domingo, 29 de abril de 2018

Paulo Câmara assina Ordem de Serviço para o início das obras para a implantação da Adutora de Serro Azul. SAIBA MAIS!

Com um investimento de R$ 200 milhões, o sistema terá capacidade de transportar 500 litros por segundo para dez municípios da região


 Após acompanhar as atividades da Caravana da Educação em Caruaru, nesta quinta-feira (26.04), o governador Paulo Câmara autorizou, ainda no município, outra importante ação para o desenvolvimento local, desta vez, direcionada ao setor hídrico. O gestor assinou a Ordem de Serviço (OS) para a implantação do Sistema Adutor a partir da barragem de Serro Azul, que terá capacidade para transportar 500 l/s, beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes de dez cidades da região. A intervenção contará com um aporte de R$ 200 milhões, fruto de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e terá um prazo de execução de 15 meses.

Durante a solenidade, realizada no auditório do SENAC local, Paulo destacou os esforços que a gestão vem realizando para ampliar a oferta de água em todo o Estado. "Nós sabemos o quanto já sofreu o Agreste durante estes sete anos. Mas a gente se preparou, com planejamento, para que, mesmo ocorrendo a seca nos próximos anos, nós tenhamos obras estruturadoras que vão fazer com que as cidades não sofram mais com abastecimento. São 200 milhões de reais investidos na questão da água, tornando essa obra de Serro Azul fundamental aqui para Caruaru e municípios vizinhos. A previsão é de acabar com qualquer tipo de rodízio aqui na cidade", frisou o governador.

O Sistema Adutor Serro Azul terá capacidade para transportar 500 l/s até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste entre os municípios de Caruaru e Bezerros. Quando concluída, a adutora irá atender as cidades de Belo Jardim, Sanharó, Caruaru, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Bezerros e Gravatá. O equipamento será composto por quatro Estações Elevatórias de Água Bruta, inclusive Eletrocentros; 58 km de Adutoras, diâmetro de 700mm e 800mm; Sub-Adutora Toritama, com diâmetro de 300mm; By-Pass na Adutora do Agreste (BY PASS TP.TP1 e BY PASS EC.TP4); reservatórios com capacidade total de 4.500 m³; reservatórios hidropneumáticos; 28 km de Linhas de Transmissão Elétrica; além da automação do sistema.

A prefeita Raquel Lyra salientou o esforço do Governo de Pernambuco para atender a necessidade de se priorizar os investimentos na ampliação da oferta de água para a melhoria da qualidade de vida da população. "A gente precisa discutir sempre a primeira necessidade básica para a sobrevivência do ser humano, que é a água. E essa Adutora é muito importante para essa região. Então, parabéns ao governador e a toda sua equipe. O povo do Agreste de Pernambuco lhe agradece", disse. 

SANEAMENTO - Na oportunidade, o governador assinou a Ordem de Serviço dos dois Planos Regionais de Saneamento Básico (PRSB) das bacias hidrográficas do Rio Ipojuca e do Rio Capibaribe. A elaboração dos planos, com horizonte de 20 anos para os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, irá beneficiar 49 municípios localizados nas duas bacias hidrográficas. Ainda na solenidade, também foi assinado o Protocolo de Parceria entre a COMPESA e a Secretaria de Educação para o lançamento do Concurso Educativo: "A importância do Saneamento para o futuro da sua cidade". O objetivo da iniciativa é sensibilizar os estudantes da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal quanto a importância do Saneamento Ambiental e do desenvolvimento sustentável das cidades. 

Ao reforçar a importância das ações anunciadas, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, agradeceu a confiança e a priorização do governador com a área. "Mais um compromisso cumprido pelo governador Paulo Câmara, de deixar, no Agreste pernambucano, uma infraestrutura hídrica que faça com que a gente não passe mais pelo aperreio como foi nos últimos anos de seca. Uma obra de 200 milhões de reais que vai trazer água lá de Palmares, da barragem de Serro Azul, para todo o Agreste. Um compromisso importante, não só com a adutora, mas também com os planos regionais de saneamento que vão preparar o Rio Ipojuca e o Rio Capibaribe para serem os primeiros rios completamente saneados. São dois planos diferentes, um para a bacia do Rio Ipojuca e outro para a do Rio Capibaribe, perfazendo 49 municípios. Então, vamos deixar esses planos prontos, para que depois nós possamos captar recursos e fazer mais obras", enfatizou. 

Participaram da solenidade também os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Antônio Limeira (Chefe de Gabinete); o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Diogo Moraes, Tony Gel e João Eudes; além dos prefeitos Orlando Silva (Altinho), Sandro Arandas (Ibirajuba), Mota (Riacho das Almas), Edilson Tavares (Toritama), Fernando Pergentino (Sairé), Gustavo Adolfo (Bonito), Antônio Roque (Jataúba), Camocim de São Félix (Giorge de Neno), Adriana Assunção (Frei Miguelinho), Ana Célia (Surubim), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madero (Barra de Guabiraba), Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Débora Almeida (São Bento do Una), Merson Vasconcelos (Poção), Mariana Medeiros (Cumaru) e Adriana Paz (Glória do Goitá).

Fotos: Hélia Scheppa

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.