sexta-feira, 1 de abril de 2016

HRDM: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Garanhuns realiza Festival Viva Dominguinhos 2016



Acontece em Garanhuns, de 21 a 23 de abril, a terceira edição do Festival Viva Dominguinhos. O evento se consagrou em todo o Estado pela valorização da música regional e incentivo à continuidade do trabalho do sanfoneiro José Domingos de Moraes.

Os shows musicais noturnos iniciarão sempre às 21h, no principal polo da festa – a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Já o Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, receberá apresentações culturais durante parte da manhã e à tarde dos dias 22 e 23.

Grandes nomes da música local, regional e nacional compõem a grade de programação. Entre os nomes, estão Quinteto Violado, Cristina Amaral, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Waldonys, Dorgival Dantas, Maciel Melo, Elba Ramalho, Rogério Rangel, Flávio José, Mourinha do Forró, Forró Pesado e Kiara Ribeiro. 

A população do município já vem prestigiando projetos especiais. O workshop “Desmistificando a Sanfona”, por exemplo, executa aulas-espetáculo, conduzidas pelo professor Éder Santos Batista, em escolas das redes Municipal, Estadual e Privada. Ao todo, são nove instituições. Os alunos têm noções de como o instrumento é tocado, sua sonoridade e notas musicais. Nas aulas, a vida e obra de Dominguinhos também é contada.

Intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros” – Este ano, o projeto será realizado no Casarão de Ferreira Costa, localizado na avenida Rui Barbosa. O espaço de aproximadamente 50 metros receberá pinturas e grafite que retratam o ídolo. As artes serão produzidas pelos artistas plásticos Espedito Dias e Rubens Costa.

Caminhada do Forró Viva Dominguinhos – No sábado, dia 23 de abril, a caminhada terá concentração às 9h30, na Praça da Fonte Luminosa, de onde o cortejo seguirá até o Palco Colunata. Os participantes terão, ao longo do percurso, a apresentação de bacarmateiros, grupos de xaxado e banda de pífanos. Trio Forró Pé de Serra, Associação dos Bacamarteiros de São João, banda de pífanos Esquenta Mulher de Lajedo, grupo cultural Flor de Mandacaru de Iati e grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns, comandam a festa.

Tadeu Alencar visita cidades do interior e grupos políticos neste final de semana



O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) estará neste final de semana percorrendo alguns municípios do Sertão do Araripe. Nesta sexta-feira (01) pela manhã, ele visitou a feira livre de Moreilândia, acompanhado do pré-candidato a prefeito daquele município, João Angelim.

À tarde, Tadeu Alencar está em Exu, onde participa de reunião com o grupo político do prefeito Léo Saraiva, para discutir a sucessão municipal. O encontro acontece na chácara do prefeito, às 15h.

À noite, o deputado se integra à comitiva do prefeito Danilo Rodrigues em Bodocó, para participar da tradicional Festa de Março, realizada todos os anos naquela cidade. Tadeu Alencar pretende ainda participar da festa também na noite do sábado.

Antes, porém, sábado (02), ele estará em Ouricuri, para participar, às 9h, do ato de filiação de aliados do pré-candidato a prefeito do município, Ricardo Ramos, que acontecerá no Casarão Clube.

UPE: Curso de especialização em hematologia prorroga inscrições





As inscrições do processo seletivo para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Hematologia, oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE), através do seu Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foram prorrogadas até o 22/04.

Para participar, é necessário que o candidato comprove ter concluído curso de graduação reconhecido pelo MEC na área de saúde. A taxa de inscrição custa R$ 100,00. O curso tem início no dia 13/05/2016. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico abaixo: 

As aulas serão ministradas às sextas-feiras, no horário das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e de 13h às 17h, quinzenalmente. O curso tem carga horária de 390 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail abaixo: 
ou através do telefone: (81) 3183-3311.

AESGA SE MANIFESTA CONTRA GOVERNO DO ESTADO PELO PROUPE





Da ASCOM - AESGA

A noite desta quinta-feira, 31 de março, foi de mobilização para os alunos que fazem parte das 13 Autarquias Municipais do Estado de Pernambuco. E a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA não ficou de fora desta Ação.

Centenas de alunos de todas as Unidades Acadêmicas da AESGA, professores e funcionários estiveram reunidos no estacionamento da Instituição para iniciar uma intensa campanha em prol do Programa Universidade para Todos de Pernambuco – PROUPE, bem como da sua sustentabilidade.

O PROUPE, que garante o acesso aos estudantes oriundos de escolas públicas do interior do Estado ao ensino superior, foi criado pelo então governador Eduardo Campos em 2011, mas desde o ano passado vem sofrendo cortes, atraso no repasse das verbas e a paralisação, no que diz respeito a oferta de novas bolsas. Porém, mesmo com tantos pedidos e solicitações, não houve nenhuma conversa ou posicionamento por parte do governador Paulo Câmara a respeito do futuro do Programa.

“Nós queremos inicialmente que o Governador atenda os presidentes das Autarquias e entenda suas necessidades, pois conhecemos bem a realidade dos nossos alunos e sabemos que sem essa bolsa, milhares de estudantes de escolas públicas dos municípios do Interior de Pernambuco jamais terão oportunidade de ingressar no ensino superior”, destacou a presidente da Autarquia de Garanhuns, professora Giane Lira.

A partir de agora, estudantes de todas as Autarquias iniciarão junto aos seus gestores uma luta aberta em defesa do Programa para fazer jus ao seu título: UNIVERSIDADE PARA TODOS DE PERNAMBUCO.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da AESGA
Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br 
ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 251.

CAPA DO JORNAL DO COMMERCIO DO DIA DA MENTIRA


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.