domingo, 19 de abril de 2015

CHARGE DO DIA: Feriadão de Tirandentes


Seria cômico, se não fosse... É só cômico mesmo!

Arte: Diemer

Políticos pernambucanos lamentam morte do deputado Manoel Santos



NOTAS DE PESAR


Quero apresentar minhas condolências e a minha solidariedade cristã aos familiares e amigos de Manoel dos Santos. 
De origem humilde, Manoel foi um corajoso e ativo defensor dos camponeses e dos trabalhadores rurais, primeiro como sindicalista, na Fetape e na Contag, e, depois, como deputado estadual. 
Sua história de vida é um exemplo para todos nós.
Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco


Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do deputado estadual Manoel Santos. Mané, como costumava chamar, além de um amigo e companheiro de lutas sempre foi um exemplo. Ao longo de sua trajetória política, não foram poucas as vezes que vi Mané colocar em risco a sua própria vida para defender os trabalhadores rurais.
Manoel era negro, agricultor e começou a trabalhar cedo no campo. Dedicou a sua vida a defender aqueles que como ele enfrentaram as dificuldades para viver da agricultura familiar no País. O deputado foi um dos fundadores da CUT e do PT no Estado e foi um dos primeiros representantes dos trabalhadores rurais a conseguir um mandato na Assembleia Legislativa, onde sempre teve uma atuação de destaque, sabendo cobrar quando necessário, mas também negociar e defender aquilo que é importante.
Manoel deixará uma lacuna na política e uma grande saudade. 
Humberto Costa 
Líder do PT no Senado


Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual Manoel Santos. Manoel era um líder entre os trabalhadores rurais, uma referência na luta pelos direitos de homens e mulheres do campo. Deixa um importante legado de coerência e humildade. Que a família encontre a paz de espírito e o conforto necessários para atravessar este momento tão difícil.
Fernando Bezerra Coelho
Senador


Foi com tristeza que a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu a notícia do falecimento do deputado estadual Manoel Santos. 
Manoel deixa para os companheiros da Assembleia Legislativa um exemplo de dedicação e seriedade na vida pública. Com uma história construída ao lado dos trabalhadores rurais do Estado, ele sempre colocou o seu mandato parlamentar à serviço das melhores causas de Pernambuco, em especial à luta dos pequenos agricultores, dos homens e mulheres do campo.
Fica para os seus amigos e familiares o exemplo de um homem íntegro, combativo, e que nunca se afastou de seus princípios.
Queremos neste momento expressar o nosso pesar por esta perda inestimável.
Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco


Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado Manoel Santos. 
Manoel foi um homem de lutas, que sempre se dedicou intensamente às causas que abraçou e que construiu uma trajetória marcante ao longo de sua vida, com passagem por entidades históricas como a Fetape, a Contag e a CUT. 
Nos últimos meses, também enfrentou com rara coragem a doença que o acometeu. Quero, portanto, neste momento, levar meu abraço de solidariedade a toda a sua família por essa grande perda.
Armando Monteiro
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


Pernambuco perdeu uma liderança neste domingo (19). Manoel Santos, o nosso Mané de Serra, deixa um legado para as próximas gerações, o da luta do homem do campo por justiça social. Sua história junto aos movimentos rurais comprova isso. 
Por onde passou, Manoel Santos deixou a sua marca, a exemplo da bela gestão na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape). 
Transmito meu profundo pesar aos seus familiares e amigos e que Deus os conforte nesse momento de dor.
Jorge Corte Real
Deputado Federal


Manuel, assim como eu, iniciou sua trajetória política no movimento sindical e as nossas entidades - Fetape e Sintepe - sempre foram muito unidas e fundamentais na construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O PT perde um grande dirigente, os trabalhadores perdem um grande líder, a Alepe perde um excelente deputado e eu perco um companheiro de luta, que sempre nos deu orgulho e confiança. Pernambuco, de luto, agradece e referencia a sua trajetória.
Teresa Leitão
Deputada estadual e predidenta do PT de Pernambuco

Ônibus que vinha para o Santuário Mãe Rainha sofre acidente



Um ônibus que vinha de Murici-AL para o Santuário Mãe Rainha em Garanhuns, com cerca de 40 romeiros, perdeu o controle e desceu uma ribanceira na PE-177, chegando a virar, entre os municípios de Angelim e São João, na manhã deste domingo (19). 

Segundo o Portal G1 Caruaru, o ônibus trazia crianças, jovens e idosos - e 26 delas sofreram ferimentos. Uma mulher de idade não informada quebrou a perna, mas não há registro de casos mais graves. 

Segundo a Polícia Militar, o ônibus era antigo e não oferecia segurança aos passageiros. A barra da direção teria quebrado e o motorista perdido o controle. 

Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam as vítimas, que encaminhadas para o Hospital Regional Dom Moura.

A Prefeitura de São João disponibilizou ajuda para as pessoas retornarem a Murici.

Garanhuns chora o fim da Rádio Difusora

Os trilhos do progresso não oferecem a opção da ré. O caminho das rá

Nesse prédio trabalhei e vivi grandes momentos nos meus 32 anos de rádio em Garanhuns, ao lado de grandes profissionais. Foi muita emoção voltar e tirar essas fotos, lembrando de Solon Gomes, Paulo Revoredo, Toinho Revoredo, Humberto Alves de Moraes, França Lima, Rocir Santiago, Arijaldo Carvalho, Mariano Vilela, Ivo de Souza, Flauberto Elias, Ricardo Trajano, Aluízio Alves, Lúcio Mário, Geraldo Silva, Zezé Marcolino, Jota Ferreira, Geraldo Holanda, Zé Inácio, Josmário Silva, Antonio Edson, José Cardoso, Rossini Moura, Galego, Arlete Santos, Luciano Andrade, Jonas Souza, Jona Lira, Antonio Marcos, Pinheirão, Roberto Sampaio, Iran Pessoa, Carlinhos, Gildo Vilela, Fitipaldi, Ricardo Sampaio, Caubi Peixoto, Carlão, Solange, Jane Barbosa, Gerson Lima, Lenildo Ramos, Aldo Vilela, Aroldo Costa, Alexandre Costa e tantos outros que trabalharam nesse prédio, testemunha silenciosa do talento de cada um deles.

ELEIÇÕES 2016: As movimentações começam a esquentar no Agreste



O Brasil vive ciclos de dois anos eleitorais, e este é um dos problemas que a reforma política pretende acabar. Não se tem tempo para administrar, pois existe um constante processo eleitoral, mal acaba uma eleição, começa outra.

Passada a grade mobilização nacional de 2014, há pouco mais de seis meses, a movimentação vai intensificando para 2016, até porque a própria legislação atual exige que os candidatos tenham um ano de filiação partidária, ou seja, até setembro próximo, todos os candidatos de 2016 deverão estar filiados. O que acontece agora não é, portanto, precipitado, pois existem fatores como composições de chapas para vereadores, apoios políticos, legendas estaduais que buscam representações municipais, que preparam o pleito vindouro. Em alguns casos, estas situações estão até atrasadas, pois estamos em abril, com pouco mais de quatro meses para findar esta etapa do processo.

Estamos acompanhando algumas movimentações nos municípios da região, e aos poucos vamos começar a soltar umas notas que mostram que o processo eleitoral em algumas cidades já está pegando fogo, e outras, está em banho-maria.

Em Garanhuns, a expectativa é pelo nome que pode enfrentar Izaías Regis (PTB) em uma campanha na qual o prefeito é favorito. Contudo, esta expectativa parece ser maior entre os correligionários de Izaías que mesmo entre aqueles que apoiam o governo de Paulo Câmara. Outra coisa, Izaías abrandou o discurso contra Paulo, claro, a eleição agora é a dele. Mas é o franco favorito mesmo, pela falta de um grande líder, neste momento, que possa unir as oposições e contar com o apoio expressivo dos partidos que integram a Frente Popular, muitos deles ao lado do governo municipal em Garanhuns. Izaías aparece bem nas ações de infraestrutura, e peca nas ações sociais.

Um fenômeno que aconteceu na região em 2012 foi a derrota de líderes políticos tradicionais em cidades-chave, para uma oposição renovada, entretanto, alguns novos prefeitos encontraram dificuldades e podem ter que enfrentar os verdadeiros clássicos regionais. Acho que a inserção do nome de Antônio João em Garanhuns e a posterior rejeição, acabou contaminando outros municípios do Agreste, além de outras situações de desgastes naturais. Vamos ter eleições muito disputadas e interessantes, do ponto de vista político, em quase todos os municípios.

Agora virá uma nova história, e muitas prefeituras passam por problemas financeiros, e para a população a culpa é sempre do prefeito. Em alguns casos é mesmo! Terão dificuldades em reeleição ou de eleger seus sucessores. Prefeitos que bateram duramente em Paulo Câmara durante a campanha estão buscando agora a reaproximação, pois sabem que o estado pode ajudar, mesmo com dificuldades de caixa, suas gestões municipais. Aqui no Agreste, quase todos os petebistas acompanharam o governador no final de semana passado. Eleição é eleição, e a hora agora é de administrar, e não se faz isto sem dinheiro.

De certo, aumentaram o fogo, e as movimentações já começam a mostrar caminhos em várias cidades, e todas as ações agora levam a 2016.

A gente vai começando, aos poucos, a dizer os ingredientes destas panelas e a receita desse cozido.

Morre o deputado estadual Manoel Santos



Caros amigos e amigas, é com imenso pesar que venho comunicar o falecimento do Deputado estadual MANOEL SANTOS.

Manoel vinha se tratando de um câncer de esôfago desde o ano de 2014, e desde o mês de fevereiro vinha fazendo o tratamento no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde veio a falecer.

Manoel deixa 4 filhos e esposa.

Assim que possível, estaremos passando informações sobre o velório.

REFORMA POLÍTICA: Tudo pode acontecer, inclusive nada!




O Globo – Ilimar Franco

As três grandes siglas (PT, PMDB e PSDB) não têm votos para aprovar o fim das coligações nas eleições proporcionais. Se fosse adotada, a Câmara teria 22 legendas, e não 28, como tem hoje.

O cientista político Jairo Nicolau fez uma simulação e concluiu que os partidos médios (PP, PSD, PR, PTB, DEM, PRB, PDT, SDD, PSC, PROS, PCdoB, PPS e PV) perderiam cadeiras. Isso dá 298 votos contrários. Há, ainda, os 22 deputados de partidos nanicos. Além disso, por circunstâncias regionais, eleitos pelos três maiores também poderiam se colocar contra. Por fim, a adoção da cláusula de desempenho, que reduziria as siglas a menos de dez, enfrentaria a mesma oposição.
.
AGORA COMIGO: Resumindo: Se os partidos nanicos tiverem força para barrar qualquer mudança significativa que coloque em risco suas existências, farão isto, e a Reforma Política tão esperada e necessária, vai virar fumaça.

O fim das coligações, pela conta do Jairo Nicolau, parece ser ruim até para os partidos médios. Portanto, só ajuda os grandes partidos, que já dominam o Congresso Nacional.

Assim, a Reforma Política será conduzida pelo que for melhor para os partidos e os políticos, e não para o povo e a nação. Aliás, como sempre.

E priu!

Armando, prefeito de Caetés, passa por cirurgia cardíaca e manda comunicado à população



Minhas amigas e meus amigos de Caetés e região, venho de público informar a todos que na última terça-feira dia 14 vim a Recife para realizar exames cardiológicos, preparatórios para uma futura intervenção cirúrgica corretiva. Após os resultados dos exames, Dr. Mauro Arruda e sua equipe médica entenderam por bem antecipar o meu procedimento cirúrgico, o qual aconteceu na mesma terça-feira (14), graças a Deus com grande sucesso. Por esse motivo, não tive tempo de fazer este comunicado à população de forma antecipada como eu gostaria. Neste momento, ainda me encontro em repouso no Real Hospital Português aqui na Capital pernambucana, mas, já estou contando os dias para voltar ao convívio com a população de Caetés que tanto estimo. 

Quero também agradecer de forma emocionada, as inúmeras preces e mensagens de força que venho recebendo dos meus familiares, da minha equipe de governo, do meu vice-prefeito compadre Severino Gordo, dos vereadores e de tantos amigos de Caetés e região.

Se em minha vida eu sempre valorizei a amizade colocando-a em primeiro lugar, hoje, eu confirmo com mais solidez ainda, que os amigos são a base para o bem viver de todo ser humano. 

Obrigado minha gente, obrigado pela força meus amigos.

Armando Duarte
Prefeito de Caetés.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.