DESTAQUES DO BLOG

DR. ELENÍLSON LIBERATO

terça-feira, 29 de maio de 2018

Caminhoneiros liberam rodovia em Garanhuns e outros pontos do estado



O Jornal do Commercio, em sua página na internet, acaba de divulgar que a Polícia Rodoviária Federal liberou a BR-423 em Garanhuns, na altura do quilômetro 97, onde caminhoneiros faziam um bloqueio há nove dias, contra o aumento do diesel, entre outras reivindicações.

Além de Garanhuns, foram desbloqueados trechos da BR-104 em Caruaru, BR-232 também em Caruaru e da BR-408, em Paudalho.

veja a matéria do JC

UPE ABRE INSCRIÇÕES DO PREVUPE EM 41 POLOS NO ESTADO PARA MAIS DE 11 MIL VAGAS


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o edital do processo seletivo do curso Pré-vestibular da UPE (Prevupe), destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 11.520 vagas para 41 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas presencialmente no dia 02/06, das 8h às 12h, nos municípios e locais de funcionamento do cursinho. O edital e outras informações estão no site abaixo: 

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

A taxa de inscrição, que custa R$ 35,00, deverá ser paga através de depósito bancário. Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 20 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de língua portuguesa, matemática. O teste será aplicado no dia 09/06, no horário das 09h às 12h, nos locais onde efetuou sua inscrição. A UPE ofereceu nos dias 26 e 27/05 o período de pedido de isenção.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala uma hora após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site, até o dia 15 de junho do corrente ano.

As matrículas serão realizadas no dia 16/06, das 8h às 10h, na unidade em que o aluno fará o curso. Os dias 17 e 23/06 serão reservados para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a primeira listagem será divulgada no dia 29/06, a partir das 8h, no endereço eletrônico: www.upenet.com.br

As aulas serão ministradas a partir do dia 16 de junho, às 10h, e ocorrerão regularmente aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos em turno parcial, das 8h às 12h. Haverá também atividades aos domingos das 13h às 17h, quando se fizer necessário. Outras informações através do telefone: (81) 3033-7387.

PREVUPE - Projeto de extensão da UPE que também se configura como uma estratégia de iniciação à docência para estudantes das licenciaturas da Universidade, e de outras IES públicas, pois, preferencialmente, são esses licenciados que atuam nas aulas do projeto, o que lhes garante uma mínima experiência profissional, essencial para sua formação como profissional.

Em suas últimas versões, o Prevupe conta com o fundamental apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que, através da Secretaria de Educação, firma uma grande parceira, uma vez que além de financiar o projeto, o direciona ao seu público, pois se destina aos estudantes e egressos da rede pública.

Dessa forma, pode-se afirmar que o Prevupe enquanto projeto político/pedagógico se torna uma política pública pernambucana de inclusão, uma vez que, promove ações que potencializam uma educação básica de qualidade, permitindo que alcance todas as camadas sociais nas mais diversas mesos e microrregiões do estado de Pernambuco. Uma proposta construída com base na experiência e resultados dos anos anteriores, pautada sobretudo, nos instrumentos necessários para o desenvolvimento coletivo das lutas contra a apropriação privada da riqueza e do saber, situando a educação como política social do estado de Pernambuco. 

Informações da Imprensa da Universidade de Pernambuco

Em nota, Federação e Sindicato de Transportes de Cargas defendem fim da paralisação dos caminhoneiros. CONFIRA



Com relação à paralisação dos caminhoneiros, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Nordeste - FETRACAN considera que as negociações mantidas com o Governo Federal já alcançaram as demandas dos mesmos, não havendo motivação legitimada para a continuidade do movimento. 

Após mais de 8 dias de protesto, o quadro de colapso instalado em decorrência da paralisação precisa ser revertido com urgência, inclusive com a liberação imediata dos caminhões de propriedade das transportadoras retidos compulsoriamente nos bloqueios, a fim de que voltem a circular normalmente. 

A FETRACAN tem buscado atuar junto ao Governo no sentido de viabilizar a referida liberação, promovendo assim a segurança e normalização das atividades em consonância com todos os setores.

Atenciosamente,

NILSON ALFREDO GIBSON DUARTE RODRIGUES SOBRINHO
Presidente
Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste – FETRACAN

MOACYR RIBEIRO COSTA
Presidente
Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Pernambuco - SETCEPE

BALANÇO DO SINTEPE SOBRE O DIA 28 DE MAIO




O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) acompanhou o desenrolar da Crise de Abastecimento, resultado da política desastrosa de preços do Governo golpista de Michel Temer e Pedro Parente, que culminou com a Greve dos Caminhoneiros em todo o país.

1. Consideramos que 90% das Escolas da Rede Pública Estadual não funcionaram hoje (28/05). As escolas, por ordem do Governo, abriram, mas os estudantes em sua grande maioria não compareceram.

2. Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação que moravam perto das unidades compareceram e a grande maioria não teve como se locomover ao local de trabalho.

3. As escolas do centro do Recife não tiveram aula, apesar de abertas. Por exemplo, na Escola Estadual João Barbalho chegaram três professores e seis alunos, no Centro Interescolar Luiz Delgado chegaram três estudantes, no Ginásio Pernambucano da Avenida Cruz Cabugá chegaram próximo de 80 estudantes, enquanto o Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora funcionou até o 12h por falta de estudantes e professores. Em Ipojuca e Igarassu, todas as escolas estiveram fechadas.

4. O motivo era simples: as pessoas não tinham como se locomover às escolas. O Governo prometeu que a frota do transporte público estaria 100% disponível, mas isso não foi uma realidade.

5. No interior tem uma questão mais grave que é a suspensão do transporte escolar pelas prefeituras, o que dificultou ainda mais o funcionamento das escolas.

6. O Sintepe destaca que as escolas que abriram funcionaram precariamente.

7. A rede não funcionou, seja pela dificuldade de acesso, pela falta de combustível ou pela insegurança, porque as ruas estão desertas e o comércio praticamente sem funcionar.

8. Há um clima de insegurança que não permite uma atuação efetiva dos profissionais da educação.

9. O Sintepe também afirma que a reposição das aulas será discutida com o governo após o término do movimento.

10. Portanto, o Sintepe advoga que o Governo do Estado anuncie nesta terça-feira (29/05) a suspensão das atividades na Rede Pública Estadual até a completa normalização dos serviços públicos essenciais. O Sindicato orienta que os Trabalhadores em Educação com dificuldades para o deslocamento não se dirijam ao seu local de trabalho.

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.