segunda-feira, 5 de outubro de 2015

GOVERNO DILMA VAI DUPLICAR A BR-423 NO TRECHO SÃO CAETANO - GARANHUNS? - Resultado da Enquete do Blog.




DEVIDO À CRISE ECONÔMICA, VOCÊ ACREDITA QUE O GOVERNO DILMA VAI DUPLICAR A BR-423 NO TRECHO SÃO CAETANO-GARANHUNS?

Claro, os recursos já estão garantidos. 32,78% (98 votos)

Não, até acreditava, mas com a crise, o Governo Federal não terá recursos. 16,05% (48 votos)

Não. Com crise ou sem crise, a obra não sairia mesmo. 51,17% (153 votos)

Total: 299 votos

Prefeitura de Garanhuns divulga listão do Concurso Público e vai começar a chamar aprovados esta semana. Enfim!




A Prefeitura Municipal de Garanhuns, de acordo com termo de reunião realizado no dia 15 de setembro, na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania – Comarca Garanhuns, publicou no Diário Oficial dos Municípios/Amupe na última sexta-feira (02) uma nova portaria de Homologação do Concurso Público, com os anexos contendo os nomes dos candidatos aprovados no certame.

Os anexos contém duas listas, uma com todos os aprovados/classificados no concurso público e respectiva pontuação/classificação, incluindo os declarados pessoa com deficiência e os que estejam ou não dentro das vagas anunciadas no edital. E a outra lista, apenas constando os declarados pessoa com deficiência classificados/aprovados e respectiva pontuação/classificação.

O secretário de Administração de Garanhuns, Bruno Gomes, informa que ainda esta semana iniciará a convocação de candidatos classificados para alguns cargos.

Texto: Luanny Porto

QUEM FOI O CÔNEGO BENIGNO LIRA?



Nesta segunda-feira (05), às 19:30 horas, será realizada a Palestra "Colégio Diocesano e a Obra do Cônego Benigno Lira", pelo professor Cláudio Gonçalves, na sede do Instituto Histórico de Garanhuns.

O evento faz parte das homenagens do Instituto ao Colégio Diocesano, que este ano comemora o seu centenário.

CÔNEGO BENIGNO DE LIRA

Cláudio Gonçalves
Ao assumir a paróquia de Garanhuns, o Cônego Benigno Lira, em janeiro de 1915, dois padres recém-ordenados - João Olímpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz - lhe foram dados como coadjutores, para que o Padre José Ferreira Antero pudesse ficar livre do trabalho paroquial e, assim ser fundado o colégio dos meninos. 

Em 19 de março de 1915 é fundado o Gymnásio de Garanhuns, pelo Cônego Benígno Lira, ficando o Padre José Ferreira Antero como primeiro diretor.

Sendo o dia 19 de março um sábado, as aulas começariam a funcionar na segunda-feira 21 de março. Começou a funcionar no Chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral. Hoje, Banco Bradesco.

A palestra versará sobre a história do Cônego, na conjuntura daquela época.

*Sobre texto do confrade Anchieta Gueiros

José Cláudio Gonçalves de Lima nasceu em Garanhuns, tem formação e especialização em História. É Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, coordenador do Arquivo Público Municipal, pertence à Academia de Letras de Garanhuns, cadeira n° 39 do patrono Alberto da Silva Rêgo.

Tem dois livros lançados; Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns, e República.



*Sobre texto do confrade Anchieta Gueiros

JUVENTUDE DE PERNAMBUCO participa de Conferência Estadual‏

Evento discute propostas de construção e avanços de políticas públicas. Encontro acontece nesta segunda (5) e terça-feira (6) no Centro de Convenções, em Olinda



“As várias formas de mudar Pernambuco” estão sendo discutidas nesta segunda (5) e terça-feira (6) durante III Conferência Estadual de Juventude, que acontece no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em torno desse tema, cerca de 500 delegados, escolhidos em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e representando diversos segmentos de juventudes, apresentam e defendem propostas de construção e avanços de políticas públicas.

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Desenvolvimento social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, e pelo secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ/PE), João Suassuna. “Este é um ano simbólico, marca os 30 anos do processo de redemocratização do Brasil. Nosso grande desafio nessa hora é a reafirmação dos avanços na garantia de direitos e diminuição das diferenças”, afirmou Isaltino Nascimento.

De acordo com o secretário, a juventude precisa estar atenta à defesa de temas que interessam diretamente este e outros segmentos que estão diretamente interligados, como as questões da educação, profissionalização, cultura e garantia de direito à titulação da terra para quilombolas e indígenas. “Ninguém melhor do que a juventude para defende essas bandeiras”, disse Isaltino.

“A juventude nunca deixou de ser partícipe na construção de políticas públicas e esse diálogo servirá justamente para isso”, ressaltou João Suassuna. Segundo ele, o ambiente é propício, por reunir representantes de todos os segmentos de juventudes: quilombolas, ciganos, negros, LGBT, pessoas com deficiências, índios, povos tradicionais e de terreiros; dos centros urbanos e rurais.

“Queremos a efetivação de uma política de educação do campo e não apenas programas temporários. Vamos lutar pela implantação de ensino técnico em agroecologia e licenciaturas de educação no campo, voltados para a nossa realidade”, defendeu Josivan Ferreira, 19 anos, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparetama.

Quilombola, Otaviano Soares, 21 anos, de Petrolândia, vai participar das discussões do eixo Cultura. “Defendemos a vinculação das Casas de Juventudes como espaço para o fortalecimento das raízes das populações negras e grupos quilombolas. Queremos o reconhecimento desses direitos e o incentivo às atividades culturais, ao artesanato e à educação”.

DINÂMICA – No primeiro dia, no período da tarde, os delegados participantes se dividem em grupos para discutir 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura, Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.

Os temas são trabalhados em salas específicas e cada grupo constrói cinco propostas. No segundo dia, durante a plenária geral, 22 propostas prioritárias são eleitas. Essas, por sua vez, serão levadas à Conferência Nacional pelos 54 delegados, também eleitos na etapa estadual. A Conferência Nacional de Juventude acontece em Brasília (DF), de 16 a 19 de dezembro.

FEIRA DO PRODUTOR supera expectativas em Garanhuns



Garanhuns está promovendo, desde a última sexta-feira (02), a “Feira do Produtor” – ação do movimento Compre do Pequeno Negócio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, que está sendo realizado no Parque Euclides Dourado, segue até às 21h de hoje (05), quando também é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A Feira conta com 36 estandes de diversas cidades da região. Produtos como flores, hortaliças, artesanatos e uma grande variedade de produtos gastronômicos são comercializados no local. O evento também recebeu atrações culturais no fim de semana. A Orquestra Manoel Rabelo, Léo e Banda e o projeto “Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos”, contribuíram ainda mais para o sucesso do movimento. 

Balanço 

De acordo com o gerente da Unidade do Sebrae em Garanhuns, Moshe Dayan Fernandes, o faturamento da Feira do Produtor, no fim de semana, superou os 40 mil reais. Em média, 20 mil pessoas passaram pelo local e os setores que mais se destacaram foram os de flores e plantas ornamentais, além de bolos e doces. “Nós percebemos que muitos negócios foram fechados, não só entre o público e os vendedores, mas também entre os próprios microempreendedores do local. Isso só mostra a importância de um evento como esse para alavancar a economia da região. Para o próximo ano já pensamos em aumentar a ação, trazendo em dois finais de semana”, registra Moshe. 

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges, também falou sobre o sucesso da feira na cidade. “Para nós as expectativas foram superadas e Garanhuns provou ser realmente uma cidade promotora de grandes eventos”, destacou o secretário.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o maior objetivo da ação foi alcançado. “Em um momento de incertezas econômicas, como esse que estamos vivendo, dinamizar a economia da região é de suma importância. O sucesso foi tão grande, que, tanto os empresários, como os visitantes pediram para que a feira tivesse prosseguimento. Esse feedback positivo foi muito significante pra nós”, disse. 

A Feira do Produtor é uma realização do Sebrae e da Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

SECOM GARANHUNS
Texto: Samara Pontes
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto

Dia 5 de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa



Hoje é o dia da Micro e Pequena Empresa, data criada em 1999 para marcar a sanção do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). Do estatuto vieram grandes alterações que mudaram a vida das MPEs. Em 2006, entra em vigor a lei do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às MPEs, que unifica oito tributos em um único boleto. Em 2014, a grande conquista: a aprovação da Lei 147/14, que trouxe nada menos que 81 alterações importantes que terão impactos significativos no dia a dia das empresas. 

Hoje, no Brasil, são mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas optantes pelo Simples, que correspondem a mais de 99% dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no País, que empregam 54,3% dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Outro ponto que merece destaque, e que deve ser comemorado, é a opção do trabalhador se tornar microempreendedor individual (MEI). Dados do governo, mostram que mais de 5 milhões de pessoas saíram da informalidade e optaram pelo modelo, que garante de direitos previdenciários como salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

O Sistema Comicro-Femicro-Amicro faz parte dessa história de tantos avanços, mas de ainda tantos desafios. O presidente da Comicro e Femicro-PE, José Tarcísio da Silva, conta como tudo começou. Vinte anos atrás, as federações, buscando representatividade, começaram a surgir nos estados com nomenclaturas diferentes. “Após a constituição de 1988, que garantiu tratamento diferenciado e favorecido para as ME e EPP nos campos fiscal, tributário e creditício, começamos a nos organizar no sentido da regulamentação e da prática desse tratamento diferenciado que a constituição agora garantia, diz.”

Mais uma rua na escuridão em Garanhuns



Alô Ronaldo

É assim que se encontra a Rua Monsenhor Afonso Pequeno, que fica por trás da sub-estação da Celpe, no bairro São José. Tem três postes com as lâmpadas queimadas. Já entrei em contato com a Celpe, mas a mesma informa que não pode fazer nada porque a responsável é a prefeitura de Garanhuns.

A rua é via de acesso à UPE e aos bairros da Brasília e Magano.

Agradeço se puder mostrar,

Leitor do Blog


AGORA COMIGO: Enquanto as principais avenidas receberam LED, a gente vê cada vez mais a população reclamando da escuridão na periferia da cidade.

Seria fácil resolver, com maior aproximação entre a CELPE e a prefeitura, já que muita gente ainda procura a empresa de energia para resolver os problema. E a administração municipal teria que ter canais com a população mais claros e objetivos. 

Na prática, pouca gente sabe a quem e como pedir ajuda. Termina sendo os blogs a prestarem mais este serviço de utilidade pública.

Exercício: Você sabe para qual número ligar ou o local a se dirigir se precisar informar lâmpadas apagadas em sua rua? Boa pergunta para nossa enquete.

TOTAL DE VOTOS DOS ELEITOS PARA O CONSELHO TUTELAR DE GARANHUNS



RESULTADO FINAL

ELEITOS
1. Genoveva - 1.530 votos
2. Pastor Samuel - 814 votos
3. Pastor Ricardo dos Anjos - 766 votos
4. Socorro Carvalho - 434 votos
5. Eliane Silva - 387 votos

SUPLENTES
6. Moretson - 378 votos
7. Stoni Costa - 336 votos
8. Izabel Chalegra  - 322 votos
9. Mário do Conselho - 318 votos
10. Cida da Cohab II  - 288 votos

Após uma longa demora para iniciar a apuração, Garanhuns já conhece os novos conselheiros tutelares. Duas urnas foram impugnadas.

Faremos uma análise sobre o resultado.

Para saber mais, Clique aqui...

OS ELEITOS PARA O CONSELHO TUTELAR DE GARANHUNS



ELEITOS

1. Genoveva
2. Pastor Samuel
3. Pastor Ricardo dos Anjos
4. Socorro Carvalho
5. Eliane Silva

Foram contabilizados 6.566 votos

SUPLENTES

6.Moretson
7. Stoni Costa
8. Izabel Chalegra
9. Mário do Conselho
10. Cida da Cohab II

SAIBA O TOTAL DE VOTOS, CLICANDO AQUI.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.