sábado, 20 de abril de 2019

CULTURA / Nove editais abertos para artistas e produtores culturais de Pernambuco

Marcelo Canuto, presidente da FUNDARPE

Quem entrar esta semana no portal da Secretaria de Cultura de Pernambuco vai encontrar nada menos que nove editais abertos ao público: 
1) Funcultura Geral; 
2) Funcultura da Música; 
3) Microprojetos Culturais; 
4) convocatória para o Ciclo Junino 2019; 
5) Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural; 
6) inscrição de filmes para o 12º Festival de Cinema de Triunfo; 
7) convocatória para 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019); 
8) proposta para o 14ª Patrimônio Vivo de Pernambuco; e 
9) o 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. 

Os itneressados podem acessar diretamente o link dos editais no endereço abaixo:

O secretário Gilberto Freyre Neto ressalta a importância da construção coletiva e como a cultura de Pernambuco tem sido valorizada nos últimos anos. “Vivemos um período de intensa participação da classe artística nos últimos anos, que culminaram na criação de muitos editais. Alguns desses nasceram ou foram ampliados durante os últimos anos, como é o caso do Patrimônio Vivo de Pernambuco”, destaca.

Para Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, estes editais mostram como o Governo de Pernambuco está atuante na preservação e promoção dos valores culturais do estado. “Os desafios de fazer cultura são grandes, principalmente em momentos econômicos adversos, mas iremos continuar em busca de propostas e alternativas para valorizar a nossa arte”, reforçou.

Saiba mais, clique aqui.

CARTAS PRO LULA - Site recebe mensagens de todo o país



Há um ano o ex-presidente Lula está preso em Curitiba. De lá para cá manifestações em todo o mundo buscaram debater a legitimidade do processo, que teria cores políticas, e teria chegado à sentença sem mostrar provas que atestassem que o sítio em Atibaia e um apartamento no Guarujá pertenceriam ao ex-presidente, e que seriam propina por corrupção durante seu governo. 

Esta semana, políticos ingleses publicaram uma carta no conceituado jornal The Guardian, trazendo estas contestações novamente à imprensa. O embaixador brasileiro rebateu afirmando que a condenação de Lula atendeu os requisitos do devido processo legal, em todas as instâncias. Este debate acontece até na ONU.

A nomeação do juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, para o governo Bolsonaro, principal adversário político-eleitoral de Lula, que liderava as pesquisas para presidente, até mesmo um possível convite para integrar o ministério ainda durante a corrida eleitoral, quando Moro tomou decisões que prejudicaram a campanha petista, trouxe à tona uma preferência política do juiz que prendeu o ex-presidente.

Ao longo destes meses, diversas manifestações de apoio chegaram a Lula de diversas formas, sejam na frente da sede da Polícia Federal, em Curitiba, em shows de grandes ícones da música mundial, inclusive no Lollapalooza, em outros grandes eventos culturais ou por mensagens na internet, principalmente pelas redes sociais. As provas de carinho foram vistas na sua rápida saída da prisão para o velório do neto, quando respondeu com acenos às pessoas, mesmo sob forte escolta.

Agora, um site está recebendo cartas de todo o país, anônimos e lideranças sociais, que escrevem cartas para Lula, como esta do jornalista Ricardo Kotscho, que publico seu início. Abaixo, o link para quem quiser conferir o texto completo e a página:




Caro amigo Lula,

Há quanto tempo…

Bela ideia essa do site “Cartas pro Lula”.

Sem condições de viajar a Curitiba pra fazer uma visita, te escrevi uma carta tempos atrás, mas não sei se chegou até você.

Essa aqui tenho certeza que vai chegar. O carteiro é de confiança…

Não tenho nada de bom pra te contar, como você deve estar careca de saber, embora ainda tenha mais cabelos do que eu…

Em resumo, “a coisa aqui tá preta”, como cantava o Chico, naqueles tempos da outra ditadura.

Eu simplesmente não me conformo de você continuar preso há mais de um ano, torturado até hoje pelo juiz que te condenou, e depois virou ministro deste inominável governo.
..

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.