Nesta segunda-feira (05), às 19:30 horas, será realizada a Palestra "Colégio Diocesano e a Obra do Cônego Benigno Lira", pelo professor Cláudio Gonçalves, na sede do Instituto Histórico de Garanhuns.
O evento faz parte das homenagens do Instituto ao Colégio Diocesano, que este ano comemora o seu centenário.
CÔNEGO BENIGNO DE LIRA
Cláudio Gonçalves |
Ao assumir a paróquia de Garanhuns, o Cônego Benigno Lira, em janeiro de 1915, dois padres recém-ordenados - João Olímpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz - lhe foram dados como coadjutores, para que o Padre José Ferreira Antero pudesse ficar livre do trabalho paroquial e, assim ser fundado o colégio dos meninos.
Em 19 de março de 1915 é fundado o Gymnásio de Garanhuns, pelo Cônego Benígno Lira, ficando o Padre José Ferreira Antero como primeiro diretor.
Sendo o dia 19 de março um sábado, as aulas começariam a funcionar na segunda-feira 21 de março. Começou a funcionar no Chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral. Hoje, Banco Bradesco.
A palestra versará sobre a história do Cônego, na conjuntura daquela época.
*Sobre texto do confrade Anchieta Gueiros
*Sobre texto do confrade Anchieta Gueiros
José Cláudio Gonçalves de Lima nasceu em Garanhuns, tem formação e especialização em História. É Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, coordenador do Arquivo Público Municipal, pertence à Academia de Letras de Garanhuns, cadeira n° 39 do patrono Alberto da Silva Rêgo.
Tem dois livros lançados; Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns, e República.
*Sobre texto do confrade Anchieta Gueiros