O atual prefeito tem a hegemonia política de Garanhuns desde suas eleições para deputado, depois na eleição e reeleição de prefeito e até nos apoios para deputado em 2014, quando escolheu Zaqueu Lins para a disputa estadual. O vereador teve quase 20 mil votos na cidade.
O prefeito está apoiando Álvaro Porto, ex-prefeito de Canhotinho, para estadual, e Sílvio Costa Filho, para federal. Álvaro teve cerca de quatro mil votos em 2014, com apoio de quatro vereadores. Portanto, a expectativa mínima é que alcance os votos de Zaqueu, já que desta vez tem o apoio do prefeito e da máquina municipal.
Esta hegemonia está em risco em 2018.
|
Pedro Falcão está apoiando a reeleição do governador Paulo Câmara |
SIVALDO E PEDRO FALCÃO
Sivaldo Albino vem de duas derrotas para o prefeito, na própria disputa para prefeito em 2016, quando todos já imaginavam que o triunfo seria de Izaías, mas com uma margem de votos bem superior. As pesquisas davam cerca de 7 mil votos para Sivaldo, e ele chegou aos 15 mil, um salto que o transformou no antagonista natural do prefeito, e alavancou seu nome como candidato de Garanhuns este ano na disputa para a ALEPE.
Pesquisas antes de iniciar a campanha das ruas apontavam Sivaldo na frente de Álvaro, que aliás, brigava com Audálio Filho pela segunda colocação. Pelas informações de blogs de Garanhuns, Sivaldo tem sido melhor recebido nas suas caminhadas nos bairros que Izaías. O comentário geral é que a caminhada de Armando foi salva por Álvaro, no sábado pela manhã, que trouxe muitos eleitores da região.
O reitor reeleito da UPE, Pedro Falcão, é outro que tem sido bem recebido por onde passa. Nas redes sociais e nas ruas é grande a referência ao professor, transformando-o em um patrimônio do governador em Garanhuns para disputas futuras. Há quem o defenda já para 2020, mas Pedro deve permanecer à frente da reitoria pelos quatro anos, podendo entrar na política depois.
A força dos dois, Sivaldo e Pedro, foi vista na carreata de Sivaldo, no último sábado, quando estiveram lado a lado, ainda com a presença da professora Adelma Elias, e outras lideranças políticas e comunitárias, comandando centenas de veículos pelas ruas de Garanhuns. Com o grupo mais forte, melhoram as coisas para o governador Paulo Câmara na cidade e deve dar uma grande votação ao filho de Eduardo, João Campos, candidato a federal na dobradinha com Sivaldo.
Não temos informações de pesquisas, mas seria muito bom para sabermos como estão Sivaldo, Audálio, Álvaro e outros candidatos votados na cidade como Claudiano, Romário e Priscila, além dos demais conterrâneos que lutam por uma vaga na ALEPE.