quinta-feira, 2 de maio de 2019

AABB Garanhuns sedia Copa Brasil de Xadrez Escolar neste sábado. Campeões vão ao Rio Grande do Sul



Neste sábado, 04 de maio, Garanhuns estará recebendo mais de 100 estudantes, além de pais e professores, para a Copa Brasil de Xadrez Escolar, que será realizada na AABB Garanhuns. A competição estará dividida nas categorias Sub 08, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 18.

Escolas de várias cidades entre elas os colégios Militar do Recife, Boa Viagem, Visão, Camelense de Ipojuca, Souza Leão, Motivo da Paraíba, Jarbas Passarinho de Ipojuca, ABA, Brigadeiro Eduardo Gomes, Pedro Serafim, Genesis de Brejo da Madre de Deus, e também as escolas aqui da região, Euclides Bernadino da Zona rural de São João, e também da João de Assis Moreno, atual campeão dos jogos escolares da GRE-Agreste Meridional, em 2018.

Escolas de Garanhuns também participam: Caic, Luiz Tenório de Carvalho, Hanser Alexandre, Letácio Brito, Miguel Arraes, Giselda Vieira Belo, a ETE Ariano Suassuna e o Colégio Diocesano de Garanhuns.

A competição inicia às 9h da manhã, com previsão de término às 14 horas. A organização e arbitragem é da da Liga Pernambucana de Xadrez, e o campeão de cada categoria estará classificado para a final do brasileiro escolar em São Gabriel no Rio Grande do Sul, em novembro.

Campanha do MPT divulga conquistas dos trabalhadores obtidas pela atuação de sindicatos




Brasília – Entre 2012 e 2017, foram registradas mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que trazem conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e jornada, entre outros direitos. Para apresentar essas conquistas, a campanha do Maio Lilás de 2019, feita pelo Ministério Público do Trabalho, fará um convite aos trabalhadores: “Conheça quem te representa”.

Inaugurado pelo dia do trabalhador, 1º de maio, desde 2017 o MPT dedica esse mês à conscientização da importância da atuação sindical e escolheu a cor lilás porque essa era a cor, conforme uma das versões, do tecido confeccionado pelas mulheres que trabalhavam numa fábrica em Nova Iorque quando, em 8 de março de 1857, um incêndio vitimou 129 delas durante movimento grevista das trabalhadoras, que reivindicavam melhores salários e redução de jornada.

“Esse ano, o foco será nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda a categoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não”, explica o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do MPT, procurador João Hilário.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Desenvolvimento Socioeconômico (DIEESE) destaca que, em 2018, de acordo com o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, havia no Brasil: 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores. “Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais, isso abrangeria, em termos de representação, aproximadamente 46 milhões de trabalhadores”, esclarece o titular da Conalis.

Ao todo, em 2018 foram 8.151 denúncias registradas no MPT na área da liberdade e organização sindical. O tema motivou a abertura de pelo menos 1277 procedimentos de mediação, o ajuizamento de 358 ações e a celebração de 295 termos de ajustamento de conduta, no referido ano.

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco

De 01 a 31 de maio os produtores devem vacinar todo o rebanho



A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou na quarta-feira (01) e segue a até o dia 31 de maio. Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste período. Hoje o rebanho do Estado é de 1.864.562 bovinos e bubalinos.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. Nesta etapa houve alteração na composição da vacina. “A fórmula da vacina sofreu alterações com a redução na dosagem de aplicação de 5 para 2 ml, o que deve diminuir os problemas de reação à vacina”, explicou o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima

As vacinas serão vendidas em frascos de 15 e 50 doses e devem ser adquiridas em casas agropecuárias. Após a compra e a aplicação o produtor deve declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). É importante que na hora da declaração o produtor, faça sua atualização cadastral, inclusive com o detalhamento do seu rebanho por sexo e idade.

O produtor que não vacinar ou declarar seus animais pagará multa e ficará impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para transitar com o animal para eventos agropecuários, enviar animal para abate ou até mesmo vende-lo para outro proprietário. A multa é de R$60,00 por animal e R$ 300,00 por propriedade.

Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados:

· Comprar as vacinas somente em lojas registradas;

· Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C;

· Transportá-las em caixa térmica e manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;

· Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos;

· Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais;

· Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele;

GOVERNO DO ESTADO / Calendário oficial de pagamento referente ao mês de abril de 2019

/image/journal/article?img_id=52757960&t=1556550349185

A Secretaria de Administração (SAD) divulga o calendário de pagamento de todos os servidores do Estado do mês de abril de 2019. Os aposentados e pensionistas vão receber o salário no dia 07 de maio. Já o pagamento dos servidores ativos e comissionados será realizado no dia 08.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.