiro, especialmente do Nordeste, em virtude dos ganhos registrados na população de renda mais baixa”, afirma Paulo André.

Para ele, a expansão do mercado pet pode ser explicada não só pelo crescimento do número de pessoas que criam animais, mas também pelo fato de que o segmento ganhou, nos últimos anos, ares de sofisticação e luxo. Criados como "pessoas da família" nas grandes cidades, os chamados pets frequentam salões de beleza especializados, onde oferecem novos tipos de banhos com secagem de pelos, tosa, alisamento, tintura, utilizando produtos de alto nível, tendo até serviços de busca e entrega.

Mais informações: www.feirapetnor.com.br

Esquema da Petrobras pode ser ainda maior e Dilma pode ter que depor nos Estados Unidos

O Blog Alerta Total vem fazendo uma cobertura opinitiva sobre o escândalo da Petrobras, principalmente nos aspectos internacionais, com o rombo nas ações, que prejudicaram investidores amercianos, levando a justiça do Tio Sam a se movimentar, e os escritório de empresas satélites na Holanda, que teriam sido criados para dar vazão ao dinheiro oriundo da corrupção. 

Em artigos, o editor Jorge Serrão, está publicando interessantes informações sobre este contexto, que vale o conhecimento. Confira um trecho:



Pelo menos três magistrados da Corte de Nova York já estariam dispostos a agir com total rigor contra diretores e ex-dirigentes da Petrobras, incluindo a ex-presidente do Conselho de Administração, Dilma Rousseff, assim que chegarem aos tribunais os processos civis e criminais que apuram lesões contra investidores norte-americanos geradas por práticas de corrupção ou suborno.

Não teria preço o vexame internacional de o Brasil ter sua "Presidenta" processada nos EUA, com alto risco de ser condenada a pagar multas milionárias. Nos States, o "Big Petroleum" (vulgo Petrolão) corre em sigilo judicial. Moralmente, o segundo mandato já termina sem sequer começar. E não adianta Dilma dar beijinho no ombro do Barack Obama - porque ele nada tem a ver com o rolo...

Processar grandes empresas rende muita grana nos EUA, inclusive com premiações para juízes e promotores. As recompensas previstas na legislação norte-americana para quem faz "colaboração premiada" para desvendar crimes econômicos variam de 10% a 30% do valor do suborno ou de superfaturamento. Várias companhias ligadas à indústria do petróleo já foram condenadas pela lei anti-corrupção nos EUA. As multas impostas pelas condenações foram pesadíssimas. A Security and Exchange Comission, xerife do mercado de capitais, não perdoa. A recordista foi a Panalpina (que subornou autoridades na Nigéria, Angola, Brasil, Rússia e Cazaquistão, sendo obrigada a pagar a megamulta de US$ 81,9 milhões.

Fato: "O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a companhia que tem recibos de ações negociados em Nova York. Enquanto a Securities and Exchange Comission (SEC, órgão do governo norte-americano que regula o mercado de capitais) realiza uma investigação civil".

EM OUTRO ARTIGO: Investigações internacionais sobre o escândalo do Petrolão lançam luzes sobre a Petrobras Global Finance B. V. – uma caixa preta sediada em Rotterdam, na Holanda. A pouco conhecida subsidiária da Petrobras no exterior teria sido aparentemente criada para fazer o mesmo papel da PFICo (Petrobras International Finance) – da qual Assembleia Geral da Petrobras, em 16 de dezembro de 2013, aprovou uma estranha “cisão parcial”. Agentes do Departamento de Justiça dos EUA da Securities and Exchange Comission (a xerife do mercado de capitais nos States) estão de olho vivo neste negócio.

Não se sabe quem são os dirigentes da empresa que cuida das finanças da endividada Petrobras na Europa. Só se sabe que no mesmo endereço holandês, no segundo e terceiro andares da (Wenna 722, Weenapoint Tower A, 3014DA, em Rotterdam), funcionam a Petrobras Nederlands (PNBV), a Petrobras Global Trading (PGT) e a Petrobras International Braspetro BV (PIB). As subsidiárias holandesas, além de fechar contratos, captam recursos para a empresa em euro e dólar.

Especula-se que a Petrobras Global Finance B. V. pode ter o mesmo destino da PFICo. Investidores denunciam que PFICo foi incorporada à Petrobras para não ser investigada de forma independente.

Gostou? Então confira o material completo: http://www.alertatotal.net/

A bela decoração do Natal Luz de Garanhuns


Passando pela praça do Relógio das Flores, nesta quinta (20), principal cartão postal de Garanhuns, vimos a movimentação intensa na colocação da decoração de Natal, que faz daquele lugar um encanto ainda maior. Agradou. Com árvores, enormes caixas de presente e ursinhos de pelúcia, casou perfeitamente com o ambiente. Só faltou música, que claro, deve ter quando estiver tudo funcionando.

Entre servidores e contratados para a montagem, vimos as secretárias Jaqueline Menezes e Gerlane Melo, além da primeira-dama Socorro Régis e sua filha, Michelle. 

O Natal Luz de Garanhuns, este ano, trabalhará o tema "Sonho de Criança", e utiliza mão de obra de artesãos da cidade, além de outras ornamentações adquiridas. O tema é perfeito, dá pra viajar no tempo e lembrar nossos natais infantis.

No ano passado, com o Príncipe Quebra-Nozes, um clássico da literatura infantil e musical, a cidade também ficou muito bonita, infelizmente o material utilizado, aquela espuma (desculpem não saber ou não lembrar o nome) foi queimando com o passar dos dias, pelo sol, e por vezes descolando, principalmente ao longo da Av. Rui Barbosa, a iluminação também teve alguns problemas. Creio que naturalmente, devido aos 30 dias de exposição. Vimos Gerlane se desdobrando pessoalmente para fazer alguns acertos durante o período.

A Comunicação da Prefeitura informa que parte da decoração natalina, incluindo laços, ursos de pelúcia, árvores e outros artigos tradicionais da época, foi produzido por mais de 20 artesãos garanhuenses. Receberão decoração no “Natal Luz 2014”, o pórtico de entrada da cidade, o Relógio das Flores, as avenidas Rui Barbosa, Duque de Caxias e Santo Antônio, ruas próximas ao centro, Polo Heliópolis e praça Souto Filho receberão as peças, que prometem encantar moradores e turistas a partir da próxima quinta-feira (27) – data da inauguração oficial.

Entre os elementos que compõem a estrutura de iluminação, estão oito mil metros de mangueiras de LED, 20 mil metros de cordões em LED e tubos de cilindro snowfall (neve artificial). Em sua segunda edição, uma das grandes novidades do evento são os “Desfiles de Natal”, que acontecerão aos domingos, a partir do dia 30 de novembro, na avenida Santo Antônio. 

Acho que caberiam na programação cultural grandes shows como Elba Ramalho, Quinteto Violado, Geraldo Azevedo... Em perfeita sintonia com a época e o perfil do evento!

Restaurante O Relojoeiro em Garanhuns comemora 10 Anos



Seu João (Dão) inaugurou há 10 anos um restaurante que mudou a cara de nossa cidade. Com um cardápio especial, original, e com seu próprio toque de mestre, aliás, de chef, criou amizades na mesma velocidade que fez clientes. Sempre ao lado da família, principalmente com a esposa Suely e a filha Sabrina, João comemora 10 Anos deste sucesso, junto de clientes, colaboradores e amigos.

Para comemorar, uma sexta-feira especial, com novidades no cardápio, música de qualidade e a presença dos amigos.

E ainda de cara nova!! Faça sua reserva: 3763-7095 / 9957-0200


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.