quarta-feira, 22 de maio de 2019

Deputado quer proteger empresas estratégicas das privatizações do Governo Federal

O Projeto de Lei de Danilo Cabral também foi subscrito por parlamentares do partido



O deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) protocolou, nesta quarta-feira (22), um Projeto de Lei que tornará obrigatória a aprovação de lei para privatização da Eletrobrás, Petrobras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Correios, Casa da Moeda, BNDES e suas respectivas subsidiárias.

Segundo o parlamentar, o objetivo é realizar um debate crítico sobre a privatização de empresas estratégicas e suas subsidiárias, incluindo-as na relação de empresas federais às quais não se aplicam os dispositivos da Lei nº 9.491/1997, que trata do Programa Nacional de Desestatização. “Entendemos ser igualmente decisivo para o debate público que a alienação de ativos que implique perda do controle direto ou indireto da União nas empresas mencionadas e em suas subsidiárias seja regulada em lei específica para cada empresa. Essas estatais são criadas com autorização do Legislativo para cumprir função necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo”, explica o parlamentar. 

A partir do projeto de lei, tais empresas só poderão ser privatizadas por meio de leis que passem pela tramitação no Congresso Nacional, tanto na Câmara, quanto no Senado. “A discussão sobre empresas estatais no Brasil deve ser ampla e ter caráter estratégico. A avaliação das políticas públicas associadas à atuação estatal direta na economia deve ser feita no local apropriado, o Parlamento”, disse Danilo. 

O PL, que foi apresentado nesta quarta-feira (22) para entidades sindicais ligadas ao setor elétrico, também foi subscrito por outros parlamentares, como o deputado Henrique Fontana (PT/RS); Alessandro Molon (PSB/RJ); Tadeu Alencar (PSB/PE); João Campos (PSB/PE); Gervasio Maia (PSB/PB); Nelson Pellegrino (PT/BA), entre outros. Os parlamentares acreditam que a alienação de ativos que implique perda do controle direto ou indireto da União nessas empresas e suas subsidiárias deve ser regulada em lei específica para cada empresa, para resguardar o interesse público e a devida discussão no Parlamento sobre cada empresa estatal.

UPAE Garanhuns alerta para os riscos da automedicação

Farmacêutica afirma que hábito é comum, mas perigoso




Em quase todos os lares tem sempre uma caixinha de remédios, alguns mais populares, que se compram nas farmácias sem receita, e outros mais complexos, quando é exigida receita médica, a exemplo dos antibióticos. Quando não há o consumo completo da caixa, acabam guardados juntos com os outros. Aí é que mora o perigo, grande parte da população faz uso destas medicações sem controle e responsabilidade.

A farmacêutica da UPAE Garanhuns, Danielle Leonel, alerta para o perigo da automedicação: "Toda dor ou doença tem um tratamento específico, e somente um médico pode receitar o medicamento e a dosagem a ser consumida. O perigo da automedicação é fazer com que a pessoa tome medicamentos que não resolvam o caso e que podem até piorar a situação do paciente, ainda mais em dosagens que, nos casos mais graves, podem até levar a óbito." - Afirma a profissional, que complementa. "Muitas pessoas não observam nem data de validade, comparam doenças e medicam familiares, amigos e vizinhos".

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e o IMIP promoveram recentemente a 8ª Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, quando farmacêuticos, estudantes e residentes atenderam gratuitamente à população na Praça da Santa, no IMIP, na capital pernambucana, e esclareceram dúvidas sobre os riscos da automedicação. Uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, através do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é comum na vida de 77% dos brasileiros, ou seja, quase oito em dez pessoas tomam medicação, que deveria ser prescrita, sem receita médica.

FARMÁCIA DA UPAE GARANHUNS

Além de Danielle Leonel, a UPAE Garanhuns também conta com outra farmacêutica, Maryanne Monteiro, e a equipe de auxiliares de farmácia: Magda Ferreira, Jonas Monteiro, Mikael Cristiano, Daniel Maciel e Lillyan Kellen. A farmácia da UPAE é exclusiva para dispensação de medicamentos e demais materiais hospitalares para todos os setores da unidade, a exemplo de exames, enfermaria e bloco cirúrgico.

Delegados da Macrorregional de Saúde do Agreste participam da Conferência Estadual de Saúde

Representantes de cerca de 50 municípios estiveram reunidos em Garanhuns no início do mês





Acontece a partir desta terça-feira (21), a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05) no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). No início de maio (dias 07 e 08) aconteceu em Garanhuns a Conferência Macrorregional de Saúde, com representantes dos municípios que compõem as IV e V GERES, respectivamente, Caruaru e Garanhuns. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Tavares Correia, e contou com palestras, apresentações de programas e pactuações. Ao final, foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde, que acontece a partir desta terça-feira (21), no Centro de Convenções de Olinda.

A gestora da V GERES Catarina Tenório, que coordenou a estrutura local para a realização da Conferência Macrorregional, comentou a resposta bastante positiva das Secretarias Municipais de Saúde: "Foi um grande desafio reunir mais de 400 pessoas de cerca de 50 municípios para debater saúde pública e deliberar ações para a população, contudo estamos muito satisfeitos com o retorno, pela participação e integração das equipes. É um momento de união em defesa do SUS. E sabemos que estas demandas serão apresentadas por nossos delegados na Conferência Estadual" - registrou a gestora.

A Conferência Regional foi prestigiada. Em sua mesa de abertura contou com Humberto Antunes (Secretário Executivo de Gestão e estratégia e participativa, que representou o Secretário Estadual de Saúde, André Longo), Lidiane Gonzaga (Conselheira estadual de saúde), Nadir Ferro (secretária de saúde de Jupi e vice representante do COSEMS), Djair Ferreira (Gerente da IV GERES), Marilda Alves Bezerra (Conselheira Municipal de Saúde de Garanhuns), Harley Davidson (Secretário adjunto de saúde de Garanhuns, Haroldo Vicente (vice prefeito de Garanhuns), além da própria Catarina Tenório.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

É nesta terça-feira (21/05), a partir das 18h, a abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05) no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). O secretário estadual de Saúde, André Longo, abre a Conferência Magna do evento, às 19h20, em debate com a representante do Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni. 

A programação da 9ª CES faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Além da etapa estadual, que inicia nesta terça, a comissão organizadora realizou, ao longo dos últimos meses, quatro etapas macrorregionais, sediadas nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado, Garanhuns, no Agreste pernambucano e Olinda, no Grande Recife.

Rotary Sete Colinas realiza feijoada em Garanhuns. Participe!



No domingo, dia 26, o Rotary Sete Colinas, estará realizando, no espaço Colibri Eventos & Laser, mais uma ação de captação de recursos, em prol das obras de conclusão do Projeto do Centro de Voluntariado que está em fase de acabamentos, localizado no Bairro Boa Vista.

Participem! Trata-se de uma oportunidade de, além de contribuir com um importante projeto social, degustar uma deliciosa Feijoada, assinada pelo Buffet Vitória, se divertir e se confraternizar com amigos em comum.

Ah! Tem mais, bingos e sorteios de brindes, doados por patrocinadores do projeto.

O convite é do CR Ricardo Nonato, presidente do Rotary Club Garanhuns - Sete Colinas.

E nós estaremos lá!

Em Garanhuns, Audiência Pública da ALEPE debate Desenvolvimento. Nesta sexta, na UPE



O Deputado Sivaldo Albino, tem a honra de convidar V. Sª. para a Audiência Pública que será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Assembleia Legislativa do Estado, para debater o Tema: GARANHUNS: POTENCIALIDADES E VOCAÇÕES. ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DE GARANHUNS E REGIÃO AGRESTE MERIDIONAL DO ESTADO.

Sua presença é muito importante para fortalecermos a luta pelo desenvolvimento econômico, geração de renda e combate ao desemprego em nossa região. Aproveitaremos a oportunidade para coletar sugestões e propostas dos cidadãos e cidadãs do agreste com vistas a subsidiar a criação de um Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável para o Agreste Meridional de Pernambuco.

Data: 24 de maio de 2019
Horário: 10 horas da manhã
Local: Auditório da UPE / Campus Garanhuns
Endereço: Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 - Bairro: São José / Garanhuns (PE)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.