sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PRÊMIO JABUTI: Flora das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação



O livro ‘Flora das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação’, coordenado e também escrito pelo professor José Alves de Siqueira Filho, tirou o primeiro lugar na categoria Ciências Naturais do 55º Prêmio Jabuti. Considerada a mais importante premiação editorial do país, o evento encerrou suas inscrições com 2.107 participações, em 27 categorias. A lista dos vencedores foi divulgada ontem (dia 17/10).

A publicação reúne a produção científica desenvolvida no Centro de Referências em Recuperação de Áreas Degradadas (Crad Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e também de pesquisadores de 39 instituições. A edição contou com o apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional como um dos 38 programas científicos e socioambientais desenvolvidos pelo Programa de Integração do Rio São Francisco.

O professor José Alves destacou a parceria do órgão para levar adiante o registro dos estudos desenvolvidos, principalmente, na Univasf. “Tive apoio do Ministério da Integração Nacional quando a primeira vitória era, apenas, conseguir publicar esse levantamento”, declarou, comemorando a premiação.

Pesquisa – A organização do ‘Flora das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação’ contou com a colaboração de 99 pesquisadores, todos com titulação científica e, alguns deles, ilustres também no exterior. A editora responsável pela reunião de estudos científicos, fotos, mapas, infográficos, imagens de satélite, croquis e ilustrações foi a ‘André Jokobsson Estúdio Editorial’.

O livro é o resultado de quatro anos de pesquisa científica na área de influência do Programa de Integração do Rio São Francisco. A obra apresenta 1.031 registros de plantas e atesta a riqueza da flora do bioma caatinga, muitas vezes retratado apenas a partir de imagens monocromáticas. Ilustrado com flores e muitas cores, o livro acaba com falsos mitos, como o da baixa diversidade do bioma.

Para se chegar ao resultado, foram percorridos 340 mil quilômetros em 212 expedições, cujo resultado recheia as 515 páginas da edição. Além da retratação da flora, a publicação propõe estratégias para conservação do bioma, apresenta um estudo detalhado das plantas aquáticas do semiárido e oferece um modelo analítico sobre a distribuição de árvores nativas, tudo georreferenciado.

Enfim, Rua da APAE está sendo pavimentada


Não tem explicação lógica algumas ruas de Garanhuns não serem calçadas, ou pavimentadas, como tem sido feito ultimamente. Claro, muitas outras ruas de bairros da periferia precisam deste investimento, mas tem umas artérias na cidade, ruas e avenidas, que são imprescindíveis e urgentes como a Rua José Ferreira Leal, a famosa Rua da APAE, no bairro de Heliópolis. Além de sua localização estratégica e que tem toda infraestrutura pronta, é uma rua que tem uma demanda de pessoas que utilizam aquela instituição para tratamentos de saúde, e que prescindem desta ação pública, pois muitas chegam em cadeiras de rodas, numa buraqueira só, sujeitas a poeira e lama.

Chegavam. 

Começaram as obras de pavimentação asfáltica da Rua da APAE, e com ela outras intervenções do governo municipal através da empresa vencedora da licitação, a Construtora Ancar Ltda. Serão também pavimentados o trecho da Jornal do Comércio, Ruas João da Silva Souto, José de Alencar, Antônio Alves da Cunha Pedrosa e 31 de março, todas localizadas no bairro Heliópolis. O serviço deve ser concluído em torno de 120 dias. A obra está orçada em, aproximadamente R$ 300 mil.

Entre as ruas que não se explicam ainda não serem pavimentadas estão as que circundam o Hospital Regional Dom Moura. Um verdadeiro absurdo o maior hospital de referência do Agreste Meridional, com mais de dez mil atendimentos por mês, ainda estar sujeito à lama e à poeira. Nas ruas por trás do hospital, encontram-se clínicas, o Hemope, a Casa das Balas, residências, Além dos investimentos que estão sendo pelo governo do estado na ampliação do hospital.

Outra. A segunda entrada da Vila do Quartel, que diminuiria o trânsito na rodovia em frente à Coca-Cola (A Travessa leva o nome de minha irmã, Sílvia Raquel). Querem outra? Aquela por trás do Sete de Setembro, que passa pela São Cristóvão, Jotude, Café Ouro Verde, IFPE e futuramente o Atacadão Assaí. Cuidar daquela passagem tiraria grande parte do tráfego da frente do Estádio do Sete e do CAIC, aliás, uma travessia muito perigosa para as crianças. Caminhões pesados passam constantemente por ali, deveriam ser recambiados para o acesso que mencionamos, mas se fosse devidamente pavimentado.

Bem, poderia também falar das imediações da UPE, mas ali começam nos próximos dias as obras do binário, que vai beneficiar diversas ruas, e consequentemente todo o bairro. 

DIA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA: Postos de vacinação em Garanhuns



A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle Ambiental de Garanhuns – CCA informa a população que neste sábado(19) será realizada a Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos. Ao todo 37 postos de vacinação estarão abertos contemplando todos os bairros da cidade. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17 horas. Farão parte da ação, 60 vacinadores, 60 auxiliares de vacinadores e mais outros 12 na equipe de reserva. Os trabalhos também irão contar com quatro médicos veterinários, além de coordenadores e motoristas. A expectativa é que sejam vacinados 11 mil cães e 6 mil gatos.

LISTA DOS POSTOS:
- AJOC
- Associação da Várzea
- Castelo de João Capão
- CEAGA
- Centro Comunitário Santo Antônio
- Centro Social Cristo Redentor
- Centro Social Padre Dehon
- Largo da Colunata
- Cruzamento da Santa Rosa
- Escola Professor Letácio de Brito
- Escola Silvino Almeida
- Escola Simôa Gomes
- Instituto Bíblico do Norte
- Massaranduba (Igreja do Pastor Miguel)
- NASG
- Parque de Exposições
- PSF do Aluízio Pinto
- PSF da Bela Vista
- PSF da Brahma
- PSF da Brasília
- PSF da COHAB II (Igreja Católica)
- PSF do Heliópolis
- PSF do Indiano
- PSF do Jardim Petrópolis
- PSF do João da Mata
- PSF da Liberdade
- PSF do Magano I
- PSF do Magano II
- PSF do Manoel Chéu
- PSF da Morada do Sol
- PSF do Parque Fênix
- PSF do Vale do Mundaú
- PSF da Vila do Quartel
- Quadra do Lulão
- Rádio FM Sete Colinas e
- Terminal de ônibus da COHAB II

Hospital Regional Dom Moura passa por melhorias no refeitório‏



A atual gestão do Hospital Regional Dom Moura realizou melhorias no refeitório da unidade, que resultaram em um ambiente mais confortável, amplo e saudável para funcionários e pacientes. Agora, o refeitório funciona 24 horas, o que melhora também o serviço para os funcionários da madrugada.

Além da melhoria do ambiente, o gestor interino Dr. Luís R. Melo, criou rotinas de monitoramento da cozinha, com visitas constantes acompanhado dos nutricionistas, nos horários de preparo dos alimentos e quando estão sendo servidos.

Atualmente são preparadas mais de mil refeições diárias, com café da manhã, almoço e janta, atendendo funcionários, pacientes internados e acompanhantes. Todos os alimentos (estivas, carnes, hortifrutigranjeiros, etc) são adquiridos através de licitação. A equipe da cozinha utiliza rigorosamente os EPI´s - equipamentos de proteção individual, e material descartável é utilizado para servir as refeições, com quentinhas, copos e talheres.

"É sempre necessário dispor de um espaço digno onde o funcionário possa fazer sua refeição com tranquilidade e higiene. Parece uma ação simples, mas tem grande impacto no ambiente de trabalho. O que fizemos foi com o esforço de recursos próprios, e é bom perceber que as pessoas aprovaram a iniciativa" - Afirmou Dr. Luís Melo.

Docentes da AESGA participaram do ENANGRAD 2013‏



No período de 29 de setembro a 2 de outubro foi realizada na cidade de Florianópolis – SC, mais uma edição do maior evento de graduação em Administração da América Latina. Trata-se do ENANGRAD, que teve como tema: Inovação e Aprendizagem no Curso de Administração.

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA foi representada na ocasião pelos professores: Adriano Sena - Coordenador da FAGA; Thayze Padilha - Coordenadora adjunta da FAGA; Luis Carlos Suruagy - Coordenador do polo Belo Jardim; José Carlos Souza - Coordenador do NIPA e Suianne Melo – Coordenadora da FACEG.

O Evento apresentou palestras, programação científica, dividida em onze áreas temáticas, bem como oficinas pedagógicas. “Considerando as exigências do mercado dos órgãos reguladores e do Enade, o evento foi de extrema importância para a condução do curso de administração na nossa Instituição”, destacou a professora Thayze Padilha.

DIA DO MÉDICO: Mensagem de Luzia da Saúde


Recebemos esta imagem da vereadora Luzia da Saúde, que parabeniza todos os médicos pelos seu dia!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.