|
Uma extensa programação de atividades aguarda os novos estudantes dos cursos de medicina do interior do estado da Universidade de Pernambuco, nos Campus de Garanhuns e Serra Talhada, a partir desta segunda-feira, 05.
Começando com uma série de palestras, nesta segunda, os estudantes em Garanhuns conhecerão a estrutura acadêmica da Universidade, com apresentação da direção da UPE, coordenações de graduação, pesquisa e
extensão e a escolaridade. À tarde, os calouros conhecerão o projeto do curso de medicina, a coordenação e a apresentação dos módulos que estudarão no primeiro período.
Na terça-feira, o acolhimento tem sequência com a apresentação da história e organização do Movimento Estudantil de Medicina, e a organização do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano, feitas pelos próprios representantes da entidade discente. À tarde, os estudantes acompanham a palestra sobre o SUS: Possibilidades e desafios. Em Garanhuns, esta exposição será feita por Itamar Lages.
Na quarta-feira, a UPE recebe instituições que representam os médicos em Pernambuco. O CREMEPE e o SIMEPE, Conselho Regional e Sindicato dos Médicos, respectivamente, apresentam o Papel Social da Medicina. Novas palestras com representantes dos estudantes estão marcadas para o horário da tarde.
Na quinta-feira, os estudantes se deslocam da faculdade para conhecer in loco a realidade local. Está agendada uma visita à Comunidade Quilombola do Tigre, em Garanhuns, onde serão recebidos por lideranças locais que farão a apresentação da situação do atendimento de saúde na comunidade.
Ainda entre os quilombolas, no período da tarde, haverá uma Roda de Conversa sobre Educação Popular em Saúde, com a participação de João Américo, da ANEPS.
Na sexta-feira, encerrando a programação de atividades, acontece o Trote Solidário do CAMUP, com o apoio da direção da UPE Garanhuns, onde os novos estudantes de Medicina terão atividades integrativas e
farão trabalhos sociais.
O diretor da UPE Garanhuns, que gerencia também a Unidade de Serra Talhada, Prof. Clovis Gomes, afirma que a Semana de Acolhimento ganha papel de destaque no atual momento da instituição. "Não podemos receber estes estudantes e colocá-los em salas de aula sem passar para eles o conhecimento geral do que é o curso, as instituições que os representam e seus papéis na sociedade. Preparamos esta programação no intuito de mostrar aos jovens os seus novos horizontes, a partir de agora, em que iniciam novas etapas em suas vidas" - finaliza o gestor.
Em Serra Talhada, os estudantes também terão atividades semelhantes na Semana de Acolhimento da Universidade de Pernambuco.