quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Studio Tear promove encontro de Ciel Santos e Tonfil

             
                                                                         
A 8ª edição do Studio Tear, projeto idealizado pela produtora cultural Stephany Metódio, com incentivo do Funcultura 2016/2017 e parceria do Aldeia Tear, realizada no próximo sábado (14), promete ser uma noite de encontros e afetos em Garanhuns/PE. Juntos pela primeira vez em um mesmo palco, os multiartistas Ciel Santos e Tonfil, apresentarão ao público as suas raízes materializadas em versos e canções. É o encontro do Agreste e do Sertão, do imaginário dos folguedos populares e da poesia popular pajeuzeira, de vozes fortes e únicas.

Ciel é natural de Sapucarana, área rural de Bezerros/PE, e dono de um timbre raro: contratenor. Lançou em maio deste ano, o seu primeiro álbum intitulado Enraizado, obra que celebra e festeja as manifestações do seu povo e de suas memórias, desde a vida no interior, sua fé, os prazeres e intercâmbios artísticos.

Tonfil é natural de São José do Egito/PE. Neto de Louro do Pajeú, um dos maiores repentistas brasileiros, envolveu-se desde cedo com o universo da poesia e da música. Em 2011, lançou seu primeiro álbum de forma independente Acontecer. Participou de várias coletâneas musicais e já lançou um livro de poesia, o Cosmigalha. Atualmente está gravando seu segundo disco, que tem a direção musical de Juliano Holanda e incentivo do Funcultura.

SERVIÇO
Data: 14 de setembro (sábado)
Hora: 21h abertura do espaço | 22h início das apresentações
Local: Aldeia Tear - Rua Antônio Penante, 480, Garanhuns/PE
Ingressos: R$ 12,50 (pelo Sympla https://www.sympla.com.br/studio-tear---ed8__633207

GARANHUNS / Centro de Testagem e Aconselhamento já realizou mais de 3 mil testes rápidos em 2019

Órgão é referência em ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento de infecções sexualmente transmissíveis no município


Desempenhando um papel importante dentro dos serviços de saúde em Garanhuns, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida funciona como principal referência no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento do HIV, hepatites B e C, sífilis, e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) no município.

O CTA/SAE conta atualmente com uma equipe formada por profissionais de medicina, enfermagem, biomedicina, psicologia e assistência social; além das coordenações de cada serviço. Com o trabalho desempenhado, já foi possível atender uma demanda de mais de 750 pessoas que passaram pelo local, durante o período de janeiro a agosto deste ano. 

Com o intuito de diagnosticar casos de HIV, sífilis, e hepatite B e C, também foram realizados mais de 3 mil testes rápidos, que são de rápida execução, leitura e interpretação, o que possibilita um resultado em até 20 minutos após a testagem.

As atividades preventivas acontecem por meio da distribuição de preservativos, de forma gratuita, entre população, ações de rotina e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Este ano, ao todo, já foram distribuídos mais de 440 mil preservativos e 15 mil lubrificantes.

A coordenadora do CTA, Fabíola Lins, destacou a importância do órgão para os atendimentos ”Queremos que a população saiba que este serviço está disponível, e é de grande relevância para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além do encaminhamento e aconselhamento de pacientes do município”, pontua a servidora.

SAE — O Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida, funciona de forma integrada ao CTA, e tem como objetivo promover atendimentos, visando o acompanhamento em diversas esferas, e tratamento, para pessoas com HIV e hepatites virais.

O CTA/SAE funciona na rua Mato Grosso do Norte, n° 26, no bairro Boa Vista (próx. a sorveteria Doce Mel), de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento. Já os atendimentos do Serviço de Assistência Especializada, acontecem às quartas-feiras, das 07h às 16h. 

O telefone para contato é (87) 3763-1790.

Em Garanhuns, Eriberto Medeiros participa de curso sobre legislação eleitoral

Debate sobre as novas regras para o pleito de 2020 está sendo levado a todas as microrregiões de Pernambuco




 
O governador em exercício Eriberto Medeiros participou, na manhã desta quinta-feira (12.09), do curso “Eleições Municipais 2020 - Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Escola do Legislativo. A quarta edição do evento ocorreu em Garanhuns, contemplando a população do Agreste Meridional, com o objetivo de esclarecer as mudanças na legislação para aqueles que desejam participar do processo político-partidário no ano que vem.
 
Fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), o curso já passou por Petrolina, no Sertão do São Francisco; Caruaru, no Agreste Central; e Ouricuri, no Sertão do Araripe. A ideia é percorrer, até o começo do próximo ano, as 12 microrregiões de desenvolvimento do Estado, levando aos candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito informações a respeito das novas regras eleitorais.
 
Na programação, o chefe da Seção de Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE-PE, Marcos Andrade, abordou o tema “Prestação de Contas”. O advogado especialista em Direito Eleitoral Marcelo Tenório palestrou sobre “Propaganda Eleitoral”. Já o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, trouxe explicações sobre a extinção das coligações e expectativas para 2020.
 
O governador em exercício destacou a importância de celebrar parcerias para fortalecer as instituições e promover ações percorrendo os municípios, levando mais conhecimento para perto da população. “É de suma importância que o Governo também possa se somar, neste momento, para estar mais próximo da população. Temos que mostrar ao povo que todo ser político é um servidor público, que está ali pra trabalhar pela sociedade, portanto, tem que estar mais próximo do agricultor, do estudante, da mulher, da pessoa idosa”, afirmou Eriberto Medeiros.
 
Para o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, o evento possibilita oferecer aos candidatos melhores condições de competir nas eleições municipais de 2020. “Pela primeira vez tivemos essa parceria com a Alepe, que nos permitiu dividir o estado em regiões e ir aos locais, esclarecer, informar, para que o candidato tenha mais conhecimento sobre o pleito. Essa parceria foi fantástica para o TRE, porque estamos conseguindo alcançar um número grande de pessoas”, pontuou.
 
Estiveram presentes o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, o presidente da Câmara Municipal, Daniel Silva, além dos deputados estaduais Sivaldo Albino, Claudiano Martins Filho, Priscila Krause e Doriel Barros. “Esse curso tem uma importância significativa, porque você está tratando de um novo modelo de eleição. Houve algumas mudanças e nem nós políticos sabemos de tudo. É muito bom a Escola do Legislativo estar fazendo esse trabalho. Fico satisfeito de estar acontecendo em Garanhuns e a nossa classe política estar recebendo essa instrução”, avaliou Izaías Régis.


Fotos: Marcos Henrique/Alepe

Garanhuns aumenta quantidade de vereadores na próxima legislatura. SAIBA MAIS


Resultado de imagem para vereadores garanhuns


Projeto de lei que aumenta o número de vereadores em Garanhuns foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira (11). Por unanimidade, os parlamentares aumentaram a quantidade de cadeiras de 13 para 17.

Concordamos com o aumento de vagas, pois teremos mais vereadores, e o repasse para a Câmara não aumenta (Duodécimo), ou seja, teremos mais representatividade. Municípios menores que Garanhuns chegavam a ter mais vereadores. A nova quantidade atende à Constituição Federal, que autorizava até ir mais além, chegar a 19.

O projeto é de autoria do vereador Alcino Correia (PCdoB), que tinha como proposta inicial aumentar o número de 13 para 15. O vereador Marinho da Estiva (PHS) propôs uma emenda com aumento para 17.

O projeto vai agora a votação em segundo, praticamente certa de aprovação, e vale para a próxima eleição e futura legislatura. 

A mudança aumenta a possibilidade de reeleição dos atuais vereadores, mas atiçou também aqueles que buscarão uma vaga na Câmara. 

O certo é que o aumento oxigena a instituição e leva mais representação ao legislativo.

Governador em exercício estará em Garanhuns nesta quinta-feira

Deputado assume o governo complementando o período em que o governador Paulo Câmara estará em Singapura. Eriberto estará em Garanhuns na manhã desta quinta-feira, participando de seminário sobre as mudanças eleitorais para 2020, às 9h, na AESGA



A governadora em exercício Luciana Santos transmitiu, nesta quarta-feira (11/09), o comando do Executivo estadual para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros. O deputado assume o governo complementando o período em que o governador Paulo Câmara estará em Singapura, na Ásia, participando do seminário Gestão Pública, Educação e Gestão de Pessoas de Singapura, entre os dias 10 e 14 de setembro. A vice-governadora, por sua vez, se ausentará do Estado em razão de uma viagem de ordem pessoal ao exterior.

“Fico muito tranquila, assim como o governador Paulo Câmara, em passar o cargo para o comando do presidente da Assembleia Legislativa. Isso demonstra a harmonia existente no Estado entre os poderes. Fui a primeira mulher a assumir o Governo de Pernambuco, e agora Simone Santana é a primeira mulher a assumir a Assembleia. As duas situações são muito simbólicas e só reforçam que a mulher pode chegar onde ela quiser”, destacou Luciana Santos.

“Espero que com a experiência do poder legislativo, em harmonia com o Governo do Pernambuco, eu possa dar continuidade, nesses próximos dias, ao que vem sendo feito no Estado pelo governador Paulo Câmara”, pontuou o governador em exercício, Eriberto Medeiros.

Fotos: Heudes Régis/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.