quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Interior de Pernambuco contará com sete Novas Unidades de Polícia Científica com quase 500 Novos Profissionais



"Além da criação de novos batalhões, vamos descentralizar os serviços da Polícia Científica para o interior de Pernambuco. Isso vai facilitar a realização de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil para mais perto da população da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão, além de dar uma resolução mais ágil aos casos que são investigados. 

As sete novas unidades da Polícia Científica terão sede em Palmares, Nazaré da Mata, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro. Todas vão contar com profissionais do Instituto de Medicina Legal, Instituto de Criminalística e Instituto de Identificação Tavares Buril. 

O efetivo que vai atuar nas unidades já está em Curso de Formação: 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas e 51 peritos papiloscopistas."

Governador Paulo Câmara, no Instagram

Primos de Lula organizam ato em Garanhuns para acompanhar julgamento em Porto Alegre

Moura vai para Porto Alegre acompanhar julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal


Por Estadão Conteúdo

Primos de segundo grau do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão organizando uma manifestação em Garanhuns (PE), cidade natal de Lula, para o próximo dia 23 de janeiro, véspera de julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, da condenação do petista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além do ato, os parentes discutem a possibilidade da realização de uma vigília até a definição do último voto. "Ainda sou otimista. Acho que no dia 24 podemos até fazer uma grande festa na cidade pela sua absolvição", disse José Moura de Melo, de 64 anos, que é primo de Lula e um dos organizadores do ato.

Eraldo afirma que 10 mil apoiarão Lula em Garanhuns
Outro organizador da manifestação é o também primo de segundo grau do ex-presidente Eraldo Ferreira dos Santos, o Eraldo do PT, de 61 anos. Segundo ele, a expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas no centro da cidade. "Durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff nós reunimos cerca de 5 mil. Agora, em se tratando de Lula, nós acreditamos em uma participação muito maior. Podemos ter o dobro", avaliou.

Os detalhes da manifestação ainda estão sendo definidos. O que se sabe até agora é que ele terá a participação das centrais sindicais. A assessoria de imprensa da prefeitura de Garanhuns, cujo o prefeito é Izaías Régis (PDT), afirmou que a "municipalidade não irá se envolver no ato".

Segundo Moura de Melo, o sentimento na cidade é de indignação "por não existir justiça no País": "Não se fala em outra coisa pela cidade. Quando as pessoas se juntam é para discutir o caso do Lula. Eu mesmo sou abordado por muita gente que até sugere que a gente devia se juntar e pagar o valor do tal apartamento Guarujá", conta.

Já para Ferreira, a população de Garanhuns e região está estarrecida. "O que está prestes a acontecer é um crime. Nós esperamos um lampejo de lucidez dos juízes", comentou.

Apesar de responsáveis pela mobilização, Moura de Melo e Eraldo irão se separar no dia do julgamento. Moura de Melo tem viagem marcada para Porto Alegre - onde irá acompanhar "o mais perto possível" o desfecho do julgamento do primo. Já Eraldo permanecerá em Garanhuns. "Lá (em Porto Alegre) eu seria mais um. Aqui em Garanhuns eu posso fazer diferença e ajudar na organização do ato", disse.

O ex-presidente Lula deixou a cidade de Garanhuns com a família quando ainda tinha apenas 7 anos de idade. Ainda assim, não faltam moradores que se dizem amigos próximos ou parentes do ex-presidente.

No ano passado, Lula chegou a brincar sobre a possibilidade de pedir asilo em algum país por causa das investigações da Operação Lava Jato: "O único país do mundo para qual pediria asilo seria Garanhuns". De fato, hoje o sítio onde Lula nasceu fica em Caetés, mas, na época (1945, ano de nascimento do presidente), o local ainda era um distrito de Garanhuns (Caetés se emanciparia em 1963).

GOVERNO DIVULGA DADOS ESTATÍSTICOS DE TODOS OS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO



O Anuário Estatístico de Pernambuco inova em sua versão 2016 e disponibiliza uma nova forma de apresentar os dados estatísticos (como os números populacionais e o Produto Interno Bruto - PIB do Estado), a partir de mapas dinâmicos, apresentados por um Sistema de Informações Geográficas (SIG) publicado na web.

Os dados estatísticos/geográficos estão organizados em sete secções que abordam os aspectos socioeconômicos, demográficos e territoriais de Pernambuco. Os usuários podem acessar rapidamente as informações no endereço eletrônico: http://www.anuario.pe.gov.br/. (Depois acesse pelos tópicos da aba lateral do site).

A novidade, que pode ser acessada pela sessão Mapas, se soma a estrutura mais estática do site, composta por uma série de informações disponibilizadas por mais 440 tabelas, além de gráficos e mapas em formado PDF para impressão.

A ferramenta foi desenvolvida pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, no intuito de proporcionar a ampliação e a produção do conhecimento no Estado. Ela compila informações atualizadas sobre os 184 municípios e mais o distrito de Fernando de Noronha. A ferramenta vem ampliar e fortalecer a participação da sociedade no exercício da cidadania e conhecimento de seu território.

Esta ação vem a reforçar o caminho iniciado pela Agência Condepe/Fidem na direção de novas tecnologias que facilitem a execução de processos e a disponibilização de conteúdos estatísticos e cartográficos produzidos pela casa, a exemplo, o SigTES.

Essas tecnologias baseiam-se em Geo-B.I. (Business Intelligence), que incorpora a geografia como mais uma dimensão na sistematização e exibição de dados, tudo, por meio de uma interface mais intuitiva, baseada um uma linguagem visual contemporânea, que permite uma interação mais pessoal entre o usuário e a base da dados. Desta forma, possibilita que o mesmo construa suas próprias análises.

UNOPAR GARANHUNS TEM NOVO CURSO DE GASTRONOMIA



Se você tem paixão por cozinhar e apresenta grande interesse em estudar e aplicar na prática os segredos da gastronomia, a Unopar Garanhuns tem o curso certo pra você, GASTRONOMIA, uma área ampla, e que oferece diversas opções de emprego, você pode trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, resorts, cafés, cozinhas industriais e também atuar em outras áreas como consultoria, gestão de negócios, segurança alimentar, personal chef, chef pâtissier e chef de cozinha.

Venha ser Unopar você também!

Próximo Vestibular: 28 de Janeiro de 2018

Vereadores de Garanhuns estão fechando apoios a candidatos a deputado

Zaqueu e Alcindo se reuniram com Sílvio Costa Filho em Garanhuns nesta terça-feira (16)


O prefeito de Garanhuns Izaías Régis ainda não indicou quem será seu candidato a deputado estadual, mas seu grupo político, quase a hegemonia, tem dado mostras que estará ao lado de Álvaro Porto. Izaías, que sempre disse que só apoia quem é de Garanhuns, parece dar tempo ao tempo para anunciar o seu apoio ao ex-prefeito de Canhotinho, pois, sempre que pode, coloca Álvaro ao seu lado em eventos da prefeitura. Os vereadores parecem não esperar pelo prefeito, ou então já foram liberados.

Na oposição ainda não há definição de um nome majoritário do governo do estado em Garanhuns, fica a expectativa sobre Sivaldo (PPS) ou se aparecerá outro nome, enquanto isso, atuais deputados vão ampliando seus grupos no município. Claudiano Filho, sempre presente por aqui, já conta com um grupo forte, inclusive alguns vereadores. Marcantônio Dourado, Priscila Krause e Romário Dias também se articulam.

Até Sílvio Costa Filho (PRB), líder da oposição na ALEPE, entrou no vácuo da falta de lideranças em Garanhuns e está contabilizando o apoio de dois vereadores, Alcindo Correia (PCdoB) e Zaqueu Lins (PRB), que foi até citado como provável candidato a deputado federal em uma dobradinha com Claudiano no Agreste. Silvinho esteve em Garanhuns nesta terça-feira (16).

Alcindo, filiado a um partido aliado a Paulo Câmara, caminha para apoiar candidatos da oposição, inclusive articulando regionalmente o nome de Marília Arraes (PT) ao governo do estado.

Vamos fazer um levantamento dos apoios contabilizados pelos pré-candidatos a deputado.

Sobre informações do blog do Wellington Freitas

Oportunidade de Emprego para professores no Pronatec

O IFPE Campus Pesqueira está ofertando 17 vagas para professores atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começam nesta segunda-feira (15) e seguem até o dia 19 de janeiro. O período de contrato é de um ano e os aprovados atuarão na cidade de Pesqueira no próprio Campus e no Distrito Indígena de Pesqueira, na Aldeia Pé de Serra dos Nogueiras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site. No ato de inscrição, devem ser anexados os documentos comprobatórios que estão expostos no edital, entre eles, cópia de RG, CPF, comprovante de votação das duas últimas eleições, cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais, dentre outros.

Os selecionados trabalharão numa carga horária máxima de 16 horas semanais e a remuneração será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora. Vale destacar, que o candidato poderá se inscrever em até quatro códigos, ainda que em diferentes encargos

As exigências mínimas para concorrer às vagas para lecionar no curso de agricultura familiar são as seguintes graduações: ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação, análise e desenvolvimento ou técnico em informática.

Já para atuarem no curso de operador de sistemas de irrigação são necessárias ter as seguintes graduações: gestão ambiental, ciências biológicas, licenciatura em biologia, geografia, tecnólogo em saneamento, tecnólogo em gestão ambiental, técnico em meio ambiente, agronomia, ciências agrárias, engenharia florestal, engenharia agrícola, administração, técnico em administração, engenharia de alimentos, tecnólogo em alimentos ou tecnólogo em irrigação.

Os resultados preliminares serão divulgados no dia 22/01.

O edital está disponível nesse link: 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.