terça-feira, 2 de julho de 2019

SAÚDE / Seminário em Gravatá debateu fortalecimento da REDE SUS

Seminário do Planifica SUS foi realizado Pela Secretaria Estadual de Saúde 





Coordenadores da UPAE Garanhuns estiveram na última quinta-feira (27/06) no Hotel Canariu's, em Gravatá, onde aconteceu o I Seminário do Planifica SUS: Redes de Atenção à Saúde. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sendo desenvolvido desde março, pela Secretaria Estadual de Saúde. O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou do evento. 

Pernambuco passa a fazer parte de projeto de gestão voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção. O encontro em Gravatá serviu para apresentar a iniciativa e a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS). 

Gustavo Amorim, coordenador geral da UPAE Garanhuns, que participou do encontro ao lado de Tayana Guerra, coordenadora de enfermagem, fez uma avaliação do evento: "A gestão em saúde avança, e cada vez mais se faz necessário a busca de novos instrumentos que possam melhorar a assistência, a partir de novas iniciativas em gestão pública, tecnologias, estratégias,... E foi isto que vimos nesta nova ferramenta apresentada pela Secretaria de Saúde do estado, que nos contempla, pois nossa unidade oferece Atenção Especializada para a Rede SUS na V Regional de Saúde."

Participaram do seminário apoiadores, gestores do Estado e municípios e os profissionais que atuam com média complexidade e Atenção Primária. A partir do mês de julho, serão realizadas seis oficinas preparatórias para o início do projeto. 

*Com informações da SES/PE
Para saber mais acesse: https://bit.ly/2Ynwnf9

Palestra discute ações sustentáveis para unidades prisionais de Pernambuco


Com vistas no empreendedorismo social e no fomento de trabalho ocupação para pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Ressocialização (Seres) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promoveu nesta segunda (01), uma palestra sobre desenvolvimento sustentável.
A ação, que contou com a instrutora, arquiteta e gestora ambiental do SEBRAE, Carmem Cavalcanti, foi voltada para os gerentes das unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Em pauta, a geração de trabalho e renda, qualificação profissional e as experiências nos estabelecimentos prisionais que possam reduzir os prejuízos ao meio ambiente, como a coleta seletiva e reciclagem de garrafas pet e a utilização de óleo para fabricação de sabão.
“Além de pensar em ações que minimizem os impactos ao meio ambiente, precisamos buscar parcerias com empresas que possam utilizar mão de obra carcerária”, frisou a chefe de gabinete da SJDH, Ane Almeida.
Também estiveram presentes no encontro, os gerentes de Educação e Qualificação, Projetos e Convênios e de Planejamento da Seres; Edvany Oliveira, Walfrido Uchôa e Carolina Lima, respectivamente. 

Saúde ocular: UPAE Garanhuns promove mutirão para cirurgias de catarata

Unidade irá realizar cerca de 700 procedimentos. Primeiras cirurgias ocorrem nesta terça-feira (02.07)




A partir deste mês de julho, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Garanhuns, no agreste pernambucano, promove um mutirão para a realização de cirurgias de catarata, garantindo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 700 procedimentos aos pacientes pernambucanos. A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo. 

"O mutirão tem início na UPAE Garanhuns já a partir desta terça-feira (02.07) com mais de 20 cirurgias programadas. Estes pacientes, regulados e triados pelos municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos", afirma o coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa. O procedimento cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.

"A intenção é ampliar a oferta deste procedimento cirúrgico, já disponível na rede, e dar celeridade aos casos mais graves de acordo com a classificação de risco. Garantir que a cirurgia seja feita no paciente no menor tempo possível", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. No interior do Estado, as cirurgias também serão realizadas nas UPAE Petrolina e Caruaru. Na capital pernambucana, os procedimentos ocorrem no Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Hospital de Olhos Santa Luzia, Instituto de Olhos do Recife (IOR), Fundação Altino Ventura (FAV) e Hospital das Clínicas (HC). 

Em 2018, mais de 20 mil cirurgias de catarata foram realizadas no SUS, sendo 9,6 mil delas feitas em unidades ligadas à rede estadual. Só em 2018, a UPAE Garanhuns realizou 1.593 cirurgias oftalmológicas gerais, no tratamento de diversas doenças oculares.


No Recife, as marcações serão feitas pelos serviços onde os pacientes já realizam tratamento e devem passar por exames pré-operatórios. No Interior, as Gerências Regionais de Saúde (Geres) atuarão junto aos municípios para garantir o encaminhamento dos usuários do SUS às unidades. A ação faz parte de uma iniciativa do Estado para diminuir o tempo de espera pela cirurgia eletiva e ampliar a assistência oftalmológica em Pernambuco.

Roubos de cabos de rádios de Garanhuns é, provavelmente, ação de grupo especializado - Diz Asserpe




Em ofício encaminhado nesta sexta ao Secretário de Defesa Social Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, a Asserpe externou preocupação e cobrou investigação para episódios relatados na reunião realizada em Garanhuns no último dia 19.

Segundo as emissoras associadas, há registros de ações criminosas provavelmente por parte de grupo especializado em furto de cabos de cobre contra emissoras de rádio do município.

Ao todo, já são dois registros contra a Rádio Jornal do Commercio, em novembro e dezembro do ano passado, mais três furtos em junho deste ano contra a Rede Aleluia afiliada Garanhuns.

Em cada furto registrado, as emissoras que tem papel social e prestam serviço à região, ficam foram do ar por horas e em algumas situações, por dias, tamanho o prejuízo em equipamentos de transmissão, com assistência técnica e componentes muito específicos, geralmente não encontrados no mercado comum, o que prejudica milhares de pessoas que perdem o conteúdo, além do impacto econômico gerado pelo prejuízo causado.

Os representantes legais dessas emissoras já buscaram os meios legais junto à Polícia Civil e também articularam reunião com a Polícia Militar para tratar do tema. Também já contam com suporte técnico de vigilância para ajudar a prevenir esses episódios. Entretanto, assim como as demais emissoras associadas, Marano FM e Sete Colinas, externam preocupação com a falta de uma investigação que identifique e puna os responsáveis.

A Asserpe solicitou empenho no sentido de reforçar a necessidade de uma investigação célere para evitar novos episódios, considerando o papel das emissoras de Garanhuns junto à sociedade local e regional, inclusive às vésperas de um importante evento, o Festival de Inverno promovido pelo Governo do Estado, quando prestam serviço à população pernambucana.

29º Festival de Inverno de Garanhuns / Armazém da Arte e Negócios do SEBRAE tem expectativa de crescimento

Iniciativa do Sebrae vai funcionar de 19 a 28 de julho, no Parque Euclides Dourado. Expectativa é de que a movimentação financeira seja 15% maior que em 2018



No mês de julho, Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, ganha novos ares por causa das baixas temperaturas do inverno. A cidade se transforma num grande espaço de cultura e lazer e recebe milhares de turistas durante o Festival de Inverno, que este ano será do dia 18 ao dia 27. A rede hoteleira e de gastronomia faturam alto no período e o artesanato produzido na região ganha ainda mais destaque. Um dos principais incentivadores da produção artesanal é o Sebrae que realiza em 2019 mais um “Armazém da Arte e Negócios”.

Sucesso de público, o Armazém é uma realização do Sebrae com a FUNDARPE e SECULT/PE, com o patrocínio da AD-Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e o apoio da Prefeitura de Garanhuns. O espaço que funciona no Parque Euclides Dourado, numa área de 1.000 m², vai contar este ano com investimentos na ordem de R$ 192 mil reais e espera uma movimentação financeira 15% maior que a do ano passado, quando registrou um volume de vendas de R$ 350 mil. Nesta edição, 81 expositores estarão no local, número superior a 2018, quando contou com a participação de 75 artesãos.

Para capacitar os artesãos, a Unidade Agreste Meridional do Sebrae realizou em abril e maio o programa “Artesão, prepare-se para o FIG 2019”. Os participantes receberam orientações através de oficinas, que abordaram questões relacionadas ao artesanato produzido com materiais recicláveis, embalagens artesanais, o cálculo do preço de venda, decoração de layout de estandes; e de uma palestra sobre a qualidade no atendimento ao turista. 

Serviço: Armazém da Arte e Negócios
Data: de 19 a 28 de julho
Local: Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis
Entrada gratuita
Informações na Unidade Agreste Meridional do Sebrae: (87) 3221.3333

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.