segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NOTA DO SINDASP SOBRE REBELIÃO E MORTE DE POLICIAL MILITAR

O Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-Pe) se pronuncia acerca da rebelião ocorrida nas Unidades do Complexo do Curado nesta segunda-feira, 19 de janeiro:



Lamentamos profundamente a morte de mais um irmão, policial militar nos serviços da guarda externa, que tombou no exercício de sua função.

Para o Sindasp-PE, esta tragédia, como muitas outras, revela o total apagão do Sistema Penitenciário em Pernambuco, que merece ser revisto com urgência e presteza.

Denunciamos um déficit de pessoal de 4.700 Agentes Penitenciários, péssimas instalações, falta de condições de trabalho e a morosidade no julgamento dos processos dos apenados, principalmente, pela falta de Agentes Penitenciários para as apresentações judiciais e a falta de defensores públicos.

Infelizmente, rebeliões como essas são previsíveis, podendo acontecer outras vezes pela omissão do Estado em garantir a Ordem e a Segurança no Sistema Penitenciário.

Novamente denunciamos que armas e outros ilícitos estão entrando nos presídios por cima dos muros do complexo, visto que, em média, 60% das guaritas continuam desativadas.

O Sistema Penitenciário tem que ser tratado com outros olhos para garantir a Segurança Pública e a ressocialização do preso.

João Carvalho
Sindasp-PE

Ministério Público ingressa com Ação contra ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns contra Luiz Carlos de Oliveira, que foi prefeito do município entre os anos de 2005 e 2012. Por meio da ação, o MPPE pede a condenação do ex-prefeito por ter celebrado 17 contratos temporários para o preenchimento de vagas na administração, burlando a exigência de concurso público.

Caso a denúncia do MPPE seja aceita, Luiz Carlos de Oliveira se tornará réu e será levado a julgamento pela prática de ato de improbidade administrativa. As sanções elencadas para essa prática, caso ele seja condenado, incluem o ressarcimento integral do dano aos cofres públicos, se tiver ocorrido lesão ao patrimônio; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida pelo agente público; e proibição de estabelecer contratos, receber benefícios ou incentivos fiscais de agentes públicos por um prazo de três anos.

Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, os contratos foram firmados entre os anos de 2006 e 2007 para admissão de servidores temporários para os cargos de enfermeiro, educador social, dentista, auxiliar de enfermagem, psicólogo, agente administrativo, técnico em saúde mental e instrutores de artesanato e de geração de renda.

“Cabe destacar que, apesar de o município de Garanhuns não ter realizado qualquer concurso público entre 1995 e 2008, foram contratados profissionais para atuar em funções de caráter permanente, que devem ser exercidas por servidores concursados”, informou Domingos Agra.

No texto da ACP o promotor esclarece que o MPPE recebeu ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relatando as irregularidades encontradas pelo órgão na contratação dos servidores temporários. O relator do caso no TCE, conselheiro Marcos Loreto, apontou que o ex-prefeito não apresentou justificativas para o preenchimento dos cargos, bem como não houve portaria autorizando seleção pública para as vagas.

“Nessa situação, o caráter de excepcionalidade do qual devem ser revestidas as contratações temporárias é obviamente desvirtuado”, acrescentou o promotor.

fonte: Site do MPPE

Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns comemora 115 anos de fundação



A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns (IPGC) comemora, na próxima quinta-feira (22), 115 anos de Fundação. O momento vai ser marcado pela realização de um Culto de Gratidão na IPCG, que será realizado às 19h30.

A programação seguirá por todo o ano, e terá o momento maior nos dias 21 e 22 de março, quando acontecerá a celebração do aniversário da Igreja, com a participação do Coral Semírames Bezerra, Grupo Voz e Melodia e do Rev. Sérgio Vitalino – Pastor da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem (Recife).

Em maio, as comemorações serão realizadas no 1º de maio, aniversário do Instituto Bíblico do Norte (IBN), que deve ser celebrado na IPCG. E nos dias 23 e 24, quando será comemorado o aniversário do Coral Semírames Bezerra.

Em junho, acontece a Festa da Amizade, realizada no dia 27, um momento de fortalecimento de laços dos membros que compõem a Igreja Central.

O aniversário da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) integra as comemorações dos 115 anos, com uma programação que ainda será definida, para ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto.

Nos dias 12 e 13 de setembro será realizada a Conferência Missionária, com a participação de todos os alunos do Instituto Bíblico do Norte. Será um fim de semana voltado para as missões, com a pregação do Diretor do IBN, Pastor Milton César.

Em outubro, está marcada para acontecer a Conferência para a Família, nos dias 17 e 18. O Pastor Antônio Sávio, da Igreja Presbiteriana das Graças (Recife) conduzirá o Encontro de Casais no sábado. No domingo pela manhã, fará palestra sobre a Família para toda a Igreja.

Nos dias sete e oito de novembro, será realizado um Culto de Gratidão pelos 115 anos do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, bem como pelos 115 anos da IPCG, com o Pastor Roberto Brasileiro, presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

O Música na Igreja encerra a programação de comemoração dos 115 anos. Nos dias 21 e 22 de novembro, serão realizados um seminário sobre louvor e adoração, entre outras atividades pela passagem do aniversário do Grupo Voz e Melodia. O pastor convidado será Luciano Carvalho, ministro de louvor da Igreja Presbiteriana das Graças.

História

A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi idealizada pelo missionário e médico norte-americano George William Butler - natural da Georgia (EUA). Casado com Humphrey Butler, estudou medicina em Baltimore (EUA) e chegou ao Brasil em 1883. Em 1894, passou a morar em Garanhuns, onde trabalhava como missionário presbiteriano e médico, já que nessa época houve uma epidemia de febre amarela na cidade.

Em 1895, ele fundou a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Neste ano, em Garanhuns, foram batizados os primeiros conversos protestantes presbiterianos. Um deles foi o Reverendo Jerônimo Gueiros, educador e jornalista.

A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi oficialmente organizada em 22 de janeiro de 1900. Seu primeiro pastor foi o Rev. Martinho de Oliveira.

Fonte: Blog Igreja Central de Garanhuns - http://ipcentralgaranhuns.blogspot.com.br/
Texto: Jacqueline Menezes 
Imagem/Foto: Marcelo Jorge

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL DO RECIFE 2015



O carnaval de Recife já conhece sua programação, que novamente aponta para todos os gostos, com sua característica multicultural, com muita música da época, frevo, maracatu, caboclinhos, somados ao rock, samba, eletrônica, etc...  

Nomes como O Rappa, Titãs, Nando Reis, Jota Quest, Luiz Melodia, Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Leci Brandão e Fundo de Quintal são alguns dos nomes nacionais, mas 98% dos artistas são pernambucanos, entre eles Lenine, Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Nação Zumbi e Alceu Valença. Além de outros como Elba Ramalho que é praticamente pernambucana.

Ao todo, serão mais de 2 mil apresentações distribuídas em 63 focos carnavalescos. Recife terá ainda cinco corredores da folia, além de 24 polos comunitários.

Para conferir a programação completa, aliás, completíssima, clique aqui.

Inscrições para o Sisu 2015. Acesse aqui!


Estão abertas a partir de hoje (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato a ingressar em uma instituição pública de ensino superior deve acessar, até o dia 22 de janeiro, o endereço sisu.mec.gov.br para se inscrever. 

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Destas, 11.533 estão distribuídas em cinco instituições em Pernambuco.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Ganhe o Mundo em 2015‏ >>> Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai e Panamá.



A catadora de lixo Edileuza da Silva Trajano, 38 anos, não cabia em si de tanta felicidade. Ela juntou o marido, que tem a mesma profissão, e cinco dos seus seis filhos para acompanhar o embarque de Stella, a mais jovem entre as mulheres, que, aos 17 anos, seguiu para fazer intercâmbio em Minnesota, nos Estados Unidos. O sonho de Edileuza só foi possível graças ao programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, que embarcou sua primeira turma de 2015 neste domingo (18). O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a despedida dos jovens no Aeroporto Internacional do Recife, reforçando o compromisso de manter e ampliar a iniciativa criada no Governo Eduardo Campos, que é pioneira no Brasil.

“Eu nunca teria condições de proporcionar uma experiência dessas para Stella”, comemorou Eileuza, com os olhos marejados. Ainda sem acreditar no que estava vivendo, a estudante disse ter certeza que muitas portas irão se abrir para ela após a temporada fora. “A realidade da minha família vai mudar; a vontade de melhorar é muito grande”, pontuou Stella, que passará seis meses no exterior.

Paulo Câmara elogiou o empenho dos 18 jovens selecionados pelo programa. “Eles estão aqui por mérito próprio e isso prova que, com dedicação, é possível vencer obstáculos e alcançar objetivos. Além de oferecer novas perspectivas no campo profissional, o intercâmbio amplia a visão de mundo do jovem, que muitas vezes nunca teve a oportunidade de sair da sua cidade”, ressaltou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e da filha Clara.

Aos colegas que ainda estão concorrendo a uma vaga, Renata Soares, 17, reiterando as palavras do governador, argumentou que nada na vida é fácil e que os amigos precisam se empenhar para assegurar um espaço nas próximas viagens. "Com empenho e muito esforço a gente sempre chega lá”, disse a jovem. João Paulo Lopes, 17, lembrou a responsabilidade de representar Pernambuco. “Temos que chegar lá fora e fazer a diferença, mostrando nosso potencial e multiplicando a cultura pernambucana.”

NOVOS EMBARQUES

Ganhadora da Moto POP 100 0KM da Promoção Honda em Dobro



Ocorrida nos meses de outubro, novembro e dezembro, a promoção Honda em Dobro viria a sortear uma Honda POP 100 0km, para os clientes que adquirissem ou retirassem uma moto através do Consórcio Nacional Honda. Sucesso total! Toda a região participou!!

E a ganhadora foi Jucileide da Silva, da cidade de Jupi - PE, fque leva pra sua garagem a Honda POP 100, e vai começar 2015 de Honda 0km.


http://www.alvesmotoshonda.com.br/consorcio.php

CONTRATADOS: Repercute condenação da Prefeitura de Garanhuns

Depois que demos a notícia que a Vara da Fazenda de Garanhuns, em várias ações, reconheceu o direito de ex-contratados da Prefeitura Municipal, nos últimos cinco anos (que é o tempo que se pode requerer direitos trabalhistas) por não receberem férias, 13º, horas extras, FGTS, entre outros, gerou grande movimentação nas redes sociais e entre os ex-servidores da Administração Municipal, em busca de mais informações.

As dívidas em questão são em sua maioria da gestão do ex-prefeito Luís Carlos, entretanto poderiam ter sido resolvidas pela atual administração, que preferiu levar o caso à justiça, não arcando com as dívidas deixadas pelo antecessor. No entanto, os contratados são do município, e não do prefeito A ou B, como bem disse Adalberto Tavares, em comentário em nossa postagem no Facebook:

"Funcionários que atuaram nas gestões anteriores à atual. Foram conversar com o atual prefeito no início de seu mandato e saíram de lá com a seguinte resposta: "Não pagarei dívidas de outra gestão". Agora, além de os cofres públicos arcarem com as verbas trabalhistas devidas a esses ex-funcionários, há que ser pago também os honorários sucumbenciais (merecidos, diga-se de passagem) do advogado desse pessoal. Um custo que poderia ter sido evitado se o atual prefeito tivesse agido com consciência e hombridade resolvendo o problema sem deixar que este chegasse as vias judiciais." - Adalberto Tavares

Também temos uma situação assim, referente a publicidade no blog, que servidores da própria prefeitura nos indicaram pela entrada na justiça para receber, mesmo com parecer pelo pagamento assinado pelo procurador do município. No meu caso, erraram a digitação da agência da nossa conta jurídica e o valor não entrou, voltando à conta pública. Nunca resolveram. 

Esta judicialização para o pagamento dos ex-contratados é boa politicamente para a atual gestão, que mostra que os débitos são referentes, em sua maioria, da gestão anterior de Luís Carlos, mas muito ruim para os cofres públicos, pois geram custas judiciais e honorários, e isto não é barato. E agora, se a intenção era o desgaste político da gestão passada, está respingando na atual também, pela resolução do problema somente na esfera judicial, confrontando os ex-contratados, como podemos ver no comentário do Adalberto.

Poderia ter se encontrado outra forma de resolver a questão, mais ágil para quem vai receber, e menos danosa ao município. Sem desgastes para todos os lados. 

E claro, problema que teria sido evitado se o ex-prefeito Luís Carlos tivesse melhor organizado as finanças do município e cumprido a obrigação pelo pagamento dos contratados da sua gestão.

Inscrições para Concurso do Banco do Brasil terminam hoje. Acesse já!



Estão terminando as inscrições para o concurso do Banco do Brasil com cerca de 2,5 mil oportunidades em cadastro de reserva no cargo de Escriturário, que exige nível médio de escolaridade. A remuneração é de R$ 2.227,26 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. As provas serão aplicadas no dia 15 de março de 2015.

A taxa é de R$ 40.

As inscrições terminam nesta segunda-feira, 19 de janeiro, no site da organizadora: 

Lotação

As 2,5 mil oportunidades estão distribuídas entre os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

APROVA CONCURSOS


Prefeitura de Garanhuns é condenada a pagar ex-servidores



O juiz titular da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, Dr. Glacidelson Antônio da Silva, condenou o município de Garanhuns ao pagamento de férias e 13º salários em diversas ações de ex-servidores que exerciam cargos comissionados no Serviço Público de Garanhuns.

Também condenou o município de Garanhuns ao pagamento de férias, 13º, horas extras e FGTS a quem era contratado da administração municipal nos últimos cinco anos.

A prefeitura, buscando protelar, recorreu à segunda instância, mas não conseguiu reverter a sentença local, assim, deverá fazer os pagamentos que variam entre R$ 6.000,00 até 100.000,00

A informação é do Escritório SM Jr., que representa ex-servidores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.