quinta-feira, 21 de maio de 2020

Quarentena eleva isolamento social em 12,8% nas cinco cidades abrangidas pelo decreto do Governo do Estado

Dados referentes ao dia 20 de maio apontam crescimento da adesão dos moradores da RMR às medidas mais restritivas de isolamento





Os dados divulgados na manhã desta quinta-feira, pela empresa de tecnologia In Loco, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, mostram que Pernambuco tem mantido a elevação dos índices de isolamento social, em ascensão desde o último sábado. O incremento do número de pessoas em casa no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Olinda chegou a um crescimento médio de 12,8% nos últimos sete dias de vigência do decreto que tornou mais rígidas as medidas restritivas nesses cinco municípios.

Os cinco municípios da Região Metropolitana do Recife estão incluídos no decreto estadual que determina uma quarentena mais rigorosa, com a restrição de circulação de pessoas, rodízio de veículos e fiscalização em estabelecimentos comerciais que estejam funcionando fora das normas do decreto.

No dia 20, nas cinco cidades da RMR a taxa média de isolamento social chegou aos 56,3%, contra 49,9% (13), ou seja, uma semana antes da implantação da Operação Quarentena. Nos outros dias, os números seguem a tendência: 60,1% (dia 16), 63,8% (dia 17), 53,5% (18) e 52,1% (19). Números que superam os dias anteriores, quando foram registrados, respectivamente, 48,1% (09), 52,4% (10), 49,4% (11) e 50,1% (12).

Na quarta-feira, na Região Metropolitana a média foi de 56,3%, contra 49,1% da semana anterior. O levantamento apontou, no Recife, uma adesão média de isolamento social de 58,4% da população às medidas no dia 20. Uma semana antes (13.05) a média era de 51,8%. Em Olinda, no mesmo dia, as taxas subiram de 51,8% (13.05) para 58% (20.05) dos moradores colaborando com as regras da quarentena.

Ainda no dia 20 de maio, Jaboatão dos Guararapes apareceu com 55,2% de isolamento social. No dia 13, o índice de isolamento estava bem abaixo, com apenas 48,4% das pessoas se ajustando às medidas do decreto. Camaragibe passou de 49,2% para 55,3% no comparativo. A população de São Lourenço da Mata colaborou com as medidas, aumentando o percentual de 48,1% para 54,6%, na comparação do dia 13 com o dia 20 de maio.

COMPARATIVO – No dia 20, de acordo com levantamentos da InLoco, o Estado de Pernambuco atingiu uma taxa de isolamento social foi de 52%. Uma semana antes (Dia 13), esse índice era de 47,6% de moradores aderindo às regras vigentes na quarentena.

Empresa faz doação de sanitização para prédios de saúde da Prefeitura de Garanhuns




A Agreste Dedetizadora fez a doação da sanitização, quinzenalmente, e enquanto durar esta crise, de 38 Postos de Saúde, do PNI, CEO (Odontológico), sede da Secretaria de Saúde, CAPS AD, CAPS das Flores, SAMU e Vigilância em Saúde. Todos esses locais são desinfectados para vírus, bactérias, fungos e ácaros, como dissemos, a cada 15 dias.

A doação é visando a saúde dos profissionais e da população em geral.

É importante que as empresas se conscientizem e façam a sanitização periodicamente para ajudar no controle do COVID-19, principalmente locais com aglomeração e grande movimentação de pessoas como agências bancárias, lotéricas, mercados, e até mesmo veículos como Taxi e Uber. 

O que é?

Sanitização é o processo de desinfecção, higienização e controle microbiológico de ambientes, através da aplicação de produto sanitizante de última geração, que auxilia no combate aos agentes patogênicos como: bactérias, vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos capazes de produzir doenças infecciosas. A aplicação é feita espacialmente através da atomização/nebulização com equipamentos especializados. Dessa maneira, tratamos tanto o piso, como os móveis mesmo em locais de difícil acesso, até mesmo o ar dos ambientes, assim temos um controle mais eficaz e completo dos microrganismos. Muito eficaz para desinfecção dos locais delicados à manipulação, produção e elaboração alimentos.

Obs: Não cobramos esta postagem, e até solicitamos ao pessoal da dedetizadora que enviasse o material para esta divulgação, pois entendemos que as pessoas deveriam saber. 

PETISCOS? TERRAÇO CHOPPERIA E CHURRASCARIA EM GARANHUNS


OPÇÃO PARA COVID-19, PATENTE PARA REMDESEVIR ESTÁ AGUARDANDO PATENTE HÁ CINCO ANOS NO BRASIL

O Remdesivir, remédio considerado promissor para o tratamento da Covid-19, está com o exame de seu pedido de patente parado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial há quase cinco anos. VEJA teve acesso ao processo no qual o Ministério da Saúde pede que a análise seja acelerada, o que pode abrir caminhos para que o medicamento seja amplamente distribuído no Brasil. 

Além do remdesivir, a requisição feita ainda sob a gestão de Luiz Henrique Mandetta inclui outros três princípios ativos: tocilizumabe, sarilumabe e favipiravir. Caso o pedido de patente seja rejeitado, a fórmula poderá ser replicada para a produção de genéricos. 

Dada a urgência, o ideal é que a burocracia brasileira seja deixada de lado.

TEREZINHA LIDERA ISOLAMENTO REGIONAL NESTA QUARTA, 20



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente à quarta-feira, 20 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Georreferenciamento, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Aqui na região, se observarmosbem, quase sempre são os mesmos municípios entre os 10 melhores colocados. Terezinha foi o melhor nesta quarta, seguido por Palmeirina e Águas Belas, município cujos números de infectados e mortos vem chamando a atenção. 

Em nossa estatística, a diferença agora a favor de Brejão é primeiro, Caetés, segundo. Tem um empate agora na terceira colocação, Iati chegou em Capoeiras. Teresinha completa a relação dos cinco melhores.

Índice médio em PE nesta segunda-feira: 48,9%. 

Vamos ao nosso resultado regional. Estes números são atualizados diariamente. Confira mais abaixo os dias anteriores.

QUARTA-FEIRA (20/05/2020)
1. Terezinha 53,4% (5° colocado no estado)
2. Palmeirina 49,6% (19°)
3. Águas Belas 48,7% (25°)
4. Correntes 48,6% (27°)
5. Angelim 48,1% (31°)
6. Itaíba 47,1% (39°)
7. Brejão 46,7% (47°)
8. Iati 45,7% (63°)
9. Caetés 45,6% (64°)
10. Capoeiras 45,3% (66°)
11. Garanhuns 44,9 (72º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.