A Rádio Jornal Garanhuns, do Sistema Jornal do Commercio, convidou os candidatos a prefeito de Garanhuns para um debate nesta quinta-feira (29) e para isto, trabalhou com muita antecedência e profissionalismo. Realizou reuniões de preparação com os assessores dos candidatos, todos eles, inclusive do prefeito Izaías Régis, que puderam opinar sobre o formato, e tudo de forma democrática. Foram sorteadas até as salas onde ficariam as equipes de cada um. Veio uma equipe de Caruaru para mediar o encontro, e a contratação de advogados, para a necessidade de julgar direitos de resposta.
Compareceram Claudomira Andrade (DEM), Paulo Camelo (PCB), Valter Couto (PDT) e Sivaldo Albino (PPS), que trouxeram diversos temas e soluções para problemas existentes na cidade. Sem polêmicas, o debate transcorreu na normalidade.
O debate da Rádio Jornal foi o terceiro e último desta campanha para prefeito. Antes, teve o realizado por servidores da prefeitura, ligados à saúde, e outro na Universidade de Pernambuco, mas o da Rádio Jornal ganhou mais repercussão por se tratar de uma grande empresa de comunicação, e pela afirmação da presença do atual prefeito. Ledo engano. Izaías não compareceu, frustrando os realizadores, que ofereceram todas as condições para a participação de todos. Frustou também os outros candidatos, que desejavam debater a gestão municipal, mas principalmente a população que queria decidir seu voto ouvindo as propostas de cada um, ouvindo um debate frente a frente, quando são formuladas perguntas diretamente de candidato para candidato, deixando mais claras as diferenças de propostas e visões sobre a administração pública.
Em uma caminhada no mesmo horário em um bairro de Garanhuns, Izaías criticou o debate e seus adversários, dizendo que eles não sabiam debater. Infelizmente não saberemos se o prefeito sabe, pois ele não compareceu a nenhum.
É lógico que a ausência de Izaías não se deu pelos motivos alegados, mas porque está acreditando na ampla frente mostrada na pesquisa do Instituto Opinião, e a exposição em um debate, quando teria sua administração criticada pelos adversários, poderia ser um desastre, assim, achou melhor enfrentar as críticas pela ausência. Resta agora saber se no domingo, as urnas vão confirmar os números da pesquisa que está divulgando.
Nas redes sociais, grande parte dos internautas desaprovaram a ausência do prefeito.