quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Em reunião com Lula, empresas de óleos vegetais projetam investimento de US$ 10 bilhões em biocombustíveis no país

Na reunião, os empresários afirmaram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética - Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram nesta quarta-feira, 8 de novembro, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e empresários do setor. O grupo de empresas anunciou que projeta investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis nos próximos anos.
"Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula". Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
Os representantes da ABIOVE agradeceram a atuação do Governo Federal na área ambiental, que tem refletido positivamente no comércio de soja. Entre outros resultados, a política ambiental já promoveu a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

“Eles tiveram muita dificuldade, nos últimos anos, em dar explicação com o aumento do desmatamento e a inoperância do Governo Federal no combate ao desmatamento. Nesses dez meses, eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial deles, tendo facilidade em não precisar explicar a origem de cada tonelada de soja produzida no Brasil, graças à responsabilidade deste governo”, afirmou Carlos Fávaro.

BIOCOMBUSTÍVEIS — Os empresários asseguraram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Após ampliação da mistura de 10% para 12% em abril, o percentual subirá para 13% em 2024. Em 2025, atingirá 14% e, em 2026, chegará aos 15%.

O biodiesel é um combustível biodegradável produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, num processo muito menos poluente do que os derivados de petróleo.

Alguns empresários também demonstraram a intenção de investir no programa brasileiro de conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas, que o Governo Federal planeja lançar ainda neste mês para diversificar a matriz de produção de alimentos e energia.

LOGÍSTICA — Além disso, anunciaram o objetivo de ampliar os investimentos em infraestrutura logística, como já estão fazendo em terminais portuários e querem fazer em ferrovias. No último caso, um projeto em particular foi mencionado: a Ferrogrão, ferrovia que conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, cujo licenciamento ambiental está pendente.

“Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula”, resumiu o ministro Carlos Fávaro.

OBRA JÁ COMEÇOU: Esperada há décadas, duplicação da BR-423 começa a virar realidade pelo Governo Federal




Atendendo a uma demanda histórica da população de Pernambuco, a BR-423/PE, importante corredor logístico do agreste do estado, terá 43,1 quilômetros duplicados pelo Governo Federal. Com o investimento de R$ 330,3 milhões, as obras no trecho entre os municípios de São Caetano e Lajedo foram autorizadas nesta quarta-feira (8), com a assinatura da ordem de serviço pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto.
“Duplicar essa rodovia significa integrar o desenvolvimento de Garanhuns e do agreste pernambucano ao desenvolvimento de Caruaru e do Recife. Essa integração é fundamental porque sabemos que o investimento em uma região só chega quando a infraestrutura dá condição para investidores consigam levar os seus recursos para aquela localidade. Isso representa melhoria na qualidade de vida, mais emprego e oportunidades para a população”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Quais são as obras?
• As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão executar serviços de duplicação e adequação no lote 1;
• O segmento duplicado neste momento vai do quilômetro 18,2 ao 61,3;
• Em 2024, o Governo Federal deve lançar a licitação do lote 2, entre Lajedo e Garanhuns. Serão 40 quilômetros de pistas duplicadas;
• A duplicação dos dois lotes está prevista no Novo PAC, com investimento público total de R$ 554 milhões.


Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as obras na rodovia federal são de grande relevância econômica e social para a região e para o Nordeste como um todo. “Essa obra é cobrada desde meu primeiro mandato e faz parte do nosso processo de reconstrução do país, que iniciou ainda na transição. Somente o Ministério dos Transportes investirá no setor R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimento na área pela última gestão”, afirmou.

Participaram da solenidade no Palácio do Planalto o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o advogado-geral da União, Jorge Messias; parlamentares da representação de Pernambuco no Congresso Nacional e gestores municipais do estado. O prefeito Sivaldo Albino, de Garanhuns, foi citado pelo Presidente Lula, em seu nome saudando os demais prefeitos. Lula é natural de Garanhuns.
A empresa vencedora da licitação já atua no trecho com os trabalhos iniciais de instalação do canteiro de obras, mobilização da equipe e dos equipamentos e os demais preparativos para dar a largada na execução de serviços de terraplanagem e drenagem, inicialmente nos primeiros 20 quilômetros.
O trecho da rodovia federal a ser duplicado é um dos principais acessos ao agreste meridional de Pernambuco e via de escoamento da produção da bacia leiteira desta região. Com a duplicação, a expectativa é melhorar as condições de trafegabilidade da BR-423/PE, tornando o tráfego mais dinâmico, fluido e seguro. Desta forma, com a conclusão das obras, o Governo Federal contribui positivamente na logística, reduzindo os custos operacionais da cadeia produtora e impactando positivamente na economia local.

A requalificação da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços, turismo e comércio. Além disso, os usuários que vivem no entorno da BR-423/PE serão beneficiados no quesito mobilidade, com redução do tempo das viagens e o aumento da segurança viária.

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