terça-feira, 3 de agosto de 2021

Colégio Santa Joana D’Arc está em festa com o retorno dos alunos



Gratidão imensurável a Deus, alunos e familiares que juntamente a família Joana D’Arc estão buscando cada vez mais priorizar o que há de mais importante na vida dos seres humanos: a fé e o conhecimento.Com todos os professores e demais funcionários vacinados, seguimos juntos na transformação educacional dos alunos dessa instituição.

É preciso que haja envolvimento para ter desenvolvimento, os alunos do CSJD foram recebidos com muito entusiasmo, criatividade e muito calor humano.

Com atividades lúdicas que inspiram a educação socioemocional, guiados ao mesmo tempo, pela razão e pela paixão, navegamos pela vida dos alunos impactando novas abordagens de ensino, além da refação entre emoção e conhecimento.

Os alunos do Ensino Fundamental II foram recebidos na quadra poliesportiva com músicas ao vivo, momento de louvor e mensagens positivas, finalizando com um bingo envolvendo toda a plateia.

Já no segmento Ensino Fundamental I, todos os professores trabalharam de forma lúdica e prática os seguintes valores: amizade, respeito, fé, otimismo, vida, esperança, gratidão e empatia.

Na Educação Infantil as crianças viajaram no mundo da fantasia e participaram de momentos inesquecíveis de forma prática e envolvente.

CSJD, sempre inovando para você!

NOTA DE PESAR - Ex-governador Joaquim Francisco



Com grande tristeza, tomamos conhecimento do falecimento do ex-governador de Pernambuco e ex-ministro da República, Joaquim Francisco, um homem íntegro, respeitado e que sempre honrou sua família e nosso estado.

Uma vida dedicada à causa pública que deixa um legado imenso para o estado e nossa população. Registre-se que foi durante seu governo que nasceu o Festival de Inverno de Garanhuns, com o apoio necessário para se tornar o grande evento que se tornou, que evidencia a cada ano a nossa cultura e impulsiona a nossa economia.

Com a certeza de que sua missão foi cumprida, resta-nos agradecer a dedicação com a qual sempre olhou por nossa região. Obrigado, amigo.

Aos parentes e amigos, nossos mais sinceros sentimentos. Que Deus, em sua infinita bondade, conceda a todos o conforto neste dia difícil.

Garanhuns, 03 de Agosto de 2021.

Sivaldo Rodrigues Albino
Prefeito de Garanhuns

Polícia Científica de Pernambuco terá incremento de efetivo




O governador Paulo Câmara prestigiou, na manhã desta terça-feira (03.08), por videoconferência, a aula inaugural do Curso de Formação de 50 novos médicos legistas e 45 auxiliares de perito da Polícia Científica de Pernambuco. Os cursos terão duração de quatro meses, e até o final de 2021 os formandos estarão aptos para atuar nas 12 unidades de Polícia Científica no Estado, do Litoral ao Sertão.

“A chegada de novos médicos e auxiliares de perito vai ajudar na interiorização e no reforço de grandes centros onde, infelizmente, temos maiores ocorrências e necessidade da Polícia Científica”, destacou Paulo Câmara, reforçando que os profissionais realizam um trabalho imprescindível. “Estamos buscando mais condições adequadas, utilizando a infraestrutura, os recursos humanos, o mecanismo de tecnologia da informação, de aparelhos modernos e da ciência para que tenhamos cada vez mais referências positivas do nosso trabalho, com a ação integrada da Polícia Científica juntamente com as demais polícias de Pernambuco”, concluiu.

Os 95 alunos foram aprovados no último concurso, realizado em 2016. A convocação da primeira turma para o curso de formação ocorreu em 2017, e 439 profissionais foram incorporados à segurança pública no ano seguinte. O curso que se inicia hoje, reúne os candidatos remanescentes do cadastro de reserva. A formação ocorre sob supervisão do Campus de Ensino Recife (CERE), da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e da Coordenação de Ensino e Pesquisa e Gestão da Qualidade (CEPGQ) da Polícia Científica.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, o fortalecimento da Polícia Científica em Pernambuco também se deu com as inaugurações de complexos e unidades em Nazaré da Mata, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri e Afogados da Ingazeira, o que levou, de forma pioneira, esse serviço especializado para a Zona da Mata, Agreste e Sertão. “O novo efetivo incrementará essas estruturas e viabilizará a criação de novos departamentos, como o de psiquiatria forense”, ressaltou Freire.

As aulas serão presenciais, obedecendo a todas as regras de distanciamento estabelecidas no Plano de Convivência com a Covid-19. Os futuros médicos legistas estão divididos em duas turmas, com aulas ministradas no Instituto de Medicina Legal – IML Recife. Eles terão 692 horas-aula, distribuídas em 27 disciplinas, sendo 12 de formação básica e 15 de formação técnica específica. Para auxiliares de perito, distribuídos em cinco turmas, serão 638 horas/aula na Acadepol, no bairro da Boa Vista, no Recife, com 32 disciplinas, das quais 12 correspondem à formação básica e 20, à formação técnica específica.

A aula inaugural desta terça-feira encerra um ciclo de novos cursos de formação para aprovados em concursos na área de segurança pública. Ao longo do mês de julho, iniciaram a formação 80 oficiais – sendo 60 para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) – e 750 praças da PMPE, juntamente com 100 praças para o CBMPE. Na última segunda-feira (02.08), 60 futuros delegados da Polícia Civil também tiveram sua aula inaugural. Desde 2015, 6.798 profissionais foram formados e incorporados à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

Também participaram da cerimônia desta segunda-feira a vice-governadora Luciana Santos e a chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

AGOSTO LILÁS: Câmara de Garanhuns chama atenção da sociedade para enfrentamento à violência contra a mulher




A Câmara de Vereadores de Garanhuns vai vivenciar ao longo deste mês de agosto, o Agosto Lilás. Trata-se de uma Campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A Campanha é uma realização da Comissão dos Direitos da Mulher, que é composta pelas vereadoras Magda Alves (PP); Nelma Carvalho (PTB) e Darliane Rodrigues (Cidadania), que contam com o reforço das vereadoras Luzia da Saúde (PTB) e Fany das Manas (PT) e conta com o apoio da Presidência da Casa, através do vereador Johny Albino (PSB).

Segundo a Comissão, o Agosto Lilás será marcado pela apresentação de Projeto de Resolução; Requerimentos; Divulgação nas Mídias Sociais e um Treino de Corrida alusivo à temática. Um evento contando com a participação de Mulheres que se destacam na repressão a violência de gênero no Município, a ser vivenciado no dia 26 de agosto, também marcará a realização.

De acordo com a vereadora Magda Alves, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara de Garanhuns, as atividades visam alertar e informar sobre o que é violência contra a mulher e reforçar junto à comunidade o trabalho realizado no Município. "Vamos ampliar os debates sobre os diversos tipos de violência contra a Mulher, bem como divulgar as ações exitosas que já acontecem em nosso Município. A meta é fortalecer a Mulher perante a essa violência crescente, sobretudo nos lares garanhuenses”, destacou Magda Alves.

Prefeitura de Garanhuns inicia a construção do novo currículo escolar para Rede Municipal de Ensino



Nesta segunda-feira (02), a Prefeitura através da Secretaria de Educação iniciou a construção do Currículo de Garanhuns, um instrumento norteador do trabalho do professor. Foram convidados quatro professores de cada ano e de cada componente curricular que participarão desse processo, sendo dois do campo e dois da cidade. Os professores, juntamente com os supervisores, irão se reunir semanalmente para estudar e fazer as proposições para o currículo, os encontros acontecerão de agosto até novembro.
A Universidade Federal do agreste e Pernambuco (UFAPE), atuará como parceira por seu intermédio de seus docentes e outros colaboradores, no intuito de contribuir com reflexões acerca da temática por meio de um processo de formação continuada dos profissionais da Educação.

Serão realizados 28 encontros formativos com os profissionais da educação que atuam na área urbana e 32 com os profissionais da educação no campo e comunidades quilombolas. Durante o processo de construção do currículo, todos os professores serão ouvidos para serem criados e-mails para cada ano e cada disciplina, também serão realizados dois encontros presenciais com os demais professores para ser apresentado o que foi construído e ouvir a opinião dos mesmos.

A Secretária da pasta, Wilza Vitorino, fala sobre o objetivo do projeto e o compromisso do governo de Sivaldo Albino, “O Projeto tem o objetivo de estimular a prática da reflexividade, a mobilização dos saberes docentes, a construção da identidade profissional, a socialização de experiências, o engajamento e a colaboração da construção do currículo próprio do município, contribuindo com o desenvolvimento pessoal e profissional do(a) professor(a), rumo a uma construção coletiva da proposta curricular da rede de ensino de Garanhuns. Seguimos no caminho da melhor educação do Ensino Infantil até o 9° ano do Fundamental.”, finaliza a Secretária.

Além do Pegasus, Carlos Bolsonaro queria sistema para monitorar desafetos no Planalto

 


Em maio deste ano, uma reportagem do UOL mostrou uma disputa entre o alto comando militar e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), o filho "02" do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O motivo: uma licitação de R$ 25,4 milhões para contratar o avançado (e polêmico) programa de espionagem Pegasus, desenvolvido pela empresa israelense NSO Group.

À época, a atuação de Carlos incomodou parte dos militares que integram o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e a Abin (Agência Nacional de Inteligência), já que os órgãos ficaram de fora das tratativas. A empresa abandonou a licitação.

Entre os planos de compras do vereador, revela com exclusividade hoje o UOL, estava também um outro programa, também de Israel, conhecido como Sherlock. Enquanto o Pegasus funcionaria para alimentar o governo com informações de jornalistas, ativistas e desafetos políticos, o Sherlock serviria, para municiar os Bolsonaro contra possíveis problemas internos no governo, escreve o repórter Lucas Valença.

Desde a transição da gestão Temer, ainda no fim de 2018, a família presidencial tem desconfiado e se preocupado com servidores e funcionários públicos que atuam no próprio Planalto e nos anexos. A ferramenta espiã, então, poderia ser utilizada para monitorar funcionários que manteriam contato com jornalistas e ativistas considerados "inimigos" pela atual gestão.

O Sherlock também é de fácil manuseio, já que bastaria plugar um simples pen drive em qualquer computador do Planalto para comprometer todo o sistema de rede da sede da Presidência da República (o que inclui o prédio principal e os anexos). Isso porque o cabeamento físico do prédio é conectado, o que permitiria, com facilidade, ao programa invadir todo o sistema da Presidência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.