segunda-feira, 5 de agosto de 2013

De Garanhuns para os Estados Unidos


Aprovado no Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, o aluno do curso de Engenharia Civil da AESGA José Fiúza Benevides Neto já é o mais novo aluno da College Of New Jersey, nos Estados Unidos.

Selecionado entre os 13 candidatos da FACEG/AESGA para o Programa, Fiúza foi aprovado e contemplado com bolsa de estudos para estudar no Reino Unido. No entanto, em virtude dos ótimos resultados nas notas no ENEM, o aluno foi conduzido para os Estados Unidos e ganhou mais um semestre no País. José Fiuza ficará seis meses aperfeiçoando o inglêse mais um ano estudando engenharia.

O Programa visa fortalecer e expandir as iniciativas de ciência e tecnologia, inovação e competitividade do Brasil, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com informações do Coordenador Institucional do Ciência Sem Fronteiras, professor DHC Ademilto Correia, a seleção foi bastante rigorosa, composta de várias fazes, mas Fiúza demonstrou habilidade e persistência em todas elas. “Espero que a exemplo dele outros alunos se candidatem ao Programa nas diversas áreas contempladas. É importante lembrar que, além do intercâmbio acadêmico, o aluno selecionado também tem a oportunidade de estagiar em empresas americanas na área do seu curso, o que lhe acrescenta além de conhecimento, experiência profissional”, salientou.

ENTREVISTA COLETIVA: Eduardo Campos envia Secretária da Mulher para acompanhar casos de violência em Garanhuns


Um dos grandes acertos do prefeito Izaías Régis foi instituir a Coordenadoria da Mulher e colocar gente competente e compromissada para gerir. Poderia ter sido já a secretaria, como havia planejado, mas a falta de recursos impossibilitou a criação. Eliane Simões e sua equipe têm mostrado dinamismo e preocupação com o social, atuando em várias áreas onde podem melhorar a vida das mulheres. Trabalho, educação, saúde, entre outros temas, já estão na pauta de atuação da coordenadoria, com ações efetivas, mesmo ainda sem as condições necessárias. 

Nesta movimentação, a aproximação natural com a Secretaria da Mulher do Governo do Estado, e com várias instituições. Criando laços profissionais e afetivos que mostram que a Secretaria Municipal a ser criada já vem com bases sólidas e projeto administrativo.

Nos últimos dias, a Coordenadoria precisou agir de forma mais enérgica e até na esfera penal. A polêmica das declarações do músico Ortinho, da Banda Querosene Jacaré, ensejaram uma resposta firme, que levou a prefeitura a rejeitar e até levar a questão para a esfera criminal. Serviu de exemplo até para outros municípios.

E mais dolorosamente, a morte da menina Joana, jogada em um matagal em Garanhuns. Aos treze anos, seria, possivelmente, vítima de violência sexual. O criminoso matou a jovem indefesa para não deixar marcas.

Este crime ganhou repercussão, principalmente pela movimentação da advogada Claudomira e pela atuação inconteste da Coordenadoria, com o apoio dos meios de comunicação e da sociedade garanhuense. A mobilização do último sábado foi o grito por justiça e respostas.

O grito das ruas chegou ao palácio! E o governador ouviu.

Diante dos acontecimentos, com as notícias de Garanhuns em sua mesa, Eduardo Campos resolveu acompanhar a situação. Está enviando a Secretária da Mulher, Cristina Buarque, para acompanhar o caso e fazer um diagnóstico da violência contra a mulher em Garanhuns. A representante do governo do estado estará na cidade nesta terça-feira, 06, e concede entrevista coletiva no gabinete do prefeito Izaías Régis, no Palácio Celso Galvão, às 10h30 da manhã.

Em um momento como este, é bom ver que os governos estão atuando, que solucionem o crime, para que possa servir de exemplo, com o culpado na cadeia.

Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Garanhuns

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará na próxima quinta-feira (8), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), a X Conferência Municipal de Assistência Social – CMAS. O evento foi convocado por meio do Decreto/Portaria nº 037, de 05 de julho de 2013, e assinado, conjuntamente, pelo prefeito Izaías Régis e pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Orlando Ferreira da Silva.

O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, e eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que também irá para a sua 10ª edição ainda este ano.

De acordo com a gerente administrativo-financeiro da pasta, Ana Paula Santos, a conferência, que acontece de dois em dois anos, é de grande importância para adaptação dos trabalhos. “É, sem dúvida, a oportunidade em que os usuários da assistência e os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social avaliam a assistência no município e elaboram propostas de melhorias para os serviços, programas e projetos”, detalha.

Eixos – Serão trabalhos seis eixos de discussões:

I - EIXO 1: O COFINANCIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

II - EIXO 2: GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

III - EIXO 3: GESTÃO DO TRABALHO

IV - EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS

V - EIXO 5: GESTÃO DOS BENEFÍCIOS NO SUAS

VI - EIXO 6: REGIONALIZAÇÃO

Estudantes de Medicina da UPE têm semana de acolhimento‏

Diretores da UPE Garanhuns com secretário Marcelino
Granja na SBPC Educação

Uma extensa programação de atividades aguarda os novos estudantes dos cursos de medicina do interior do estado da Universidade de Pernambuco, nos Campus de Garanhuns e Serra Talhada, a partir desta segunda-feira, 05.

Começando com uma série de palestras, nesta segunda, os estudantes em Garanhuns conhecerão a estrutura acadêmica da Universidade, com apresentação da direção da UPE, coordenações de graduação, pesquisa e
extensão e a escolaridade. À tarde, os calouros conhecerão o projeto do curso de medicina, a coordenação e a apresentação dos módulos que estudarão no primeiro período.

Na terça-feira, o acolhimento tem sequência com a apresentação da história e organização do Movimento Estudantil de Medicina, e a organização do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano, feitas pelos próprios representantes da entidade discente. À tarde, os estudantes acompanham a palestra sobre o SUS: Possibilidades e desafios. Em Garanhuns, esta exposição será feita por Itamar Lages.

Na quarta-feira, a UPE recebe instituições que representam os médicos em Pernambuco. O CREMEPE e o SIMEPE, Conselho Regional e Sindicato dos Médicos, respectivamente, apresentam o Papel Social da Medicina. Novas palestras com representantes dos estudantes estão marcadas para o horário da tarde.

Na quinta-feira, os estudantes se deslocam da faculdade para conhecer in loco a realidade local. Está agendada uma visita à Comunidade Quilombola do Tigre, em Garanhuns, onde serão recebidos por lideranças locais que farão a apresentação da situação do atendimento de saúde na comunidade.

Ainda entre os quilombolas, no período da tarde, haverá uma Roda de Conversa sobre Educação Popular em Saúde, com a participação de João Américo, da ANEPS.

Na sexta-feira, encerrando a programação de atividades, acontece o Trote Solidário do CAMUP, com o apoio da direção da UPE Garanhuns, onde os novos estudantes de Medicina terão atividades integrativas e
farão trabalhos sociais.

O diretor da UPE Garanhuns, que gerencia também a Unidade de Serra Talhada, Prof. Clovis Gomes, afirma que a Semana de Acolhimento ganha papel de destaque no atual momento da instituição. "Não podemos receber estes estudantes e colocá-los em salas de aula sem passar para eles o conhecimento geral do que é o curso, as instituições que os representam e seus papéis na sociedade. Preparamos esta programação no intuito de mostrar aos jovens os seus novos horizontes, a partir de agora, em que iniciam novas etapas em suas vidas" - finaliza o gestor.

Em Serra Talhada, os estudantes também terão atividades semelhantes na Semana de Acolhimento da Universidade de Pernambuco.

FOTOS: Claudia Leitte usa roupas ousadas em gravação do DVD no Recife





Claudia Leitte caprichou no visual para a gravação de seu terceiro DVD, na noite desse sábado (3), no Recife. A cantora se apresentou na Arena Pernambuco e contou com participações especiais, entre elas, de Luiz Caldas e Wesley Safadão, da banda Garota Safada. Thiaguinho era um dos convidados, mas não compareceu por estar em repouso após ser diagnosticado com ​tuberculose pleural (forma não transmissível).saiba mais

Ela subiu ao palco com saia e top, deixando a barriga sarada à mostra, e também cantou algumas músicas vestindo um macacão com um decotão generoso. 

Após o show, intitulado Claudia Leitte Axemusic, a equipe da artista agradeceu a presença do público por meio de seu perfil no Twitter. "Foi lindo, emocionante e merece uma salva de Palmas. Aguardem o lançamento no fim desse ano".

fotos: AGNews
http://www.terra.com.br/portal/

ENFERMAGEM, RADIOLOGIA E SEGURANÇA DO TRABALHO: Confira os cursos de saúde no CETA




O CETA, Centro de Aperfeiçoamento Profissional, oferece os melhores cursos técnicos da região, com a melhor estrutura física, professores especializados, laboratórios, biblioteca, simuladores, aulas práticas e estágio, tudo para realizar o seu sonho de ser um profissional qualificado.

Não perca tempo, o CETA informa que estão abertas matrículas para os cursos técnicos em enfermagem, radiologia médica e segurança do trabalho. E especialização para técnico em instrumentalização cirúrgica e enfermangem do trabalho.

Seja o melhor, faça CETA.

CETA – Av. Gonçalves Maia, 159 – Heliópolis – No prédio do antigo Colégio Nova Dimensão
(87) 3762.5416

ELEIÇÕES 2014: Como estão se movimentando os principais nomes de Garanhuns


Cinco candidaturas estão postas para Deputado Estadual neste momento em Garanhuns. Sivaldo Albino, Damásio, Joaci Laurindo, Sandoval Cadengue e Audálio Filho, considerando este último, seja o escolhido pelo prefeito Izaías Régis para ser o representante do atual grupo que administra o município. Ainda quanto a Audálio, há quem defenda seu nome independente até do apoio de Izaías, pela grande aceitação que teve seu nome na população. É o único que não trata abertamente ainda esta possibilidade, embora seja cada dia mais viável.

Sivaldo Albino foi o que partiu na frente. Já se colocava como possível candidato desde a eleição anterior, quando, mesmo contra nomes com mais potencial político e econômico, como Zé da Luz e Izaías Régis, além da entrada de estrangeiros como Leonardo Dias, conseguiu a façanha de obter mais de oito mil votos, tornando-se assim, candidato natural para 2014. Sivaldo teve seu plano de se candidatar a prefeito mais uma vez adiado, com a entrada de Silvino no processo. Assim, o vereador soma apoios para novamente disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Conta com um apoio histórico de Raul Jungmann, mas pode mudar e trazer o nome do prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, com quem já teve algumas reuniões, inclusive em Garanhuns. Personificando a oposição a Izaías Régis, deve ter a simpatia dos descontentes com a atual administração municipal. Sua candidatura será tratada como prioridade para o PPS estadual, que se ressente de maior representação na ALEPE. 

Damásio, que obteve quase dois mil votos para vereador, ficando mais uma vez na suplência devido a legenda, já se movimenta na região. Deve empunhar a bandeira evangélica e fazer dobradinha com um pastor candidato a federal. Projeta ser votado em todo o estado se tiver o apoio da Igreja, e contar com bons votos em Garanhuns. Assim como Audálio e Sivaldo, Damásio espera ser eleito com uma quantidade menor de votos, caso sejam montadas as coligações para proporcional que possibilitem a eleição com pouco mais de 20 mil votos. Em Saloá, Damásio se reuniu com Danilo Cabral.

Joaci está colocado como um candidato que representa o grupo de Zé da Luz, majoritário em Garanhuns na última eleição. O ex-prefeito de Caetés tem dito que não vai se candidatar a deputado estadual, tornando-se um dos maiores cabos eleitorais da região. Caso isto aconteça, e de fato lance um nome de dentro do seu grupo, como seria Joaci Laurindo, pedindo votos não somente em Garanhuns mas em toda a região, inclusive Caetés, pode ser que fortaleça o nome do ex-vereador, que é totalmente dependente do engenheiro. Resta também saber se Zé da Luz será chamado para apoiar os nomes que o governador deve apoiar regionalmente. Se for Joaci, passaria também por Zé da Luz a escolha do nome que faria a dobradinha com seu correligionário. Joaci teve pouco mais de 500 votos para vereador. Zé teve 15 mil para deputado em Garanhuns. Na campanha de prefeito, não teve o apoio de Sandoval em Garanhuns, que estava com Izaías, e isto dificulta possíveis acordos, a não ser que tenha a intervenção do governador, o que é difícil.

Sandoval Cadengue teve 7 mil votos na cidade em 2006, quando montou palanque para o então candidato a governador Eduardo Campos. Próximo da família Arraes, Sandoval, ex-prefeito de Brejão, tem em Garanhuns sua segunda cidade, onde mora e faz seus contatos políticos, não pegando nele como em outros a pecha de forasteiro. Sandoval, candidato, terá apoio incondicional do governador, que daria condições e apoios regionais à sua eleição, embora no PSB, que precisa de mais de 40 mil votos para se eleger. Sandoval transita com desenvoltura nas diversas secretarias estaduais, fazendo uma espécie de supervisão política regional, junto com Ivan Rodrigues, Eudson Catão e Paulo Lins, homens de confiança do governo e do PSB. Eduardo conta com Sandoval para uma dobradinha no Agreste, que a princípio seria com a primeira-dama Renata Campos, e agora, depois da gravidez, deve ser com João Campos, filho mais velho do governador. Sandoval ajudou na eleição de Izaías, mas somente uma ampla conversação poderia colocar o prefeito em seu palanque. Na verdade, o apoio (extra) oficial do governo estadual já garante uma boa campanha. Pode até acontecer do PSB procurar um nome regional para a disputa federal.

Audálio Filho é um dos nomes de destaque no atual momento político garanhuense. De família de políticos, o Presidente da Câmara tem grande inserção social, aprovado por significativas instituições que abalizam seu nome para a disputa. Audálio transita bem entre os partidos, igrejas e associações, com seu jeito simples vai conquistando a simpatia das pessoas. Sua administração à frente da Câmara tem sido elogiada, melhorando a imagem da Casa Legislativa. Tem proporcionado excelentes debates em Audiências Públicas e se colocado como um dos primeiros defensores do governo Izaías Régis, que já afirmou publicamente que o vereador é um dos nomes prioritários para receber seu apoio para Deputado Estadual. Audálio tem características legislativas, com conhecimento técnico, e esta aproximação aos movimentos sociais em Garanhuns o fortalecem na escolha do prefeito, pois seria um nome que já levaria uma margem significativa de votos, independente do repasse do gestor municipal. Caso se concretize esta candidatura, a dobradinha com o apoio de Izaías seria com Jorge Côrte Real, deputado federal que representa o PTB na região. Audálio não esconde também a simpatia que tem pelo nome de Fernando Ferro, e a aproximação da família com o ex-ministro Zé Múcio Monteiro. Como se vê, é bem relacionado.

Izaías pode pensar em outro nome, mas já descartou colocar familiares e Fernando, gerente de sua loja de sapatos. Teria que pensar em um nome com potencial eleitoral, e de Garanhuns, é o que tem defendido. Não tem entre seus secretários, neste momento, alguém com estas qualidades, por isto já revelou várias vezes que seu candidato pode sair da Câmara de Vereadores. É claro, a posição de Izaías está condicionada ao senador Armando Monteiro,deve ser dele a decisão final. Há uma questão de bastidores que se discute, sobre qual seria a participação de Silvino Duarte na próxima campanha, já que de sua desistência na eleição para prefeito, abriu caminho mais fácil para a vitória de Izaías.

Quanto à disputa de federal, é bem provável que Fernando Ferro aumente sua votação em Garanhuns no próximo ano, tanto pela participação maior nos movimentos em nossa cidade, quanto pela saída política de vários nomes bem votados para federal por aqui, como Ana Arraes, Maurício Rands, Zé Chaves, Armando Monteiro, José Múcio, entre outros. Izaías tem a missão de no mínimo dobrar a votação de Jorge Côrte Real, tornando-o majoritário. Luís Carlos só conseguiu para o Presidente da FIEPE pouco mais de quatro mil votos. Decepcionante.

Paulo Camelo deve repetir sua candidatura a deputado federal, e não temos informação se João Guido, que teve mais de oito mil votos na última eleição, pretende novamente buscar uma vaga na Câmara Federal. João Guido, assim como Sivaldo, foram beneficiados com as campanhas para o voto nos candidatos de nossa cidade, que deve ganhar força novamente para 2014.

É lógico que como se tratam ainda de conversas, nomes podem surgir e outros saírem no meio do caminho, mas este é o quadro de momento dos nomes postos em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.