GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DESTAQUES DO BLOG

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco

De 01 a 31 de maio os produtores devem vacinar todo o rebanho



A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou na quarta-feira (01) e segue a até o dia 31 de maio. Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste período. Hoje o rebanho do Estado é de 1.864.562 bovinos e bubalinos.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. Nesta etapa houve alteração na composição da vacina. “A fórmula da vacina sofreu alterações com a redução na dosagem de aplicação de 5 para 2 ml, o que deve diminuir os problemas de reação à vacina”, explicou o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima

As vacinas serão vendidas em frascos de 15 e 50 doses e devem ser adquiridas em casas agropecuárias. Após a compra e a aplicação o produtor deve declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). É importante que na hora da declaração o produtor, faça sua atualização cadastral, inclusive com o detalhamento do seu rebanho por sexo e idade.

O produtor que não vacinar ou declarar seus animais pagará multa e ficará impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para transitar com o animal para eventos agropecuários, enviar animal para abate ou até mesmo vende-lo para outro proprietário. A multa é de R$60,00 por animal e R$ 300,00 por propriedade.

Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados:

· Comprar as vacinas somente em lojas registradas;

· Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C;

· Transportá-las em caixa térmica e manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;

· Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos;

· Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais;

· Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele;

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.