segunda-feira, 24 de setembro de 2018

NOVA PESQUISA IBOPE: Haddad está chegando em Bolsonaro, e ganha no segundo turno

Bolsonaro, 28%; Haddad, 22%; Ciro, 11%; Alckmin, 8%; Marina, 5%.
Haddad já esteve com Paulo em Recife, Garanhuns, Caetés, Caruaru e Petrolina

Texto e gráfico: G1 Globo.com (confira aqui)

João Amoêdo (Novo) tem 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% cada um; Guilherme Boulos (PSOL), 1%; Cabo Daciolo (Patriota), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre sábado (22) e domingo (23).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 6%



Sivaldo Albino e Pedro Falcão ameaçam hegemonia de Izaías Régis em Garanhuns




O atual prefeito tem a hegemonia política de Garanhuns desde suas eleições para deputado, depois na eleição e reeleição de prefeito e até nos apoios para deputado em 2014, quando escolheu Zaqueu Lins para a disputa estadual. O vereador teve quase 20 mil votos na cidade.

O prefeito está apoiando Álvaro Porto, ex-prefeito de Canhotinho, para estadual, e Sílvio Costa Filho, para federal. Álvaro teve cerca de quatro mil votos em 2014, com apoio de quatro vereadores. Portanto, a expectativa mínima é que alcance os votos de Zaqueu, já que desta vez tem o apoio do prefeito e da máquina municipal.

Esta hegemonia está em risco em 2018. 

Pedro Falcão está apoiando a reeleição do governador Paulo Câmara
SIVALDO E PEDRO FALCÃO

Sivaldo Albino vem de duas derrotas para o prefeito, na própria disputa para prefeito em 2016, quando todos já imaginavam que o triunfo seria de Izaías, mas com uma margem de votos bem superior. As pesquisas davam cerca de 7 mil votos para Sivaldo, e ele chegou aos 15 mil, um salto que o transformou no antagonista natural do prefeito, e alavancou seu nome como candidato de Garanhuns este ano na disputa para a ALEPE.

Pesquisas antes de iniciar a campanha das ruas apontavam Sivaldo na frente de Álvaro, que aliás, brigava com Audálio Filho pela segunda colocação. Pelas informações de blogs de Garanhuns, Sivaldo tem sido melhor recebido nas suas caminhadas nos bairros que Izaías. O comentário geral é que a caminhada de Armando foi salva por Álvaro, no sábado pela manhã, que trouxe muitos eleitores da região.

O reitor reeleito da UPE, Pedro Falcão, é outro que tem sido bem recebido por onde passa. Nas redes sociais e nas ruas é grande a referência ao professor, transformando-o em um patrimônio do governador em Garanhuns para disputas futuras. Há quem o defenda já para 2020, mas Pedro deve permanecer à frente da reitoria pelos quatro anos, podendo entrar na política depois.

A força dos dois, Sivaldo e Pedro, foi vista na carreata de Sivaldo, no último sábado, quando estiveram lado a lado, ainda com a presença da professora Adelma Elias, e outras lideranças políticas e comunitárias, comandando centenas de veículos pelas ruas de Garanhuns. Com o grupo mais forte, melhoram as coisas para o governador Paulo Câmara na cidade e deve dar uma grande votação ao filho de Eduardo, João Campos, candidato a federal na dobradinha com Sivaldo.

Não temos informações de pesquisas, mas seria muito bom para sabermos como estão Sivaldo, Audálio, Álvaro e outros candidatos votados na cidade como Claudiano, Romário e Priscila, além dos demais conterrâneos que lutam por uma vaga na ALEPE.

Lóssio vem a Garanhuns



Enquanto aguarda o resultado do recurso de sua candidatura dentro do partido, devido a expulsão por infidelidade partidária, o ex-prefeito de Petrolina e candidato ao governo do estado pela REDE, Júlio Lóssio, cumprirá uma agenda de campanha na próxima quarta-feira (26) em Garanhuns.

Lóssio participará de uma caminhada que terá concentração a partir das 10h no Pop Shopping, localizado no centro da cidade.

Na ocasião, Lóssio ouvirá a população e apresentará suas propostas. No fim do ato, Lóssio concederá uma coletiva de imprensa.

Saúde de população das comunidades quilombolas é debatido por Secretários Municipais de Saúde em Garanhuns




A saúde das pessoas negras, e em especial nas Comunidades Quilombolas, foi tema de apresentação da Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, na reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios que compõem a V GERES, em Garanhuns, nesta quarta-feira (19). A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, recepcionou a equipe da secretaria. 

"Estamos participando das reuniões em todo o estado para atualizar as informações sobre as ações das políticas de saúde da população negra, e com o objetivo de reforçar junto aos secretários municipais as ações que são desenvolvidas na competência dos municípios. Com dados sobre nascimento, adoecimento e morte, demonstram-se as desigualdades em nossa sociedade." - registrou Marinete Arruda.

Este trabalho, em relação aos dados epidemiológicos, já existe há um bom tempo, trata-se de uma ação da Secretaria Executiva de Vigilância Em Saúde, e busca diminuir estas desigualdades, demonstradas nos indicadores, de que o racismo ainda é fator que dificulta o acesso à saúde para a população negra. "A gente busca perceber se a atenção à saúde tem sido desenvolvida nas comunidades pelas equipes de saúde da família, para garantir a atenção primária e nos demais níveis de atenção à saúde".

Marinete Arruda esteve acompanhada da técnica da secretaria Gerusa Guerra, visitou o Hospital Regional Dom Moura, referência em urgência e emergência regional, e também a UPAE Garanhuns, referência em atendimento especializado para os 21 municípios da V GERES.

Segundo Catarina Tenório, há na regional de saúde 24 comunidades quilombolas, distribuídas por diversos municípios. "Foi muito importante a presença de Marinete Arruda em nossa reunião para ampliarmos ainda mais a assistência na atenção básica, com olhar especial e inclusivo à população negra" - finalizou a gestora.

CAMPANHAS NACIONAIS MIRAM PERNAMBUCO - Jornal do Commercio


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.