terça-feira, 15 de outubro de 2019

RÁDIO JORNAL / Ministério público vai analisar anulação de eleição do Conselho Tutelar em Garanhuns

Conselho Tutelar: 12 candidatos pedem anulação de eleição em Garanhuns
Em Garanhuns, 20 pessoas se candidataram a 5 vagas de conselheiro tutelar. Das 15 que não foram eleitas, 12 pediram anulação da votação

Logo da radio jornal nas cores vermelho, amarelo e branco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu a documentação oficial de 12 candidatos não eleitos a vagas do Conselho Tutelar de Garanhuns, no Agreste do Estado. Esses candidatos pedem a anulação da eleição. Segundo o promotor Domingos Sávio, o MPPE solicitou esclarecimentos à comissão responsável pela eleição: "Ouvimos os reclamantes e solicitamos informações, esclarecimentos à comissão eleitoral, passível de recurso ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente".

Confira a reportagem, clique aqui.

Criadora do canal “Caçando Histórias” vem a Garanhuns

Kemla Baptista é a convidada desta edição do Seminário Filig de Leituras, que está com inscrições abertas e acontece no dia 17/10



Será no próximo dia 17 de outubro, no Sesc Garanhuns, a realização do 3º Seminário Filig de Leituras, que vai trazer a criadora do primeiro canal dedicado à afro-brasilidade do Youtube, Kemla Baptista, e está com inscrições abertas pelo link abaixo:

Este é o último encontro antes da realização do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, que vai acontecer entre 24 e 27 de outubro e tem idealização do Home Center Ferreira Costa.

Após credenciamento e leitura de conto, o público vai participar da palestra “Presença, ancestralidade, visibilidade da africanidade no Mundo Virtual”, mediada pela pedagoga e coordenadora de salas de leituras e bibliotecas, Cris Rufino, e ministrada por Kemla Baptista.

Na conversa, ela vai falar da contribuição no campo da difusão da ancestralidade e na luta contra o racismo, à medida que sensibiliza as pessoas para a escuta e olhar para o outro. Ainda na programação, estão a apresentação de projetos selecionados após convocatória do festival. São iniciativas que foram desenvolvidas nas salas de aula por alunos e professores que utilizaram o tema do Filig e o acervo literário do festival.

Filig – O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é resultado da proposta da Ferreira Costa, idealizador do evento junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, de formar leitores. Por isso, crianças e adolescentes são o público-alvo das atividades em outubro. No entanto, pensando no ecossistema, o Filig também traz ações formativas que envolvem pais e mães, professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos no universo literário e educacional. 

Durante o festival, Garanhuns vivencia dias com intensa programação gratuita para moradores e visitantes de outros municípios que podem participar de espetáculos musicais e cênicos, exposições, conversas com autores locais e mundiais, entre outras atividades. O Filig conta com o apoio da Fundarpe, Governo de Pernambuco, Sesc Garanhuns, Prefeitura de Garanhuns e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG e a realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Seminário Conexões Financeiras abre a Semana Nacional de Crédito em Garanhuns

Ação gratuita será no dia 17 de outubro, a partir das 18h, no auditório da Unidade Agreste Meridional do Sebrae



Durante o mês de outubro, o Sebrae realiza em todo o país a Semana Nacional de Crédito, um projeto que tem como objetivo levar ao conhecimento de micro e pequenos empresários informações sobre ofertas de crédito disponíveis nas instituições financeiras, o processo de recuperação de negócios e a regularização de crédito em condições melhores e diferenciadas, tudo sob a orientação de especialistas.

Em Garanhuns, as ações gratuitas serão realizadas nos dias 17, 22 e 29 de outubro, no auditório da Unidade Agreste Meridional do Sebrae, localizada na Avenida Rui Barbosa, 671, 1º andar. A primeira atividade será o “Seminário Conexões Financeiras”, na quinta-feira (17), a partir das 18h. Logo no início, haverá o credenciamento dos participantes; às 18h30, será apresentada a palestra “Finanças x Tecnologia – o futuro das finanças na Era Digital”; e às 20h30, representantes de instituições financeiras parceiras da ação farão um relato sobre as linhas de créditos que cada uma tem à disposição do mercado.

Nas terças-feiras 22 e 29 de outubro, das 8h30 às 12h, haverá discussões sobre a formalização de empresas, conta jurídica e acesso ao crédito. Após o credenciamento, começa a palestra “Mitos x Verdades sobre o MEI”; em seguida, os participantes poderão conhecer quais formas de crédito as instituições financeiras oferecem. “De acordo com estudos do Sebrae, pegar empréstimo em banco é a sexta opção dos donos de micro e pequenas empresas que precisam de capital de giro. Mas metade desses empresários nunca tentou financiamento bancário. Por isso, essa ação é uma oportunidade importante para quem tem um negócio e precisa expandi-lo”, afirma Alessandra Mendes, analista do Sebrae.

As inscrições podem ser feitas pela loja virtual do Sebrae (https://loja.pe.sebrae), pelo telefone 0800 570 0800 ou na própria Unidade do Sebrae em Garanhuns. O telefone para mais informações é o (87) 3221.3333. São parceiros do Sebrae nesta ação em Garanhuns o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e o Santander.

Serviço: Semana Nacional de Crédito em Garanhuns
Local: auditório da Unidade Agreste Meridional do Sebrae – Av. Rui Barbosa, 671, 1º andar, Heliópolis
Inscrições: https://loja.pe.sebrae ou 0800 570 0800 ou Unidade do Sebrae em Garanhuns
Informações: (87) 3221.3333

Programação:

Quinta (17/10)
Seminário Conexões Financeiras
18h às 18h30 – Credenciamento
18h30 às 20h30 – Palestra “Finanças x Tecnologia – o futuro das finanças na Era Digital”
20h30 às 22h – apresentação das instituições financeiras

Terça (22/10)
Palestras – Formalização, Conta Jurídica e Acesso ao Crédito
8h30 às 9h – credenciamento
9h às 11h – palestra “Mitos x Verdades sobre o MEI”
11h às 12h – apresentação das instituições financeiras

Terça (29/10)
Palestras – Formalização, Conta Jurídica e Acesso ao Crédito
8h30 às 9h – credenciamento
9h às 11h – palestra “Mitos x Verdades sobre o MEI”
11h às 12h – apresentação das instituições financeiras

MENSAGEM - DIA DOS PROFESSORES - Colégio Santa Joana D'Arc


Em viagem oficial, reitor Pedro Falcão aproxima UPE com a China

70周年校庆之际,校领导会见巴西两所大学代表团,都谈了些什么?


10月14日上午,校党委书记何秀超、校长王瑶琪分别会见了前来参加我校70周年校庆活动的巴西伯南布哥大学校长佩德罗(Pedro Henrique de Barros Falcão)、塞尔希培州联邦大学行政副校长迪尔顿(Dilton Candido Santos Maynard)一行。校长助理李涛、国际合作处相关负责人参加会谈。

何秀超书记对巴西两所大学代表团前来参加我校70周年校庆活动表示欢迎。他表示,中巴两国的友好合作关系源远流长,我校与巴西伯南布哥大学共同承办的孔子学院是巴西首所示范孔子学院,这一成绩的取得离不开伯南布哥大学校领导的大力支持。他希望我校与巴西高校在现有合作的基础上,进一步加强学科建设、科研合作、师生交流、留学生教育、文化交流等方面的合作,取得更为丰硕的成果

Tudo bem, você não entendeu nada aí em cima, não é? Ainda bem que temos o tradutor do Google. Mas pela foto, já antecipamos que o reitor da Universidade de Pernambuco está sendo recebido na China, por universidades daqueles país. Na ordem do dia, aproximar investimentos como a expansão do ensino do Mandarim em Pernambuco e intercâmbio acadêmico.

Em sua passagem pela reitoria, Pedro Falcão tem marcado sua gestão pela melhoria das condições e ensino, aumento do quadro de funcionários e professores, fortalecimento dos campi no interior do estado e internacionalização da Universidade de Pernambuco, além de aproximar os diversos atores que fazem a comunidade acadêmica da reitoria.

Mas olha, quanto à dificuldade com a língua, é bom saber que no estado existe o Instituto Confúncio que está ensinando a língua, o que ajuda na intergação cultural e econômica com o país asiático, considerado um dos protagonistas comerciais do novo mundo globalizado.

Vamos à matéria no site chinês: (fonte original, confira aqui)

Por ocasião do aniversário de 70 anos, os líderes das escolas se reuniram com as delegações das duas universidades no Brasil, sobre o que conversaram?



Na manhã de 14 de outubro, o secretário do partido da escola, He Xiuchao, e o presidente Wang Yaoqi se reuniram com Pedro Henrique de Barros Falcão, presidente de Pernambuco, Brasil, que veio assistir aos 70 anos da nossa escola. Vice-Presidente Executivo da Universidade Dilton Candido Santos Maynard e seu partido. Li Tao, assistente do diretor e pessoa relevante responsável pelo Escritório de Cooperação Internacional participou da reunião.


O secretário He Xiuchao recebeu a delegação de duas universidades no Brasil para participar do 70º aniversário de nossa escola. Ele disse que as relações amistosas e cooperativas entre a China e o Paquistão têm uma longa história.O Instituto Confúcio, organizado em conjunto por nossa escola e pela Universidade de Pernambuco, Brasil é a primeira demonstração do Instituto Confúcio no Brasil.Esta conquista é inseparável da liderança da Universidade de Pernambuco. Forte apoio. Ele espera que nossa universidade e as universidades brasileiras fortaleçam ainda mais a cooperação na construção de disciplinas, cooperação em pesquisa científica, intercâmbio de professor-aluno, educação internacional de estudantes e intercâmbios culturais com base na cooperação existente, e alcançarão resultados mais frutíferos .

Xiuchao se reúne com Pedro Presidente e seu partido

O Presidente Wang Yaoqi expressou sua gratidão à Universidade de Pernambuco do Brasil por seu trabalho árduo na promoção da cooperação e do intercâmbio com nossa escola e afirmou as conquistas da cooperação de nossa universidade com as universidades brasileiras. Ela disse que a Universidade Central de Finanças e Economia e as universidades brasileiras confiam no Instituto Confúcio para realizar intercâmbios de estudantes e cooperação em pesquisa científica, estabelecer o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Social da China e realizar cooperação acadêmica e pesquisa conjunta com base na promoção do entendimento mútuo dos dois lados. As empresas fornecem apoio intelectual no desenvolvimento dos países umas das outras e promovem conjuntamente o desenvolvimento econômico e as trocas culturais entre os dois países.

Wang Yaoqi se reuniu com o presidente Pedro e seu partido

Pedro, Presidente da Universidade de Pernambuco, Brasil, e Delton, Vice-Presidente da Universidade Federal de Sergipe, agradeceram a hospitalidade e parabenizaram o próximo 70º aniversário da nossa escola.
O Presidente Pedro disse que, com o apoio conjunto das duas escolas, o Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco, Brasil, alcançou resultados notáveis. A Sala de Aula Confúcio, o Centro de Ensino de Língua Chinesa e os Cursos Eletivos de Créditos Chineses oferecidos pelas universidades brasileiras forneceram aos estudantes brasileiros uma plataforma de qualidade para aprender a língua e a cultura chinesas, atraindo cada vez mais estudantes brasileiros para continuar seus estudos na Universidade Central de Finanças e Economia. Ele espera realizar pesquisa cooperativa e projetos de treinamento conjunto de estudantes com a Universidade em economia e administração, e aprender com a experiência do desenvolvimento econômico e cultural da China.
O vice-presidente Dilton disse que, como a única universidade pública de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe quer participar da construção do Centro Chinês de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, com Confúcio em nossa escola. Cooperação aprofundada nas salas de aula, construção de pontos de ensino em Sinologia, intercâmbio de estudantes e pesquisa colaborativa.

He Xiuchao e a delegação

Wang Yaoqi e a delegação

Os membros da delegação também incluíram Karl Schurster Veríssimo Sousa Leão, diretor do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco, Roberto de Souza Cavalcanti, decano da Universidade Politécnica de Pernambuco e decano do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco. Lin Ela Pin.

O Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco no Brasil, que foi sediado no Brasil, foi inaugurado oficialmente em 26 de novembro de 2013. Em 2014, foi aprovado pela sede do Instituto Hanban e Confúcio para se tornar o primeiro Instituto Confúcio no Brasil. Em 2017, foi instituído o Instituto Confúcio. O local foi inaugurado oficialmente e duas salas de aula Confúcio foram inauguradas na Universidade Católica de Pernambuco e na Escola Santa Maria, estabelecidas no Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Colégio Damas e Colégio Estácio. 4 pontos de ensino em chinês.
Desde 2018, nossa escola realiza uma série de seminários internacionais sobre economia e desenvolvimento China-Paquistão no Brasil e na Universidade de Pernambuco e na Universidade Federal de Pernambuco para fornecer suporte intelectual à cooperação econômica e cultural entre a China e o Paquistão. Em 2019, nossa escola estabeleceu o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Social da China no Brasil e realizará uma cerimônia de inauguração.


Fonte: Gabinete de Cooperação Internacional, Gabinete dos Assuntos de Hong Kong, Macau e Taiwan
Edição: Hui Wei

Nova Comissão do PSB Garanhuns está alinhada com deputado Sivaldo Albino

Dorgival Figueiredo continua à frente da legenda. Planejamento para 2020 já começou



Sem surpresas e de forma consensual, o Partido Socialista Brasileiro anuncia sua nova Comissão Provisória Municipal em Garanhuns. Sob a liderança do deputado estadual Sivaldo Albino, líder dos socialistas na ALEPE, partido do Governador Paulo Câmara, o atual presidente do PSB local, o odontólogo Dorgival Figueiredo, permanece à frente da legenda, agora com o próprio deputado na vice-presidência. Sivaldo explica que a sua agenda de compromissos em Recife dificultaria os encaminhamentos que vêm sendo tomados pelo partido no município. "Dorgival Figueiredo é um grande aliado e liderança importante no projeto do partido, principalmente em Garanhuns. O PSB segue bem representado em nosso município" - Afirma o deputado.

A nova composição da comissão provisória foi publicada no site do TSE, nesta segunda-feira (14). Além de Dorgival Figueiredo e Sivaldo Albino, a comissão conta com o empresário e ex-Gerente da Casa Civil do estado, Ivailton Areias, na tesouraria, com Johny Albino, atual diretor da CIRETRAN na secretaria geral, e como membros, o instrutor Leonardo Figueredo, a advogada e ex-candidata à prefeita, Claudomira Andrade e o ex-secretário de obras do município, Helio Faustino.

O PSB Garanhuns vem trabalhando para montar um grupo competitivo para a disputa do próximo ano, com uma previsão de eleger entre quatro e seis vereadores e vereadoras em 2020. 

Quanto à eleição para prefeito, Sivaldo Albino é o preferido da legenda em Garanhuns e na Comissão Estadual, contudo, Sivaldo deixa este debate para o próximo ano: "2020 a gente trata em 2020, por enquanto o empenho é montar um grupo forte, inclusive com partidos aliados, a exemplo do PSD dos nossos amigos Alexandre Marinho, Roberval e Rafael Peixoto, e o MDB, que tem a presidência do amigo e aliado, ex-prefeito Ivo Amaral." - afirma o deputado.

O PSB e as legendas aliadas iniciam a construção de um plano de governo que possam apresentar a Garanhuns no próximo ano, que receba as demandas da população e instituições. "Temos a obrigação de mostrar um bom projeto de desenvolvimento, social e econômico, e é isto que vamos priorizar, deixando o debate eleitoral para a época eleitoral." - Finaliza Sivaldo Albino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.