sexta-feira, 1 de maio de 2020

NOTA DE PESAR - DR. ÊNIO CANTARELLI



Pernambuco perde um grande nome da medicina com o falecimento do professor Ênio Cantarelli. Sertanejo de Belém do São Francisco, era, acima de tudo, um humanista. Imortalizado pela Academia Pernambucana de Medicina, doutor Ênio deixa um amplo legado de serviços prestados ao Estado, como fundador do antigo Hospital Unicordis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ex-diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e como fundador e diretor por oito anos do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - PROCAPE, um dos mais modernos hospitais do coração do País e referência em cardiologia de Pernambuco. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de profundo pesar.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

O MAU EXEMPLO DO BRASIL PARA OS PAÍSES VIZINHOS

A maioria dos países da América Latina parece contabilizar sucesso na luta contra o vírus. Menos um: o Brasil. 

Argentina e Paraguai, por exemplo, conseguiram achatar a curva da doença com medidas restritivas. Para os vizinhos, a maior economia da região se tornou mau exemplo no combate à Covid-19. Em meio a isso, prefeitos que haviam relaxado a quarentena recuaram. O ministro da Saúde, inclusive, defendeu a manutenção do isolamento, ao contrário do que pensa o chefe. "Não dá pra começar uma liberação quando tem uma curva em franca ascendência". 

Com 100% dos leitos de UTI ocupados, São Luís teve um lockdown decretado pela Justiça. Foi a primeira decisão do tipo no país.

GOVERNO DO ESTADO E UPE DIVULGAM EDITAL DE CREDENCIAMENTO MÉDICO

Interessados podem acessar edital e demais informações no site upenet.com.br



Através da portaria conjunta SAD/UPE, de 28 de abril de 2020, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração e a Universidade de Pernambuco (UPE), abriram credenciamento visando a contratação temporária de 42 profissionais de nível superior, sendo médicos intensivistas, para atuação no Complexo Hospitalar da UPE. O credenciamento terá prazo de validade de 12 meses, prorrogável por até igual período, a contar da primeira homologação de resultado final, a ser publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. 

O credenciamento acontece sob legislação que caracteriza como “Estado de Calamidade Pública”, no âmbito do Estado de Pernambuco, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus; e na Resolução nº 014, de 23 de março de 2020, homologada pelo Ato nº 798, de 23 de março de 2020, que descreve a necessidade de atender temporariamente e de excepcional interesse público devido à emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus com a doença COVID19.

Todas as informações estão disponíveis no site do IAUPE (www.upenet.com.br), inclusive com portaria, edital, anexos e página para inscrições.

A mulher no Dia do Trabalhador - PT Garanhuns



Este é o 1º de Maio de maior silêncio nas ruas. Nesta data histórica, a classe trabalhadora costuma ocupar os espaços públicos, em luta por direitos sociais e trabalhistas, reivindicando melhores condições de vida e trabalho. Mesmo com grande parte da população em casa, pelo mundo inteiro, ecoa a voz dos/as trabalhadores/as contra a exploração capitalista, causadora de pobreza, miséria e exclusão social.

A epidemia da Covid 19 é agravada por uma política de total desmonte do Estado brasileiro, empreendida a serviço dos interesses da elite brasileira, ações que vêm sendo implementadas a ferro e fogo desde o impeachment da ex-Presidenta Dilma Rousseff.

Essa política neoliberal tem promovido privatizações, alta concentração de renda e riquezas, gerando precarização do trabalho, desemprego e a retirada brutal dos direitos sociais e trabalhistas. A face mais perversa do neoliberalismo é agora desnudada pelas atitudes insanas do atual presidente do país, deixando a população entregue à própria sorte em meio a uma pandemia, recusando-se a tomar medidas que assegure o mínimo de segurança alimentar e renda.

Não fossem as ações solidárias do próprio povo, das organizações de esquerda, dos artistas e até alguns empresários, parte da população, que vem enfrentando um crescente empobrecimento nos últimos cinco anos, estaria em grave situação de fome.

Então, nesse 1º de Maio, que a classe trabalhadora possa revelar seu histórico potencial de transformar a dor em força para, mesmo em casa, continue com sua tarefa histórica de denunciar as atrocidades da classe dominante, desse governo fascista, pautado pelo ódio e preconceito. Precisamos anunciar um novo tempo, reconstruir as nossas organizações e erguer a nossa voz contra a política da morte!

Essa grave crise demonstra que é a classe trabalhadora quem tudo produz, nas fábricas, nas terras, nos serviços. Ressaltamos quem atualmente trabalha na saúde pública, assistência, segurança e outros serviços essenciais, categorias que precisam ser valorizadas e respeitadas mais que nunca!

Destacamos o papel das mulheres trabalhadoras, maioria nos serviços de manutenção/ limpeza, saúde e assistência, que têm arriscado suas vidas. São também maioria ativa nas campanhas de amparo à população esquecida pelo poder público.

Que esse 1º de Maio nos ensine que as soluções passam, obrigatoriamente, por outra lógica de governar, que priorize a VIDA e não apenas o mercado. A hora é de resistência e de união em defesa da democracia. Esse é nosso grito, diante de um cenário devastador, vamos superar mais esse gigantesco desafio!
SALVE A CLASSE TRABALHADORA!

LUCIMAR MARIA DE OLIVEIRA
Presidenta do PT Garanhuns

71 BI MTZ faz doação de alimentos à creche maçônica em Garanhuns




Nesta quinta-feira, 30 de abril, o comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), Tenente-Coronel Ricardo Batista Zimmermann, acompanhado do seu Adjunto de Comando, o Subtentente Josival Barros da Silval, realizou a entrega de kit’s de alimentação à Creche Maçônica Beneficente Marta de Abreu Cavalcante, onde foram recebidos por José Estêvão, venerável da Loja Maçônica.

Ao todo foram entregues 130 kit’s de alimentação não perecível, totalizando mais de 700 quilos de mantimentos.

Todo o material doado foi arrecadado em campanha interna, e é resultado da cooperação individual de cada militar do 71º BI Mtz, o que demonstra o alto grau de atributos da área afetiva desenvolvidos no âmbito do aprendizado militar.

A ação desenvolvida pelo 71º BI Mtz faz parte das ações propostas pelo Comando Conjunto Nordeste, sendo expressão prática da Mão Amiga do Exército Brasileiro.

Todos juntos no combate ao coronavírus #COVID19

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.