segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Saúde de população das comunidades quilombolas é debatido por Secretários Municipais de Saúde em Garanhuns




A saúde das pessoas negras, e em especial nas Comunidades Quilombolas, foi tema de apresentação da Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, na reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios que compõem a V GERES, em Garanhuns, nesta quarta-feira (19). A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, recepcionou a equipe da secretaria. 

"Estamos participando das reuniões em todo o estado para atualizar as informações sobre as ações das políticas de saúde da população negra, e com o objetivo de reforçar junto aos secretários municipais as ações que são desenvolvidas na competência dos municípios. Com dados sobre nascimento, adoecimento e morte, demonstram-se as desigualdades em nossa sociedade." - registrou Marinete Arruda.

Este trabalho, em relação aos dados epidemiológicos, já existe há um bom tempo, trata-se de uma ação da Secretaria Executiva de Vigilância Em Saúde, e busca diminuir estas desigualdades, demonstradas nos indicadores, de que o racismo ainda é fator que dificulta o acesso à saúde para a população negra. "A gente busca perceber se a atenção à saúde tem sido desenvolvida nas comunidades pelas equipes de saúde da família, para garantir a atenção primária e nos demais níveis de atenção à saúde".

Marinete Arruda esteve acompanhada da técnica da secretaria Gerusa Guerra, visitou o Hospital Regional Dom Moura, referência em urgência e emergência regional, e também a UPAE Garanhuns, referência em atendimento especializado para os 21 municípios da V GERES.

Segundo Catarina Tenório, há na regional de saúde 24 comunidades quilombolas, distribuídas por diversos municípios. "Foi muito importante a presença de Marinete Arruda em nossa reunião para ampliarmos ainda mais a assistência na atenção básica, com olhar especial e inclusivo à população negra" - finalizou a gestora.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.