quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Armando Monteiro faz visita de cortesia a Silvino Duarte e Aurora Cristina






FOTOS: Heronides Silvestre

Em sua primeira visita oficial em Garanhuns, ao lado de deputados federais e outras autoridades estaduais, o senador Armando Monteiro realizou um prestigiado encontro na Prefeitura, sendo recebido pelo prefeito Izaías Régis e praticamente todos os secretários municipais e vereadores da base aliada. Muitas outras pessoas estiveram na Prefeitura, com  destaques a diversos servidores e representantes da imprensa.

Sobre este encontro ainda traremos mais informações.

Porém, outro encontro levou Armando Monteiro à casa do ex-prefeito Silvino Duarte, que o recepcionou com a família. A visita, descontraída, teve apenas caráter de cortesia, marcado pela consideração mútua, principalmente pelo apoio do ex-prefeito que retirou sua candidatura na campanha do ano passado fortalecendo o projeto vitorioso do senador para Garanhuns, com a eleição de Izaías Régis.

Não se tratou de política, porém mostra a simpatia nascida, e o fato do senador ter ido até à casa do ex-prefeito, demonstra o respeito à figura do ex-prefeito e da ex-deputada Aurora Cristina.

DUPLICAÇÃO DA BR-423: Audiência Pública em Garanhuns deve marcar entrega do projeto ao Governo Federal



Acontece no dia 14 de fevereiro uma audiência pública, aqui em Garanhuns, para discutir a duplicação da BR-423. O evento é uma parceria do prefeito Izaías Régis com a Secretaria de Transportes do estado, que tem Isaltino Nascimento como titular da pasta. 

Segundo o colunista Dárcio Rabelo, de Arcoverde, o projeto executivo da obra, que foi elaborado pelo Governo do Estado com recursos do Ministério dos Transportes, deverá ser entregue ao governo federal na primeira quinzena de fevereiro.

O trecho a ser duplicado é o importante acesso ao Agreste Meridional pernambucano, de São Caetano a Garanhuns. A via serve como canal de escoamento da produção da maior bacia leiteira do Estado, além de receber grande fluxo de veículos pesados, e automóveis de passeio, por levar o movimento vindo também de outros estados como Alagoas e Bahia, que chegam pela continuação da BR-423 que vai até Paulo Afonso-BA, ou pela BR-424 que corta municípios da região até chegar em Bom Conselho e no estado de Alagoas. 

Além do tráfego devido a Bacia Leiteira, outros polos econômicos engrossam o fluxo da BR-423 como o polo da confecção que engloba Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, principalmente, vindos até do estado da Bahia.

Vê-se também muitas cegonhas que partem das cidades produtoras, principalmente do sudeste e da Bahia que passam por aqui rumo aos estados mais ao norte da região.

A duplicação é uma necessidade regional que trará mais dividendos para o estado, mais agilidade no tráfego e que permitirá que vidas sejam salvas na estrada que se tornou muito perigosa.

Professor da AESGA assume vice- presidência do CRA/PE



Desde que assumiu a vice-presidência do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE), em dezembro de 2012, o professor e administrador José Carlos Gomes de Souza, vem trabalhando para que a área tenha maior expansão no interior do Estado. Além de vice-presidente, o docente também é diretor regional do CRA no Agreste e conselheiro do Órgão.

Em Garanhuns, a sede do CRA funciona nas dependências da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), e promove junto aos profissionais administradores uma série de atividades voltadas ao segmento. Dentre elas, a elaboração de projetos, fiscalizações, registro de novos profissionais, capacitações, seminários e congressos.

Segundo informações do professor José Carlos, um grande passo foi dado quando houve a inserção do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA), a Autarquia, no ano de 2009, o qual proporciona ao acadêmico a oportunidade de colocar em prática seu conhecimento adquirido em sala de aula. “Já vínhamos complementando o trabalho dos estudantes através do NIPA. Agora, também podemos contribuir com os formandos, bem como com os demais administradores da Região, através de diversas modalidades, a exemplo da emissão das carteiras do CRA, tornando-os legalmente habilitados para o exercício da profissão”, destacou o vice-presidente do Conselho.

Já para o mês de março, está sendo elaborado um Projeto de um Seminário, direcionado aos alunos e professores da Faculdade de Ciências da Administração (FAGA), constituído pelo NIPA em parceria com o CRA, o qual abordará temáticas relacionadas ao universo da administração, sendo ministrado por profissionais de destaque na área.

Previdência Social completa 90 anos nesta quinta-feira

A Previdência Social completa 90 anos nesta quinta-feira (24). No seu aniversário, a Previdência comemora também a marca de 30 milhões de benefícios mantidos mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os avanços da Previdência nos últimos anos foram responsáveis pela melhoria da qualidade do atendimento aos segurados, por meio de ações de gestão que agilizaram o atendimento, reduziram as filas e melhoraram o relacionamento com os cidadãos. 

Em comemoração, a instituição lançou, no último domingo (20), em todo país uma nova campanha publicitária destacando os benefícios e serviços oferecidos aos cidadãos. A campanha traz como slogan: Previdência Social – cada vez mais presente no futuro dos brasileiros. O objetivo é reforçar a importância da contribuição para a garantia dos benefícios oferecidos no futuro.

A campanha será veiculada durante todo o ano de 2013 e homenageia os brasileiros que se beneficiam da Previdência há 90 anos. Todos os personagens que aparecem na publicidade são realmente segurados da Previdência Social.

PREFEITO DE CORRENTES VAI DENUNCIAR SUCATEAMENTO DA PREFEITURA POR GESTÃO ANTERIOR


Uma prefeitura sucateada. A frase sintetiza o panorama encontrado pelo Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) ao ser empossado prefeito de Correntes. Computadores danificados; contas de água, luz e telefone sem pagamento; veículos e máquinas quebradas; inadimplência junto a prestadores de serviço e fornecedores, além da falta de pagamento dos professores, médicos, dentistas e demais servidores referente ao mês de dezembro. “Estamos com uma batata quente nas mãos. Recebemos por dia cerca de 200 a 300 mil reais de débitos realizados pela gestão anterior”, chama a atenção o Prefeito. 

Ainda segundo o Prefeito Edimilson da Bahia, o Governo do seu antecessor, utilizou mais de quinhentos mil reais do Fundo de Previdência dos Servidores de Correntes e fez um parcelamento sem a devida autorização da Câmara de Vereadores. “O parcelamento foi feito as pressas e de forma irregular. Estou tomando todas as medidas legais junto a Justiça, para que tudo seja apurado e os culpados sejam punidos”, ressaltou o Governante Correntino.

Além de buscar resolver as pendências legais da Prefeitura, o Prefeito Edimilson da Bahia já trabalha na conclusão de um relatório, em que apresentará as condições que recebeu o Governo das Correntes junto aos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. “Também faremos uma Audiência Pública defronte a Prefeitura, contando com a participação do povo de Correntes e da imprensa da Região, para apresentar, detalhadamente, inclusive com material impresso, as reais condições que encontramos o município das Correntes. Queremos que a Justiça faça a sua parte e o povo fique informado das reais condições que recebemos a Prefeitura das Correntes”, finalizou o Prefeito Edimilson da Bahia. (Carlos Eugênio)

Prefeitura de Garanhuns convoca sociedade para cooperar no embelezamento da cidade



Objetivando despertar na sociedade a necessidade de união para o resgate da beleza, autoestima e o amor á Cidade, o Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo inicia uma série de ações de melhoria para fazer a Cidade que a gente quer. São praças, parques, jardins, prédios ou espaços públicos de interesse cultural, bem como avenidas, calçadas e meio fio, na pauta de pintura, recuperação, capinação e jardinagem.

Para tornar possíveis estas ações, o Governo Municipal conta com parceiros locais, bem como com a colaboração popular, através da preservação e pequenos cuidados diários como não jogar papéis ou embalagens plásticas nas ruas ou calçadas, por exemplo. Além da Secretaria de Obras, até agora a iniciativa
conta com parceiros como Mano Imóveis, Droga Rápida, Inácio dos Guinchos e Sementeira do Pau Pombo.

As atividades já foram iniciadas na Esplanada Guadalajara, Centro Cultural, e Praças Dom Moura II e III. 

A ideia é tornar a sociedade participativa nas ações de resgate da beleza e do charme da nossa cidade, para
juntos construirmos uma Garanhuns melhor. Para ser um parceiro e colaborar com o projeto, basta procurar a Secretaria de Turismo, localizada no Centro Administrativo, e obter mais informações.

texto: SECOM Garanhuns

Risco de seca será cobrado na conta de luz


Apesar de ter as tarifas reduzidas a partir do mês que vem, com a prorrogação dos contratos de concessão, o consumidor terá de arcar com um novo custo na conta de luz: o "risco hidrológico".

O termo técnico indica um gasto extra que ocorre principalmente em épocas de seca, quando a produção das hidrelétricas diminui e a empresa é obrigada a comprar energia no mercado livre (cujos preços não são regulados) para honrar seus compromissos com os clientes.

Nos contratos antigos, as elétricas tinham uma remuneração maior pelo serviço prestado. Por isso, ficava a cargo delas arcar com o custo da compra de energia se houvesse dificuldade para cumprir os compromissos.

Com a renovação das concessões, a tarifa vai cair, na média, 20%, segundo compromisso do governo. Porém, o consumidor passará a assumir essa conta maior se for preciso comprar mais energia no mercado livre.

A mudança passará a valer a partir do dia 5 de fevereiro, quando ocorre a revisão tarifária extraordinária das distribuidoras. É nesse dia também que o consumidor saberá se o desconto na tarifa realmente será o prometido.

Se houver necessidade de ampliação da estrutura ou qualquer novo investimento, o consumidor também terá que bancá-lo. Antes, porém, a Aneel terá de avaliar a necessidade do projeto.

Ainda não existe um cálculo estimado sobre o impacto do risco hidrológico ou dos futuros investimentos das elétricas sobre as tarifas. O consumidor irá descobrir o valor do reajuste anualmente, nas revisões tarifárias.

CENÁRIO DIFÍCIL

As chuvas dos últimos dias melhoraram ligeiramente o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste, as mais críticas, mas as térmicas continuam ligadas no mesmo nível do início do ano.

Segundo o meteorologista do Climatempo Alexandre Nascimento, para atravessar 2013 com tranquilidade, o país deveria acumular 1.200 milímetros nas principais bacias do Sudeste, o que não vai acontecer, segundo ele, porque há indicações de que as chuvas estejam diminuindo.

Pelos seus cálculos, em janeiro a acumulação será de no máximo 350 milímetros e, somando fevereiro e março, serão mais 300 milímetros, bem abaixo do necessário.

Se os reservatórios continuarem baixos, há risco de o abastecimento em 2014, ano da Copa, ficar comprometido.

EM RECUPERAÇÃO Nível dos reservatórios brasileiros sobe com as chuvas



Colégio Santa Joana D'Arc também tem seu blog



Com material didático, paradidático, informações importantes e acesso a conteúdos necessários para pais, alunos, professores e comunidade em geral, o blog do Colégio Santa Joana D'Arc é interativo, dinâmico e, portanto, uma ferramenta a mais na construção do aprendizado dos seus alunos, e acompanhamento dos responsáveis.

Ótima iniciativa!

Técnico Chokito troca o Tigre pelo Leão



Tá no Blog do Simão Silva.
.

O Tigre começa 2013 sofrendo um forte golpe em seu elenco. O treinador Fabiano Chokito deixou a equipe para trabalhar no Sport Clube do Recife. No Leão Chokito vai acumular as fonções de treinador e coordenador técnico da modalidade na Ilha do Retiro, com a missão de desenvolver um trabalho em conjunto com as categorias de futebol de campo.

A saida de Chokito do Tigre pode também ter influência no elenco do time garanhuense pois é de sua vontade levar alguns atletas da sua ex-equipe para seu novo clube. Chokito jogou como ala do Leão nos anos de 93 e 94, quando ajudou os leoninos a conquistar a Taça Cidade do Recife.

AGORA COMIGO: Com Chokito o Tigre se tornou tetra-campeão pernambucano e vice da Taça Brasil, além de estar sempre representando o estado nas competições nacionais nos últimos anos.

Pelo jeito, parece que vem aí um projeto forte para tentar desbancar a fera de Garanhuns, e utilizando da própria receita do interior.

ProJovem Urbano de Saloá encontra Ministro da Educação

Os docentes do Projovem Urbano (Alvaro Deangelles e Suele Alves) e a turismóloga e professora PJU – Amanda Maciel Ferraz levaram um grupo de estudantes de Saloá-PE para uma visita técnica em Olinda na qual conversaram com Joice  Raposo (neta do saúdo ícone do carnaval de Olinda “Lorde”) como publicado ontem que pode ser acessado pelo link  e depois o grupo seguiu para a capital pernambucana para aula in lócu no Museu do Homem do Nordeste no qual se encontrou com o Ministro da Educação (Aloizio Mercadante).

  

Na ocasião também estava presente o presidente da Fundação Gilberto Freyre, como mostra a foto a seguir na qual aparece com o ministro e os professores já mencionados



Fonte: BLOGATIVO / http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.