quarta-feira, 23 de março de 2016

Relação dos políticos pernambucanos na lista da Odebrecht

Ex-aliados, Armando, Eduardo e Humberto aparecem na planilha de repasses da Odebrecht


Veja a lista dos políticos de Pernambuco citados na lista de doações da Odebrecht. A investigação ainda vai analisar os dados para conferir se se tratam de doações legais, contabilizadas nas campanhas, ou se foram repasses de Caixa 2, oriundos dos esquemas de desvios dos cofres públicos: 

1. Armando Monteiro Neto (PTB), atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; 

2. Raul Jungman (PPS), atual deputado federal; 

3. Elias Gomes (PSDB), atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes; 

4. Bruno Araújo (PSDB), atual deputado federal; 

5. Daniel Coelho (PSDB), atual deputado federal; 

6. Humberto Costa (PT), atual senador da República; 

7. Pedro Eugenio (PT), ex-deputado federal, falecido; 

8. Geraldo Julio (PSB), atual prefeito do Recife 

9. Mendonça Filho (DEM), atual deputado federal; 

10. Jarbas Vasconcelos Filho (PMDB), concorreu e perdeu para vereador do Recife em 2012; 

11. Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, falecido em agosto de 2014; 

12. Ettore Labanca (PSB), atual presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe); 

13. Fernando Bezerra Coelho (PSB), atual senador da República; 

14. Severino Branquinho (PSB), atual prefeito de Bezerros; 

15. Vado da Farmárcia (sem partido), atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho; 

16. Betinho Gomes (PSDB), atual deputado federal;

A lista da Odebrecht e a queda da República



Desde o início da Operação Lava-Jato e as primeiras delações premiadas, fala-se que se se descobrir tudo, com todo mundo envolvido contando o que sabe, cai a República. Diziam, se Marcelo Odebrecht delatar, vai envolver políticos de todos os partidos. Pois é.

Muita coisa ainda vem por aí. A mulher do marqueteiro João Santana já aceitou a delação, a mesma coisa o ex-deputado Pedro Correia, de quem também se espera muito. Gente feito Zé Dirceu, se aceitasse entregar os companheiros, também ampliava muito o alcance das investigações.

Marcelo Odebrecht, filho de Emílio Odebrecht, já havia liberado os executivos da empreiteira a assinarem a delação, mas agora ele mesmo vai falar.

Antes mesmo de abrir a boca, ou pressionado pelas investigações cada vez mais no seu calcanhar, Marcelo viu a Polícia Federal descobrir um esquema de pagamento de propinas, para o qual tinha sistema próprio, como se fosse um departamento da empresa. 

E aí apareceu a lista de doações, provavelmente para campanhas eleitorais, que ainda não ficou claro se são lícitas ou irregulares, mas que mexem no cenário político brasileiro, pois contém grandes lideranças do governo e da oposição, como Aécio Neves, José Serra, Fernando Haddad, Humberto Costa (líder do Governo no Senado), Jaques Wagner, Randolph Rodrigues, Mercadante, Alckmin, Aldo Rebelo, Tarso Genro, Jader Barbalho, e os de sempre, Renan, Cunha, Sarney, etc. De Pernambuco, Eduardo Campos, Armando Monteiro, Daniel Coelho, Bruno Araújo, Raul Jungmann, Geraldo Júlio, Elias Gomes, entre outros, além do próprio Humberto, que ganhou apelido no listão: Drácula. 

Ao todo, são mais de 200 políticos, de 18 partidos e várias esferas do poder, de prefeito a senador, ministro, vereador...

No Brasil, as campanhas políticas sempre são muito caras, e os esquemas de doações, lícitas ou não, servem para financiar suas eleições. O dinheiro é quem define quem vai ter mais apoios, vai ter mais material, mais campanha e mais gente trabalhando. É quase como comprar um mandato.

Com tanta gente na lista, se forem comprovadas as irregularidades, a faxina é mais difícil de fazer, mas não deixa de ser necessária.

Mesmo com os seus envolvidos no listão, o governo gostou, pois embaralha o jogo e coloca a grande maioria dos personagens políticos no mesmo saco. Em tempos de impeachment, muda o foco da imprensa e da opinião pública.

Turismo de Arcoverde servirá de exemplo para Garanhuns

Secretários de Turismo de Arcoverde, Pesqueira, Garanhuns, Bom Conselho, Poção e Ibimirim


A cidade de Pesqueira sediou reunião da instância de governança regional da Região Turística da Crença e da Arte do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, na última terça-feira (22).

Arcoverde foi representada pelo secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco. Estiveram presentes também enviados de Pesqueira, Garanhuns, Bom Conselho, Poção e Ibimirim.

“Arcoverde, das presentes, é a única que está totalmente dentro das exigências, por possuir a Secretaria de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo e um Plano Municipal de Turismo, por meio de Lei Municipal, sendo solicitado para servir de modelo para os demais.”, explicou o secretário de Arcoverde.

As instâncias são exigência do Ministério para que a região turística seja consolidada e o município, no contexto de sua região, possa ser enquadrado e habilitado para receber investimentos para obras de infraestrutura turística e preservação de seus atrativos.

A próxima reunião será no dia 1º de abril, também em Pesqueira, com as presenças de representantes do MTur, SETUR-PE e EMPETUR, prováveis presenças de empresários do setor do turismo.

“Já me comprometi e levarei os empresários locais da rede hoteleira, gastrônomica e de agências de viagem”, finalizou Pacheco.

LINHAS AÉREAS: Vereador quer rotas de voos da AZUL em Garanhuns



O vereador Audálio encaminhou solicitação ao Governo do Estado e a ANAC no sentido de incluir Garanhuns no sistema de rotas aéreas do novo centro de conexões da Azul Linhas Aéreas em Pernambuco. O empenho do parlamentar garanhuense se deu com a formalização para implantação do hub da referida empresa no Recife.

Com a implantação do hub a malha aérea pernambucana irá se desenvolver trazendo mais investimentos e desenvolvimento, principalmente para o interior com as já anunciadas rotas para Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, fato esse que incrementará a economia e o turismo com o transporte de cargas e de passageiros que será favorecido com a interiorização das rotas.

“Garanhuns tem que fazer parte do referido hub que fará conexões com todos estados da região Nordeste, pois a mesma é polo de uma região com aproximação dos estados de Alagoas e Bahia, sendo ainda uma referência para a região com seus polos médico, educacional e turístico, dessa forma vamos melhorar o turismo e os negócios que trarão renda e investimentos para nossa cidade” ressaltou o vereador Audálio autor da proposta.

Serra Talhada e Caruaru, que já estão no sistema de linhas do hub da azul, receberão investimentos do Governo Federal para reformar e modernizar seus aeroportos, a exemplo de Garanhuns, que conforme já foi anunciado, também faz parte desse pacote de cidades que receberão os mesmos investimentos, ficando assim em iguais condições para receber linhas aéreas tanto da Azul quanto de outras companhias aéreas.

POTENCIALIZANDO O TURISMO: O vereador Audálio afirma que Garanhuns terá muito a ganhar ao receber os voos da Azul, pois com implantação do hub a Azul confirmou que aos fins de semana, será criada uma malha dedicada à Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, voltada a quem viaja a lazer para o Nordeste, ligando grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de Presidente Prudente, aos destinos turísticos do Nordeste via Recife.

Aesa pode oferecer cursos de Farmácia e Fisioterapia no vestibular do meio do ano‏



Enquanto a AESGA - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, deu meia volta no planejamento de cursos como Arquitetura e Ciências Contábeis, e a FAMEG-ITPAC não se pronuncia mais sobre os cursos que teria autorização do Ministério da Educação para funcionar, outras instituições se movimentam para ofertar novas opções aos estudantes do interior do estado.

Com a visita da equipe do Conselho de Educação de Pernambuco, em dezembro de 2015, para implantação do curso de Farmácia e, na última sexta-feira (18), com mais uma visita para instalação do curso de Fisioterapia, fortalece a expectativa para que Aesa, Autarquia de Arcoverde, possa oferecer os dois cursos já no vestibular do meio do ano.

De acordo com a direção da Escola Superior de Saúde Arcoverde – ESSA, o projeto de Fisioterapia foi aprovado pelos conselheiros e a próxima etapa é o encaminhamento para o plenário do Conselho. Lá eles avaliam o parecer do conselheiro e faz a aprovação final para o funcionamento.

Na ocasião, os três conselheiros e duas professoras do curso de Fisioterapia da UFPE ainda visitaram o Hospital Mens Sana, provável campo de prática para os estudantes.

Além da instalação de pós-graduações, em 2015, foi a vez do curso de Psicologia e, em 2016, do de Gestão Comercial.

“Estamos incrementando nosso perfil com novos cursos de acordo com a demanda do mercado”, enfatizou o presidente da Aesa, Roberto Coelho, que ainda reforçou: “há 46 anos, a Aesa forma professores por meio dos cursos de licenciatura e ela é a pioneira, entre as 13 autarquias do estado, em trazer Farmácia e Fisioterapia para a grade da instituição."

Concurso Público em São Bento do Una



A prefeita de São Bento do Una, Débora Luzinete de Almeida Severo, firmou Termo de Compromisso perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para a adoção de medidas administrativas necessárias ao ajuste da admissão e da contratação de servidores no município, inclusive com a realização de concurso público.

Com a assinatura do Termo, elaborado pelo promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, a gestão municipal se comprometeu a concluir, dentro do prazo máximo de seis meses, o levantamento dos ajustes necessários para adequar o quadro de servidores da prefeitura de São Bento do Una, apresentando um total de vagas que devem ser oferecidas para concurso público, e elaborando em seguida o calendário para a realização do certame.

No caso de descumprimento das obrigações estipuladas no termo de compromisso, o município de São Bento do Una fica sujeito a uma multa diária no valor de R$1.000. A Promotoria de Justiça de São Bento do Una foi estabelecida como foro para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do termo de compromisso, que foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira (17).

Admissão legal – O termo de compromisso está alinhado ao projeto estratégico do MPPE Admissão legal, que exige o cumprimento das normas legais (constitucionais e infraconstitucionais) que regulam a admissão e contratação de pessoal no âmbito do Poder Público, por meio de articulações com órgãos internos e externos, visando pôr fim à contratação temporária de funcionários para ocupar cargos de natureza permanente.

http://www.mppe.mp.br/

Rádio Jornal Recife: A entrevista dos prefeitos a Geraldo Freire

Confira o áudio do Programa Geraldo Freire: Rádio Jornal Recife

Prefeitos de Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns participaram do debate
Foto: Rádio Jornal


Os prefeitos de três importantes cidades do interior falam dos desafios da gestão, crise econômica e política e o que aguardam para este ano eleitoral. Geraldo Freire recebeu no Debate da Super Manhã, desta terça-feira (22), os prefeitos José Queiroz, Izaías Régis e José Patriota, das cidades de Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira, respectivamente. 

O encontro serviu também para que os prefeitos fizessem uma avaliação de suas gestões. Sobre a mobilidade em Caruaru, Queiroz avalia como boa. “Nós fizemos uma integração de vias de asfalto da cidade toda, dos bairros até o centro”, disse. 

O prefeito falou ainda que foi implantada em Caruaru uma empresa para cuidar do transporte e da segurança, a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra). 

Sobre a crise econômica e possíveis atrasos de salário, os prefeitos falam como estão lidando com a situação. “Para nós, administradores públicos e executivos, administrarmos o servidor público é muito complicado”, comentou o prefeito Izaías Régis. “É complicado. A gente teve uma greve de três dias dos professores. Acho que vai haver greve no estado e nos municípios”, disse. “Nós não vamos poder dar aquele 11,76%. Eu já fiz todas as contas e não consegui chegar num denominador”, completou. 

José Queiroz fala das greves que a cidade de Caruaru enfrentou recentemente com médicos. “Nós enfrentamos os piores momentos com greve dos professores e dos médicos”, disse. “Com os médicos nós estamos bem. Além do mais, o Sistema de Saúde mudou completamente. Esse mês de janeiro nós oferecemos 8,5% de aumento para os médicos, oferecemos 10,47% para os membros da Destra e pagamos o ajuste do salário mínimo”, completou. São quase 11 mil servidores que o quadro de Caruaru contempla. 

O prefeito de Afogados da Ingazeira e também presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, fala da situação dos municípios. “A cada dia esse ente federativo vem sendo enfraquecido politicamente e economicamente”, disse. “Os municípios com até 50 mil habitantes padecem mais, porque não tem nem de quem cobrar imposto”, avaliou. 

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui, e vá até o final da reportagem no site da Rádio Jornal.


VOCÊ DE HONDA NOVA EM ALVES MOTOS GARANHUNS

Chegou a sua hora de sair de Honda novinha. Confira as condições que separamos para você que quer conquistar o seu sonho e pagar bem pouquinho por mês. 

Está esperando o que?





MENSAGEM DE PÁSCOA - COLÉGIO SANTA JOANA D'ARC




Em clima de comunhão, nossos alunos foram recepcionados pelo Padre Emerson, que fez bela exposição aos jovens sobre o verdadeiro significado da Páscoa: A passagem e a sabedoria que Cristo nos ensinou, a partilha de amor, cuidado e respeito, entre outros ensinamentos da Bíblia.

Nossos alunos comungaram com o pão e suco de uva, simbolizando um dos atos cristãos da páscoa.

Desejamos a todos um semana de muita paz, oração e reflexão, que sua família seja abençoada e agraciada pela esperança, compaixão e fraternidade.

Profª Maria Almeida
Colégio Santa Joana D'Arc



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.