segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Candidatos começam a fazer referências mais objetivas uns aos outros


Publicaremos ainda hoje o resumo do guia eleitoral desta segunda-feira, mas vamos adiantar uma observação que ficou clara. Cada vez mais os candidatos fazem referências uns aos outros.

Estivemos este final de semana viajando por algumas cidades, e em Arapiraca pudemos verificar a campanha mais acirrada. Os candidatos estão utilizando o guia eleitoral e as inserções de 30seg no rádio, além dos carros de som, mais para fazer referências ao adversários que propriamente mostrar seus planos para a cidade. Lá, disputam Rogério Teófilo (PSDB) com apoio do governador Teo Vilela, e Célia Rocha, deputada federal (PTB) com o apoio do atual prefeito Luciano Barbosa, bem avaliado pela população. A propaganda de Rogério ataca Célia chamando-a de ingrata, pois se elegeu deputada prometendo conseguir recursos em Brasília para a cidade e agora está deixando Arapiraca sem representação federal, e por sua vez, Célia acusa Rogério de ser responsável pela má educação do estado, pois teria sido o Secretário de Educação sem melhorar o nível e tendo até escolas que desabaram durante sua gestão.

Aqui em Garanhuns ainda não estamos nesta situação, mas vai começando, o que não se pode é descambar para o lado pessoal, e baixar o nível da campanha. Pois o debate é justamente para mostrar porque se deve votar em um e não no outro. O candidato tem que mostrar (e provar) que é melhor que o outro, e o histórico na vida pública é um bom ingrediente.

Os guias de hoje mostram que este tipo de estratégia vai se intensificar.

O guia de Izaías teve uma espécie de editorial que lembrou que Silvino já foi vereador, vice-prefeito, prefeito por oito anos, elegeu seu sucessor Luis Carlos, e agora tenta voltar de novo. E aí diz que está na hora da cidade optar pela mudança. Quanto a Zé da Luz, foi ainda mais incisivo. Diz que ele só fez nascer aqui e foi para a capital, depois foi prefeito de uma cidade pequena e não conseguiu melhorar o IDH, índice que verifica serviços para a população como saúde e educação. Disse também que tem servidores que ganham somente R$ 150,00 por mês.

Os guias de Silvino e de Paulo Camelo foram também obetivos no ataque a Zé da Luz. Numa clara referência ao adversário, o guia do ex-prefeito disse que Silvino não compra votos distribuindo cachaça. botijão de gás, tijolo, cimento e dinheiro. Disse que a estratégia de Zé não deu certo, que a cidade quer avançar e não pode ter um governo assim.

Paulo Camelo foi o mais direto de todos, pois citou o nome de Zé da Luz. O ataque de um engenheiro ao outro ressaltou que o ex-prefeito de Caetés quer transformar Garanhuns em colônia da cidade vizinha. "Para que? Vai levar nossas águas minerais e o Festival de Inverno para Caetés?". Paulo Camelo disse que a cidade que foi administrada por Zé da Luz traz seu lixo para Garanhuns, "e paga por isto?". A LOCAR é quem administra o aterro sanitário.

E encerrando, Paulo Camelo ainda disse novamente que Zé da Luz quer militarizar a guarda municipal, conforme já relatou em um guia passado. Com a parceria com a Polícia Militar e até cães farejadores. Para que? Para reprimir os trabalhadores?

Parece que daqui para a frente, Zé da Luz, principalmente, não vai ter vida fácil nos guias adversários.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.