terça-feira, 13 de setembro de 2016

Senar implanta primeiro Curso Técnico em Agronegócio em Pernambuco

O treinamento gratuito é pioneiro no estado e oferece 80% das aulas à distância




Cerca de 40 alunos, aprovados no primeiro processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio do Senar - PE vislumbram um novo cenário de oportunidades para empreender no setor. A capacitação gratuita, oferecida em parceria com o Ministério da Educação (MEC), trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado, que visa formar gestores rurais para tornar o segmento agropecuário brasileiro mais eficiente e competitivo.

Além de gratuito, o curso tem também o diferencial de ser em grande parte a distância. Oitenta por cento das aulas ficam disponíveis no portal http://etec.senar.org.br/. Os vinte por cento de aulas presenciais, assim como as provas, acontecem nos polos de apoio da rede. Realizado em quatro semestres, a primeira edição do curso em Pernambuco, é sediada no Polo de Bezerros, localizado no Sindicato Rural do município.

O Agronegócio contribui significativamente para o crescimento interno do país, além de promover o Brasil à condição de importante fornecedor de alimentos no mercado mundial. Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pela CNA, apontam que as exportações do agronegócio responderam por 33,1% do total embarcado pelo Brasil no primeiro trimestre de 2016.

Polo Caruaru sedia Exposição Nordestina de Fuscas

Evento começa nesta sexta (16) e segue até o próximo domingo (18). Serão mais de 200 veículos expostos.



A partir da próxima sexta-feira (16), o Polo Caruaru irá sediar a 9ª edição da Exposição Nordestina de Fuscas, que segue até o domingo (18). São mais de 200 veículos de 30 Clubes do Fusca de todo o Nordeste.

Os veículos ficarão expostos na área interna do Polo Caruaru e a visitação está aberta ao público das 9h às 18h. Haverá premiação com troféu em várias categorias para os clubes e os colecionadores participantes. Veículos antigos de colecionadores também terão espaço.

Esta é a segunda vez que Pernambuco sedia o evento, no ano passado, a exposição ocorreu na cidade de João Pessoa, na Paraíba. 

SEBRAE promove atividades para fortalecimento dos pequenos negócios

Movimento Compre do Pequeno Negócio realiza atividades voltadas aos empreendedores para prepará-los para o dia 5 de outubro




Incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. Esses são alguns dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae. A ação, que tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, acontecerá em 14 municípios pernambucanos e contará com palestras e capacitações que visam à preparação dos empresários para esta data. Os encontros já acontecem a partir do dia 15 de setembro.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas – pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente – foram formalizadas em Pernambuco. A intenção do Sebrae é transformar o simbólico dia da pequena empresa em um movimento de cidadania com o engajamento da sociedade, ao conscientizar o consumidor de que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio local e resulta em ganhos para toda comunidade.

“O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma estratégia que além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas estimula a sociedade sobre a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios. Trata-se de uma política pública que tem como proposta criar mais uma data comemorativa do varejo, associada ao consumo cidadão que promove ganhos para a sociedade e, consequentemente, a melhoria de vida das pessoas”, esclarece o superintendente do Sebrae Pernambuco Oswaldo Ramos.

O Movimento acontece em todas as regiões do estado: Recife, Mata Norte (Goiana, Condado, Timbaúba e Carpina), Mata Sul (Cabo de Santo Agostinho), Agreste Meridional (Garanhuns, Jucati e Tupanatinga), Agreste Central e Setentrional (Caruaru), Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica (Petrolândia e São José do Egito), Sertão do Araripe (Araripina e Ouricuri) e Sertão do São Francisco (Petrolina).

No total, Pernambuco conta com 337.739 pequenos negócios, mas o Sebrae planeja ampliar a marca, através de suas capacitações. A maior delas acontece no dia 20 de setembro, quando serão realizadas palestras magnas simultâneas em Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Caruaru, Petrolândia, Araripina e Petrolina.

O Sebrae espera inserir o Dia da Pequena Empresa no calendário do varejo, como referência para tornar os pequenos negócios lembrados pelo consumidor sempre, mas de forma especial no dia 5 de outubro.

Para os empresários, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar capacitações, de 15 de setembro a 7 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo, para preparar as empresas para receber os consumidores no dia do Movimento.

Oficinas gratuitas – Em Garanhuns, a Unidade Sebrae Agreste Meridional realiza, entre os dias 19 e 23 deste mês, uma semana de capacitações gratuitas para os empresários de toda a região. Ao todo, estão sendo oferecidas cinco oficinas que tratam de temas básicos para os empreendedores, envolvendo a gestão, condução e o fortalecimento dos negócios. As aulas serão ministradas sempre das 18h às 22h, no auditório da unidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, bairro Heliópolis.

A primeira oficina, que acontece no dia 19, vai focar no ato de administrar, disponibilizando conteúdo aprofundado em Gestão Empresarial; no dia 20, a oficina de controle do dinheiro vai apresentar estratégias de separar corretamente as finanças pessoais das da empresa; já no dia 21, a aula de formação de preço possibilitará uma visão clara da formulação de preço dos serviços e produtos e seus reflexos no equilíbrio do negócio; dia 22, os participantes interessados em melhorar as vendas contarão com treinamento para melhorar o marketing; encerrando a semana, no dia 23, inovação é o tema da oficina.

“O movimento é uma ação do Sebrae que visa o estímulo à compra local. Estaremos proporcionando uma série de treinamentos e eventos não apenas em Garanhuns, mas também em cidades como Jucati e Tupanatinga, que são da área de abrangência e são polo de outros municípios. Assim estaremos atuando em quase todo o Agreste Meridional. Então será uma série de ações com palestras, seminários, oficinas e estande em feiras”, destaca o gerente da Unidade Agreste Meridional, Moshe Dayan Fernandes.

No dia 5 de outubro, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Brasil, ocorre a comemoração com o comércio decorado para o Movimento do Compre do Pequeno Negócio. Confira os detalhes de outras ações comemorativas:

07 de outubro - Seminário de Oportunidades (Auditório da Unidade)
10h às 12h – Oportunidade de Negócio para as MPE em compras Governamentais
14h às 16h – Vender para o Governo no Campo

07 a 09 de outubro – Feira de Oportunidades
Sempre das 10h às 21h, no Parque Euclides Dourado

20 de setembro - Palestra Magna no Sesc Garanhuns, a partir das 19h

Dia da Micro e Pequena Empresa

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.

EXPOURAÇO: Sebrae promove oficinas em Cachoeirinha

Seis capacitações serão ofertadas entre os dias 14 e 17 de setembro, no Espaço Cultural do Centro Pastoral do município



O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) vai realizar, de 14 a 17 de setembro, no município de Cachoeirinha, oficinas gratuitas de capacitação para os micro e pequenos empresários da região. A ação está inserida na 9ª edição da Expouraço – feira de exposição e comercialização de produtos realizada pela Associação dos Artesãos do Couro e do Aço de Cachoeirinha.

Para a analista de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Sebrae, Gerlane Melo, a Expouraço é importante fortalecedor do artesanato e funciona como gerador de novas oportunidades para os negócios. “Vamos promover oficinas dos projetos Sebrae Microempreendedor Individual e No Campo, aumentando assim o leque de opções dos temas abordados”, comenta.

As capacitações trabalham temáticas como formação de preço, vendas, sustentabilidade, inovação, negociação no campo e controle de dinheiro. As oficinas acontecem no Espaço Cultural do Centro Pastoral, na rua Alexandre Protázio, S/N, centro de Cachoeirinha. As inscrições serão feitas no local – as vagas são limitadas. Outros informações podem ser obtidas pelos contatos: (87) 3221-3333 ou 0800 570 0800. Confira, abaixo, a programação completa:

SEI

14 de setembro de 2016 – 18h às 22h – SEI formar preço
15 de setembro de 2016 – 18h às 22h – SEI vender
16 de setembro de 2016 – 13h às 17h – SEI ser sustentável
16 de setembro de 2016 – 18h às 22h – SEI inovar

NO CAMPO

16 de setembro de 2016 – 08h30 às 18h30 – Negociar no Campo
17 de setembro de 2016 – 08h30 às 12h30 – Controlar meu dinheiro no Campo

PERNAMBUCO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL EM GESTÃO. Saiba mais!

Pacto pela Educação ficou em segundo lugar na categoria Melhor Gestão para Resultados na segunda edição do prêmio Gestion para Resultados Del Desarrollo, do BID




Depois do 1º lugar nacional no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a educação pública de Pernambuco recebe outra boa notícia: o prêmio Gestion para Resultados Del Desarrollo 2016, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Pacto pela Educação concorreu com 35 iniciativas da América Latina e Caribe e ficou em segundo lugar na categoria Melhor Gestão para Resultados (Governos Subnacionais a nível estatal), perdendo apenas para o projeto Melhorias nos sistemas de informação, do Governo do Estado do México. Outra iniciativa do México, do Governo do Estado de Chiapas, ficou na terceira colocação.

A entrega do prêmio, que está em sua segunda edição, ocorreu na última quinta-feira (8/09) em Guadalajara, no México. No mesmo dia, o Ministério da Educação divulgava que Pernambuco, em 2015, havia pulado da quarta para a primeira colocação no Ideb, com um índice de 3,9. “O Ideb é um dos principais indicadores utilizados pelo Pacto pela Educação para avaliar e mensurar o desempenho das ações educacionais que desenvolvemos. Com esse prêmio do BID, o Pacto pela Educação ganha reconhecimento internacional”, comemora o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni Monteiro Morais.

Criado em 2011, o Pacto pela Educação é uma política pública focada na melhoria da qualidade da educação para dar oportunidades iguais para todos e com equidade. Seu comitê gestor é presidido pelo governador e formado pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Educação (SEE). Possui várias linhas de atuação, que passam pelo fortalecimento das parcerias com os municípios, a transparência das informações, valorização e capacitação dos profissionais, monitoramento e avaliação dos processos e resultados. Em 2016, o Pacto pela Educação está atendendo 861 escolas estaduais de ensino fundamental e médio.

A seleção e inscrição de iniciativas do Governo de Pernambuco em prêmios nacionais e internacionais é uma das atividades do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Seplag. Na edição de 2015 do prêmio Gestion para Resultados Del Desarrollo, Pernambuco foi premiado em todas as categorias em que se inscreveu. Foram premiados o Pacto pela Vida, a Gestão do Orçamento do Estado e o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco.

Além desses prêmios, o Governo do Estado já recebeu o Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA) pelo Seminário Todos por Pernambuco e Chapéu de Palha Mulher (2012), Pacto pela Vida (2013) e Programa Mãe Coruja (2014); o Prêmio Governarte pelo Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial do Estado de Pernambuco e pelo Modelo de Gestão de Resultados do Programa Pacto pela Vida (2013); e o Prêmio Interamericano de Inovação para a Gestão Pública Efetiva da Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo Programa Mãe Coruja (2014).

Cassado, Cunha fica inelegível até 2027, SAIBA MAIS!



O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (12) a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocando um ponto final em um conturbado processo iniciado em novembro de 2015.

Anunciado às 23h50, o placar mostrou 450 votos pela cassação -193 a mais do que o mínimo necessário-, contra apenas 10 pela absolvição. Houve nove abstenções.

O caso foi marcado por protelações desde o ano passado. Cunha já estava afastado do mandato. Com a decisão da Câmara, fica inelegível até janeiro de 2027.

Outra consequência da cassação deve ser a mudança do foro onde ele será investigado e julgado pelas acusações de ser um dos principais integrantes do esquema de corrupção na Petrobras.

FOLHA DE PERNAMBUCO

PESQUISA PARA PREFEITO EM ÁGUAS BELAS




Candidato à prefeitura de Águas Belas (Agreste Meridional) pelo PSB, Agean Tenório está em primeiro lugar na pesquisa mais recente realizada no município. De acordo com os dados, o socialista tem 46% das intenções de voto, contra 40% do candidato Luiz Haroldo (PT). O candidato Valerinho (PP) aparece com apenas 4,7% das intenções de voto, enquanto 9,3% dos entrevistas não souberam ou não quiseram responder. O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Múltipla, no dia 03 de setembro. 

Na pesquisa espontânea, Agean Tenório também tem vantagem. O socialista foi citado por 33,3% da população de Águas Belas, enquanto 28% optou por Luiz Haroldo. Valerinho aparece com 2% e Genivaldo, atual prefeito que não está concorrendo ao pleito, é citado por 8%. Outros 27,4% não souberam ou não responderam. 1,3% dos ouvidos citaram outros nomes. 

Agean também é o candidato menos rejeitado. Enquanto Valerinho tem 32,2% de rejeição e Luiz Haroldo 30,9%, o socialista tem 22,7%. Outros 14,2% não responderam ou não souberam avaliar. A pesquisa foi registrada com o número PE-03650/2016 e tem nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado na zona urbana e rural da cidade.

Número de registro: PE-03650/2016
Período de realização da coleta – 03/09/2016
Margem de erro: 5,7% para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Número de entrevistas - 300
Nome da entidade que realizou a pesquisa: Instituto de Pesquisa Múltipla
Nome do contratante: Rilton Cesar Rodrigues Wanderley
Distribuição da amostra por regiões Censitárias

Cidade
Zona Rural
57,3%
42,7%

Pergunta espontânea para Prefeito
Agean Tenório - 33,3%
Luiz Haroldo - 28,0%
Genivaldo - 8%
Valerinho - 2%
Não Sabe / Não Opinou - 27,4%
Outros - 1,3%

Pergunta estimulada para Prefeito
Agean Tenório - 46,0%
Luiz Haroldo - 40,0%
Valerinho - 4,7%
Não Sabe / Não Opinou - 9,3%

Rejeição estimulada para Prefeito (Múltiplas respostas – Até 03 opções)
Valerinho - 32,2%
Luiz Haroldo - 30,9%
Agean Tenório - 22,7%
Não sabe / Não opinou - 14,2%

Pesquisa para Prefeito em Águas Belas



Nesta manhã de terça-feira (13), estaremos divulgando números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla, no município de Águas Belas. A pesquisa já está registrada no site do TSE, sob o número 03650/2016.

A pesquisa ouviu 300 eleitores no dia 03 de setembro de 2016.

Vamos lá, façam suas apostas e aguardem mais um pouco!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.