sexta-feira, 1 de novembro de 2013

As fotos dos rapazes que morreram no acidente de Garanhuns,que se soma a tantos no mesmo local.



Não tenho colocado notícias de acidentes e policiais neste blog, para isto tem profissionais que têm feito um excelente trabalho. Mas nesta sexta-feira Garanhuns acordou em choque com a morte de quatro rapazes, que estavam em um palio e bateram de frente com um caminhão na curva situada a Fundição Carvane e o Buffet Vitória, na BR-424. Por isso, resolvi trazer o assunto, como forma de mostrarmos o problema de alguns locais que são costumeiros para acidentes, e ao longo dos anos, nada tem sido feito para evitar. Falo mais logo abaixo, no AGORA COMIGO.

O blog Agreste Violento, especialista neste segmento jornalístico, trouxe as informações e as imagens dos jovens.


 Do Blog Agreste Violento:

Um grave acidente por volta das 23h00 desta quinta-feira (31) resultou na morte de quatro pessoas no Km 90 da BR-424, curva da Fundição Carvane no bairro Aloísio Pinto em Garanhuns. As vítimas trafegavam em um veículo Fiat Pálio vinho de placas KHG-7797, quando colidiram frontalmente com um caminhão Ford Cargo 1317 de placa NVN-6988.

No acidente morreram: Ramon Vasconcelos Silva, 23 anos, morador da Praça Campos Sales bairro do Magano, o qual conduzia o veículo Pálio no momento do acidente, Guilherme Andrade, 19 anos, Lucas Antônio Silva dos Santos, 24 anos, morador da Cohab III em Garanhuns, e José Alberto da Rocha de Aquino Junior, 21 anos, as outras vitimas são dos bairros Brasília e São José.

Para ver mais fotos, inclusive do estado que ficaram os veículos, acessem: http://agresteviolento.com.br/v1/

.
AGORA COMIGO: Crônica de mortes anunciadas. Aquela curva da BR-424 já matou muita gente e vai continuar matando, enquanto não for cuidada como local de grande fluxo e propenso a acidentes fatais. Trata-se de um ângulo no qual finda uma ladeira para cada lado, onde os veículos geralmente chegam em velocidade, e para completar não têm boa visibilidade da frente nem da continuidade da pista após a curva, ou seja, não se consegue ver direito se vem veículo no sentido contrário.

E tem mais dois problemas. Por conta da velocidade e do ângulo, muitos motoristas fazem o trajeto invadindo a pista da contramão. O outro, não tem nenhum redutor de velocidade, quer seja lombada, tartaruga, radar, ou o que quer que seja. Nada que impeça que se repitam os acidentes. Há uma lombada eletrônica próxima. Segundo o leitor Daniel Morais, que nos informa que o acidente foi na curva da Barreira do Inferno.

Se não forem tomadas providencias, novas vítimas perderão suas vidas naquele local. E existem outros pontos que precisam de uma maior atenção dos orgãos responsáveis, como a curva da laranjeira, a travessia de Manoel Xéu, entre outros.

A frente da Coca-Cola, que entraria nesta lista, acaba de receber uma lombada eletrônica.

EM TEMPO: Olha o comentário que acaba com qualquer argumento de perigo na estrada. Vem da Verinha Ramos: 
Ronaldo, sei que alguns trechos da nossa perimetral precisam ser mais trabalhados em relação a segurança na estrada, mas, infelizmente contra o álcool fica difícil esta prevenção. Sabemos que os rapazes estava alcoolizados.

IMAGENS DO OUTUBRO ROSA: Caminhada de encerramento leva milhares de pessoas às ruas de Garanhuns‏

Antes da caminhada, um aquecimento com o pessoal das academias de Garanhuns

Na concentração, Priscila Maravilha deu um show tirando fotos com todos

Jovens da Banda Marcial de Itaíba na frente da V GERES
 
Milhares de pessoas desceram pela Rua XV de Novembro em direção ao centro da cidade

Com muita animação, o recado da prevenção era dado a todos que participavam a caminhada

Uma parada especial na Unimed para agradecer a parceria de Dra. Marta e equipe
 
Janaína Ramos, Edson de Capoeiras e Dra. Ricarda Samara

Chegada a Av. Santo Antônio causa excelente repercussão para o Outubro Rosa

Equipe de Garanhuns, com Rosa Quidute e Socorro Régis

Dra. Ricarda Samara (V GERES) e o prefeito de São João, Genaldi Zumba

Um dia inesquecível para quem trabalha com a saúde na região do Agreste Meridional. Milhares de Pessoas, em sua maioria mulheres, de 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, caminharam pelas ruas de Garanhuns com alegria e dando o recado da prevenção ao Câncer da Mama, e também do Colo do Útero.

Nesta quinta-feira, 31, foi o Dia D do encerramento da campanha Outubro Rosa, que movimentou ao longo do mês; Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Caetés, Garanhuns, Jupi, Jucati, Lajedo, Lagoa do Ouro, Iati, Itaíba, Paranatama, Palmeirina, Saloá, São João e Terezinha. Em cada município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de outubro, diversas ações inseridas na campanha regional. Até chegar a este evento final, onde cada um dos municípios enviou uma delegação para participar da grande caminhada em Garanhuns.

"Foi um trabalho árduo, e a equipe da V GERES está de parabéns por coordenar o projeto que chamou tanto a atenção para esta causa da saúde. Em especial a Janaína Ramos, representando toda a nossa equipe, e ao amigo Luís Melo, diretor do Hospital Dom Moura, por dar sempre este suporte para nossas ações." - Ressalta Dra. Ricarda Samara, gestora regional de saúde.

Instituições públicas e particulares também se integraram à Campanha Regional, como a UNIMED, o Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, a ADVAMPE, o Hospital Regional Dom Moura, a UPAE, o programa Mãe-Coruja, a Residência Multidisciplinar do HRDM, a Soservi, as Academias, Polícias Militar, Rodoviária e a AMTT de Garanhuns, LABAM e Codeam, Imprensa, entre outras.

Um destaque especial vai para a Diocese de Garanhuns, que levou o Outubro Rosa a 33 paróquias da região, com a participação direta de D. Fernando Guimarães.

Na caminhada final, todos os 21 municípios estiveram presentes. Praticamente todos os secretários municipais de saúde com suas equipes. Contou-se também com médicos, parceiros, e até os prefeitos Genaldi Zumba (São João) e Izaías Régis (Garanhuns) participaram do evento. De Garanhuns ainda, acompanharam toda a caminhada a vice-prefeita Rosa Quidute e a primeira-dama Socorro Régis. A Coordenadoria da Mulher estava em peso, além do vice-prefeito de Jucati, Clívio Alencar. O COSEMS esteve representado pela secretária de saúde de Lagoa do Ouro, Nilva Mendes. Muitos outros secretários presentes, a exemplo de Harley Davison, de Garanhuns.

A Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES, não escondeu seu entusiasmo: "Só temos a agradecer e renovar a vontade de levar este recado a todas as pessoas; busquem a prevenção. Nosso desafio é agora transformar os próximos meses em Novembro Rosa, Dezembro Rosa, dando continuidade a esta campanha que repercutiu tão bem para o estado inteiro".

Audiência Pública sobre as Eleições 2014 em pauta no Tribunal Superior Eleitoral

Ministro Dias Toffoli

A propaganda, condutas ilícitas em campanha e apuração de crimes eleitorais serão o tema da segunda Audiência Pública sobre o pleito de 2014 que acontecerá no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima sexta-feira, 8 de novembro, a partir das 14h30. O evento será presidido pelo Ministro Dias Tofolli – que será o relator das resoluções das eleições do próximo ano - e as audiências visam reunir as opiniões de partidos políticos, associações e entidades da sociedade civil, advogados e o público em geral para análise.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será representada pelo advogado pernambucano Carlos Neves, do escritório CNP Advogados e vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. No último ano, Neves lançou o livro “Propaganda Eleitoral e o princípio da liberdade de expressão” (Belo Horizonte: Editora Fórum, 2012), no qual ele enquadra a propaganda eleitoral enquanto projeção da liberdade de expressão e acredita que deve haver preponderância dessa liberdade da propaganda em detrimento de outros direitos e garantias. “Tentarei, após reunidas as sugestões da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB, colaborar com a organização das eleições de 2014 pela a Justiça Eleitoral, sem perder de vistas a defesa das liberdades e da democracia brasileira”, defende.

Esta será a segunda Audiência Pública sobre as instruções para o próximo pleito. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabelece que as resoluções necessárias para que o TSE normatize as eleições devem estar prontas até o dia 5 de março do ano do pleito, sem restringir direitos ou estabelecer sanções distintas das previstas na lei, após terem sido ouvidos, em audiência pública, os delegados ou representantes dos partidos políticos. Durante a primeira Audiência, que acontecem no dia 28 de outubro (segunda-feira passada), foram apresentadas sugestões às resoluções sobre reclamações e representações, incluindo direito de resposta, pesquisas eleitorais e escolha e registro de candidatos.

EPC: Conselho avança na estruturação da Empresa Pernambucana de Comunicação



O planejamento orçamentário para 2014, a digitalização do sinal, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além da criação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar da minuta do regimento interno foram os principais pontos discutidos, hoje (31), na primeira reunião extraordinário do Conselho Administrativo da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC S/A), presidido pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Também foi alvo dos debates, a transmissão de 25% de programas locais e regionais, o que definirá o perfil da emissora, de forma que a programação valorize a cultura local. 

Durante o encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Bairro do Recife, o secretário Tadeu Alencar lembrou que é necessário eleger prioridades na utilização dos recursos, uma vez que o mundo passa por uma retração econômica, de forma que é necessário atender as demandas mais urgentes, deixando as ações restantes para um segundo momento, obedecendo de forma lógica a essencialidade e o tempo definido no plano de ação da emissora.

A Empresa Pernambucana de Comunicação é a segunda do país e a primeira estadual, tendo sido criado pelo governador Eduardo Campos em 2 de janeiro deste ano. Seu Conselho Administrativo é Composto por 13 membros – seis representantes da sociedade civil, seis do Governo do Estado e um da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Inspirada no modelo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a empresa pernambucana garantirá, no mínimo, 15% de conteúdo regional/estadual e 10% de conteúdo independente em sua programação semanal.

O secretário Tadeu Alencar destacou a importância do encontro como o início do processo de operação da EPC, incluindo o processo de digitalização do sinal, que precisa obedecer ao prazo definido pela Anatel, que extinguirá as transmissões analógicas a partir de 2016. “A reunião foi extremamente produtiva. Avançamos na distribuição de tarefas e voltaremos a nos encontrar na próxima reunião ordinária, marcada para nove de dezembro, às 9h”, finalizou. 

FOMENTA: Governos buscam facilitar compras de pequenos empresários



Representando o Governador do Estado de Pernambuco, o secretário de Administração, Décio Padilha, participou da abertura do VI Fomenta Nacional, na manhã desta quarta-feira (30). Na ocasião, o gestor falou do compromisso e das políticas públicas que o Estado vem adotando para consolidar a participação das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores individuais (MEI) nas compras governamentais, em um ambiente menos burocrático, e de seus resultados, que já podem ser acompanhados através do salto na participação deste segmento, que representava menos de 2%, no início de 2007, e hoje está alcançando 25%.

Os significativos avanços são constatados desde que a Secretaria de Administração publicou, em agosto de 2012, o decreto nº 38.493, que oferece privilégios ao segmento de pequenas empresas. O documento causou impacto econômico logo após sua publicação, quando fez saltar de 10,7% para 14% a participação de microempreendedores nas compras realizadas pelo Estado devido ao tratamento diferenciado. "Nossa meta para 2014 é alcançar 31% de participação desses empreendedores nas compras públicas e fazer com que Pernambuco seja pioneiro no panorama nacional, já que nenhum outro estado brasileiro atingiu este patamar", desafiou o secretário.

O Dia D do Outubro Rosa de Itaíba




A Prefeitura Municipal de Itaiba, através da Secretaria de Saúde, vivenciou no último dia 30, o “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização adotada por toda a população em virtude da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” foi compreendido através da cor rosa, a qual simbolizou o alerta às mulheres, principalmente a partir dos 50 anos de idade a fazerem o auto-exame, que podem diminuir os riscos dessa doença. 

Na ultima quarta-feira, a cor rosa tomou conta da cidade. A população contou com stands com aferição de pressão, teste de glicemia capilar, auto-exame de mama, agendamento de mamografia e tratamentos de beleza, com o apoio de cabeleireiros e manicures do SESI. A partir das 15 horas, moradores e estudantes, junto com a banda marcial da cidade, participaram da caminhada que saiu da entrada da cidade e percorreu as ruas do município. A noite, os prédios públicos receberam um tom especial de rosa e foi realizada a homenagem a todas as mulheres que venceram o câncer e foi celebrada uma missa de ação de graças no Pátio da Prefeitura.

Finalizando o mês de Outubro, a prefeitura de Itaiba ainda participou das comemorações em Garanhuns, junto com a banda marcial e toda a população.

ARTIGO: MOVIMENTOS DE RUA E AVALIAÇÃO DE GOVERNOS - Por Maurício Costa Romão

IPMN                                                                                                                               AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO                                                                                       GOVERNOS EDUARDO CAMPOS E DILMA ROUSSEFF                                                 (Pesquisas no Recife em abril e outubro de 2013)                              

Governo Eduardo Campos
Governo Dilma Rousseff
Conceito
1-2 abr/2013
21-22 out/2013
1-2 abr/2013
21-22 out/2013
Ótimo e Bom
75
48
62
33
Regular
19
29
32
34
Ruim e Péssimo
3
16
3
29
NS/NR
3
7
3
4
Fonte: elaboração própria com base em pesquisas do IPMN



Na medida em que as pesquisas eleitorais vão aparecendo, as nacionais, estaduais e municipais, fica patente um traço distintivo comum: as manifestações populares do meio do ano afetaram sobremaneira as imagens dos governantes urbi et orbi. 

Essa afirmação acaba de ser constatada no Recife, capital do estado governado pelo presidenciável Eduardo Campos, através de levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), com trabalho de campo em 21 e 22 de outubro.

Com efeito, em 2012, ano em que o IPMN realizou 14 pesquisas de acompanhamento da eleição para prefeito, de janeiro a setembro, o governador sempre exibiu excepcionais índices de aprovação da gestão na capital, obtendo uma média de 72%, com um mínimo de 66% e um máximo de 80%. 

Em abril deste ano, o eleitorado municipal continuou demonstrando grande apreço pela gestão de Eduardo em Pernambuco, ainda mais quando ele ensaiava passos mais definidos como potencial candidato à presidente, consagrando-lhe 75% de ótimo e bom.

Após os protestos de junho, sem absolutamente nenhum fato interno que justificasse qualquer dano às imagens do mandatário estadual ou do governo, a avaliação da administração do governador, vista pelos recifenses, despencou para 48% nesta pesquisa de agora, uma queda de 27 pontos (vide tabela). 

A tabela desfila ainda números não menos dramáticos para a presidente Dilma Rousseff. A popularidade da governante (outra forma de olhar a soma das subcategorias ótimo e bom), também sem nenhum motivo aparente, registrou uma queda de 29 pontos entre as duas pesquisas deste ano na capital pernambucana, passando de 62% para 33%, com o agravante de que os conceitos de ruim e péssimo alcançaram 29%.

Note-se que esse declínio na avaliação da gestão dos dois incumbentes, dá-se no auge da exposição midiática de ambos, quando eles mais se movimentam, mais inauguram obras, mais lançam programas, mais capitalizam politicamente seus feitos, mais buscam estender seus arcos de apoiamento político-partidário, mais, enfim, se esforçam para mostrar que conseguiram interpretar os anseios populares expressos nas manifestações do meio do ano.

Os números, entretanto, extraídos dos levantamentos que se vão sucedendo aqui e acolá, sinalizam que o movimento insurgente de junho apenas se recolheu enquanto palco de mobilização popular de rua, mas que continua latente, nos bastidores, fazendo ecoar protestos, desalentos e esperanças, através da caixa de ressonância do pensamento do eleitor, que é a pesquisa de opinião.
---------------------------------------------------------------

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e de Mercado, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br, http://mauricioromao.blog.br.

Chile planeja abrir Consulado no Recife


O governador Eduardo Campos se reuniu, na manhã desta quinta-feira (31/10), com o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, que já ocupou o cargo de vice-ministro de Relações Exteriores daquele país. O governo chileno planeja ampliar sua presença no Nordeste, incluindo um consulado honorário em Pernambuco. A conversa ocorreu na residência do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, no Recife.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.