Estávamos na internet lendo sobre a próxima Copa do Mundo e pensando sobre como Garanhuns poderia aproveitar este evento internacional que chama a atenção de bilhões de pessoas no mundo! Será que poderíamos trazer uma seleção européia para fazer daqui sua casa? As televisões acompanham o dia-a-dia dos principais times e os grandes jogadores. Nosso clima é frio e isso poderia ser destacado a um país frio europeu. Mas aí despertamos para nosso principal garoto propaganda, o próprio presidente Lula. Como estamos tratando esse ícone? Temos algo em Garanhuns que faça essa homenagem? É inacreditável que ainda não tenhamos o memorial do maior filho ilustre dessas terras. Além de ser presidente da república o nosso conterrâneo vive batendo recordes de aprovação popular. E não temos um produto turístico para aproveitar esse fenômeno? Digo isso porque Lula vive defendendo Garanhuns e diz pra todo mundo em todo canto que é de Garanhuns. Faz eternas referências. Ele chegou a pedir a Joseph Blatter, presidente da FIFA, que Garanhuns fosse uma sede da copa do mundo, claro que brincando, Lula adora fazer piada! Mas uma sede de uma seleção em sua fase preparatória nós poderíamos sim. Imaginem a Suíça ou a Holanda por aqui! Aí a gente aproveitava para difundir esse nosso inverno europeu. Assim ficou misturado a questão da Copa do Mundo com o presidente garoto-propaganda, mas muitas seleções teriam a curiosidade e Lula poderia indicar e financiar a estadia de uma grande seleção por aqui. Voltando ao presidente, algumas questões, pensem e questionem conosco:
.a) Em cima da mesa de Lula tem cartões postais de Garanhuns para ele oferecer a todas as autoridades que o visitam? (Antes de dizer que ele não poderia, respondam-nos se alguém já perguntou a ele se ele gostaria, o presidente gosta de quebrar protocolos)
.b) Temos na sala do presidente obras dos artistas garanhuenses?
.c) Existem quadros, pôsteres, banneres com nossos pontos turísticos nas paredes do Palácio do Planalto? (De novo, antes de dizer que não pode, perguntem se alguém já se interessou em perguntar.)
.d) Já fizemos alguma propaganda dizendo - "Garanhuns, Terra do Presidente Lula."?
.e) Porque não fazer um livro (book) - em artigo luxuoso - papel especial, imagens impressionantes, com o histórico dos nossos pontos turísticos e pedir pra Lula fazer a apresentação do livro, para servir de souvenir de presente de Garanhuns e da presidência da república? (Se nos apoiassem!)
.f) Aliás, que tipo de presente estamos oferecendo às autoridades e artistas que visitam Garanhuns? O que já demos ao presidente? Como podemos retribuir todo o carinho que o presidente tem por nossa terra e nossa gente. (Que não seja homenagem no Festival de Inverno, é bom, mas é passageiro)
.O fato é que se deixarmos para explorar a imagem de Lula para depois que ele deixar a presidência nós perderemos o impacto de termos o nosso filho no grau maior do executivo nacional. Os dias passam e continuamos com a impressão que estamos perdendo a grande oportunidade de criarmos uma vitrine inigualável, Lula tem tudo para se tornar um mito, principalmente para os nordestinos, que viriam de todas as partes conhecer a história do retirante que mudou para melhor a vida dos seus conterrâneos.
.
Na foto: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ator mirim do filme "Lula - O Filho do Brasil", Felipe Falanga, em encontro na tarde desta quinta-feira (23). Felipe está no elenco da cinebiografia do presidente, que também conta com a atriz Gloria Pires. O encontro aconteceu em São Paulo. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)