quarta-feira, 9 de março de 2016

Exposição comemora 50 anos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém‏




A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém completará 50 anos de apresentações no maior teatro ao ar livre do mundo em 2017. Mas as comemorações desse meio século de história começam a partir desta quinta-feira (10) com a vernissage da Exposição “Paixão de Cristo | O Caminho, a Verdade e a Vida”, que acontecerá na praça de eventos do Shopping Tacaruna, às 19h.

Com curadoria do museólogo e historiador Aluizio Câmara, a Exposição, que ficará aberta ao público de 11 a 27 de março, das 10h às 22h, apresentará objetos cênicos, objetos pessoais, figurinos, fotografias e vídeos, além de uma maquete física de Nova Jerusalém. O acervo conta a história da construção da cidade-teatro de 100 mil metros quadrados, muralhas de granito com 70 torres de sete metros, que é reconhecida como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco. “A mostra convida o visitante a um percurso repleto de emoção e encantamento a partir dos objetos que narram a trajetória dessa epopeia do agreste Pernambucano”, afirma o curador.

Segundo Câmara, os eixos temáticos foram pensados para enaltecer a encenação (“o caminho”), o desenvolvimento técnico (“a verdade”) e a obstinação de Plínio Pacheco (“a vida”), um visionário apaixonado, que junto com sua esposa, Diva Pacheco, largou a vida na cidade grande para viver o árduo labor de sua obstinação: modificar o homem através da arte. “A História da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém nos lega um exemplo de perseverança que, talvez, apenas o nordestino consiga entender. Castigado pela aridez da terra, pela escassez da água, pelo esgotamento da fauna e da flora, pelo calor do sol, impiedoso e inexorável, o Homem da Região pauta o seu viver na inexatidão do dia. O sonho, nesse contexto, parece ser uma concessão divina”, diz o curador.

“Essa exposição é o embrião de um grande projeto que estamos desenvolvendo para a criação de um memorial e um centro cultural em Nova Jerusalém. Também faz parte desse projeto a realização de mostras itinerantes com o objetivo de fazer com que o maior número de pessoas possível conheça esse magnífico legado deixado por Plínio de Diva Pacheco, afirma a arquiteta Marina Pacheco, neta dos construtores da cidade-teatro.

A Nova Jerusalém foi inaugurada em 1968. Desde então, a Paixão de Cristo vem sendo encenada por 450 atores e figurantes, todos os anos, envolvendo mais outras centenas de profissionais na sua produção. Visto por cerca de 4 milhões de pessoas ao longo de sua existência, o espetáculo, que em 2016 será realizado de 19 a 26 de março, conta a vida de Jesus enfocando alguns dos principais fatos relatados na Bíblia, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. São nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambiente e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Serviço:
Local: Shopping Tacaruna (Praça de Eventos) – Recife PE
Vernissage: 10 de março, 19h
Exposição: 11 a 27 de Março, das 10h às 22h
Entrada: Franca

Paulo Câmara anuncia Concurso Público para 1.500 Policiais Militares

O governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta quarta-feira (09.03), durante reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, a publicação do edital do concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) na edição do Diário Oficial de amanhã. Serão 1,5 mil vagas para soldados.

A banca organizadora do concurso é o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), que foi contratada por dispensa de licitação. O chefe do Executivo estadual também adiantou que o edital para o preenchimento de 650 vagas na Polícia Civil e 316 na Polícia Científica deverá ser lançado até o fim deste mês.

“Vivemos um cenário de restrição econômica, mas não vamos deixar de fazer os investimentos necessários na segurança pública. Estamos, inclusive, fazendo um esforço adicional, buscando completar os quadros das Polícias Militar e Civil para atuarmos na prevenção e repressão”, declarou Paulo Câmara. O governador ressaltou que o Pacto pela Vida não é uma política de governo, mas de Estado, que depende da integração entre todos os Poderes constituídos, as áreas operacionais e a sociedade civil. “É muito importante também a nossa capacidade de dialogar e buscar alternativas conjuntas. Vamos continuar a nossa política de segurança com o controle, monitoramento e prevenção”, acrescentou.

A reunião do Pacto pela Vida foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo; pelo procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Carlos Guerra; e pelo defensor público-geral do Estado, Manuel Jerônimo. O encontro foi aberto a novos 30 juízes substitutos empossados em fevereiro deste ano. Os juristas estão fazendo curso de formação na Escola Judicial de Pernambuco. Eles assumirão comarcas de 1ª Entrância em Pernambuco, o que deve acontecer até o início do segundo semestre de 2016.

O desembargador Leopoldo Raposo participou da reunião pela primeira vez e destacou o trabalho comprometido realizado por todos que fazem o Pacto pela Vida. “É uma política desenvolvida de forma integrada que envolve todos os agentes da administração pública, e nós já podemos vivenciar os resultados. Por oito meses, exerci o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pude verificar que os índices de violência de Pernambuco são inferiores aos demais Estados da Federação e representam o trabalho que, aqui, é desenvolvido”, declarou.

Já Carlos Guerra colocou o MPPE à disposição para todas ações e projetos desenvolvidos pelo Governo de Pernambuco pelo seu compromisso de servir à população. “Apesar do momento de dificuldade, de restrições financeiras, o Pacto resiste e tem feito o seu papel”, disse.

Concursos – O concurso da PM não trará ônus para o Estado. A IAUPE foi contratada por dispensa de licitação, após realização de consulta a diversas instituições. Foi considerada a melhor proposta e escolhida a instituição que apresentou o menor preço das inscrições, que cobrirá os gastos do certame. Os candidatos precisarão desembolsar R$ 100.

Para concorrer ao concurso, os interessados precisam atender os seguintes requisitos: devem ter entre 18 e 28 anos, a partir de 1,65m de altura (homem) e 1,60m (mulher), o Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para a Polícia Civil, serão selecionados 100 delegados, 500 agentes e 50 escrivães. E, para a Polícia Científica, serão 316 cargos diversos. Os detalhes do certame serão divulgados posteriormente. 


PSD cresce em Pernambuco. Vereadores e deputados deixam oposição e se filiam ao partido

Romário Dias e Álvaro Porto já se filiaram ao PSD de Pernambuco


O PSD de Pernambuco, presidido pelo deputado federal André de Paula, na noite desta terça-feira, 8, filiou os vereadores do Recife, Gilberto Alves e Eri, mais dois nomes que passam a formar a bancada do PSD na Câmara Municipal. 

O ato, realizado pela Executiva Estadual, filiou também 64 pré-candidatos a vereador e contou com a presença do prefeito Geraldo Júlio (PSB); do vice, Luciano Siqueira (PCdoB); do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; do secretário municipal de Relações Institucionais, Fred Oliveira; do deputado estadual do PSB, Aluísio Lessa; do prefeito de Cumaru, Eduardinho Tabosa, e de lideranças políticas da capital e interior do Estado. 

Também contou com a presença dos deputados estaduais da bancada pessedista, Joaquim Lira, Rodrigo Novaes (ambos vice-presidentes do PSD), Romário Dias e Álvaro Porto. 

Fotos: Renato Moreira

Licença-Paternidade agora é de 20 dias. Em Garanhuns, prefeitura volta atrás e volta a dar 180 dias de Licença-Maternidade!



A presidente Dilma Rousseff sancionou integralmente, sem vetos, o Marco legal de atenção à primeira infância (de zero a 6 anos). A sanção foi publicada nesta quarta (9), no Diário Oficial da União. O texto prevê, entre outras medidas, o aumento da licença paternidade de 5 para 20 dias. 

Segundo o governo, o Marco "reforça o caráter intersetorial da Ação Brasil Carinhoso, iniciativa do Plano Brasil Sem Miséria lançada em maio de 2012 para combater a extrema pobreza nessa parcela da população". 

O Marco visa atender crianças de 0 a 6 anos com um conjunto de ações de saúde, educação e alimentação. Além disso, o texto obriga a União a manter os registros com os dados de desenvolvimento das crianças atendidas por todos os programas.
LICENÇA MATERNIDADE

O Governo Federal, acompanhado pelo Governo do Estado de Pernambuco, concedem licença-maternidade de 180 dias (seis meses). 

Em Garanhuns, a atual gestão municipal diminuiu para apenas quatro meses de licença para as gestantes e futuras mamães, e passou os últimos anos recebendo críticas das servidoras públicas do município.

Agora, segundo informações, o prefeito Izaías Régis vai voltar atrás e voltar a conceder os seis meses de Licença-Maternidade.

Claudiano Filho volta ao DNIT para acabar com acidentes na Curva da Laranjeira

Local de incontáveis desastres, e de várias vidas ceifadas, a temida e perigosa Curva da Laranjeira, na BR-424 no trecho entre o município de Correntes e Garanhuns, foi mais uma vez motivo de mobilização do deputado estadual Claudiano Martins Filho.

Claudiano esteve ontem (08) no DNIT para falar com o Superintendente Regional do DNIT em Pernambuco, Cacildo Cavalcante, e solicitou mais uma vez que o órgão apresente uma solução para as falhas na Curva da Laranjeira que tem causado acidentes, tirando tantas vidas na região. No ano passado, após constantes acidentes nesse trecho, o deputado já havia estado no órgão solicitando estudos e providências para a correção de possíveis falhas.

Durante a visita de ontem, segundo o superintendente, o DNIT realizará a instalação de lombadas eletrônicas no local. De acordo com Cavalcanti, o DNIT ainda não realizou o serviço porque depende da instalação de energia no trecho. Claudiano Filho informou também que o prefeito Izaías Régis já se prontificou em providenciar a instalação da energia na região, tendo solicitado o serviço à Celpe.

"Acredito que muito em breve teremos esses problemas da Curva da Laranjeira superados, estou alerta acompanhando o andamento dos serviços. Quero que a população possa deslocar-se seguramente pela rodovia, sem risco de acidentes, muito menos com perda de vidas", avisa Claudiano.

Brejão: Sandoval‏ Cadengue recebe apoio de mais um vereador, que pode ser o candidato a vice



O ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue, atual gerente da Casa Civil de Pernambuco, tem se fortalecido para o pleito de 2016 com a adesão de várias lideranças. É que dessa vez repercute no município a adesão do vereador Beto Lima ao grupo do ex prefeito, o mesmo está no seu terceiro mandato de vereador e é presidente do diretório municipal do PMDB. A aliança PSB e PMDB em Brejão reproduz a aliança no estado entre as duas siglas.

Com a chegada do parlamentar, o grupo de apoio a Sandoval conta agora com sete dos nove vereadores do município. E Beto Lima se torna um dos mais cotados a compor a chapa como candidato a vice-prefeito, junto com Cadengue.

Embora tenha apenas 34 anos, Beto Lima se destacou por ser um jovem muito ativo, tendo exercido funções como presidente de grêmio estudantil entre 2001 e 2002. Depois ingressou na rádio Brejão FM. Em 2003, com a popularidade que o rádio lhe rendeu, o comunicador foi eleito o conselheiro tutelar mais votado naquele ano

Em 2004, Beto Lima foi convidado a trabalhar na Rádio Papacaça AM de Bom Conselho. Naquele mesmo ano foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador em Brejão, tendo sido reeleito por duas vezes consecutivas. Lembrando que nos seus dois primeiros mandatos, Beto foi vereador de oposição a Sandoval, e agora integrava a base de apoio ao atual prefeito, Ronaldo Ferreira, do PTB.

Além de exercer o terceiro mandato de vereador em Brejão, atualmente Beto é agente de trânsito na SMTT, concursado na prefeitura de Maceió, e está cursando administração.

Reforço importante na campanha de Sandoval, que deve enfrentar o pecuarista Janduhy Bezerra na campanha pela prefeitura.

Luto em Pernambuco pela morte de Naná Vasconcelos



O governador Paulo Câmara decretou hoje (09.03) luto de três dias pela morte do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.

“Pernambuco acordou triste. O silêncio causado pelo desaparecimento de Naná Vasconcelos em nada combina com a força da sua música, dos ritmos brasileiros que ele, como poucos, conseguiu levar a todos os continentes. Naná era um gênio, um autodidata que com sua percussão inventiva e contagiante conquistou as ruas, os teatros, as academias. Meus sentimentos e a minha solidariedade para com os seus familiares”.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Elba Ramalho está na Programação do Festival Viva Dominguinhos em Garanhuns. Confira!

Confira aqui a programação completa.

Elba Ramalho acaba de confirmar em sua agenda no site oficial, o show em Garanhuns, encerrando a última noite (23/04) do Festival Viva Dominguinhos. A programação completa sai nesta quinta-feira (10/03).





Morte de Naná Vasconcelos - O Dia dos Tambores Silenciosos

Naná ganhou o mundo, com Pernambuco batucando no seu coração!



O coração do grande percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, bateu pela última vez nesta quarta-feira, dia 9 de março. Filho de um violonista do Recife, Naná teve na infância influências musicais que iam de Villa-Lobos a Jimi Hendrix. Especializou-se em instrumentos de percussão brasileiros. 

Juvenal de Holanda Vasconcelos (nome de batismo) nasceu no Recife mas ficou conhecido em outros países - morou 27 anos nos Estados Unidos e outros cinco em Paris, onde trabalhou e gravou discos. 

Era o responsável pela abertura do Carnaval de Pernambuco, unindo as Nações de Maracatu, em um concerto impressionante de tradição e cultura. Coordenava e conduzia com maestria a Noite dos Tambores Silenciosos.

Em setembro de 2015, descobriu um câncer no pulmão – na mesma semana, recebeu a informação de que seria Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi com seu berimbau que o músico esteve em dezembro de 2015 na UFRPE para receber o título de doutor.

Na abertura do Carnaval do Recife, em fevereiro deste ano, tivemos a última apresentação no palco que foi dele durante muitos anos. Viva Naná!

Nota do Ministério Público de Contas sobre o Contrato da Arena Pernambuco



O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), órgão especial de controle externo que atua no Tribunal de Contas do Estado (TCE), vem a público manifestar sua posição de concordância com a ruptura da concessão da Arena Pernambuco Negócios e Participações.

Apesar do respectivo processo de auditoria ainda estar em instrução no TCE, o MPCO tem acompanhado todas as fases do procedimento e entende que a decisão do Poder Executivo foi a mais acertada, do ponto de vista jurídico e administrativo.

De fato, as mudanças recentes no cenário econômico nacional, com evidentes reflexos negativos na economia do Estado, tornaram inviável a manutenção do contrato. Seria contra o interesse público manter a execução contratual, nos termos inicialmente pactuados, dado que resultaria em seguidos ônus excessivos do tesouro estadual, em favor do concessionário, pois o empreendimento não opera com lucro.

O eventual acerto financeiro entre as partes, após a deliberação final do TCE no processo específico, deverá respeitar os direitos recíprocos, seguindo os parâmetros definidos no julgamento a ser realizado.

De se registrar as várias medidas já adotadas pelo TCE, especialmente através do relator original do processo, Valdecir Pascoal, e também do atual relator, Dirceu Rodolfo, que contribuíram para significativas correções em favor do Estado na execução do contrato, inclusive em termos financeiros.

Cristiano da Paixão Pimentel 
Procurador Geral do MPCO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.