sábado, 22 de setembro de 2012

Programação do Festival da Lavoura 2012 em Calçado


VESTIBULAR IFPE: Começa solicitação de isenção para vestibular 2013


Começa nesta segunda-feira (24/09) e segue até a próxima quarta (26) o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que neste ano custa R$20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os superiores. Para o campus Garanhuns, são concedidas 300 isenções.

A solicitação deve ser feita, presencialmente, das 9h às 12h e das 13h às 17h. É necessário preencher um requerimento e entregar cópias de identidade, histórico escolar ou declaração de conclusão de ensino, das contas de energia elétrica referentes aos meses de julho e agosto de 2012, além de comprovante de renda.

A comprovação de rendimento, também referentes aos meses de julho e agosto de 2012, pode ser feita através de contracheque, declaração de empregador, extrato de rendimento, extrato bancário ou declaração de atividade autônoma, por exemplo. Nos casos de desemprego, serão aceitas comprovações como cópia de documento de rescisão de contrato de trabalho, recibo de garantia de FGTS, recibo de seguro desemprego, carteira de trabalho ou contrato de trabalho.

Toda a documentação será analisada pelo serviço social do IFPE. A lista de isentos deve ser publicada no dia 1º de outubro, data em que se inicia as inscrições do Vestibular 2013. Pela primeira vez, a seleção ocorre de forma unificada nos nove campi da instituição, além dos polos de educação a distância. O Instituto oferece 6.178 vagas distribuídas em cursos superiores e técnicos.

Desse total de vagas, 492 (quatrocentos e noventa e duas) são oferecidas pelo campus Garanhuns, distribuídas nos cursos técnicos de Eletroeletrônica, Informática e Meio Ambiente, nas modalidades subsequente e integrada.

O campus Garanhuns fica localizado na rua Padre Agobar Valença s/nº Severiano de Moraes Filho. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3761-9106.

ASCOM/ IFPE

Secretária de Controle Interno de Calçado participa de Seminário do Tribunal de Contas

Aconteceu nestas última quinta e sexta-feira, 20 e 21, no Recife, o Seminário Transparência e Controle da Administração Pública. O evento foi uma realização do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em parceria com a Escola de Contas Públicas.

A Secretária de Controle Interno de Calçado, Erly Macena, foi convidada a participar do evento. “Seminários como este acrescentam muito conhecimento ao nosso trabalho. Atualmente, todos os órgãos públicos vêm sendo cobrados por mais transparência e controle e a administração de Calçado segue este caminho”, ressaltou Erly Macena.

Durante os dois dias do evento foram discutidos temas como: Importância da Transparência para o Controle da Administração Pública; A atuação dos Tribunais de Contas no Controle da Transparência da Administração Pública e Transparência e Controle Social e Combate à Corrupção.

Jacqueline Menezes

Palestra no SEBRAE Garanhuns une empresas e entidades para sensibilizar e capacitar gestores do comércio





Aconteceu na última quinta-feira, 20, no Auditório da Unidade de Negócios do SEBRAE Agreste Meridional, em Garanhuns, a Palestra “Gestão e Concorrência: Se Diferencie ou Fique Fora”, uma parceria do SEBRAE Agreste Meridional, CDL-Garanhuns, ÍCONI Informática e Consultoria, SEVEN Assessoria Empresarial, ÁGUIA Distribuidora de Alimentos, ARPA Sistemas de Informação, Banco do Brasil, Banco BFC e Grupo Maratá.
Criszógenes Lúcio, Gestor da Águia Distribuidora de Alimentos, idealizador do evento, abriu a palestra sensibilizando os integrantes do comércio, do mercado varejistas e atacadistas de alimentos para a necessidade de melhorar sua gestão para concorrer com grandes grupos econômicos que estão se instalando em Garanhuns e no Agreste Meridional. “Como empresário e tendo meus clientes como parceiros, idealizei esta palestra e o curso que iniciaremos em outubro com o intuito de capacitar os gestores, funcionários e empresas para melhorar a gestão de seus negócios para estarmos mais bem preparados para enfrentarmos a concorrência”, comenta Criszógenes. “Não somos um cidade isolada do contexto estadual, nacional e mundial, a globalização é uma realidade que impacta a vida de todos nós, empresários e cidadãos”, conclui Criszógenes.

Em seguida, Raimundo Barreto, consultor, professor e Diretor da ÍCONI Informática e Consultoria, fez uma breve apresentação discutindo a importância da Informática na Gestão para as micros, pequenas, médias e grandes empresas. Foi parte da discussão do Sr. Raimundo Barreto o uso consciente e completo de softwares de gestão, controles por meio de relatórios gerenciais e a atenção para a atualização constante do empresário da tecnologia da informação.

Aproveitando a presença do sócio-diretor da ARPA Sistemas de Informação, Paulo Sérgio, de Concórdia, Santa Catarina, o mesmo apresentou o Sistema Control, um sistema completo, robusto e que facilita em muito a rotina de trabalho em uma empresa, seja de uma micro, pequena ou média empresa.

Na sequência, Jose Lindemberg Filho, professor assistente I da UFPE e sócio-capitalista da Seven Assessoria e Consultoria Empresarial, fez uma breve explanação dos efeitos do planejamento tributário no lucro, custo e competitividade para os micros, pequenos, médios e grandes empresários. Em especial abordou o tema Planejamento Tributário para as empresas, enfatizando a importância da escolha correta do regime tributário com base em aumentar a rentabilidade e a lucratividade das organizações.

Sobre o curso que iniciará em outubro, Lindemberg comentou: “Este curso foi montado para atender as necessidades atuais dos comerciantes e terá três módulos distintos. O primeiro, sobre Custos, tributação e planejamento tributário, paralelamente o de Práticas de Informática na Gestão e o oferecido pelo SEBRAE sobre Organização Empresarial”.

Por fim, tivemos a fala dos senhores Silvio, Superintendente do Banco do Brasil, Fernando, Gerente do Banco do Brasil Garanhuns e Emanuel, Gerente de Negócios do Banco BFC, que explicaram alguns produtos que os bancos oferecem e que podem ajudar os empresários nos investimentos em suas empresas, visando melhorar as instalações, equipamentos, capital de giro e outras necessidades. O apoio das entidades financeiras é indispensável para melhor preparar as empresas para este momento de crescimento econômico de Garanhuns, de Pernambuco e do Brasil. “Os bancos, hoje, funcionam como instituição de consultoria financeira para seus clientes e empresários. O relacionamento dos bancos com as empresas está se estreitando e, por isso, apoiamos esta iniciativa e estaremos presente no curso promovido para explicar, aos empresários, como os bancos podem auxiliar os empresários e empresas no seu desenvolvimento econômico”, comenta Silvio, superintendente regional do Banco do Brasil.

No final da Palestra, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização e conversa em um Coffee Break patrocinado pelo Grupo Maratá.

Informações e inscrições no Curso podem ser feitas na ÍCONI Informática, pelo telefone (87) 3761-5091 e também pelo site www.iconi.com.br

Como fica agora o horário eleitoral no rádio de Garanhuns


Com a renúncia pública e entrada na justiça eleitoral do pedido de retirada da candidatura de Silvino Duarte (PSDB), o tempo de meia hora de guia eleitoral deverá ser recalculado entre os postulantes Izaías Régis (PTB), Paulo Camelo (PSOL) e Zé da Luz (PHS), conforme as regras estabelecidas pela lei eleitoral, que leva em consideração a representação dos partidos coligados no Congresso Nacional..

Entretanto, Silvino não leva seu tempo de guia para Izaías, os seus quase 7 minutos serão rateados conforme a legislação, pelass coligações registradas dentro do período legal, que se encerrou no início de julho.

Assim, é provável que enquanto não saia a nova determinação, o tempo atual de Silvino fique sem programa, apenas registrando o horário eleitoral gratuito, até que o TRE declare a desistência e seja efetuado o recálculo do novo tempo de guia dos candidatos existentes.

Esta modificação só vale para o Guia Eleitoral de prefeito, o tempo dos programas da proporcional, ou seja, de vereador, continua tudo como está!

A outra versão da não divulgação da pesquisa

Repercutiu na cidade, e mais especificamente no facebook, nosso post sobre a não divulgação da pesquisa nesta sexta que mostraria Zé da Luz na frente. Um assessor da candidatura entrou em contato com o blog para informar que a decisão de não publicar não foi, conforme divulgamos, o fato do resultado mostrar Izaías na liderança, contradizendo as informações em off que recebemos durante toda a semana.

A marcha-ré na divulgação deu margem a este tipo de interpretação, pois foi criada uma grande expectativa na cidade nos últimos dias.

Porém, há outro argumento de assessores de Zé da Luz para explicar a não divulgação da pesquisa registrada no TRE que sairia primeiro no blog do jornalista Magno Martins.

A assessoria afirma que a não publicação deveu-se ao fato da desistência de Silvino Duarte, pois agora o cenário passa a ser outro, com apenas três candidaturas. A assessoria de Zé da Luz lembra que Silvino também afirmou a liderança do ex-prefeito de Caetés. Para impedir a leitura equivocada de somar os índices de Izaías e Silvino, achou-se por bem não divulgar e contratar uma nova pesquisa com o novo cenário.

Infelizmente ninguém fez, registrou ou publicou pesquisas, e por isto dá margem para que todos fiquem ansiosos e incrédulos, querendo saber como está a situação em Garanhuns. Todos têm consultado pesquisas semanalmente. Izaías tem pesquisas que mostram sua liderança desde novembro e Zé da Luz afirma que assumiu a liderança em Agosto. As de Izaías tive acesso, e as de Zé da Luz são prometidas para chegar em minhas mãos este final de semana. Mas não posso falar de números, pois não são registradas, e portanto não posso divulgar, conforme a legislação eleitoral. Há também, muito claramente, um choque entre os institutos de pesquisa, pois os números são muito discrepantes.

Na verdade, falta uma boa pesquisa registrada e publicada, feita por um instituto que não gere dúvidas quanto à sua credibilidade.

Em todas as grandes cidades sabemos como está a corrida eleitoral, Caruaru, Petrolina, Olinda, Jaboatão e Recife, principalmente, mas Garanhuns, infelizmente, não tem estes dados percentuais de intenção de votos conferidos por institutos de pesquisa.

Continuo achando que esta pesquisa, já que estava registrada, deveria ter sido publicada.

E cabe ao leitor acreditar na versão de um ou na de outro. E pronto, já que não tem pesquisa oficial.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.