segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estudantes de Medicina da UPE têm semana de acolhimento‏

Diretores da UPE Garanhuns com secretário Marcelino
Granja na SBPC Educação

Uma extensa programação de atividades aguarda os novos estudantes dos cursos de medicina do interior do estado da Universidade de Pernambuco, nos Campus de Garanhuns e Serra Talhada, a partir desta segunda-feira, 05.

Começando com uma série de palestras, nesta segunda, os estudantes em Garanhuns conhecerão a estrutura acadêmica da Universidade, com apresentação da direção da UPE, coordenações de graduação, pesquisa e
extensão e a escolaridade. À tarde, os calouros conhecerão o projeto do curso de medicina, a coordenação e a apresentação dos módulos que estudarão no primeiro período.

Na terça-feira, o acolhimento tem sequência com a apresentação da história e organização do Movimento Estudantil de Medicina, e a organização do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano, feitas pelos próprios representantes da entidade discente. À tarde, os estudantes acompanham a palestra sobre o SUS: Possibilidades e desafios. Em Garanhuns, esta exposição será feita por Itamar Lages.

Na quarta-feira, a UPE recebe instituições que representam os médicos em Pernambuco. O CREMEPE e o SIMEPE, Conselho Regional e Sindicato dos Médicos, respectivamente, apresentam o Papel Social da Medicina. Novas palestras com representantes dos estudantes estão marcadas para o horário da tarde.

Na quinta-feira, os estudantes se deslocam da faculdade para conhecer in loco a realidade local. Está agendada uma visita à Comunidade Quilombola do Tigre, em Garanhuns, onde serão recebidos por lideranças locais que farão a apresentação da situação do atendimento de saúde na comunidade.

Ainda entre os quilombolas, no período da tarde, haverá uma Roda de Conversa sobre Educação Popular em Saúde, com a participação de João Américo, da ANEPS.

Na sexta-feira, encerrando a programação de atividades, acontece o Trote Solidário do CAMUP, com o apoio da direção da UPE Garanhuns, onde os novos estudantes de Medicina terão atividades integrativas e
farão trabalhos sociais.

O diretor da UPE Garanhuns, que gerencia também a Unidade de Serra Talhada, Prof. Clovis Gomes, afirma que a Semana de Acolhimento ganha papel de destaque no atual momento da instituição. "Não podemos receber estes estudantes e colocá-los em salas de aula sem passar para eles o conhecimento geral do que é o curso, as instituições que os representam e seus papéis na sociedade. Preparamos esta programação no intuito de mostrar aos jovens os seus novos horizontes, a partir de agora, em que iniciam novas etapas em suas vidas" - finaliza o gestor.

Em Serra Talhada, os estudantes também terão atividades semelhantes na Semana de Acolhimento da Universidade de Pernambuco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.