domingo, 4 de maio de 2014

Em Garanhuns, correligionários de Armando criticam cooptação de prefeitos aliados

Felipe Porto faz críticas aos candidatos da Frente Popular, sob olhares de Armando e João Paulo

Estivemos na manhã deste domingo acompanhando o Café da Manhã que o prefeito Izaías Régis ofereceu para recepcionar seus candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, Armando Monteiro e João Paulo, respectivamente. O encontro fez parte de uma extensa agenda de visitas a municípios da região.

Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças do Agreste estiveram presentes, além de gestores de alguns órgãos federais e a imprensa. O encontro aconteceu no Hotel Tavares Correia, e três personagens foram bastante criticados, quase diretamente nas falas que se sucederam: O candidato a presidente e ex-governador Eduardo Campos, que várias vezes foi chamado de traíra, o candidato ao governo pelo PSB, Paulo Câmara, chamado de cobrador de impostos e burocrata, e o prefeito de Jucati, Gerson Henrique, que mesmo estando no PTB anunciou oficialmente esta semana apoio ao candidato apresentado por Eduardo Campos.

Alguns prefeitos acusaram o governo do estado de participar da campanha de Paulo Câmara, oferecendo benefícios, ou até fazendo ameaças. Segundo eles, os prefeitos pernambucanos têm sido chamados para reuniões com o objetivo claro de cooptação. 

“Eu fui também tentado ao pecado. Fui chamado ao Palácio e disseram: ‘Padre, as máquinas, os carros-pipa que estão lá (no município), vão tudo pedir de volta’. Mas eu disse: ‘Eu não posso ser infiel a quem foi fiel comigo todo o tempo. Então, em nome do povo de Iati e do Agreste, declaro nosso apoio a Armando, ao nosso futuro governador de Pernambuco”, revelou publicamente o padre Jorge de Melo Elias (PTB), prefeito do município de Iati. Depoimentos de teor parecido foram ditos por Felipe Porto (DEM-Canhotinho) que tem o tio candidato a Deputado Estadual, Álvaro Porto, e Ronaldo Ferreira, de Brejão. Felipe chegou a dizer que lhe foi oferecido dinheiro, e que ele não se vende, "não tenho preço, não sou mercadoria".

Várias lideranças usaram do microfone, principalmente os pré-candidatos a deputado, que brincaram com Izaías pedindo votos no município. Mas sobre isso a gente fala depois. Izaías não sinalizou seu candidato a deputado estadual, mas muitos observaram sintonia com Romário Dias. O PT de Rosa Quidute, através do Deputado Pedro Eugênio, ratificou o nome da vice-prefeita como pré-candidata, e disse acreditar que seu nome ainda pode ser uma convergência em Garanhuns das forças que vão apoiar Armando, mas que se não tiver o apoio do prefeito, também não vê problemas do PTB apresentar um candidato e o PT outro em Garanhuns, somando no palanque para Armando, João Paulo e Dilma.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), tratou como desespero esse processo de cooptação com uso de dinheiro público, inclusive da exibição de prefeitos e vereadores como troféus:. “Eles estão desesperados. Chegaram aqui neste hotel, na semana passada, na quinta-feira, ficaram aqui hospedados mandando oferecer vantagens. Foram a Caetés, ao nosso prefeito Armando Duarte (PTB), prometer a ele o que não podem dar. Armando Duarte disse não. Aí chama outro prefeito, chama o vereador para bater uma foto, prometendo fazer um hospital municipal em Jucati, mas Pernambuco não pode e não deve conviver com esse tipo de política. Nós temos que mudar. Eles estão dizendo que vão fazer a nova política, mas por trás estão fazendo a velha política”. Izaías recentemente chegou a criticar publicamente Eduardo Campos na última visita do ex-governador a Garanhuns, numa agenda de inaugurações. "Não sou apenas correligionário de Armando, sou amigo pessoal há vários anos".

Também presentes no evento, o deputado estadual Silvio Costa Filho e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Romário Dias se somaram ao coro dos críticos às práticas de cooptação. "Arraes me ofereceu que eu fosse seu vice-governador, e eu não fui porque não sou de mudar de lado" - Afirmou Romário Dias.

Ao final do evento, o senador Armando Monteiro fez uma defesa do Governo Dilma e pediu empenho em sua reeleição, e voltou a tecer críticas aos seus adversários em Pernambuco: “Não nos iludamos, essa é uma luta dura. Já deram aí demonstrações de como irão atuar nesta eleição. Eu falei numa bolsa-eleição, tinha apenas o FEM e agora tem o ‘VEM’. Mas não importa. O que precisamos saber é, se há dinheiro para dar uma assistência extraordinária aos prefeitos do PTB, por que não conceder aos outros? Por que premiar só os infiéis?”.

De Garanhuns, a caravana seguiu para Caetés, onde foram recebidos com um almoço pelo prefeito Armando Duarte, também do PTB.

(Sobre informações da Assessoria da Campanha / crédito das fotos: Bernardo Soares/Divulgação)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.