quinta-feira, 18 de julho de 2019

IMAGENS da abertura do Festival de Inverno de Garanhuns 2019

O maior evento cultural do Brasil acontece de 18 a ‪27 de julho, com mais de 20 polos de animação distribuídos pela cidade






O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (18.07), a abertura da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), considerado o maior festival cultural do Brasil. O início das festividades contou com a apresentação do espetáculo "O Som e a Sílaba", no Teatro Luiz Souto Dourado, e um tributo ao músico caruaruense Luiz Vieira. Nesta edição, o grande homenageado é o compositor Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. A sobrinha do músico, Geralda Miranda, participou da cerimônia. O FIG acontece de 18 a ‪27 de julho, com mais de 20 polos de animação distribuídos pela cidade.

“Estamos dando início à 29ª edição de um festival que é feito com a ajuda de muita gente, de muitos artistas, mas é feito principalmente por vocês, o povo de Pernambuco, e os turistas que vêm de todo o País acompanhar essa belíssima festa multicultural. Esse é um festival consolidado, que começou lá atrás e que planejamentos junto com a prefeitura. Por isso, vamos ter um belíssimo evento, com muita alegria, música, teatro, arte e literatura. Todas as expressões culturais estarão reunidas em favor de uma energia positiva e da nossa cultura, dos nossos artistas e de um povo cada vez mais forte. Com cultura podemos avançar, melhorar o País e fazer as coisas acontecerem”, disse Paulo Câmara.

Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 8,5 milhões, a programação do FIG inclui shows musicais, concertos, espetáculos, exposições, cursos e seminários. Este ano, o festival traz artistas como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido e Zélia Duncan. A apresentação dos músicos acontecerá em seis polos: Palco Mestre Dominguinhos, Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental, Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de São Pedro.

Para o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, um evento como o FIG, de porte nacional, é uma injeção muito forte na economia e na cultura do Estado. “O festival perdura muito mais do que dez dias. Os efeitos dele são de longo prazo. Então, espero que todos curtam com muita alegria”, pontuou. O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, corroborou a ideia do secretário de Cultura. “O FIG tem várias vertentes: econômica, turística e, principalmente, cultural. Essa é uma agenda que acontece porque o Governo do Estado sabe da importância da cultura para o povo pernambucano”, explicou. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, também participou da cerimônia e agradeceu ao Governo do Estado pelo incentivo ao festival.

Sem medir esforços para a plena realização do FIG, o Governo de Pernambuco conta, além da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, com mais de uma dezena de secretarias e órgãos estaduais durante os dez dias de evento. As instituições governamentais levarão serviços diversos à população, garantindo ações efetivas em diferentes áreas, como segurança, saúde e infraestrutura.

Fotos: Heudes Regis/SEI


FIG2019 / Violência contra Mulher não dá frutos. Campanha ganha ruas da cidade!

Campanha Violência contra a Mulher Não Dá Frutos no Festival de Inverno de Garanhuns 
 

A Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco (SecMulher-PE) estará presente no Festival de Inverno de Garanhuns disponibilizando ações preventivas no enfrentamento da violência contra a mulher. A proposta é levar a Campanha Violência contra a Mulher Não Dá Frutos, visitando as regiões de Garanhuns, Brejão e Bom Conselho com a Unidade Móvel nos dias 23, 24 e 25 de Julho. 

Bianca Rocha, Diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher-PE, irá acompanhar as visitas junto com a Assessora de Diretoria da SecMulher-PE, Bárbara Apolinario. No domingo (23), a unidade estará na Comunidade de Castainho, pela manhã, e na comunidade de Miracica, no período da tarde. Já na segunda-feira (24), as ações acontecem na Comunidade de Santa Rita manhã e, à tarde, segue para o Sítio Baixa de Lama. As visitas se encerram na cidade de Bom Conselho na terça-feira (25-07), no sítio Amargoso, pela manhã, e no Sítio Jerimum, no período da tarde. 

A Campanha Violência contra a Mulher Não Dá Frutos disponibiliza de atendimentos individuais, realizados por equipes multiprofissionais que acontecem dentro das unidades móveis, por demanda das mulheres, após as rodas de conversas. As mulheres acompanhadas de crianças dispõem ainda de recreadoras, disponibilizadas pelo município, para desenvolver atividades lúdicas e pedagógicas com as filhas e filhos menores. 

O enfrentamento da violência contra a mulher no Festival de Garanhuns, contará com visitas às mulheres com a unidade móvel popularmente conhecida como o Ônibus Lilás, através de atendimento jurídico, psicossocial e de rodas de diálogo com os diversos segmentos femininos. Além disso, também acontecem capacitações e elaborações de planos de intervenção para o enfrentamento desse tipo de violência praticado contra a mulher. A Campanha Violência contra a Mulher não dá Frutos é um ação oriunda da Comissão de Mulheres Rurais.


BOA NOTÍCIA EM LAJEDO - Prefeitura inicia obras de calçamento em cinco ruas do Loteamento Vilela



A Prefeitura de Lajedo iniciou neste mês de julho o calçamento de 5 ruas no Loteamento Vilela. A obra é a primeira de muitas outras ruas que serão calçadas no município. Estão sendo feitas: Rua João Manoel dos Santos, Rua Januária Vilela, Travessa João Manoel dos Santos, Rua Maria Luzia Vilela e Rua Maria Auxiliadora Clemente.

Segundo o Núcleo de Engenharia responsável pela fiscalização e acompanhamento de todas as obras públicas da cidade, o conjunto de obras contabiliza mais de 1.200 metros de pavimentação. As ruas adjacentes no Loteamento Vilela seguem até a Escola Municipal José Ferreira dos Prazeres.

O Prefeito Rossine Blésmany dividiu o pacote de pavimentação em outros bairros que também serão contemplados com o calçamento, beneficiando centenas de lajedenses, melhorando a infraestrutura e qualidade de vida da população.

Confira mais informações sobre Lajedo, clicando aqui.

GARANHUNS, BREJÃO E JUPI / Agenda do governador Paulo Câmara desta sexta-feira, 19 de julho



O governador Paulo Câmara chegou nesta quinta-feira em Garanhuns, onde cumpriu extensa agenda, e ainda participa da abertura do Festival de Inverno, agora à noite. Á tarde, toda a comitiva foi a Bom Conselho onde Paulo inaugurou a Escola Técnica Estadual.

Nesta sexta, o governador continua com praticamente todo seu gabinete em Garanhuns, onde inicia o dia conversando com a imprensa, depois faz visita à UPAE e ao Centro de Atenção ao Turista, no Parque Euclides Dourado. Também estará em Brejão e Jupi, para solenidades oficiais. Retornando a Garanhuns.

À noite, vai apreciar a programação da Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. Confira a agenda:

Agenda do Governador, sexta, 19

08h30 – Entrevista coletiva à imprensa
Local: Hotel Tavares Correia - Av. Rui Barbosa, 626 – Heliópolis, Garanhuns/PE

09h30 – Mutirão de cirurgias de catarata
Local: Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado –UPAE Garanhuns - Rod. BR-423 – Km 92, Bairro: São José, – Lot. Planalto do Quilombo, Garanhuns/PE

10h30 – Cerimônia de inauguração da Escola Municipal Mirna Maria Calado Tenório e do calçamento de diversas ruas da cidade
Local: Escola Municipal Mirna Maria Calado Tenório - Rua Presidente Tancredo Neves, s/n - Centro, Brejão/PE

12h – Cerimônia de apresentação do 13° do Bolsa Família
Local: Quadra Poliesportiva Genival Cadengue - Rua Amélia Ferreira dos Santos, 40 - Centro, Brejão/PE

15h30 – Cerimônia de inauguração do Sistema Adutor/Estação Elevatória e pavimentação das ruas em paralelepípedo
Local: Rua João Calado Borba, 759 – Centro, Jupi/PE

17h30 – Visita ao CAT Móvel - Centro de Apoio ao Turista
Local: Parque Euclides Dourado - Av. Júlio Brasileiro, 363 – Heliópolis, Garanhuns/PE

21h – Visita ao Polo Esplanada Cultural Dominguinhos
Local: Praça Cultural Mestre Dominguinhos – Rua Cel. Antônio Vítor, 170 – São José, Garanhuns/PE

Paulo Câmara comanda primeira reunião do Pacto Pela Vida no Agreste Meridional

Monitoramento em Garanhuns apontou uma redução de 36% no número de homicídios e de 37% dos roubos cometidos no município no primeiro semestre de 2019, quando comparados aos índices do mesmo período no ano passado







GARANHUNS – Interiorizando as ações do Pacto Pela Vida e ampliando as discussões sobre segurança pública, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (18.07), a primeira reunião de acompanhamento do programa em Garanhuns, principal cidade do Agreste Meridional de Pernambuco. O município alcançou a maior redução de homicídios da série histórica do PPV, com uma diminuição de 70% nos crimes letais no último mês de junho, enquanto a região como um todo registrou uma retração de 50% no primeiro semestre.

Durante a reunião, realizada no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, também foi apresentado o balanço dos números do último semestre em Garanhuns e na Área Integrada de Segurança 18, que abrange 23 municípios da região. Nos seis primeiros meses de 2019, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) cometidos nesta cidade sofreram uma redução de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), a diminuição foi de 37% para o mesmo recorte de tempo.

“Aproveitamos a oportunidade de estar no interior para ampliar a discussão sobre segurança pública. Quando fazemos uma retrospectiva, vemos que a interiorização teve uma contribuição muito importante nesses números. Realizamos a contratação de policiais militares e civis, reequipamos a polícia com viaturas e, além disso, realizamos reuniões como essa, que integra todas as partes envolvidas. Isso faz diferença para o que queremos: construir um Pernambuco com redução de crimes, para chegar a um patamar no Estado com taxas condizentes com as de países mais desenvolvidos. Segurança é um trabalho diário, e o Pacto Pela Vida está mais vivo do que nunca”, afirmou o governador.

Ao todo, foram registrados 16 CVLIs entre janeiro e junho deste ano, contra 25 notificados no mesmo período do ano passado. A análise dos CVPs revelou 10 ocorrências nos seis primeiros meses, contra 655 notificadas no período equivalente em 2018. Garanhuns faz parte da Área Integrada de Segurança 18, que engloba ainda os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Jurema e Ibirajuba.

Participaram da reunião do Pacto pela Vida em Garanhuns os secretários estaduais Sílvia Cordeiro (Mulher); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Cloves Benevides (Políticas de Prevenção às Drogas); Gilberto Freyre Neto (Cultura); o Coronel PM Carlos José Viana (Casa Militar); o coronel PM Vanildo Maranhão (chefe da PMPE); o delegado Joselito Kehrle (chefe da Polícia Civil); e o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Operação Lei Seca e testagem de IST durante o FIG

Festival contará com testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis e atividades para prevenção aos acidentes de trânsito




Entre os dias 18.07 e 27.08, Pernambuco promove, em Garanhuns, o maior festival de cultura do país. Além de agregar atividades em diversos âmbitos das artes, o Festival de Inverno (FIG) também conta com ações de saúde voltadas para prevenção aos acidentes de trânsito e para diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis.

Para prevenir os acidentes de trânsito, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), levará a Operação Lei Seca para todos os dias do FIG. Ao todo, diariamente, serão 12 profissionais realizando o trabalho de fiscalização nas principais rotas que dão acesso aos polos do Festival no município do Agreste Meridional. Os bloqueios itinerantes estão programados para acontecer em horários diferenciados. A OLS atua no trabalho de orientação e fiscalização aos motoristas a fim de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos condutores.

Ainda estão programadas ações educativas pela equipe composta por pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, vitimados pela combinação de álcool e direção. Além das blitze, a V Gerência Regional de Saúde (Geres), em parceria com os municípios da região, estará mobilizada no Chalé da Saúde. A estrutura será montada na Praça Mestre Dominguinhos para dar orientações à população sobre prevenção aos acidentes de trânsito, que, em 2018, levaram mais de 39 mil pessoas a hospitais de referência do Estado, quantitativo 8% menor do que o ano anterior (43 mil). O funcionamento do Chalé será entre os dias 19.07 e 27.07, das 20h às 24h, com 30 técnicos envolvidos.

“O acidente de trânsito é um problema grave para a saúde pública, pela demanda de pacientes que chegam as nossas unidades de saúde precisando de assistência especializada. São pacientes, normalmente, politraumatizados que necessitam de cirurgia, de leitos especializados, passam por uma recuperação lenta e ainda precisam passar por um período de reabilitação, quando não vêem a óbito. Por isso precisamos focar nos trabalhos de prevenção para conscientizar a população dos riscos de dirigir e beber, ou de ter atitudes perigosas no trânsito. A Operação Lei Seca tem sido essencial nessa mudança de comportamento dos pernambucanos e que tem trazido resultado efetivo nesses quase 9 anos de atuação”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TESTAGEM – Já o ônibus do projeto Prevenção para Tod@s, iniciativa do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. No dia 18.07 e entre 22.07 e 25.07, as testagens serão ofertadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19.07 e 21.07 e 26.07 e 27.07, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso. Durante a ação, ainda são distribuídos saches de gel lubrificante e camisinhas. “Sabemos que quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil a cura para a sífilis e hepatites e menores as chances do agravamento dos casos e de sequelas. Além disso, o tratamento precoce traz qualidade de vida ao paciente que vive com HIV”, lembra o secretário André Longo.

Crédito das fotos: Miva Filho/SES-PE


Paulo Câmara prestigia abertura do Festival de Inverno de Garanhuns


O governador Paulo Câmara acompanha, nesta quinta-feira (18), a abertura da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Considerado o maior festival cultural do País, o evento acontece de 18 a 27 de julho, com mais de 20 polos distribuídos pela cidade.

Com investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões, o Governo do Estado não tem medido esforços financeiros, de pessoal, equipamentos e ações para garantir o sucesso do FIG. Além da Secretaria de Cultura e Fundarpe, mais de uma dezena de secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos, como as Secretarias de Defesa Social, Saúde, Turismo, entre outras.

PACTO PELA VIDA – Pela manhã, o governador comandará uma reunião de acompanhamento do Pacto pela Vida, a primeira realizada em Garanhuns. No último balanço do PPV, referente aos seis primeiros meses de 2019, o município registrou uma redução de 36% nos casos de homicídios em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação aos roubos, houve uma diminuição de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.


EDUCAÇÃO – À tarde, no município de Bom Conselho, vizinho a Garanhuns, o governador Paulo Câmara inaugura a Escola Técnica Estadual (ETE) Francisco de Matos Sobrinho. A instituição oferece os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Redes de Computadores, beneficiando 166 alunos. A nova unidade conta com mais de 5,6 mil metros quadrados de área construída. Os investimentos foram da ordem de R$ 11 milhões.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.