segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OPORTUNIDADE: Ganhe o Mundo abre seleção para 2016 com vagas para jovens com habilidades em música e esportes‏




O Programa Ganhe o Mundo (PGM) e sua contribuição no estímulo à aprendizagem dos alunos da Rede Estadual seguem como prioridades para o Governo de Pernambuco. Em um ato no Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (07.12), o governador Paulo Câmara anunciou os detalhes da edição 2016 do projeto, destacando a criação de sua versão musical e a ampliação do número de oportunidades a jovens atletas. A nova seleção começa na próxima quarta-feira (09) e segue até o dia 12 de janeiro. Já os embarques estão programados para julho de 2016. 

No próximo ano, o PGM ofertará mil vagas, sendo 10 para estudantes com habilidade em música ou canto e mais 20 para jovens atletas da Rede Pública Estadual. Na edição 2015, foram 11 esportistas beneficiados. O governador Paulo Câmara comentou a repercussão do programa em toda a Rede Estadual e a transformação que proporciona aos alunos. 

"É importante que na educação tenha todas as variáveis necessárias para que o estudante sinta vontade de ir a escola, sinta vontade de estudar e saiba que ele vai realizar os seus sonhos estudando. O programa Ganhe o Mundo busca alimentar os sonhos dos nossos alunos. Quem não quer fazer um intercâmbio no exterior para aprimorar uma nova língua e conhecer outra cultura? Isso tem feito a diferença em muitas escolas pernambucanas", afirmou. 

Paulo pontuou que o PGM se juntou a uma série de iniciativas que fazem da escola pública de Pernambuco a mais atrativa do País. O gestor ressaltou que, apesar das dificuldades impostas pela crise econômica nacional, o Estado fez os esforços necessários para assegurar os investimentos na educação, com o objetivo de seguir conquistando melhorias no ensino ofertado aos nossos estudantes. "É uma alegria no fechamento do ano de 2015, diante de tantos desafios que aconteceram esse ano, a gente saber que conseguimos avançar na educação e conseguimos manter um dos melhores programas do Brasil. Isso mostra claramente que o trabalho de todos têm dado resultado e que a gente vai conseguir avançar cada vez mais", frisou o governador. 

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA GANHE O MUNDO

Governador inaugura obras do FEM em Surubim, e aguarda convite de Garanhuns



A cada semana estamos divulgando aqui as inaugurações nos municípios de Pernambuco, que foram custeadas com recursos do FEM - Fundo Estadual - que possibilitou aos prefeitos ações urbanas, nestes momentos de crise. Teve município que recuperou escolas, praças, feiras... Em Garanhuns foi usado nos binários da Boa Vista e da Brasília, e até no campo de futebol do Parque Euclides Dourado.

Contudo em Garanhuns, não há qualquer menção em inaugurar as obras. Aliás, até as placas para informar que as ações eram feitas com recurso estadual desapareceram. O prefeito Izaías Régis, em recente entrevista, desdenhou, dizendo que foi pouco, registrando um percentual de apenas 3% do que foi investido na cidade. A verdade é que no município, os investimentos são vistos pela população como se fossem com recursos municipais. Precisou o Governo do Estado colocar um out-door na entrada da cidade. Mas falar em inauguração, ninguém fala. A questão passa pela oposição feita pelo prefeito ao governador.

Como tem gente que aposta que Izaías está buscando a aproximação junto a Paulo Câmara, na intenção de atrair o PSB (de novo) para seu governo, pode ser que o convite para a inauguração aconteça. No entanto, pelo tipo de atuação política do prefeito, que bateu intensamente na Frente Popular, e seus principais dirigentes, e confrontamento em Garanhuns com os defensores do Governo Estadual, é improvável que aconteça.

FEM NO MUNICÍPIOS

Foi inaugurada a 60ª praça construída com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). A Praça São Marcelino Champagnat, em Surubim, no Agreste Setentrional, recebeu investimento de R$ 204,6 mil da edição de 2014 do Fundo e foi entregue à população na noite do último sábado (5), com a presença do secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, coordenador do FEM, e de lideranças locais.

“Criado em 2013 para ajudar os municípios a atravessarem a crise econômica e a seca, o FEM foi mantido como política do Governo Paulo Câmara. Em um momento de restrição financeira, o Governo do Estado prova que é possível firmar parcerias com os municípios e continuar entregando obras à população”, afirmou Danilo Cabral durante a inauguração do equipamento.

Desde sua criação, o FEM já financiou R$ 337 milhões em obras realizadas em parcerias entre o Governo do Estado e os municípios. A maior parte dos recursos foi investida em infraestrutura. Já foram entregues à população, por exemplo, 48 unidades de saúde e 35 unidades escolares reformadas ou construídas, cinco matadouros públicos, oito mercados municipais, além de praças e ruas.

A Praça São Marcelino Champagnat conta com 33 mastros e pavilhões, dos quais 27 serão dedicados aos Estados e outros seis, ladeando a igreja de São Marcelino, destinados às bandeiras do Brasil, França (país berço de Marcelino Champagnat, fundador da congregação dos irmãos Maristas), Vaticano, Diocese de Nazaré da Mata, de Surubim e Marista. Além das bandeiras oficiais, serão fixadas, no local, placas de inox contendo os escudos e letras dos hinos dos Estados, narrando seus respectivos históricos, os mastros e as placas de inox forma adotados e patrocinados por famílias tradicionais da cidade.

Fotos: Douglas Fagner

Alves Motos faz entrega ao ganhador de uma moto Honda em Bom Conselho





A equipe do Consórcio Honda da Alves Motos, esteve presente no último Sábado 05/12, na cidade de Bom Conselho, para realizar a festa de entrega da CG 160 Titan EX, ao contemplado da Promoção Chegou a Sua Vez.

O Sr. José Wellington natural de Bom Conselho conquistou a sua nova Honda, com a ajuda do Consórcio Honda, através da Alves Motos. O sortudo adquiriu um cota de consórcio, pagou sua parcelas em dia e foi o contemplado do primeiro sorteio das 50 motocicletas da promoção. Dessa vez a chance chegou para José Wellington e a próxima pode ser a sua.

Quer concorrer a 50 motos Honda? Aproveite o último mês da promoção e faça agora o seu consórcio na Alves Motos.

ou visite uma de nossas lojas em Garanhuns, Lajedo, Bom Conselho e Água Belas.

América do Sul tem crescimento da Centro-Direita. Argentina, Venezuela, Brasil e até Cuba vêem mudanças políticas!

Hugo Chavez, Fidel, Evo Morales, Lula e Dilma Rousseff


Se você está vendo o declínio do governo do PT, com alta rejeição popular, correndo o risco de impeachment da Presidente Dilma, muito por conta da corrupção em diversas áreas do Governo Federal, e falta de controle na economia do país, saiba que ela vem dentro de uma conjuntura internacional, principalmente na América Latina.

A vitória do opositor Macri na Argentina, colocou holofotes sobre o crescimento da centro-direita sulamericana. Dilma e Lula estavam com Cristina Kirchner, e seu candidato. 

Na eleição deste domingo (06) na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro, herdeiro Chavista, perdeu as eleições legislativas no país, fazendo apenas 1/3 do Congresso Nacional. A queda na eleição presidencial nunca se mostrou tão possível. A derrota atual é a primeira em quase duas décadas.

No Brasil, nomes da direitona conservadora, como o deputado Jair Bolsonaro, também crescem diante os percalços da esquerda, mas é a centro-direita, representada no ex-presidente Fernando Henrique e no senador Aécio Neves, quem mais se fortalece, inclusive liderando as pesquisas no momento. O PSDB nasceu para ser mais esquerda que o PMDB, mas se aliou à direita pelo poder, e lá ficou. Mas o PT também foi beber da mesma fonte: Sarney, Barbalho, Collor, Renan, Maluf... Pra ficar nos mais conhecidos.

Esta onda de mudanças também é vista em outros países da América, com suas circunstâncias internacionais. O que dizer de Cuba, principal fonte socialista para os discursos latino-americanos. O país de Fidel está se abrindo para o mundo, dialogando com os Estados Unidos.

A esquerda americana esteve personalizada em figuras fortes como Hugo Chaves, Fidel Castro, Nestor (e Cristina), Evo Morales e Lula, que agora em baixa, em bloco, vêm o avanço da centro-direita hemisférica.

O Brasil de Lula e Dilma ajudou os governos de Cuba, Argentina, Bolívia e Venezuela, buscando assumir uma liderança regional baseada na integração de regimes "hermanos". Com a mudança do governo argentino, os metereologistas políticos apostam que os ventos da mudança também cheguem a Brasília, principalmente no Planalto Central.

Termômetros de Garanhuns estão dando mais de 40º. Será?

Pessoas desconfiam que equipamentos podem estar errados



Garanhuns é conhecida por ser uma cidade de clima ameno, estando situada na Serra da Borborema, está a mais de 800 metros acima do nível do mar, com seu ponto mais alto, o Cristo do Magano, registrando 1.030 metros.

Por isto, e seu frio no inverno e brisas no verão, Garanhuns é conheciça como a Suíça Pernambucana, imortalizada em música de Onildo Almeida, gravada por Luiz Gonzaga.

Mas os termômetros da cidade andam dizendo o contrário.

Dois termômetros nas principais ruas da cidade estão registrando, neste início de versão, temperaturas de Rio de Janeiro, Recife ou sertão pernambucano. Não raras vezes, ultrapassa os 40º. O registro de 42º foi obtido pelo David Melo.

Contudo, a população, mesmo sentindo os efeitos do calor, desconfia dos termômetros. Acontece que eles estão situados nas calçadas, próximo aos asfaltos, longe das brisas, sombras ou qualquer coisa que atenuasse o resultado, pelo contrário. O asfalto próximo esquenta, e os termômetros estão dentro de caixas de lata que esquenta mais ainda, como um chapa de grill.

Assim, é de desconfiar mesmo.

Como o clima de Garanhuns é fundamental para movimentar a economia em torno do turismo, seria interessante verificar os equipamentos, e repensar os locais que estão instalados.

Como sugestão, o Relógio das Flores, os Parques (Pau-Pombo e Eucaliptos), Espaço Luís Jardim, onde fariam parte de um contexto cultural e estariam em locais de visitação turística, com climas mais suaves e característicos de nossa cidade.

Mas que está quente, ninguém discorda. Contudo, quem já sentiu os efeitos de cidades que passam os 40º, sabem que Garanhuns não chegou ainda a esta situação. Ou será que já°ººº

Seria interessante, para tirar as dúvidas, a recolocação e aferição dos equipamentos.


Movimento Acorda Brasil faz passeata em Garanhuns pelo Impeachment de Dilma



Garanhuns também fará parte da mobilização em várias cidades do país pedindo o impeachment de Dilma Rousseff. A coordenação é do Movimento Acorda Brasil, o mesmo daquela passeata que acabou até no portal UOL, gerando grande repercussão ao pedir desculpas ao país pelo filho Luís Inácio Lula da Silva.

A mobilização nacional acontece dia 13 de dezembro, domingo, com concentração no Relógio das Flores às 09h, e passeata às 10h.

Segundo Marcelo Torreão, um dos coordenadores do movimento, a mobilização é pacífica e apartidária. Às 11h desta segunda-feira, Marcos Cardoso, na Rádio Marano, entrevista o pessoal do movimento. 

DIVINO PAI ETERNO: Imagens da multidão que assistiu a Missa com Padre Robson



Com a vinda do Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Padre Robson de Oliveira e da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, neste domingo, 6 de dezembro, fiéis de Garanhuns e região lotaram a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos para uma tarde de muita fé e confraternização cristã.

A celebração encerrou também as festividades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Garanhuns, por isto, o pároco Francisco Gabriel e uma equipe do Encontro de Casais com Cristo – ECC, participaram ativamente da organização.

A Santa Missa Campal contou com a participação do Bispo Dom Paulo Nóbrega, e teve transmissão para todo o Brasil pela RedeVida de Televisão.

O fotógrafo Nelson Wanderley, que faz assessoria para a Diocese de Garanhuns, captou imagens belíssimas. Para conferir, clique aqui.







Pernambuco será a referência para outros Estados‏. Dilma vai reunir 27 governadores!



Em reunião no sábado (05/12), no Comando Militar do Nordeste (CMNE), com a presidente Dilma Rousseff, para discutir medidas de combate ao Aedes aegypti, o governador Paulo Câmara destacou a eficiência da Vigilância em Saúde de Pernambuco por ter sido o primeiro Estado a identificar os vírus zika e chikungunya, transmitidos pelo mosquito, que também propaga a dengue. O zika vírus foi apontado pelo Ministério da Saúde como causador do aumento de casos de microcefalia em bebês no País. Segundo a presidente Dilma, os protocolos firmados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco para identificar a doença e cuidar das crianças e suas famílias vão servir de referência para outros Estados.

Nesta terça-feira (08/12), a presidente reunirá os 27 governadores da Federação e mais entidades nacionais que representam os municípios. “Temos uma vigilância em Saúde que tem um dos protocolos mais eficientes do País”, disse Paulo Câmara, durante a reunião que contou com a presença de quatro ministros, deputados federais, senadores, prefeitos e secretários estaduais, além de comandantes do Exército, que ajudarão os Municípios e os Estados no combate ao Aedes.

O governador Pernambuco elogiou a iniciativa da presidente em reunir os governadores e disse que “Pernambuco está todo mobilizado”, informando que as prioridades são o atendimento permanente às crianças com microcefalia e às suas famílias, além do combate diário ao mosquito Aedes aegypti.

Paulo Câmara lembrou que Pernambuco adotou protocolos que hoje já são referência nacional no que diz respeito ao aumento de casos da microcefalia: instituiu a notificação, imediata e compulsória; realizou o estudo descritivo; definiu e articulou a rede de referência; fez a investigação epidemiológica em parceria com a Fiocruz; elaborou e publicou o protocolo clínico epidemiológico e elaborou e divulgou informes semanais. “Precisamos agora sensibilizar a população para a gravidade desse desafio que temos pela frente”, completou o governador.

“Precisamos da união de todos, Governo Federal, Estados, municípios e a sociedade civil”, disse a presidente Dilma, acrescentando que “o compromisso não é de apenas uma unidade da Federação”, mas de todo Brasil. Dilma assegurou que “não faltarão recursos”, apesar das dificuldades fiscais do Governo Federal. Já o ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembrou que essa é a primeira vez que ocorre o registro no mundo da vinculação do zika com a ocorrência da microcefalia.

CASTRO – a exemplo do que fez Pernambuco na última segunda-feira (30/11) – apresentou um Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia e Propostas de Ação. O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, detalhou as primeiras ações do Plano Estadual de Enfrentamento à Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. 






Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.