A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns (IPGC) comemora, na próxima quinta-feira (22), 115 anos de Fundação. O momento vai ser marcado pela realização de um Culto de Gratidão na IPCG, que será realizado às 19h30.
A programação seguirá por todo o ano, e terá o momento maior nos dias 21 e 22 de março, quando acontecerá a celebração do aniversário da Igreja, com a participação do Coral Semírames Bezerra, Grupo Voz e Melodia e do Rev. Sérgio Vitalino – Pastor da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem (Recife).
Em maio, as comemorações serão realizadas no 1º de maio, aniversário do Instituto Bíblico do Norte (IBN), que deve ser celebrado na IPCG. E nos dias 23 e 24, quando será comemorado o aniversário do Coral Semírames Bezerra.
Em junho, acontece a Festa da Amizade, realizada no dia 27, um momento de fortalecimento de laços dos membros que compõem a Igreja Central.
O aniversário da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) integra as comemorações dos 115 anos, com uma programação que ainda será definida, para ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto.
Nos dias 12 e 13 de setembro será realizada a Conferência Missionária, com a participação de todos os alunos do Instituto Bíblico do Norte. Será um fim de semana voltado para as missões, com a pregação do Diretor do IBN, Pastor Milton César.
Em outubro, está marcada para acontecer a Conferência para a Família, nos dias 17 e 18. O Pastor Antônio Sávio, da Igreja Presbiteriana das Graças (Recife) conduzirá o Encontro de Casais no sábado. No domingo pela manhã, fará palestra sobre a Família para toda a Igreja.
Nos dias sete e oito de novembro, será realizado um Culto de Gratidão pelos 115 anos do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, bem como pelos 115 anos da IPCG, com o Pastor Roberto Brasileiro, presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
O Música na Igreja encerra a programação de comemoração dos 115 anos. Nos dias 21 e 22 de novembro, serão realizados um seminário sobre louvor e adoração, entre outras atividades pela passagem do aniversário do Grupo Voz e Melodia. O pastor convidado será Luciano Carvalho, ministro de louvor da Igreja Presbiteriana das Graças.
História
A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi idealizada pelo missionário e médico norte-americano George William Butler - natural da Georgia (EUA). Casado com Humphrey Butler, estudou medicina em Baltimore (EUA) e chegou ao Brasil em 1883. Em 1894, passou a morar em Garanhuns, onde trabalhava como missionário presbiteriano e médico, já que nessa época houve uma epidemia de febre amarela na cidade.
Em 1895, ele fundou a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Neste ano, em Garanhuns, foram batizados os primeiros conversos protestantes presbiterianos. Um deles foi o Reverendo Jerônimo Gueiros, educador e jornalista.
A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi oficialmente organizada em 22 de janeiro de 1900. Seu primeiro pastor foi o Rev. Martinho de Oliveira.
Texto: Jacqueline Menezes
Imagem/Foto: Marcelo Jorge