domingo, 16 de dezembro de 2012

Garanhuns Jazz 2013 colocará guitarrista da cidade entre as feras internacionais


O Garanhuns Jazz se notabiliza por colocar artistas da cidade em contato direto com os artistas, diferentemente do Festival de Inverno que coloca nossos grupos nos piores horários, principalmente na Esplanada Guadalajara.

Esta interatividade se dá tanto no palco principal do Jazz quanto nas jams sessions, onde geralmente os grandes nomes da programação oficial se misturam aos grupos locais, nas palhinhas até alta madrugada.

Mas para 2013 a troca de experiências vai ser ainda maior.

O produtor do evento, Giovanni Papaléo, acaba de anunciar que vai dar mais destaque ainda para os artistas de Garanhuns no GJF 2013, além dos shows programados na grade principal noturna e a tarde , vai convidar um guitarrista de Garanhuns para se apresentar no Guitar Night, show que acontece no dia 12/02, terça-feira, fechando a programação do Festival.

Este show vai reunir grandes guitarristas de renome internacional e a presença de um guitarrista de Garanhuns no line up oficial, vai com certeza valorizar ainda mais a "prata de casa".

Sendo assim os guitarristas de Garanhuns interessados em participar, já podem enviar release e MP3 para o e-mail:

gipapa@globo.com

CONVOQUEM OS AMIGOS GUITARRISTAS! Quanto antes melhor!

Imagens que serviram de inspiração para o Rei do Baião


Transformamos a visita a Exu-PE, nas festividades do centenário de Luiz Gonzaga, em muitas anotações que a partir de agora passam a se tornar posts do blog, e depois reportagem especial do jornal FOLHAVOX.

Luiz Gonzaga cantou seu povo, sua gente sofrida pela estiagem,. porém forte por natureza. O Sertão fez questão de ficar ainda mais seco para criar o ambiente provável para as festividades. Desde a saída de Garanhuns acompanhamos o clima torrante do Agreste ao Sertão. Se aqui está quente, avalie lá! Animais mortos na beira da estrada, açudes sem um pingo dágua, árvores sedentas...

Enquanto não tivermos água para todos, o sertão será o mesmo que Gonzaga mostrou ao mundo em sua arte..

O Rei cantou os animais e a vegetação nativa. Da fauna, pássaros como Acauã, Assum-Preto, Sabiá, Asa Branca, Rolinha, entre outros, foram eternizados geralmente com melodias angustiadas de Gonzaga. Seus cantos continuam tristes. 

Da flora não faltaram juazeiros e mandacarus. Sempre tinha uma referência com suas paixões. Por falar nisto, temos certeza que todos poderão identificar a música por trás desta foto de Wilk, no trevo da chegada em Exu. Uma espécie de portal que liga Juazeiro do Norte (do Padre Cícero), Serrita (da Missa do Vaqueiro) e Exu (do Rei do Baião).

LUTO: Garanhuns perde o talento de Múcio

Trago do facebook a informação da Míriam Carvalho do falecimento de Músico Dias, e junto com ela o depoimento de Lílian Ferreira, colega de artes e de SESC de Múcio. Ator, diretor e arte educador em teatro. De Garanhuns, Múcio atuava como no SESC Arcoverde. Jovem, sofreu um infarto.
.
Hoje o Teatro de Garanhuns está em Luto, pelo falecimento de nosso querido Múcio Dias. Minhas palavras são mínimas. Meu coração luto. Perdi um grande amigo e sei que foi um dos irmãos mais queridos de muitos artistas daqui da terrinha.

Compartilho esse imenso pesar com Pacheco Neto, Breno Fittipaldi, Gerson Lima Lima, Miriam Carvalho de Freitas, Josimar Araújo, José Manoel Sobrinho, Eraldo Toni Rodrigues, Eraldo Rodrigues, Fábia Veneranda, Fabrizzia Mélo, Alexandre Revoredo, Nira ( do bar), Gilmar Lopes, Carlos Janduy, Sandra Albino, Julierme Galindo, Álvaro Lucard, e todos aqueles que fazem parte da construção do Teatro em Garanhuns.

Que Deus o abençôe, conforte seu coração neste momento de transição.

Assim seja!

FUTURA ADMINISTRAÇÃO: As cores de Garanhuns vão mudar

Logomarca em azul e laranja e o Centro Cultural em sua cor tradicional

Azul-bebê e laranja, foi com estas cores que a administração pública liderada pelo prefeito Luís Carlos pincelou Garanhuns. As cores foram as escolhidas para utilização na logomarca do governo, pintura de prédios públicos e praças, publicidade institucional, etc.

Elas vieram da primeira campanha política vencedora, e foram recepcionadas na administração.

Silvino Duarte utilizava uma logomarca baseada na bandeira de Garanhuns. Um círculo com a base vermelha e um anun dominando a imagem. A de Luís Carlos foi nova, baseada nas colinas, brisa, flores e fontes de água, buscando criar uma imagem das belezas naturais de nossa cidade. Porém em cores que não tinham identificação com o município.

Chegou-se até a pensar em pintar o Centro Cultural em azul e laranja, rechaçado logo pelos formadores de opinião. (Somente anos depois veio esse cinza funeral de agora).

As cores de nossa bandeira, assim como o brasão são vermelho, preto e branco.

O Governo de Pernambuco mudou sua imagem que era criada com a publicidade, slogans e logomarcas. Na primeira gestão de Eduardo Campos foi utilizada uma logomarca que tinha os três bonequinhos coloridos empunhando a bandeira do estado. Sugeriam uma imagem descontraída e jovem ao governo. Porém, desde o ano passado, Pernambuco utiliza o brasão oficial como logomarca, e fez isto virar lei, ou seja, daqui pra frente ninguém muda mais.

Houve sempre um gasto desnecessário com material de expediente, pintura de prédios, propaganda, etc. Era sempre uma mudança de todo o portifólio.

Izaías Régis assume em 1º de janeiro e certamente vai abolir a cidade do azul-bebê e do laranja. Se for utilizar a cor da campanha, será o azul-marinho, mas é bom lembrar que Antônio João teve problemas em Lajedo justamente por misturar as cores da campanha com a da adminsitração, na pintura dos prédios públicos.

Resta saber quais as cores que vão compor o cenário de Garanhuns.

CORINTHIANS CAMPEÃO MUNDIAL 2012 - Deu tudo certo dentro e fora de campo!!! PAPEL DE PAREDE


Este título mundial conquistado pelo Corínthians diante do poderoso Chelsea é o apogeu de um projeto construído ao longo dos últimos anos. Aliás, o próprio Chelsea é uma espécie de Corínthians inglês, que vem se montando recentemente com bastante investimento e contratações corretas. Foi assim que conquistou nesta temporada o seu primeiro título da Champions League, batendo o favorito Barcelona.

Se tivermos que anotar um ponto de partida para este novo Corínthians diríamos que a volta de Ronaldo, que levou uma visão empresarial para o clube fora de campo, grandes patrocinadores e investimentos começaram a ser feitos em uma visão macro do esporte. Ainda hoje Ronaldo tem participação efetiva dentro do clube. A importância do clube foi tamanha no Brasil nos últimos anos que deu o técnico (Mano Menezes) e jogadores para o selecionado brasileiro. Dividiu com o Santos a quase hegemonia nacional.

Paralelo a isto, o Corínthians aliou a formação da equipe com a permanência de jogadores-chave à formação de seus próprios craques. Manteve uma espinha dorsal nos últimos anos, mexendo somente no varejo, nunca no atacado. Mesmo na derrota da Libertadores do ano passado, a diretoria tinha um projeto e manteve a comissão com sua estrutura.

Tite é inteligente, e trabalhou nos últimos meses o time que iria levar para o Japão, focou na competição internacional. Tinha o time pronto mas foi ousado em mudar na véspera e na hora do jogo. Deu certo, colocou Guerreiro que fez todos os gols do time e mexeu para a final, colocando Jorge Henrique no lugar de Douglas. O time ganhou velocidade para o contra-ataque e impediu a principal jogada do Chelsea pela direita.

Vejam só o nome do jogador decisivo: Guerreiro. Estava escrito.

A marcação do Corinthians começa do centro-avante, e todos fazem gols. Aliás, a imprensa considera Paulinho o craque do time, ele que é cabeça-de-área. Eu acredito que o time é compacto, igual, e não tem craque, mas um grupo de alto nível equivalente, onde o volante é artilheiro e o meia avançado volta pra marcar na lateral.

O goleiro Cássio pegou tudo, defesas espetaculares. Faz por merecer um lugar de destaque na seleção. Não é de hoje que tem tranquilidade e competência para grandes jogos.

Voltando à discussão além do jogo. O Corínthians além de ter competência teve sorte. Começou com a decisão da Champions, quando o Chelsea tirou o Barcelona (que massacrou o Santos) e depois deu as contas de seu principal artilheiro, Drogba, ficando com o horrendo Fernando Torres. O Chelsea entrou em crise recentemente, não está bem no Campeonato Inglês, não vencia há 5 jogos, foi desclassificado da atual Champions League na primeira fase e o técnico caiu. Rafa Benitez assumiu agora e está remontando o time, aliás, colocou o time errado, deixando o craque Oscar no banco, levando para o campo o veterano Lampard e o inexpressivo Moses.

Mesmo que estivesse no auge, creio que o Chelsea poderia cair diante do time brasileiro. Deu tudo certo para o Corinthians, fez a coisa certa e todos erraram ao seu redor. Se o Chelsea errou, e errou muito, não é problema do Timão.

O Corínthians está organizado, tem apoio institucional do governo, com investimentos como o da CAIXA, que colocará, somente ela, R$ 40 milhões/ano no atual campeão mundial. O Corínthians é o time de Lula e seu crescimento coincide com a chegada do presidente ao poder. Lula autorizou o empréstimo do BNDES para a construção do Itaquerão e bancou Andres Sanches na CBF (que já caiu, junto com Mano).

Mas no Brasil, futebol e política sempre andaram de mãos dadas. É grande a influência de um no outro.

Não se faz futebol de alto nível sem dinheiro, e os investimentos no Corinthians vêm fundamentados numa torcida presente em todo o mundo, que se faz barulhenta e festiva, por isto é a fiel. É um time do povo. Todos querem vincular sua marca a um clube que tem esta torcida e que é campeão. Claro! O Corínthians não tem Neymar, mas tem o povo e jogadores com a cara de sua torcida.

Talvez tenha sido isto que faltou ao Chelsea, tinha jogadores mas não tinham raça e vontade, nem um bando de loucos gritando dentro e fora do estádio para ver seu time campeão.

Deu tudo certo para o Corínthians. E este título mundial vem sendo montado em um projeto bem alicerçado ao longo dos últimos anos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.