quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

AVICULTURA NO AGRESTE / Secretaria de Desenvolvimento Agrário será parceira em projeto do Sebrae



Fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor da avicultura do Agreste Meridional do Estado é o principal objetivo de um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ser realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Na segunda-feira (4), o secretário Dilson Peixoto recebeu, em seu gabinete, representantes da entidade e de uma de suas vinculadas, Adagro, para uma apresentação do Projeto Inovação e Desenvolvimento da Avicultura do Agreste Pernambucano.

O público-alvo serão avicultores de pequeno porte da Cooperativa de Avicultores de São Bento do Una (COOPAVE), por meio da adequação de 23 pequenas granjas às exigências de biosseguridade da produção; obtenção da rastreabilidade dos ovos, desde a procedência até a comercialização, e a implantação do sistema de eficiência hídrica, com adesão efetiva às novas tecnologias e acesso a novos mercados. Está prevista ainda a realização de um festival gastronômico na IV Feira de Avicultura do Nordeste, com chefes de cozinha renomados, tendo o ovo como ingrediente principal.

Segundo dados da Associação dos Produtores de Aves de Pernambuco (Avipe), o Agreste responde por cerca de 60% da produção de ovo, enquanto os outros 40% são distribuídos entre as cidades da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. Essas indústrias garantem o trabalho de aproximadamente 150 mil pessoas, com empregos diretos e indiretos em mais de 790 granjas. São Bento do Una é o maior produtor de ovos de galinha do Estado, equivalente a 26,7% da produção estadual.

Participaram da reunião o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima, acompanhado da diretora de Planejamento e Convênio da agência, Késia Alcântara; a gerente do Sebrae da Unidade do Agreste Meridional, Gerlane Melo; a analista de agronegócio, Kedma Azevedo; e a assessora da diretoria do Sebrae/PE, Ângela Miki.

INSCRIÇÕES ABERTAS para o concurso Água: Juntos Vamos Preservar

Estudantes do ensino fundamental e médio poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 2 de abril



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, em parceria com o Shopping RioMar e a Compesa, abriu inscrições para a quinta edição do concurso Água: juntos vamos preservar. O certame, que tem o tema central Conectando atitudes sustentáveis com o uso responsável da água, visa expor as reflexões, estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco. As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, até o dia 2 de abril. O concurso é destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual. 

Nesta edição, os jovens poderão inscrever seus projetos em três categorias: desenho, vídeo (curta metragem) e projeto. Para se inscrever, o participante deverá preencher a ficha de inscrição - disponível no site www.educacao.pe.gov.br - e enviá-la junto com os respectivos trabalhos via SEDEX, ou entregar na Gerência de Projetos Especiais/Coordenação do concurso, localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Bloco D – 1º andar, Várzea, Recife.

Poderão participar do concurso estudantes que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou no ensino médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio e nos Projetos de Correção de Fluxo. O resultado será publicado no site da Secretaria e os trabalhos vencedores serão expostos no Shopping RioMar dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.

CAVALEIROS DO FORRÓ / Fernando Rodolfo comemora eleição com festa em Garanhuns e Caruaru


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.