quarta-feira, 1 de maio de 2019

Universidade de Pernambuco e Prefeitura de Cupira assinam convênio de cooperação

Prefeito e representantes do governo municipal estiveram na reitoria da UPE 



O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Profº Pedro Falcão, assinou na última segunda-feira (29), convênio de cooperação com a Prefeitura Municipal de Cupira, com interveniência do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Iaupe). O documento, com validade de cinco anos, visa o desenvolvimento, implementação e execução de cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), ofertados pela Universidade, destinados à população da cidade e região.

Estiveram reunidos na UPE para a assinatura do convênio, além do Reitor Pedro Falcão, o gerente geral do Iaupe, Prof. Roberto Santos, o gerente técnico do Iaupe, Josevaldo Araújo de Melo, o prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo, a secretária de educação, Geneci Fonseca, o secretário de planejamento e desenvolvimento econômico, André Macedo, e o Assessor do município, Erich Veloso.

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de parcerias em diversas áreas de interesse da Universidade e da Prefeitura do Município.

A emocionante história do IMIP na vida de três mulheres de uma família de Brejão

Curada de leucemia, jovem acompanha mãe e avó em consultas na UPAE Garanhuns



Vamos conhecer um pouco da história de Ilka Beatriz Alves, 19 anos, que estuda e trabalha em Brejão, a pouco mais de 20 km de Garanhuns, onde mora com sua família. Embora muito jovem, tem muita história para contar. Uma história de superação, lutando pelo restabelecimento da sua saúde. É aí que entra o IMIP, na capital pernambucana.

Diagnosticada com Leucemia aos três anos de idade, a família venceu as adversidades econômicas e a distância para que aquela menina realizasse tratamento em um dos mais conceituados centros de saúde do país, o IMIP. Há dois anos, já com 17 anos, Ilka foi informada da sua cura. Felicidade? É só olhar seu sorriso.

Conversamos com Ilka Beatriz na UPAE Garanhuns, unidade de referência em atenção especializada, que atua para 21 municípios do Agreste, sob Gestão IMIP. Neste dia, Ilka era acompanhante, estava com sua avó, D. Maria Alves, que passaria por consulta com um cardiologista da unidade. D. Maria foi encaminhada pelo PSF de Brejão. Ilka também já passou por ginecologista e dermatologista da unidade, e sua mãe também já foi atendida na UPAE Garanhuns. São três gerações de uma família com histórias que se entrelaçam com carinho e apoio mútuo.

Do seu tempo de tratamento no IMIP ficaram recordações de bons momentos que foram guardados com carinho. "O IMIP foi muito importante no meu tratamento, ele foi a minha escola e em determinados momentos, o meu lazer quando criança, e acima de tudo um lar, já que grande parte da minha infância foi vivida lá. O IMIP foi a marca do meu recomeço e de muitos outros que estiveram ou estão buscando a cura." - Registra a menina.

A ex-paciente do IMIP, e agora da UPAE Garanhuns, relembra momentos difíceis, superados com apoio da família e a força de vontade: "Apesar de toda dor, principalmente dos meus pais que sempre estiveram me acompanhando e nunca desistiram, nós somos muito gratos por tudo que o IMIP fez por mim e por todos os outros, independente da idade. É muito importante ter hospitais e principalmente profissionais que se importam e se empenham em trabalhar pela saúde de outra pessoa, é muito bonito de se ver. Agradeço a todos que me atenderam, por que todos se colocaram no meu lugar, todos mostraram empatia com a minha dor e com a dos meus pais e isso é muito gratificante, só quem passa realmente sabe como é." - Revela.

Para finalizar uma frase: "Quando soube que a UPAE de Garanhuns era IMIP, eu sabia que a gente podia confiar, e é por isso que minha família está aqui" - Finaliza.

A UPAE Garanhuns é unidade de referência especializada da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob gestão IMIP.

REFORMA / Como ficará o centro de Garanhuns?





O governo municipal apresentou, na noite desta terça-feira (30), na ACIG, para empresários e comerciantes do centro da cidade, o projeto de reforma da avenida Santo Antônio.

O edital que regulamenta o processo de contratação de uma empresa para execução das obras foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco. O investimento total será de R$ 3.004.610,16 (três milhões, quatro mil, seiscentos e dez reais e dezesseis centavos), vindos de recursos do antigo Ministério das Cidades, atualmente chamado de Ministério do Desenvolvimento Regional.

O projeto irá abranger toda a extensão da via, — do Espaço Cultural Luís Jardim até o fim da avenida, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio; e vai ser executado em duas etapas. Será realizada a revitalização de toda a área do Espaço Cultural Luís Jardim, preservando a memória e mantendo o mural histórico do lugar.

A área do Largo do Colunata também vai passar por uma ampliação e repaginação paisagística. Com a mudança, novos boxes serão implantados, com o intuito de fomentar a instalação de novos empreendimentos e a geração de empregos para a localidade. Além disso, o projeto contempla novos acessos de escadas e rampa, atendendo também às questões de mobilidade e acessibilidade urbana.

Espaços de convivência serão priorizados ao longo da via. Serão construídas as praças dos “Guarás” e dos “Anuns”, que remetem à etimologia do nome da cidade. A praça localizado em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal; e a praça onde está localizado o posto policial do Centro da cidade também passarão por reformas. 

Informações da SECOM Garanhuns

Resultado de imagem para ronaldo cesar agora comigoAGORA COMIGO: Acho que agora vai, parece ser realmente o início da obra, e torcemos que conclua, pois a prefeitura já apresentou uma série de projetos para outras reformas que não saíram do papel, ou iniciou e as obras estão paradas, a exemplo do Centro Administrativo, Mercado 18 de Agosto, Ceaga, creches, Pórtico do Magano, Upa24h, colégios, campo do parque, além da própria avenida Santo Antônio, cujos projetos foram apresentados há cinco anos (2014). 
De fato é urgente o investimento para embelezar e dar melhor conforto a quem prestigia o centro comercial de Garanhuns. Vamos recordar alguns desses projetos, que na época foram recebidos com muita expectativa.







Resultado de imagem para projeto novo centro administrativo garanhuns reforma

Governo de Pernambuco nomeia 231 professores de biologia para a Rede Estadual



Profissionais atuarão em escolas de todas as regiões do Estado; concurso da Educação nomeou 4901 professores, quase duas mil vagas além do previsto em edital



O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do último sábado (27) a nomeação de 231 professores de Biologia para atuarem na Rede Estadual de Ensino. Os novos profissionais, aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, serão distribuídos nas escolas de todas as regiões do Estado.

Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o concurso de 2016, que previa inicialmente a nomeação de três mil novos professores, conforme edital divulgado, convocou 4.670 docentes até então, totalizando, com o reforço em Biologia, 4.901 novos efetivos para a Rede Estadual de Ensino. Os docentes atuam nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado.

O certame, o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a educação especial, reforça o esforço da gestão para manter Pernambuco como a melhor educação pública do Brasil. “Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

CONCURSO – O último concurso para contratação de professores para a Rede Estadual nomeou 4.901 profissionais desde 2016. 4.269 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. Por região, foram nomeados 1.938 na Região Metropolitana do Recife e 2.963 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.