domingo, 29 de julho de 2018

Ranking dos Melhores Shows do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 - Praça Mestre Dominguinhos, e outras observações.



Ranking dos melhores shows no FIG, Praça Mestre Dominguinhos, segundo amigos do Camarote do blog do Ronaldo César 

1. Titãs 
2. Diogo Nogueira 
3. Vanessa da Mata
4. Santanna
5. Emicida
6. Daniela Mercury 
7. Nação Zumbi 
8. Gaby Amarantos
9. Flavio Venturini 
10. Odair José 
11. Cordel do Fogo Encantado 
12. Petrucio Amorim
13. Fabio Carneirinho 
14. Rita Benedito / Felipe Catto
15. Banda Zé do Estado
16. Camila Yasmine
17. Menescal e André Rio
18. Cristina Amaral
19. Lula Queiroga
20. Laila Garin e a Roda 

*A polêmica apresentação de Johnny Hooker acabou sendo lembrada mais pelo discurso raivoso que por suas músicas. Foi desaprovada em nossas consultas.

DESTAQUES DO FESTIVAL 2018
Lembrando que se tratam de observações pessoais, ouvindo opiniões em nosso camarote. Não é uma premiação, mas fazemos há vários anos, e sempre bem aceita por nossos leitores.

Melhor Noite: Forró (Pelo conjunto dos shows)

Maiores públicos:
1. Titãs 
2. Nação Zumbi
3. Santanna

Revelação: 
- Fábio Carneirinho
- Camila Yasmine

Atração turística/cultural : 
- Casa das Artes 

Eventos alternativos: 
- Dobradinha Classe A
- Camarote das Estrelas

Gastrô alternativo
Clandestino Café (ônibus)

Polos Destaques
- Catedral de Santo Antônio 
- Som na Rural

Melhor espetáculo: 
- AUÊ - Barca dos Corações Partidos

Destaque - Patrimônio Vivo de Pernambuco
Mestre Gonzaga de Garanhuns

Ação Educativa
Chalé da Saúde (V GERES e municípios)

*Os horários das apresentações dos artistas de Garanhuns continuam muito cedo na praça, o que inviabiliza análise do nosso grupo, e principalmente maior público na praça para conferir nossos talentos da terra. Bons horários são ocupados até por nomes que ninguém conhece, e que poderiam ser destinados aos nossos músicos. E a prefeitura precisa democratizar a escolha, está ficando repetitivo, e tem mais gente com capacidade para ocupar os diversos palcos.

FIG 2018 tem resultados muito positivos, além da polêmica. Confira alguns números!

Vanessa da Mata levou grande público para a praça no domingo, e deu um showzaço!


O FIG 2018, em sua 28ª edição, despede-se deixando melhores resultados que os últimos anos. Mais público e movimentação nos polos, inclusive para os comerciantes. A programação também melhorou. Na praça, consultamos barraqueiros que falaram que este ano foi bem melhor que ano passado, assim como artesãos do Armazém do Parque Euclides Dourado também estão mais satisfeitos. Infelizmente a polêmica envolvendo a peça de teatro "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", e todos os atos seguintes que envolveram as comunidades religiosas, o prefeito Izaías Régis, parlamentares, a justiça, Fundarpe e a sociedade como um todo, incendiados ainda mais por Daniela Mercury e Johnny Hooker, desviarem a mídia de tanta coisa boa que estava acontecendo. O cantor inclusive usou seu show para defender a peça, agredindo verbalmente as pessoas presentes na praça que queriam somente assistir sua apresentação. Foi vaiado, e devolveu com novos insultos.

Um Viva à Liberdade! O tema acabou incentivando as manifestações a favor da liberdade de Lula, e muitos artistas puxaram os gritos de Lula Livre. Mas a liberdade sexual foi realmente o tema mais frequente, gerando defesas, mas principalmente, críticas contundentes. Este debate ofuscou muito do restante da programação, que teve gente sensacional, em todos os polos.

Recebemos a avaliação oficial da Secretaria de Cultura do Estado. "Esta edição do FIG termina confirmando sua grandiosidade artística e consolidando-se como o maior evento de artes do País no formato que garante programação de todas as linguagens durante os dez dias, todos os dias. Um evento poderoso, que impulsiona a economia local e regional ao movimentar o comércio de bens e serviços como os da rede hoteleira, superlotada ao longo de todo o Festival. "comemora o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja. 

Ressaltando o grande público em todos os polos e a alegria que se viu pelas ruas, praças e parques de Garanhuns, Márcia Freire, presidente da Fundarpe, define o Festival como "um espaço plural, participativo, de resistência cultural e promotor de encontros que enriquecem todos os fazeres artísticos, um evento que precisa acontecer sempre e ser cada vez mais defendido por todos que acreditam na arte e na cultura como promotores do desenvolvimento humano e de transformação social". 

SHOWS

Bom indicador do volume de pessoas que frequentaram os polos de música do FIG, a Praça Mestre Dominguinhos recebeu um público imenso durante todos os dias de shows. Confira o número de pessoas que compareceram ao polo, por dia:

Sexta-feira (20): 13 mil 
Sábado (21): 25 mil
Domingo (22): 18 mil
Segunda-feira (23): 12 mil
Terça-feira (24): 30 mil 
Quarta-feira (25): 15 mil
Quinta-feira (26): 30 mil 
Sexta-feira (27): 25 mil
Sábado (27): 35 mil

ARTES CÊNICAS

Nove espetáculos circenses fizeram 10.360 crianças e adultos sorrirem no Parque Euclides Dourado. Até a sexta-feira (27), mais de 4.100 pessoas já tinham assistido a algum dos espetáculos de Teatro Adulto do FIG 2018; e 600 conferiram as peças de Teatro Infantil. A Mostra de Teatro Alternativo do FIG está consolidada na programação do Festival e, nesta edição, foi aplaudida por cerca de 900 pessoas. Intervenções de teatro de rua também chegaram às comunidades quilombolas do Castainho e de Estivas, comunidade do Magano, mercado e feiras públicas de Garanhuns, além do centro da cidade, animando a rotina do comércio local.

A dança também foi destaque da programação e ocupou dois palcos da cidade, o Teatro Luiz Souto Dourado, que acolheu 04 espetáculos assistidos por 505 pessoas; e o Salão Jaime Pinho (SESC), que recebeu a primeira Mostra de Dança Contemporânea do FIG, composta por 05 espetáculos conferidos por 520 pessoas.

ARTESANATO

Os 20 estandes de artesãos pernambucanos montados pela Secult-PE e Fundarpe no Armazém da Arte e Negócios registraram faturamento superior a 35 mil reais, através da venda de mais de 1.300 peças. A comercialização nos 56 estandes montados pelo SEBRAE também foi intensa e o volume de negócios será divulgado nos próximos dias.

GALERIA GALPÃO

Mais 2 mil pessoas assinaram o livro de visitação da Galeria Galpão do FIG 2018. O polo das artes visuais, do design, da moda e da fotografia recebeu visitantes de diversos municípios pernambucanos; de estados brasileiros como Paraíba, São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Sergipe, Acre, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul; e de países como Chile, Argentina e Estados Unidos.

Empreendimentos criativos que ocuparam a casa também comemoram o sucesso das vendas. As marcas integrantes do mercado criativo instalado no local registraram um valor aproximado de 15 mil reais em vendas. Serviços de barbearia e hair style renderam aos empreendedores um retorno financeiro de aproximadamente 2 mil reais em seis dias.

GASTRONOMIA

A Gastronomia se consolida na programação do FIG. O principal aspecto deste ano foi levar o público visitante a refletir a estreita conexão entre Gastronomia e Cultura. Os temas abordados foram amplamente aprofundados e aclamados pelos convidados e público em geral. Cerca de 700 pessoas visitaram o polo, que teve como destaques a cozinha show, vivência com as loiceiras e debates.

CAPA DA REVISTA VEJA DA SEMANA - Bolsonaro cresce e assusta!


Bolsonaro cresce. E assusta

Edição 2593 - 01/08/2018

CLIQUE NO LINK DAS MATÉRIAS ABAIXO

BRASIL

INTERNACIONAL

ECONOMIA


GERAL


Junta de Serviço Militar muda de endereço em Garanhuns



A Junta de Serviço Militar, que funcionava na Severiano Peixoto, 143, centro, foi transferida para o antigo Fórum de Garanhuns, localizado na Rua 13 de maio, S/Nº, também no centro da cidade. Para fazer o alistamento ou regularizar pendências com o Serviço Militar, os cidadãos devem procurar a Junta de Serviço Militar no novo endereço.

Os cidadãos nascidos antes do ano 2000 e que ainda não se alistaram, podem fazer o alistamento mediante o pagamento de uma multa conforme previsto no Regulamento da Lei do Serviço Militar.

O procedimento é necessário para que possam obter, por exemplo, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, passaporte, matrícula em instituições de ensino, ingresso no mercado de trabalho, admissão em concurso público e participação de licitações e contratos nas esferas municipal, estadual e federal.

Para realizar o alistamento, todos os jovens, mesmo os portadores de deficiência física-visual-auditiva, deverão comparecer com certidão de nascimento original e comprovante de residência.

O horário de atendimento na Junta é das 07:30h às 13:30h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (87) 3762-7083.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.