Izaías lidera as pesquisas, tem o apoio da constelação de estrelas da política pernambucana, tem a maior estrutura de campanha e é, dos candidatos a prefeito em Garanhuns, o único que tem um mandato atualmente, aliás, um mandato de deputado estadual. Dentre os apoios que pode mostrar em sua propaganda estão pesos-pesados como Lula, Dilma, Armando Monteiro, Humberto Costa e o governador Eduardo Campos, porém, este último pode aparecer também na campanha de um dos seus adversários, Zé da Luz. Até Jarbas Vasconcelos está com Izaías.
Portanto, deu tudo certo para Izaías.
Ainda conta para ajudá-lo o problema atualmente com a justiça eleitoral que está tendo o ex-prefeito Silvino Duarte, com quem poderia polarizar a disputa. Aliás, problema parecido atrapalhou a eleição de deputado de Zé da Luz, que lhe tirou cerca de 10 mil votos na região, segundo seus assessores, e que lhe garantiriam até com certa tranquilidade a eleição de deputado. Aliás, 2010 e todo o imbróglio que viveu o ex-prefeito de Caetés ainda está muito presente nesta eleição, muitas pessoas ainda confundem e tratam Zé como ficha suja. Mais uma situação que ajuda Izaías.
O fato de Izaías ter se afastado de Luís Carlos, mesmo depois de quase oito anos de parceria, acabou beneficiando o candidato do PTB, pois descolou sua imagem do governo desgastado.
Portanto, somando prós e contras, Izaías é favorito. Questionar-se nisto tudo o porquê dele não conseguir abrir uma vantagem maior, já que seus adversários estão fragilizados e ele tão fortalecido.
Creio que é uma questão de imagem e discurso. Izaías fez uma transição em sua postura nos últimos anos, precisou rever determinadas situações de 2010 pra cá. Quem vê esse novo Izaías, amparado por novos assessores, mais dinâmicos, profissionais e antenados com os problemas da cidade, vota nele. Izaías está falando o que a população (eleitores) quer ouvir. Entretanto, quem tem a imagem do Izaías anterior a 2010, que foi desgastando sua própria imagem, mais falador e que se elegeu com certa dificuldade, deixando de ser até o majoritário em Garanhuns, ainda não acredita nesta mudança.
Izaías não tem a fala do povo, e viu Zé da Luz entrar no eleitorado mais popular do município, quando Silvino abriu a guarda em 2008, permitindo a entrada do ex-prefeito de Caetés.
Izaías também não tem a máquina municipal, que deve funcionar a favor de Silvino Duarte.
Porém Izaías tem agora uma leitura mais profissional e tem conseguido apoios importantes na classe média e setores importantes da economia municipal. Por tudo isto, Izaías é sim o favorito!
Mas...
Silvino se fortalecerá se a decisão do TRE for a seu favor, e Zé da Luz continua com grande penetração no povão!
Paulo Camelo concorre mais uma vez garantindo o microfone para os alertas sociais contra a burguesia.