ZÉ DA LUZ - PHS 31
O programa continua surpreendendo sempre com novidades e bem produzido. Hoje, iniciou chamando o ouvinte para uma conversa de amigo para amigo, disse que Zé da Luz está crescendo porque entende as pessoas, e pediu para que não deixem falar mal do candidato, e que no programa da coligação não se fala mal de ninguém, que tudo que Zé da Luz quer é colocar "ordem na casa". Segundo os locutores, falar mal dos outros candidatos é coisa de quem está desesperado.
O programa falou que Zé da Luz ganhou a última eleição em Garanhuns, em 2010, e para isto teve apoios importantes como os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro. Interessante que um é do PT, partido aliado de Izaías Régis, e o outro é do próprio partido de Izaías, o PTB, e seu principal padrinho político. Uma certa ousadia dos diretores do guia e da campanha. O programa disse também que nenhum dos dois vai virar as costas para Garanhuns, quem quer que seja o prefeito eleito. Também registrou Eduardo Campos como amigo pessoal de Zé da Luz, e também o apoio inconteste do deputado federal Inocêncio Oliveira, que deu um depoimento ao programa falando da possível criação da Universidade do Agreste, lembrando seu empenho em trazer o curso de medicina para a UPE. Inocêncio disse também que a cidade precisa pensar no turismo como forma de economia sustentável e não viver somente de eventos. Falou do polo de Laticínios, outrora forte e que precisa ser incentivado. Reclamou do contorno da cidade e da necessidade de melhorar as vias de acesso de Garanhuns para que muitos veículos não precisem passar pelo centro da cidade, causando mais transtornos.
Uma nova música fala do candidato como o guerreiro que trabalha pelo povo.
IZAÍAS RÉGIS - PTB 14
A nova fase do guia eleitoral de Izaías Régis começou repetindo a novelinha em que uma criança questiona ao pai pela falta de comida e de brinquedos. Fica claro que a dificuldade da família se dá pela falta de trabalho e de renda, então a criança começa a cantarolar a música de Izaías, e o pai entende que o candidato é a solução. A música é terna e foi utilizada em outros momentos do programa.
O próprio Izaías entra no tema para defender investimentos na cidade, que possibilitem a nossos filhos não precisarem mais deixar Garanhuns em busca de oportunidades. "Precisamos fazer a mudança de verdade, e para isto conto com você" - pediu Izaías aos ouvintes.
Para atrair indústrias, Izaías promete incentivos, e maior apoio ao comércio, agricultura e a cultura local. "Garanhuns não pode parar".
A locução do programa trouxe o histórico de um ex-prefeito (Silvino Duarte). Vereador, vice-prefeito, prefeito em duas gestões, fez o sucessor e agora quer voltar. "É preciso mudar" - registrou o locutor.
Outro candidato só fez nascer em Garanhuns e foi logo para a capital, depois foi prefeito de uma cidade pequena e o IDH é um dos piores do estado (Índice de Desenvolvimento Humano). Não tem saúde, as pessoas vêm para Garanhuns, e tem servidor ganhando R$ 150 por mês.
O outro (Paulo Camelo) é até bem intencionado, mas não tem grupo, iria administrar com quem? Questiona o programa.
Segundo o programa, Izaías conquistou tudo que tem hoje com seus próprios esforços, e mesmo antes de ser político já trabalhava pela cidade. É creditado ao deputado a nova Ciretran, o Corpo de Bombeiros, Faculdades, Pavimentações, Expresso Cidadão, Eventos que possibilitaram renda para a cidade, entre outras ações.
Foram lembrados os apoios do governador Eduardo Campos, dos senadores, e de Lula e Dilma. Aliados que vão dar sustentação à administração de Izaías.
O empresário Adolfo Lopes, que na última eleição teve mais de 7 mil votos para prefeito, disse ser um cidadão engajado e que continua acreditando que Garanhuns tem futuro, e por isto está com Izaías Régis, um gestor que já deu provas de sua competência, que conseguiu fazer uma ampla composição, que mesmo na vida pública, há três mandatos, continua com a ficha limpa, e que por isto, o tão sonhado desenvolvimento da cidade deve vir com a eleição do deputado para prefeito. "Só assim Garanhuns resolverá seus problemas e voltará a ter dignidade. O povo pode mais" - registrou Adolfo.
O jovem Denis Carvalho teve seu depoimento repetido do último programa, que por sinal teve boa repercussão, onde defende Garanhuns, dizendo o que quer do futuro e fazendo comparações entre os candidatos.
Os apresentadores citaram alguns projetos de Izaías:
- Escolas em tempo Integral
- Criação de um novo Distrito Industrial
- Verbas para asfaltar centenas de ruas
- Fortalecimento do Festival de Inverno
- Criação de novos eventos
- Investimentos em saúde, educação, etc.
- Construção de academias nos bairros, que possam melhor no conjunto a qualidade de vida da população.
O comerciante Marcos Ferreira defendeu a candidatura do deputado, lembrando que ele é um político presente na cidade, conhece as pessoas e os problemas, e por isto é a solução para Garanhuns.
O programa termina citando que Izaías Régis é o líder das pesquisas desde novembro do ano passado.
SILVINO DUARTE - PSDB 45
O guia de Silvino trouxe o depimento do jovem Tailan, que acaba de concluir seu curso de Administração na AESGA, e que a conquista se deu graças a uma bolsa de estudo. Tailan agradece a Silvino a criação do programa de incentivo aos jovens, e a professora Eliane Vilar, presidente da Autarquia. Tailan tem dado palestras contando sua história de garoto simples que cuidava do jardim a estudante pós-graduando.
A apresentação lembra da administração do então prefeito, e diz que ele já fez muito, e que tem credibilidade para prometer e fazer muito mais.
Em uma indireta (mais que direta) a Zé da Luz, os apresentadores dizem que o candidato não compra votos distribuindo cachaça, tijolos, cimento, botijão de gás, cachaça e dinheiro. E diz que esta estratégia do adversário não deu certo. Que a cidade quer avançar.
Voltando a falar sobre o ensino superior, é lembrado que a AESGA cresceu muito nos últimos anos, se fortaleceu. E foi na administração de Silvino que ela conquistou seu prédio próprio, criou os cursos de marketing, turismo e administração hospitalar, e deu início aos cursos de pós-graduação. Foi também criado o curso de Direito, e incentivos aos estudantes carentes com bolsas de estudo, além da criação do programa Aluno Colaborador.
A presidente da AESGA, Eliane Simões, registrou o quanto o ensino superior se desenvolveu em Garanhuns nos últimos anos, e a importância da Instituição Municipal neste contexto. Lembrou que Silvino ofereceu condições para o desenvolvimento da Autarquia, e disse que é preciso continuar crescendo, e por isto acredita que Silvino vai promover ainda mais o ensino superior. "Ele já fez isso, e vai fazer mais" - Registrou a competente gestora.
Silvino Duarte, presente em todos os programas, disse que fica feliz quando vê que as ações podem melhorar a vida das pessoas, como aconteceu com o Tailan. Por isto, prometeu criar novos cursos superiores, como Arquitetura, Engenharia de Produção e outros cursos na área. Também a Universidade da 3ª Idade, e mais ofertas de bolsas, inclusive que beneficiem as comunidades quilombolas, e convênios com Polícia Militar, Prefeitura e outras instituições.
Silvino disse que irá criar também o Centro de Excelência de Educação Básica, no prédio do antigo Colégio Municipal, em parceria com a AESGA, oferecendo do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e também preparação para o vestibular.
PAULO CAMELO - PSOL 50
Começou com o provérbio chinês já apresentado em todos os programas anteriores. No guia de hoje o engenheiro Paulo Camelo criticou diretamente Zé da Luz, supondo que este pense em transformar Garanhuns numa colônia de Caetés. "Será que ele vai levar nossas águas minerais e o Festival de Inverno para Caetés?" - Questionou. E foi mais incisivo. "Zé da Luz disse que vai militarizar a guarda municipal numa parceria com o 9º BPM, armando nossa guarda até com cães farejadores, para que? Para perseguir nossos trabalhadores?"
A locução diz que Paulo Camelo não desmoraliza o eleitor lhe oferecendo dinheiro e cachaça.
PARA LER OS GUIAS ANTERIORES, CLIQUE NO MARCADOR "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.
PARA LER OS GUIAS ANTERIORES, CLIQUE NO MARCADOR "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.