domingo, 4 de maio de 2014

Em Garanhuns, correligionários de Armando criticam cooptação de prefeitos aliados

Felipe Porto faz críticas aos candidatos da Frente Popular, sob olhares de Armando e João Paulo

Estivemos na manhã deste domingo acompanhando o Café da Manhã que o prefeito Izaías Régis ofereceu para recepcionar seus candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, Armando Monteiro e João Paulo, respectivamente. O encontro fez parte de uma extensa agenda de visitas a municípios da região.

Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças do Agreste estiveram presentes, além de gestores de alguns órgãos federais e a imprensa. O encontro aconteceu no Hotel Tavares Correia, e três personagens foram bastante criticados, quase diretamente nas falas que se sucederam: O candidato a presidente e ex-governador Eduardo Campos, que várias vezes foi chamado de traíra, o candidato ao governo pelo PSB, Paulo Câmara, chamado de cobrador de impostos e burocrata, e o prefeito de Jucati, Gerson Henrique, que mesmo estando no PTB anunciou oficialmente esta semana apoio ao candidato apresentado por Eduardo Campos.

Alguns prefeitos acusaram o governo do estado de participar da campanha de Paulo Câmara, oferecendo benefícios, ou até fazendo ameaças. Segundo eles, os prefeitos pernambucanos têm sido chamados para reuniões com o objetivo claro de cooptação. 

“Eu fui também tentado ao pecado. Fui chamado ao Palácio e disseram: ‘Padre, as máquinas, os carros-pipa que estão lá (no município), vão tudo pedir de volta’. Mas eu disse: ‘Eu não posso ser infiel a quem foi fiel comigo todo o tempo. Então, em nome do povo de Iati e do Agreste, declaro nosso apoio a Armando, ao nosso futuro governador de Pernambuco”, revelou publicamente o padre Jorge de Melo Elias (PTB), prefeito do município de Iati. Depoimentos de teor parecido foram ditos por Felipe Porto (DEM-Canhotinho) que tem o tio candidato a Deputado Estadual, Álvaro Porto, e Ronaldo Ferreira, de Brejão. Felipe chegou a dizer que lhe foi oferecido dinheiro, e que ele não se vende, "não tenho preço, não sou mercadoria".

Várias lideranças usaram do microfone, principalmente os pré-candidatos a deputado, que brincaram com Izaías pedindo votos no município. Mas sobre isso a gente fala depois. Izaías não sinalizou seu candidato a deputado estadual, mas muitos observaram sintonia com Romário Dias. O PT de Rosa Quidute, através do Deputado Pedro Eugênio, ratificou o nome da vice-prefeita como pré-candidata, e disse acreditar que seu nome ainda pode ser uma convergência em Garanhuns das forças que vão apoiar Armando, mas que se não tiver o apoio do prefeito, também não vê problemas do PTB apresentar um candidato e o PT outro em Garanhuns, somando no palanque para Armando, João Paulo e Dilma.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), tratou como desespero esse processo de cooptação com uso de dinheiro público, inclusive da exibição de prefeitos e vereadores como troféus:. “Eles estão desesperados. Chegaram aqui neste hotel, na semana passada, na quinta-feira, ficaram aqui hospedados mandando oferecer vantagens. Foram a Caetés, ao nosso prefeito Armando Duarte (PTB), prometer a ele o que não podem dar. Armando Duarte disse não. Aí chama outro prefeito, chama o vereador para bater uma foto, prometendo fazer um hospital municipal em Jucati, mas Pernambuco não pode e não deve conviver com esse tipo de política. Nós temos que mudar. Eles estão dizendo que vão fazer a nova política, mas por trás estão fazendo a velha política”. Izaías recentemente chegou a criticar publicamente Eduardo Campos na última visita do ex-governador a Garanhuns, numa agenda de inaugurações. "Não sou apenas correligionário de Armando, sou amigo pessoal há vários anos".

Também presentes no evento, o deputado estadual Silvio Costa Filho e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Romário Dias se somaram ao coro dos críticos às práticas de cooptação. "Arraes me ofereceu que eu fosse seu vice-governador, e eu não fui porque não sou de mudar de lado" - Afirmou Romário Dias.

Ao final do evento, o senador Armando Monteiro fez uma defesa do Governo Dilma e pediu empenho em sua reeleição, e voltou a tecer críticas aos seus adversários em Pernambuco: “Não nos iludamos, essa é uma luta dura. Já deram aí demonstrações de como irão atuar nesta eleição. Eu falei numa bolsa-eleição, tinha apenas o FEM e agora tem o ‘VEM’. Mas não importa. O que precisamos saber é, se há dinheiro para dar uma assistência extraordinária aos prefeitos do PTB, por que não conceder aos outros? Por que premiar só os infiéis?”.

De Garanhuns, a caravana seguiu para Caetés, onde foram recebidos com um almoço pelo prefeito Armando Duarte, também do PTB.

(Sobre informações da Assessoria da Campanha / crédito das fotos: Bernardo Soares/Divulgação)

Tudo sobre a primeira MOSTRA DE CINEMA DE GARANHUNS



Conhecida nacionalmente por ser uma das cidades mais charmosas de Pernambuco e palco de um dos maiores festivais de arte da América Latina, Garanhuns vai se transformar, agora, em um grande cinema. Isso por que entre os dias 16 e 18 de maio, a Mostra Garanhuns vai movimentar a cidade com uma programação especial e gratuita. O evento contará com oficinas de criação de produtos para cinema, além de projeções de curtas e longas-metragens, exposição fotográfica e apresentações artísticas – entre elas, desfile de bonecos gigantes representando craques brasileiros, acompanhados de uma orquestra de frevo.

Esta é a primeira edição do festival, que em 2014 tem como tema Cinema e Futebol, promovendo um diálogo entre o esporte e a sétima arte. Criado não só para exibição de filmes, o evento é também um fomento à produção audiovisual e estímulo à criatividade dos moradores do Agreste do Estado.

“Garanhuns é uma cidade fortemente ligada à cultura. No calendário festivo local, há o Festival de Inverno e o Garanhuns Jazz, que têm destaque nacional e internacionalmente. Mas faltava na cidade um evento voltado ao cinema e ações que estimulassem a produção audiovisual na região, valorizando o intercâmbio cultural e a cultura popular tão presente no local”, explica o criador da Mostra, Rodrigo Cruz. A programação do evento é dividida em duas etapas: atividades de formação em cinema e exibição de filmes e apresentações culturais.

NE10: Futebol precisa de medidas mais duras, diz coordenador do Juizado do Torcedor





Imagens da briga generalizada de torcidas de Vasco e Atlético/PR no último brasileirão


Do NE10

Apenas a partir desta desta segunda-feira (5) as autoridades ligadas ao Juizado Especial do Torcedor de Pernambuco poderão tomar as medidas necessárias para tentar punir os responsáveis por arremessar dois vasos sanitários da arquibancada do estádio do Arruda. De acordo com coordenador do órgão público, o juiz Ailton Alfredo Souza, a entidade aguarda apenas que a Polícia Civil do Estado identifique os autores do crime que matou o jovem Paulo Ricardo Ricardo da Silva, 26 anos, na saída da partida entre Santa Cruz e Paraná, na noite da última sexta-feira (2).

Além disso, tanto o clube de futebol quanto as pessoas que celebram a morte do rapaz nas redes sociais também podem ser punidas pela justiça pernambucana. E ainda, se confirmado que os autores do crime fazem parte da Torcida Organizada Inferno Coral (Toic), a mesma também deve sofrer sanções judiciais.

"As pessoas que exaltam a morte do torcedor podem ser processadas por incitação ao crime. Apesar de menor potencial ofensivo, é um crime previsto na lei. Neste caso a polícia precisa identificar os autores da incitação e registrar um TCO (termo circunstancial de ocorrência)", explica o juiz Ailton Alfredo.

para continuar lendo... NE10

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.