segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ex-alunos do Santa Sofia realizam ENCONTRÃO sábado, após o desfile!


O evento acontece logo após o desfile, no sábado a tarde. A banda se apresenta no Coluna Café, e os ex-alunos com a camiseta têm acesso gratuito. Serão armadas tendas do lado de fora, e a rua será fechada da Praça da Fonte Luminosa até o Coluna, com mesas e cadeiras para que todos possam participar da festa. 

Debate dos blogueiros com os candidatos a prefeito não vai mais acontecer - SAIIBA MAIS.



Definitivamente os blogueiros entraram no mundo da comunicação para participar ativamente da vida político-social da cidade. Em vários momentos nos últimos três anos a influência desta nova mídia informativa foi importante para gerar o debate da cidade e informar com o nosso sotaque as coisas locais. Em vários episódios a força dos blogueiros (e dos grupos no facebook) se fez presente: Fameg, Antônio Dourado, campanha eleitoral, acompanhamento administrativo da prefeitura e estadual (BR, medicina, barragem, UPAE, Dom Moura, etc.), universidades, boas e más notícias, muito da nossa vida cotidiana passou necessariamente pelos blogs, principalmente os locais, que de certa forma impactaram os da capital e por eles foram também influenciados.

Continuando este processo de identificação com a cidade e a sociedade, já que tem se transformado também em uma mídia inquieta e crítica, seria natural incentivar o debate entre os candidatos a prefeito, e ele estava agendado para esta quarta-feira, dia 12. Reuniões foram feitas para se definir formato, enviar ofícios, determinar atividades e funções, e... infelizmente não vai acontecer. Nosso amigo Calvino Brasil, Flávia Simone e a advogada Priscila Belens, que estavam à frente da organização, viram dois dos principais convites serem recusados. Os candidatos Zé da Luz e Silvino Duarte, acho até que a segunda desistência se dá em função do primeiro.

Izaías Régis e Paulo Camelo são os dois mais ávidos por debater com os adversários, e não estão vendo os meios de comunicação agendar esses encontros. Não sabemos ainda se haverá na televisão. As rádios de Garanhuns não estão programando debates, nem simples entrevistas. Caberia aos blogueiros criar este momento, mas, infelizmente diante da recusa de dois candidatos, perdeu-se o interesse, pois de debate passaria a ser entrevista. Achou-se melhor o cancelamento.

Explica-se a ausência de Zé da Luz, segundo sua assessoria, pelo bom momento nas pesquisas e pelo receio de ter os três adversários no ataque ao candidato do PHS, como foi visto no guia desta segunda-feira. Possivelmente, analiso, que conta para esta decisão outros fatores como o candidato saber que não tem o apoio da classe média e formadores de opinião, mais atentas ao debate, e talvez o trauma do debate da Tv em 2008. Assim, como tem sido um candidato popular, que vem crescendo no meio do povão, o prejuízo do debate pode ser menor se não se expor.

Infelizmente para a cidade não é bom, pois seria muito interessante termos os candidatos frente a frente, expondo suas propostas, debatendo com os adversários para esclarecer as dúvidas para os indecisos ou confirmar a intenção de voto dos simpatizantes.

O debate é essencial ao plano democrático de escolhas de representantes.

Quanto a Silvino, creio que não lhe interessa participar de um debate sem a presença de um dos principais adversários, principalmente na periferia da cidade.

E Izaías e Paulo Camelo, que torciam por debate desde o início da campanha, o jeito é continuar usando o guia eleitoral para passar suas mensagens e cobrar a presença dos adversários. Aliás, até cobrar dos meios de comunicação existentes no município que provoquem os candidatos.

RESUMO DO GUIA ELEITORAL DE GARANHUNS - 10/09/2012


ZÉ DA LUZ - PHS 31

O programa continua surpreendendo sempre com novidades e bem produzido. Hoje, iniciou chamando o ouvinte para uma conversa de amigo para amigo, disse que Zé da Luz está crescendo porque entende as pessoas, e pediu para que não deixem falar mal do candidato, e que no programa da coligação não se fala mal de ninguém, que tudo que Zé da Luz quer é colocar "ordem na casa". Segundo os locutores, falar mal dos outros candidatos é coisa de quem está desesperado.
O programa falou que Zé da Luz ganhou a última eleição em Garanhuns, em 2010, e para isto teve apoios importantes como os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro. Interessante que um é do PT, partido aliado de Izaías Régis, e o outro é do próprio partido de Izaías, o PTB, e seu principal padrinho político. Uma certa ousadia dos diretores do guia e da campanha. O programa disse também que nenhum dos dois vai virar as costas para Garanhuns, quem quer que seja o prefeito eleito. Também registrou Eduardo Campos como amigo pessoal de Zé da Luz, e também o apoio inconteste do deputado federal Inocêncio Oliveira, que deu um depoimento ao programa falando da possível criação da Universidade do Agreste, lembrando seu empenho em trazer o curso de medicina para a UPE. Inocêncio disse também que a cidade precisa pensar no turismo como forma de economia sustentável e não viver somente de eventos. Falou do polo de Laticínios, outrora forte e que precisa ser incentivado. Reclamou do contorno da cidade e da necessidade de melhorar as vias de acesso de Garanhuns para que muitos veículos não precisem passar pelo centro da cidade, causando mais transtornos.
Uma nova música fala do candidato como o guerreiro que trabalha pelo povo.

IZAÍAS RÉGIS - PTB 14

A nova fase do guia eleitoral de Izaías Régis começou repetindo a novelinha em que uma criança questiona ao pai pela falta de comida e de brinquedos. Fica claro que a dificuldade da família se dá pela falta de trabalho e de renda, então a criança começa a cantarolar a música de Izaías, e o pai entende que o candidato é a solução. A música é terna e foi utilizada em outros momentos do programa.
O próprio Izaías entra no tema para defender investimentos na cidade, que possibilitem a nossos filhos não precisarem mais deixar Garanhuns em busca de oportunidades. "Precisamos fazer a mudança de verdade, e para isto conto com você" - pediu Izaías aos ouvintes.
Para atrair indústrias, Izaías promete incentivos, e maior apoio ao comércio, agricultura e a cultura local. "Garanhuns não pode parar".
A locução do programa trouxe o histórico de um ex-prefeito (Silvino Duarte). Vereador, vice-prefeito, prefeito em duas gestões, fez o sucessor e agora quer voltar. "É preciso mudar" - registrou o locutor.
Outro candidato só fez nascer em Garanhuns e foi logo para a capital, depois foi prefeito de uma cidade pequena e o IDH é um dos piores do estado (Índice de Desenvolvimento Humano). Não tem saúde, as pessoas vêm para Garanhuns, e tem servidor ganhando R$ 150 por mês.
O outro (Paulo Camelo) é até bem intencionado, mas não tem grupo, iria administrar com quem? Questiona o programa.
Segundo o programa, Izaías conquistou tudo que tem hoje com seus próprios esforços, e mesmo antes de ser político já trabalhava pela cidade. É creditado ao deputado a nova Ciretran, o Corpo de Bombeiros, Faculdades, Pavimentações, Expresso Cidadão, Eventos que possibilitaram renda para a cidade, entre outras ações. 
Foram lembrados os apoios do governador Eduardo Campos, dos senadores, e de Lula e Dilma. Aliados que vão dar sustentação à administração de Izaías.
O empresário Adolfo Lopes, que na última eleição teve mais de 7 mil votos para prefeito, disse ser um cidadão engajado e que continua acreditando que Garanhuns tem futuro, e por isto está com Izaías Régis, um gestor que já deu provas de sua competência, que conseguiu fazer uma ampla composição, que mesmo na vida pública, há três mandatos, continua com a ficha limpa, e que por isto, o tão sonhado desenvolvimento da cidade deve vir com a eleição do deputado para prefeito. "Só assim Garanhuns resolverá seus problemas e voltará a ter dignidade. O povo pode mais" - registrou Adolfo.
O jovem Denis Carvalho teve seu depoimento repetido do último programa, que por sinal teve boa repercussão, onde defende Garanhuns, dizendo o que quer do futuro e fazendo comparações entre os candidatos.
Os apresentadores citaram alguns projetos de Izaías:
- Escolas em tempo Integral
- Criação de um novo Distrito Industrial
- Verbas para asfaltar centenas de ruas
- Fortalecimento do Festival de Inverno
- Criação de novos eventos
- Investimentos em saúde, educação, etc.
- Construção de academias nos bairros, que possam melhor no conjunto a qualidade de vida da população.
O comerciante Marcos Ferreira defendeu a candidatura do deputado, lembrando que ele é um político presente na cidade, conhece as pessoas e os problemas, e por isto é a solução para Garanhuns.
O programa termina citando que Izaías Régis é o líder das pesquisas desde novembro do ano passado.

SILVINO DUARTE - PSDB 45

O guia de Silvino trouxe o depimento do jovem Tailan, que acaba de concluir seu curso de Administração na AESGA, e que a conquista se deu graças a uma bolsa de estudo. Tailan agradece a Silvino a criação do programa de incentivo aos jovens, e a professora Eliane Vilar, presidente da Autarquia. Tailan tem dado palestras contando sua história de garoto simples que cuidava do jardim a estudante pós-graduando.
A apresentação lembra da administração do então prefeito, e diz que ele já fez muito, e que tem credibilidade para prometer e fazer muito mais.
Em uma indireta (mais que direta) a Zé da Luz, os apresentadores dizem que o candidato não compra votos distribuindo cachaça, tijolos, cimento, botijão de gás, cachaça e dinheiro. E diz que esta estratégia do adversário não deu certo. Que a cidade quer avançar.
Voltando a falar sobre o ensino superior, é lembrado que a AESGA cresceu muito nos últimos anos, se fortaleceu. E foi na administração de Silvino que ela conquistou seu prédio próprio, criou os cursos de marketing, turismo e administração hospitalar, e deu início aos cursos de pós-graduação. Foi também criado o curso de Direito, e incentivos aos estudantes carentes com bolsas de estudo, além da criação do programa Aluno Colaborador.
A presidente da AESGA, Eliane Simões, registrou o quanto o ensino superior se desenvolveu em Garanhuns nos últimos anos, e a importância da Instituição Municipal neste contexto. Lembrou que Silvino ofereceu condições para o desenvolvimento da Autarquia, e disse que é preciso continuar crescendo, e por isto acredita que Silvino vai promover ainda mais o ensino superior. "Ele já fez isso, e vai fazer mais" - Registrou a competente gestora.
Silvino Duarte, presente em todos os programas, disse que fica feliz quando vê que as ações podem melhorar a vida das pessoas, como aconteceu com o Tailan. Por isto, prometeu criar novos cursos superiores, como Arquitetura, Engenharia de Produção e outros cursos na área. Também a Universidade da 3ª Idade, e mais ofertas de bolsas, inclusive que beneficiem as comunidades quilombolas, e convênios com Polícia Militar, Prefeitura e outras instituições.
Silvino disse que irá criar também o Centro de Excelência de Educação Básica, no prédio do antigo Colégio Municipal, em parceria com a AESGA, oferecendo do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e também preparação para o vestibular.

PAULO CAMELO - PSOL 50

Começou com o provérbio chinês já apresentado em todos os programas anteriores. No guia de hoje o engenheiro Paulo Camelo criticou diretamente Zé da Luz, supondo que este pense em transformar Garanhuns numa colônia de Caetés. "Será que ele vai levar nossas águas minerais e o Festival de Inverno para Caetés?" - Questionou. E foi mais incisivo. "Zé da Luz disse que vai militarizar a guarda municipal numa parceria com o 9º BPM, armando nossa guarda até com cães farejadores, para que? Para perseguir nossos trabalhadores?" 
A locução diz que Paulo Camelo não desmoraliza o eleitor lhe oferecendo dinheiro e cachaça.


PARA LER OS GUIAS ANTERIORES, CLIQUE NO MARCADOR "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.

CDL Garanhuns recebe candidatos a prefeito



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns inicia nesta terça-feira, 11 de setembro, uma série de encontros com os candidatos a prefeito da Cidade. O objetivo da CDL local é continuar com o forte propósito democrático de promover uma maior aproximação da população, em especial da classe empresarial, as propostas e planos dos candidatos para administrar o Município a partir do próximo ano.
De acordo com a proposta da CDL, os encontros obedecerão ao seguinte cronograma: dia 11 de setembro – Silvino Duarte, candidato do PSDB; dia 12 de setembro – Zé da Luz, candidato do PHS; dia 13 de setembro – Paulo Camelo, candidato do PSOL e dia 14 de setembro – Izaías Regis, candidato do PTB.  Cada candidato terá um tempo de trinta minutos para expor suas ideias e propostas e em seguida ele deverá responder aos questionamentos feitos pelos empresários presentes em cada encontro.
Para o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto Soares, este é mais um importante momento proporcionado pela CDL. “Em um momento tão importante como este, em que se definem os rumos do Município pelos próximos quatro anos, nós que fazemos a CDL não poderíamos nos furtar de ouvir as propostas de cada candidato, agindo assim, temos certeza que estamos contribuindo para o fortalecimento da democracia em nossa Cidade”, afirmou.
Os Encontros acontecerão a partir das 19 horas, no auditório da CDL Garanhuns e são abertos a participação de todos os interessados em contribuir com este momento esclarecedor para a política local.

Professora Ana Cecília é destaque da AESGA em grandes eventos

Ana Cecília (com o microfone) ao lado dos jornalistas da Rede Globo Francisco José e Sônia Bridi

Destaque nos mais diversos setores, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) é uma Instituição que vem crescendo cada vez mais em todo o País. Orgulho de todos, membros do corpo docente da AESGA, a exemplo da professora Ana Cecília Sobral dão um show de conhecimento, quando o assunto é educação.

Na última terça-feira, 4 de setembro, Ana Cecília foi destaque na programação do X Congresso Internacional de Tecnologia de Educação, no Centro de Convenções, em Olinda, com o tema: “Educação, tecnologia e sustentabilidade”.

Com uma temática inovadora e atual, a Docente brilhou com a apresentação do trabalho “COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE (COP ONLINE) E COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: Uma experiência no Facebook”. “Para nós que fazemos a AESGA, é um orgulho ver o quanto os nossos professores estão crescendo e se qualificando cada vez mais”, afirmou a presidente da Autarquia, Eliane Simões.

Além deste, a professora Ana Cecília foi presença garantida na Bienal Internacional do Livro em Garanhuns, que teve início neste domingo, 9 de setembro. A Docente dividiu o palco com o renomado jornalista Francisco José, com Sônia Bridi, que palestrou sobre o seu livro "Diário do Clima" e com o Professor Carlos Guedes.

Candidatos começam a fazer referências mais objetivas uns aos outros


Publicaremos ainda hoje o resumo do guia eleitoral desta segunda-feira, mas vamos adiantar uma observação que ficou clara. Cada vez mais os candidatos fazem referências uns aos outros.

Estivemos este final de semana viajando por algumas cidades, e em Arapiraca pudemos verificar a campanha mais acirrada. Os candidatos estão utilizando o guia eleitoral e as inserções de 30seg no rádio, além dos carros de som, mais para fazer referências ao adversários que propriamente mostrar seus planos para a cidade. Lá, disputam Rogério Teófilo (PSDB) com apoio do governador Teo Vilela, e Célia Rocha, deputada federal (PTB) com o apoio do atual prefeito Luciano Barbosa, bem avaliado pela população. A propaganda de Rogério ataca Célia chamando-a de ingrata, pois se elegeu deputada prometendo conseguir recursos em Brasília para a cidade e agora está deixando Arapiraca sem representação federal, e por sua vez, Célia acusa Rogério de ser responsável pela má educação do estado, pois teria sido o Secretário de Educação sem melhorar o nível e tendo até escolas que desabaram durante sua gestão.

Aqui em Garanhuns ainda não estamos nesta situação, mas vai começando, o que não se pode é descambar para o lado pessoal, e baixar o nível da campanha. Pois o debate é justamente para mostrar porque se deve votar em um e não no outro. O candidato tem que mostrar (e provar) que é melhor que o outro, e o histórico na vida pública é um bom ingrediente.

Os guias de hoje mostram que este tipo de estratégia vai se intensificar.

O guia de Izaías teve uma espécie de editorial que lembrou que Silvino já foi vereador, vice-prefeito, prefeito por oito anos, elegeu seu sucessor Luis Carlos, e agora tenta voltar de novo. E aí diz que está na hora da cidade optar pela mudança. Quanto a Zé da Luz, foi ainda mais incisivo. Diz que ele só fez nascer aqui e foi para a capital, depois foi prefeito de uma cidade pequena e não conseguiu melhorar o IDH, índice que verifica serviços para a população como saúde e educação. Disse também que tem servidores que ganham somente R$ 150,00 por mês.

Os guias de Silvino e de Paulo Camelo foram também obetivos no ataque a Zé da Luz. Numa clara referência ao adversário, o guia do ex-prefeito disse que Silvino não compra votos distribuindo cachaça. botijão de gás, tijolo, cimento e dinheiro. Disse que a estratégia de Zé não deu certo, que a cidade quer avançar e não pode ter um governo assim.

Paulo Camelo foi o mais direto de todos, pois citou o nome de Zé da Luz. O ataque de um engenheiro ao outro ressaltou que o ex-prefeito de Caetés quer transformar Garanhuns em colônia da cidade vizinha. "Para que? Vai levar nossas águas minerais e o Festival de Inverno para Caetés?". Paulo Camelo disse que a cidade que foi administrada por Zé da Luz traz seu lixo para Garanhuns, "e paga por isto?". A LOCAR é quem administra o aterro sanitário.

E encerrando, Paulo Camelo ainda disse novamente que Zé da Luz quer militarizar a guarda municipal, conforme já relatou em um guia passado. Com a parceria com a Polícia Militar e até cães farejadores. Para que? Para reprimir os trabalhadores?

Parece que daqui para a frente, Zé da Luz, principalmente, não vai ter vida fácil nos guias adversários.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.