DESTAQUES DO BLOG

DR. ELENÍLSON LIBERATO

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

SAÚDE: Municípios do Agreste recebem GERES Itinerante



A V Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, vem cumprindo uma agenda de visitas aos 21 municípios de sua abrangência, no projeto GERES Itinerante, onde a gestora regional, Catarina Tenório, reúne-se com prefeitos e secretários municipais de saúde, e suas equipes de coordenadores para analisar os indicadores dos municípios e planejar ações para melhoria contínua.

"Apresentamos os dados estatísticos e metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, analisamos estes indicadores e buscamos estratégias para os resultados desejados. Esta ação tem impacto direto na saúde regional como um todo." - Afirma a gestora regional.

Na última semana o município visitado foi Teresinha. A GERES esteve representada por Catarina Tenório e suas coordenações: Janaína Ramos (Atenção à Saúde), Conceição Santana (Vigilância em Saúde), Fátima Godoy e Adriana Santos (Planejamento e Regulação), Doracy Santos (PNI), entre outros apoiadores.

Recentemente a GERES Itinerante esteve em São João, Águas Belas e Lajedo. "Vale ressaltar que as coordenações da GERES estão constantemente visitando os municípios, e fazemos da "GERES Itinerante" o Forum onde analisamos estes dados junto aos gestores municipais" - finaliza Catarina Tenório.

Raul participa de evento sobre educação no Reino Unido, a convite da Fundação Lemann

Jorge Paulo Lemann e Raul Henry

O vice-governador e deputado federal eleito pelo MDB-PE, Raul Henry, embarca, hoje (26), para o Reino Unido, onde irá participar do seminário “Prioridades em Educação: debatendo uma agenda para os próximos quatro anos”. O evento, promovido pela Fundação Lemann, com apoio do Todos pela Educação, por meio da iniciativa Educação Já, acontecerá de amanhã (27) a sexta (30), na Universidade de Oxford, na Inglaterra. 

O encontro contará com a presença de governadores recém-eleitos, prefeitos, parlamentares e lideranças educacionais da academia e da sociedade civil, para debater questões centrais para a educação brasileira. A discussão abordará estratégias que permitam um salto de qualidade no ensino público do nosso país.

Também irão participar do evento autoridades internacionais responsáveis por iniciativas de referência em educação em outros países, como Reino Unido, Estados Unidos, entre outros, além de lideranças acadêmicas de destaque na área.

Esta será a terceira vez que Raul participa de um evento no Exterior, voltado para a área de educação, a convite da Fundação Lemann. Antes, ele esteve nos Estados Unidos, em 2013 e 2015.

“Esses encontros realizados pela Fundação Lemann têm produzido resultados positivos para a educação brasileira. A base nacional comum surgiu a partir do seminário de Yale, em 2013. Defendo que a prioridade adotada agora seja a valorização da carreira e uma nova formação docente”, afirmou Raul.

COLÉGIO SANTA JOANA D'ARC / Momento Cultural encanta Garanhuns






Aconteceu neste domingo (25) o XVIII Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc, na quadra do SESC, no centro de Garanhuns. Familiares, convidados e comunidade em geral se sensibilizaram com as apresentações encenadas pelos alunos, onde enfatizaram a importância do exercício da cidadania e dos valores humanos.

A abertura contou com a banda marcial e o corpo de balizas, belíssimas apresentações com o balé do Espaço de Dança CSJD e todas as demais apresentações.

No CSJD, seu filho participa de uma educação com força transformadora na sociedade.

Parabéns a todos os nossos alunos, familiares e à equipe do colégio.

Para ver mais:

DIÁRIO DE PERNAMBUCO / Bolsonaro rebate futuro ministro e veta avaliação de médicos brasileiros

http://www.diariodepernambuco.com.br

SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ / Saiba mais sobre a doença com a Rádio Jornal.



Na última quinta-feira, 22, estivemos no estúdio da Rádio Jornal Garanhuns, no programa Consultório, com Samara Pontes, e o médico neuropediatra Milton, conversando sobre a Síndrome de Guillain Barré. Ele, especialista no assunto, eu, paciente acometido pela doença há cerca de 15 anos.

Foi uma grande oportunidade para passarmos algumas informações importantes aos ouvintes sobre esta doença, desconhecida à época e que atualmente ganhou os meios de comunicação devido sua ligação com o Zika Vírus e até um personagem de novela em horário nobre da Globo (Rochelle/Segundo Sol) que teve a doença.

Para conferir, clique no link.

ALTAMIR PINHEIRO / O clicar fotográfico de Hélder Carvalho em Garanhuns

Por Altamir Pinheiro*

Para quem não sabe, guardada as devidas proporções, Garanhuns também tem o seu SEBASTIÃO SALGADO(considerado um dos maiores fotógrafos do mundo). Trata-se de Hélder Carvalho que tem a honra de ser chamado de fotógrafo, por ser um profissional reconhecido em todos os ramos da fotografia garanhuense, contando belas histórias em imagens das famílias da terra de Simôa. Aliás, o trabalho de um bom fotógrafo é sempre contar uma história. Por isso, seja qual for o segmento de atuação escolhido por ele, seus registros sempre podem nos mostrar belos enredos, que falam sobre as emoções do dia a dia, da vida e até sobre nós mesmos.

Especializado em casamentos, cerimônias e aniversários, por essas paradas, o nosso amigo Hélder tornou-se no melhor fotógrafo desses temas. Em seus mais de 20 anos de profissão fez imagens de tirar o fôlego, que muitas vezes provocam e emocionam. Suas fotografias trazem ao observador o sentimento de afinidade para com os integrantes das cenas registradas. Os noivos, suas famílias, a criança aniversariante, seus sentimentos e suas histórias: tudo isso cabe e é valorizado e destacado nos cliques desse categorizado profissional. O fotógrafo/empresário Hélder Carvalho é reconhecido em todo Pernambuco e em quatro estados do Nordeste e outros do Brasil como uma grande referência nos gêneros acima citados.

Já dizem os grandes especialistas e profissionais do ramo que, fotografar é a arte de fazer o tempo parar, como também a arte de eternizar momentos. O fotógrafo profissional tem essa capacidade de levar o observador a se sentir tocado pelo que outras pessoas vivem. Observar uma bela fotografia é eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, e uma singela maneira de expressar o que se vê ou sente. Certa vez o profissional Adílson Santos soltou esta pérola de beleza estética: “O fotógrafo quando faz uma foto – usa os olhos, a alma, o coração e a emoção. E no final o DEDO. Para ver e entender àquela imagem, use tudo, menos o dedo”...

Voltando-se em torno dos ponteiros do relógio do tempo, a começar da criação da KODAK, uma tecnologia revolucionária pra época(1880), considerada como uma das maiores revoluções na fotografia, muitas coisas aconteceram nesses quase 200 anos de história dessa forma de arte que vem retratando dois séculos de conhecimentos sobre o passado e sobre o desenvolvimento da humanidade ou de um povo, como também de uma ciência ou arte; de uma cultura, região, de um indivíduo ou determinada família. Porém, com as novas tecnologias que revolucionaram a fotografia no século XXI, como a digitalização das imagens e o surgimento dos SMARTPHONES e das redes sociais, principalmente o INSTAGRAM, tudo indica, que a profissão de fotógrafo profissional seja mais uma com seus dias contados e com inflexível tendência a desaparecer.

Vale lembrar que a partir do dia que chegou em Garanhuns(e sempre o tive como amigo), o então adolescente Hélder Carvalho fez do seu CLICAR FOTOGRÁFICO um verdadeiro elixir medicamentoso e terapêutico ao conquistar tudo que teve direito, através da imagem. Mas, tudo, de bom ou de ruim, tem começo, meio e fim... Nessa última sexta-feira passada, dia 23, a partir do seu ensaio fotográfico com gostinho de despedida seu olhar mágico estará em outra direção... Em que pese sua empresa continuar com uma equipe de fotógrafos profissionais parece que Garanhuns está perdendo um abnegado e grande mestre da fotografia, mas pela lei da compensação está ganhando um POLÍTICO PROMISSOR. Que seja bem-sucedido e que Deus o ilumine nessa sua nova caminhada!!!

*Altamir é Analista Político, e neste artigo comenta a pré-candidatura do empresário a prefeito  de Garanhuns pelo PT

MINISTRO DE BOLSONARO QUER AVALIAR MÉDICOS DO BRASIL. BOLSONARO DIZ NÃO - Jornal do Commercio


BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.