terça-feira, 29 de janeiro de 2019

VAI COMEÇAR / Sivaldo participa de seminário na Assembleia Legislativa



Novos deputados eleitos participam de seminário sobre funcionamento da Casa Joaquim Nabuco

Começou, nesta terça (29), na Assembleia, o Seminário Bem-Vindos à Casa Joaquim Nabuco, que apresenta aos deputados estaduais eleitos a estrutura e o funcionamento administrativo do Poder Legislativo. O evento, que se encerra nesta quarta (30), é voltado principalmente aos 25 novatos que ainda não ocupam mandato na Alepe e aos dois suplentes que assumem no início da próxima semana, Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB. Deputados da atual legislatura e assessores também participam das atividades.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), que abriu o seminário, sublinhou a importância da atuação dos novos deputados para que o Legislativo pernambucano possa corresponder às cobranças cada vez mais veementes da sociedade. “Sabemos da dificuldade que a classe política enfrenta a partir da deflagração de uma crise ética em nosso País nos últimos anos, mas a nossa missão é demonstrar, em respeito à nossa história, com trabalho diário e transparência, que a Casa tem participação central na mudança da vida dos pernambucanos.”

Superintendente da Escola do Legislativo, órgão que realiza o evento, Sebastião Rufino frisou a necessidade de receber “de portas abertas” os novos integrantes. “É fundamental que os deputados iniciem os seus mandatos já tendo tomado conhecimento sobre as atividades do Poder Legislativo e também recebido todas as informações indispensáveis para o bom exercício das suas funções, além de saber quem são as pessoas que compõem o quadro da Alepe, com quem irão lidar nos próximos quatro anos”, observou.

Fizeram apresentações a superintendente-geral, Christiane Vasconcelos, a secretária-geral da Mesa Diretora, Ana Olímpia Severo, o superintendente parlamentar, Eduardo Araújo, o procurador-geral, Hélio Lúcio Dantas, o consultor-geral, Marcelo Cabral, a auditora-chefe, Maria Gorete Pessoa, o ouvidor-executivo, Douglas Moreno, e o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Aldo Azevedo Mota. Amanhã serão abordados, entre outros temas, assuntos referentes à gestão interna da Casa, à Previdência complementar, à segurança patrimonial e à comunicação institucional. O primeiro dia de seminário tratou dos pontos mais importantes do Regimento Interno da Assembleia, assim como do funcionamento de setores administrativos responsáveis por organizar o processo legislativo, oferecer apoio jurídico, prestar consultoria técnica aos parlamentares, receber reclamações da população e proporcionar assistência de saúde ocupacional aos deputados e servidores.

GARANHUNS / Compesa realiza melhoria na Estação de Tratamento de Água

Resultado de imagem para COMPESA

A Compesa informa que vai realizar uma manutenção programada para melhorar a eficiência no sistema de bombeamento de água da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns. Para realizar os serviços, será preciso suspender, por dez horas, o abastecimento de água das cidades de Garanhuns, São João, Angelim, além dos distritos de São Pedro (Garanhuns) e Frecheiras (São João). 

A paralisação será nesta quarta-feira, 30, a partir das 8h, prosseguindo até às 18h. De acordo com o gerente de Unidade de Negócios, Igor Galindo, a substituição é necessária para tornar o sistema elétrico mais robusto e confiável. “Essa intervenção vai aumentar a capacidade do sistema, o que vai fazer com que possamos atender melhor a população”, afirmou.

Com ministro, Paulo destaca ações estratégicas para a infraestrutura de Pernambuco

Governador se reuniu, nesta segunda, com ministro da área, que recebeu o pleitos como prioridade 



O governador Paulo Câmara apresentou na tarde desta segunda-feira (28/01) ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, os pleitos estratégicos de Pernambuco para os próximos quatro anos. A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina e ações estruturadoras nos Portos de Suape e do Recife foram recebidas como prioridade pelo ministro, que concordou com a posição de Câmara, de que é preciso encerrar o contrato com a concessionária da ferrovia e iniciar um novo ciclo com a retomada das obras.

"A Transnordestina é uma ferrovia fundamental para Pernambuco, Piauí e Ceará. Precisa ser concluída para estabelecer um novo parâmetro para esse eixo de desenvolvimento importante para o Nordeste e o Brasil", afirmou o governador.

O ministro da Infraestrutura asseverou que está ao lado dos governadores e que vai buscar uma solução para o caso. "Vamos juntos com os governadores ao TCU (Tribunal de Contas da União)”, atestou. 

Tarcísio Gomes de Freitas também escalou um auxiliar para acompanhar cada um dos pontos levados pelo governador ao encontro. Na próxima semana, por exemplo, o secretário Nacional de Portos, Diogo Tonietti, receberá o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, para tratar dos temas relativos aos Portos de Suape e do Recife. Com relação ao Aeroporto do Recife, o ministro informou que o terminal será leiloado no próximo dia 15 de março.

Além do governador Paulo Câmara e do secretário Bruno Schwambach, participaram da reunião os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano) e Antonio Figueira (Assessoria Especial) e o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho.

Fotos: Alberto Ruy/MInfra

BACIA LEITEIRA / Secretário de Desenvolvimento Agrário discute alternativas para o Agreste Meridional




  
Obras hídricas e a compra de leite em pó pelas indústrias de laticínios foram as principais queixas ouvidas pelo secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, durante visita ao Agreste Meridional, realizada no último sábado (26). Em encontro com os produtores da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Vale do Ipanema (Coopanema), no assentamento Cristo Rei, em Águas Belas, Dilson recebeu um pedido de apoio para a viabilização da Usina de Leite da cooperativa, em construção, a instalação de dessalinizadores no município e apoio técnico para os produtores.

“Estamos em negociação com o Governo Federal para a liberação de R$ 30 milhões do Programa Água Doce, que prevê a aquisição de 170 dessalinizadores, dos quais 29 serão instalados em Águas Belas”, destacou o secretário. Sobre a usina, Dilson ressaltou a importância da fábrica para agregar valor à produção, que permitirá aos produtores deixar de vender lei in natura e passar a comercializar produtos processados. A Usina de Leite da Coopanema terá capacidade para beneficiar 10 mil litros de leite por dia, produzindo queijos, iogurtes e bebidas lácteas.

Ainda em Águas Belas, a programação incluiu visitas aos produtores Leandro Rodrigues da Rocha, assistido pela Coopanema, e José Cocermino de Freitas, fornecedor de um grande laticínio. Apesar de terem perfis e volumes de produção distintos, Leandro e José relataram as mesmas dificuldades enfrentadas com a seca: a concorrência desleal com o leite em pó e a conseqüente queda do preço do leite in natura. “O agricultor precisa ser assistido nesse momento difícil para que ele consiga reduzir os custos e agregar valor à produção. A principal missão que recebemos do governador Paulo Câmara foi dinamizar a agricultura familiar, a partir do apoio técnico e investimentos para melhorar a infraestrutura para os pequenos produtores”, enfatizou Dilson Peixoto.

FEIRA DO LEITE – Após a visita a Águas Belas, a agenda do secretário incluiu uma visita à Feira do Leite de São Pedro do Cordeiro, no município de Pedra, quando pode conversar um pouco mais com os produtores da região. A programação foi acompanhada pelos prefeitos de Águas Belas, José Aroldo; e de Pedra, Osório Filho; além do deputado estadual Claudiano Filho e do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta.

Alfredo Gois apresenta coordenadores de sua pré-campanha a prefeito de Garanhuns

Gustavo Henrique e Igor Revoredo se reuniram com o ex-secretário municipal



O estudante garanhuense Gustavo Henrique e o empreendedor Igor Revoredo assumiram a partir desta segunda-feira, 28, a coordenação da pré-campanha do ex-secretário municipal de saúde, Alfredo Gois, que deve disputar a prefeitura de Garanhuns nas eleições de 2020. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (28) durante um encontro. 

Alfredo Gois busca se consolidar como a terceira via, caso não haja a polarização entre os candidatos apresentados pelo prefeito Izaías Régis e o governador Paulo Câmara. 

Alfredo passou a integrar recentemente o grupo do deputado federal eleito Fernando Rodolfo (PHS). 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.