terça-feira, 27 de agosto de 2019

José Queiroz destaca ações para contornar problema de abastecimento hídrico em Caruaru




O abastecimento de água na zona rural de Caruaru foi destaque de José Queiroz (PDT), que aproveitou a Tribuna na Reunião Plenária desta segunda (26), para fazer apelos ao Governo do Estado e à Compesa quanto a problema crítico pelo qual passa aquela área do Agreste Central. “Precisamos unir forças com os poderes públicos para resolver um problema que pode ser amenizado e atender uma população de 65 mil habitantes da região, que é superior a 30% das cidades de Pernambuco”, destacou o parlamentar. De acordo com o deputado, o racionamento aumentou na região em função do rodízio adotado para suprir a necessidade de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional).

Como a chuva não chegou aos rios que desembocam na Barragem de Tabocas, que abastece Santa Cruz, parte da água que iria para a Caruaru segue para o município vizinho, numa medida solidária com aquela cidade, que também não poderia ficar sem água, ou com racionamento de 30 dias. “Concordamos com a medida, pois a cidade não poderia ficar presa nessa situação, como já houve. Mas o atendimento na área rural de Caruaru começa a se agudizar”, enfatizou Queiroz. Analisando a extensão do problema, o parlamentar se antecipou e procurou as autoridades competentes para tomar as providências cabíveis e garantir o abastecimento de água na zona rural de Caruaru.

“Entramos em contato com a presidência da Compesa e o Governo de Pernambuco para verificar a melhor solução. Sugerimos a velha e tradicional alternativa do carro-pipa. Quando não se tem outro remédio, usa-se, talvez, o mais amargo”, prosseguiu o deputado do PDT. Ele afirmou ter confiança de que o pleito será atendido. Também indicou que os problemas no abastecimento hídrico podem ser equalizados com a conclusão da Adutora do Agreste, somando-se a outros projetos recentes, como as adutoras de Serro Azul e do Pirangi.

Paulo Câmara discute parcerias na área ambiental com a Agência Francesa de Desenvolvimento


Governador recebeu o diretor regional da Brasil Cone Sul da AFD, Phillipe Orliange, 
que destacou as muitas semelhanças 
das agendas de Pernambuco e da instituição europeia




O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (27/08), no Palácio do Campo das Princesas, o diretor regional da Brasil Cone Sul – Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillipe Orliange, para tratar de investimentos da Instituição nas áreas prioritárias do Estado. A agenda da AFD, que envolve projetos de impacto positivo em termos de luta contra as mudanças climáticas, coincide com a do Governo de Pernambuco. Questões como saneamento e proteção ao meio ambiente entraram na pauta.

Paulo Câmara apresentou a Orliange as realizações da sua gestão voltadas para o médio e longo prazo, e falou sobre o grande desafio que é o desenvolvimento das cidades. “Essa questão do meio ambiente, nunca deixamos de lado. Pelo contrário, nós intensificamos. Estamos ampliando as áreas de conservação, temos uma série de projetos de preservação do meio ambiente interessantes, com relação também à água, ao saneamento e à recuperação de bacias", explicou.

Diante disso, o governador apontou pontos de confluência de objetivos do Estado que se encaixam bem com o pensamento da AFD. "Para nós, é uma oportunidade importante de iniciar um diálogo mais aprofundado com relação a vários temas”, reforçou Câmara, que na reunião esteve acompanhado dos secretários Antônio Bertotti (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial), além dos secretários executivos Maíra Fischer (Desenvolvimento Econômico) e Adriano Danzi (Planejamento, Orçamento e Captação).

“As áreas que falei e as que o governador apontou, como a questão distribuição da água, fazem parte da nossa agenda. A agenda de desenvolvimento do Estado de Pernambuco é muito semelhante, muito perto da nossa estratégia”, argumentou Orliange. De acordo com o diretor da AFD, a empresa tem dois grandes filamentos para trabalhar esse tipo de parceria: financiamento, na forma de crédito a longo prazo, com períodos de carência e taxas melhores que as do mercado, e também doações para as parcerias técnicas que acompanham os financiamentos.

Monitoramento da emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, instalação de usinas solares, destinação de resíduos sólidos, potencial do Rio São Francisco, construção de parques lineares, entre outros temas, também foram abordados durante a conversa. Em novembro deste ano, a capital pernambucana vai sediar a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, tema que também entrou na discussão. Foi acertada ainda uma reunião mais estreita com as secretarias envolvidas já para o próximo mês de setembro, para alinhar os projetos a serem desenvolvidos por meio desta parceria.

CAZAQUISTÃO - Antes de receber o representante da AFD, Paulo Câmara se reuniu com o embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Kairat Sarzhanov. O diplomata entregou ao governador uma lista de interesses, com os pontos principais de negociação com o Brasil. Kairat se colocou à disposição para colaborações e destacou como papel principal da sua visita o desenvolvimento do comércio com o Brasil, que já tem histórico de exportação para o Cazaquistão. O governador, por sua vez, ressaltou os potenciais da economia do Nordeste.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Coren-PE inaugura novas instalações da subseção Garanhuns



Um espaço mais amplo e com mais conforto para o atendimento aos profissionais de Enfermagem. É o que oferece as novas instalações da subseção do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) de Garanhuns, que foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira (23).

A presidente do Coren Pernambuco, Marcleide Cavalvanti, acompanhada da enfermeira fiscal da subseção, Andrea Souza, deu às boas-vindas aos profissionais presentes e apresentou às novas instalações da subseção Garanhuns, localizada na Av. Djalma Dutra, 260, no bairro de Heliópolis, a poucos metros da antiga subseção.

O novo local, além de oferecer maior qualidade de vida no trabalho para os colaboradores, vai trazer maior comodidade para os mais de 13 mil profissionais do agreste meridional e adjacências do Estado que podem ser atendimentos pela unidade. “Atendemos a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares da V Gerência Regional de Saúde (Geres), além de recebermos profissionais das IV, VI e X Geres”, disse a enfermeira fiscal, Andréa Souza. A região contempla 237 unidades de saúde, entre PSF, UPA, clínica psiquiátricas, hospitais e unidades mistas.

A mudança da subseção Garanhuns faz parte do projeto, iniciado na primeira gestão (2016-2017) da presidente do Coren-PE, Marcleide Cavalcanti, com as inaugurações de novas instalações das subseções de Caruaru e Petrolina, respectivamente em 2016 e 2017. No atual triênio (2018-2020), a subseção de Serra Talhada e a própria sede no Recife ganharam novas casas, ano passado. Depois de Garanhuns, quem mudará de endereço até o próximo ano é a subseção Limoeiro.

Marisa Letícia, Laura Tessler e Brigitte Macron nos trending topics do Twitter

Procuradores da Lava-Jato só enxergavam política nos sentimentos de Lula. Na foto, o neto Arthur e a esposa Marisa


A forma desrespeitosa com a qual o presidente Bolsonaro tratou a primeira dama da França e a revelação de conversas de procuradores da Operação Lava-Jato em aplicativos de celular, onde tecem considerações contra Lula, quando este perdeu a esposa Marisa Letícia, o neto Arthur e o irmão Vavá, chegaram aos assuntos mais comentados nas redes sociais, no Brasil e no mundo. A nova reportagem sobre a divulgação das conversas, é assunto no Portal UOL (confira aqui).

Marisa Letícia está neste momento (27/08, às 08h30) no 3° lugar dos trending topics do Twitter. Laura Tessler, procuradora, é o 5°. Esta tratou com ironia a morte da ex-primeira dama.

Ontem, a hashtag #DesculpaBrigitte passou o dia em 1° lugar no Brasil e sempre entre as primeiras do mundo.

Brasileiros envergonhados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.