quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Armando Monteiro reúne todos os vereadores do PTB em Pernambuco


Os 219 vereadores do PTB, de todas as regiões de Pernambuco, estarão reunidos em Caruaru nesta sexta-feira, dia 30, para um grande encontro com o senador Armando Monteiro, presidente estadual do partido. Na pauta, o fortalecimento do partido, com novas filiações e a formação de chapas proporcionais de deputado federal e estadual para as eleições do próximo ano. Outras lideranças petebistas também devem comparecer.

O objetivo do evento é integrar mais os vereadores na campanha de filiações de novos militantes à legenda. Setembro é a reta final de inscrição para os interessados em disputar mandato em 2014. Os candidatos nas próximas eleições têm que estar filiados a um partido político um ano antes. E este prazo vence no dia 4 de outubro.

Para Armando Monteiro, os vereadores são fundamentais nesse trabalho. “O partido quer mobilizar a base municipal para este processo, com vistas à uma campanha de filiações. O PTB quer filiar novas lideranças, em todo o Estado, para a partir daí podermos formar chapas proporcionais expressivas. Porque nós queremos ter um grande número de candidatos a deputado estadual e federal. Para isto, nós precisamos fortalecer o partido. E nada melhor do que contar com o engajamento e com a participação dos nossos vereadores, que são peças muito importantes na construção dessa proposta do partido”, ressalta o senador.

O PTB é hoje a segunda maior força política do Estado em número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. É por isso que o Encontro de Vereadores, que acontecerá das 8h às 13h, no Maria José Recepções, deverá reunir também outras lideranças e militantes do PTB, a exemplo do empresário Douglas Cintra, suplente do senador Armando Monteiro, e responsável pela organização do evento.

(Crédito das fotos em anexo: Alexandre Albuquerque/Divulgação).

Agnaldo Timóteo em Garanhuns


Em passagem por Garanhuns, o cantor Agnaldo Timóteo visitou, nesta manhã (29), o Palácio Celso Galvão. O artista foi recebido pelo secretário de Governo, Wanderley Gomes, já que o prefeito Izaías Régis se encontra na capital do Estado. (facebook da prefeitura)

A presença do cantor gerou expectativa de sua presença no Festival de Jovem Guarda que acontece em Garanhuns, que aliás, já tem algumas presenças confirmadas como Joana, The Fevers, Sérgio Reis, Renato e seus Blue Caps e Fernando Mendes.

Garanhuns vai receber Patrulha Maria da Penha, além de outras conquistas para mulheres - Saiba do que se trata!


Trazemos agora de nossa página no facebook, onde a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres em Garanhuns, a socióloga Eliane Vilar, postou sobre o Forum de Gestoras que aconteceu em Recife nesta quarta-feira, 28. Transcrevo!

Ontem, no fórum de gestoras dos organismos de Mulheres, em Olinda, tivemos a surpresa feliz de saber que os frutos da reunião que tivemos com as Drªs. Cristina Buarque, Silvia Cordeiro, Gestoras Metropolitanas e o Governador Eduardo Campos, no mês passado, começaram a ser colhidos. 

Na ocasião foi levada a proposta para uma patrulha Maria da Penha, para acompanhar mulheres que solicitarem medidas protetivas. A patrulha passa na casa dessas mulheres (ou onde estiverem) três vezes ao dia, ou mais, se solicitada, para saber se as mulheres estão bem e se não estão sendo importunadas pelo agressor, se está em segurança, se a família está assistida, etc.

O Governador atendeu ao pedido que vai beneficiar grande parte da nossa população. 52% das mulheres de Pernambuco estão na RMR e nas cidades polos. E a secretaria da Mulher é um dos grandes investimentos políticos do seu governo. Dra Cristina consegue TUDO.

Pois bem, cinco cidades foram contempladas com a patrulha Maria da Penha e entre elas está GARANHUNS!

No dia 23 de setembro, estará lançando o programa oficialmente, no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com o envio da lei que cria o Juizado Especial da Mulher, para a Assembleia Legislativa, que vem para Garanhuns!

Também nos foi comunicado que a capacitação para as polícias Militar e Civil, envolvidas no atendimento às mulheres vitimas de violência doméstica e urbana, será realizado em Garanhuns, no mês de outubro. 

São conquistas para as mulheres de nossa cidade, que o Governo Municipal, através da Coordenadoria da Mulher, fica feliz em compartilhar.

A patrulha Maria da Penha será composta de dois policiais homens e uma policial Mulher, em virtude de ainda termos as mulheres como minoria na Policia Militar.

Eliane Simões Vilar

Acordo no MPT beneficia municípios atingidos pela seca

No ano em que o Nordeste brasileiro testemunha a maior seca dos últimos 50 anos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco dá um passo na tentativa de diminuir os efeitos da escassez. O órgão foi responsável por acordo com a empresa Água Mineral Lustral, de Caruaru, que permitiu reversão de multa por execução de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a compra de quatro milhões de litros de água mineral, a serem distribuídos a municípios pernambucanos atingidos pela seca.

A Indústria Várzea Alegre Águas Minerais Ltda., que opera sob o nome fantasia de Água Mineral Lustral, firmou TAC com o MPT em 2010, comprometendo-se a não extrapolar jornadas de trabalho e a pagar corretamente o salário e as horas-extras dos funcionários. Por descumprimento das obrigações previstas no documento, a empresa foi acionada na justiça para execução das multas previstas no termo, calculadas em R$ 3,288 milhões. 

A procuradora do Trabalho à frente do caso, Maria Roberta Melo Komuro da Rocha, considerou a situação atual dos municípios do interior, que sofrem com a escassez de água, para articular acordo para reversão do valor. “O dinheiro arrecadado iria, inicialmente, para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, que é gerido pela União e, por isso, não atenderia diretamente às comunidades e trabalhadores locais. A partir do acordo, conseguimos reverter os valores como benefício para a coletividade. Será uma iniciativa pedagógica e social que irá contribuir, inclusive, para amenizar os impactos da seca na região”, disse a procuradora.

O acordo foi firmado após a empresa propor a reversão dos valores pleiteados na distribuição de água para comunidades da região. Conforme o pactuado, a Lustral fica obrigada a disponibilizar, para entrega em sua fonte, quatro milhões de litros de água mineral, o equivalente a um milhão de reais, a cidades pernambucanas afetadas pela escassez de água. O documento também prevê que são os beneficiários os responsáveis por arcar com a logística necessária ao recebimento, transporte e distribuição da água ofertada, agendando a hora e o dia da retirada. Serão fornecidos 120 mil litros por semana, distribuídos de modo igualitário entre os municípios interessados. 

“Se há possibilidade de disponibilizar 120 mil litros de água por semana e nesta semana todos os municípios indicados manifestarem interesse em recebê-los, os 120 mil litros deverão ser divididos igualmente entre eles”, explica Maria Roberta. A seleção dos municípios que devem receber o auxílio foi feita segundo o critério de proximidade com o local de onde deve ser retirada a água. Considerando os custos logísticos da coleta, transporte e distribuição, foram contactados somente os municípios mais próximos à fonte da empresa, tendo sete demonstrado interesse em receber o benefício.

Mesmo pagando a multa, a empresa deve ficar atenta ao cumprimento das cláusulas do TAC. Uma vez desacatadas, o MPT entrará na justiça do Trabalho com nova ação de execução. A Lustral também deve se comprometer a enviar relatório mensal, em que constem os comprovantes de realização das entregas, indicando os beneficiários, a quantidade de água e o período em que foi entregue. As prefeituras que receberam o auxílio também devem, comprovar o recebimento, no prazo de 10 dias após a entrega. Devem ser mencionadas as comunidades, entidades e/ou pessoas beneficiadas

Cidades

Bonito, Bezerros, Camocim, Catende, Cortês, Gameleira e Sairé são as cidades que devem receber a água. Outros municípios que também queiram o benefício devem entrar em contato com o MPT, na sede do órgão em Caruaru, através do telefone (81) 2101.8025. A Defesa Civil deve ser oficiada para garantir o controle da entrega da água.

NESTA QUINTA: Eduardo Campos no Programa do Ratinho no SBT



O governador Eduardo Campos participa do programa do Ratinho, no SBT, nesta quinta-feira, em São Paulo.

Provável candidato ao Palácio do Planalto, será atração do quadro “Dois dedos de prosa”. Falará diretamente para as classes mais populares do país. Já passaram pelo programa os presidenciáveis Marina Silva (ainda sem partido e à espera da Rede Sustentabilidade) e Aécio Neves (PSDB).

É grande a expectativa dos socialistas e muitas pessoas estão, inclusive, se organizando para assistir juntos a entrevista do governador pernambucano a um dos mais populares comunicadores da televisão brasileira.

Hoje à noite também, Eduardo Campos janta com Aécio Neves, senador mineiro e provável candidato a presidente pelo PSDB. No cardápio, fala-se, acertos para incrementar a campanha do próximo ano, para ambos!

Jupi, Calçado, Palmeirina, Saloá e Iati inauguram bases do SAMU nesta sexta-feira, 30‏


Mais um município do Agreste Meridional confirmou a inauguração da Base Descentralizada do SAMU. O prefeito José Elias de Calçado receberá o Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira na manhã desta sexta-feira, 30, para entregar à população a sede do serviço funcionando.

Jupi, Palmeirina, Saloá e Iati, e agora também Calçado, vão inaugurar oficialmente as Bases do SAMU, todos com a presença da comitiva estadual. O próprio Secretário, Dr. Figueira, estará presente nos municípios e comandará as cerimônias, sendo recepcionado pelos prefeitos e demais autoridades municipais e regionais.

Além das inaugurações, Dr. Figueira estará novamente no Hospital Regional Dom Moura visitando as obras das reformas e se reunindo com a Residência Médica.

"Os serviços do hospital estão sendo tratados como prioridade na saúde regional, e a presença constante do secretário demonstra esta preocupação com as melhorias, tanto nas instalações que passam por reformas, quanto no lado humano da administração, pensando no bem estar das equipes que trabalham naquele que é um dos maiores hospitais do estado" - Afirma Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

Confira a programação do Secretário de Saúde no Agreste Meridional, nesta sexta-feira, 30/08.

7:30h - Visita ao Hospital Regional Dom Moura
8:00h - Reunião com a Residência Médica do HRDM
9:00h - Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Jupi
10:00h - Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Calçado
11:00h - Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Palmeirina
14:00h - Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Saloá
16:00h - Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Iati.

Câmara de Vereadores lança Selo Postal em homenagem aos 202 anos de Garanhuns


Foi lançado oficialmente ontem dia 28, o Selo Postal em comemoração aos 202 anos de nossa cidade, que tem como ilustração a imagem da Avenida Santo Antonio retratada à aproximadamente 100 anos.

A iniciativa foi da Câmara de Vereadores, em parceria com os Correios e o apoio do Instituto Garanhuns, que foi criado para resgatar a história, a cultura e a geografia de nossa cidade!

A informação trouxemos do excelente blog do Anchieta Gueiros, que tem se destacado em revelar nossa história! Anchieta é membro do Instituto Garanhuns.

Obras de pavimentação e drenagem contemplam oito ruas na Cohab II

Oito ruas do conjunto habitacional Cohab II, no bairro Francisco Figueira, em Garanhuns, começaram a passar por obras. Os serviços executados pela Construtora Ancar LTDA contemplam a pavimentação e a drenagem de águas pluviais. Antes de ontem (27), o prefeito Izaías Régis visitou a localidade para acompanhar de perto o trabalho das máquinas.

Estão passando por pavimentação e drenagem de águas pluviais as ruas Alódia Valença, 18, Luiz Gonzaga, Cláudio Alves de Moraes (fotos) e Raimundo Clemente da Rocha. As ruas Alice Tinôco e Manoel Inácio Bezerra também foram autorizadas e serão pavimentadas e drenadas. Já a rua 45 passará apenas pelo serviço de drenagem. O valor das obras está orçado em R$ 611.160,40.

MENSAGEM: Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto 0 Dia Nacional de Combate ao Fumo

O cigarro mata, anualmente, mais do que AIDS, álcool, cocaína, heroína, acidentes de trânsito e suicídios juntos. Um único cigarro contém 4.720 venenos e 70 substâncias cancerígenas. O cigarro mata uma pessoa a cada 8 segundos no mundo. Mata 10 mil pessoas todos os dias. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não-fumantes.

Contra o vício somente a sua força de vontade e o acompanhamento de profissionais.

Hoje é o Dia Nacional de Parar de Fumar! Pense nisso!

www.colegiojoanadarc.com.br/projetos/tabagismo/

SÃO MAGRÃO: Náutico vence jogo e perde nos penaltys para o Sport


Primeiro. Apague o jogo da Ilha do Retiro. O Sport não foi aquele Sport. O Náutico não foi aquele Náutico. Os papéis se inverteram na Arena Pernambuco. O Timbu entrou com gana, desejo de lutar pelo que parecia improvável. O Leão foi cauteloso. Queria um erro do adversário. O resultado foi o placar também inverso: 2 a 0. A decisão teve que ser levada para os pênaltis. Nela, o Sport levou a melhor: 3 a 1. Vai enfrentar o Libertad-PAR, que eliminou o Mineros-VEN, em jogo que aconteceu no mesmo horário.

Nas acadeiras, era a torcida do Sport quem cantava com mais força no começo do jogo. Confiança que veio da vitória na Ilha do Retiro. Em campo, foi o Náutico que se mostrou mais arisco. A marcação avançada complicou a saída de jogo dos rubro-negros. Anderson Pedra chegou a entregar o ouro. Magrão quase fez o mesmo. Mas o Timbu esbarrou nas conhecidas falhas ofensivas e não conseguiu finalizar as jogadas.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.